Pole Emanuelle Collard no Pescarolo Judd nº 16 3.32.584
2º Rinaldo Capello Audi TDI nº 7 3.32.621
3º Mark Werner Audi TDI nº 8 3.32.961
4º Frank Montagny Pescarolo Judd nº 17 3.33.378
5º Jan Lammers Dome Judd nº14 3.34.864
LMP2
1º Tomas Herdos nº25 Lola AER 3.41.555 10º da Geral
2º C. Fields nº33 Lola AER 3.43.869 12º da Geral
3º João Barbosa nº22 Radical 3.44.324 13º da Geral
4º W. Hughes nº39 Lola AER 3.45.732 14º da Geral *
GT1
1ºStephane Sarrazin nº009 Aston Martin DBR9 3.53.402 17º Geral**
2ºR.Fellows nº63 Corvette 3.53.993 19º Geral
3ºC.Fittipaldi nº66 Sallen SR7 3.54.476 20º Geral
4ºTomas Henge nº007 Aston Martin DBR9 3.54.649 21º Geral
* Carro de Paes do Amaral mas quem fez o tempo foi W.Hughes
**Carro de Pedro Lamy mas quem fez o tempo foi Stephane Sarrazin
A conferência de imprensa de hoje da Peugeot Sport no Museu das 24 horas foi uma desilusão. A marca francesa pouco ou nada adiantou sobre o seu regresso a La Sarthe, limitando-se a confirmar o que já se tinha escrito e a mostrar o majestoso V12 HDi.
Fréderic Saint-Geours revelou que o objectivo da marca do leão é vencer as 24 horas de Le Mans em 2008, estando previsto a Peugeot Sport inscrever em 2007 dois 908, a designação do novo protótipo que será apresentado a 28 de Setembro no Salão Automóvel de Paris. No final de 2006 serão efectuados os primeiros testes em pista pela mão de Eric Hélary. A gasolineira francesa Total mantém-se como parceira da Peugeot Sport, assim como a Michelin, a Bosch e a Eurodatacar.
A jóia da coroa do evento desta manhã foi mesmo o imponente motor francês a ser produzido nas instalações de Vélizy. O bloco V12 5.5 litros a Diesel, com um ângulo entre cilindros de 100º, será capaz de debitar 700 cavalos (515kW) com um binário de 1.200 Nm.
Ficou por saber se o protótipo será aberto ou fechado, e quais os pilotos. Pelo menos metade dos pilotos terá nacionalidade francesa, apesar da Peugeot Sport ter certificado que gostaria de ter um piloto britânico, um espanhol e um alemão, os principais mercados do construtor do grupo PSA. A lista de pilotos tem 14 nomes.
RML’s Thomas Erdos added his first Le Mans pole to a long list of racing achievements when he set a best of 3:41.555 in the team’s MG Lola EX264 to secure the top grid position in LMP2 for this weekend’s Le Mans 24 Hours.
Having set the benchmark, the Brazilian then handed over the MG to his two co-drivers so that they could complete their requisite qualifying laps. Andy Wallace enjoyed his first run in anger in the RML machine, completing two very competitive flying laps, before handing on to Mike Newton, who also made two circuits of the track.
With conditions nearing their best as the evening cooled, Erdos was strapped back into the car and given some softer race tyres and a free rein. He grasped the opportunity, and set a succession of blisteringly quick laps, each one faster than the last, to culminate in a best that would stand proud of the rest of the LMP2 field by more than two seconds.
“That’s mission accomplished,” declared Ray Mallock, team owner at RML. “Not only in terms of pole position, but also to get all the drivers successfully qualified, and at the same time establish a race set-up for the car that all three are comfortable with. Getting pole on top of that is a bonus, but one we’re all delighted to accept.”
Phil Barker was especially pleased for Thomas Erdos. “That’s three poles out of three races so far this season, and I’m delighted for Tommy. He’s worked so hard for this, and to be top of the tree at a prestigious event like this is tremendous.”
The team will now spend Friday preparing the car for the race; a process that will include the fitting of a new race engine, and a multitude of other ready-prepared components. “It will be very satisfying if the rest of the weekend goes as smoothly as qualifying,” said Adam Wiseberg, Motorsport Director of AD Holdings, the team’s principal sponsor.
We’ll have to wait until five pm on Sunday to discover if they do.
1 Audi Sport Team Joest LMP1 KRISTENSEN T. 3:30.466
2 Audi Sport Team Joest LMP1 WERNER M. 3:30.584
3 Pescarolo Sport LMP1 MINASSIAN N. 3:32.584
4 Pescarolo Sport LMP1 HELARY E. 3:32.990
5 Courage Competition LMP1 KUROSAWA H. 3:34.120
......
Outra vitoria Audi??!!
[xx(]
Pode ser que os turbos partam e as Mafs avariam....
Acabadinho de chegar de Le Mans onde fui assistir aos treinos e qualificações a convite da minha empresa que é um dos principais patrocinadores do corvette da Luc Alphand Adventures onde corre o Luc Alphand que foi o vencedor do Lisboa Dakar deste ano. Estive lá Quarta, Quinta e Hoje toda a Manhã.
Bem, aquilo é brutal eu não fazia ideia da dimensão daquela brincadeira, há quase mais ingleses que pessoal de outras nacionalidades incluindo franceses. Só se vêm é máquinas brutais, Ferraris, Aston Martins, Bentleys, TVR´s, Porshes, Lamborguinis e por aí a fora [B)] ( mas não são os da corrida são mesmo de público).
Gostei bastante, o único problema é o barulho brutal que aquilo faz de resto 5*.
Vamos ver se consigo colocar umas fotos.
Não estou a conseguir poruqe diz que são muito pesadas, pois o máx. são 60 KB e logo a 1ª tem 490 KB.
Diminui a resolução das fotos (75 pixeis está bom para a net/monitor) ou /e passa-as para 800x600 ou mesmo 640x480 e aloja-as aqui (free of charge): http://www.imageshack.us/
24h Le Mans: LMP1 serão "fechados" a partir de 2010
Data: 16/06/2006 15:50
A conferência de imprensa de 6ª Feira do Automobile Club de l'Ouest (ACO) em Le Mans trouxe novidades bem mais interessantes que a homóloga da Peugeot Sport ontem no Museu da clássica prova francesa, aonde o construtor francês se limitou a confirmar o que já se sabia.
Daniel Poissenot, director desportivo do ACO, confirmou que a partir de 2010 todos os protótipos LMP1 têm de ser "fechados". Este é o espírito de Le Mans para o futuro e a regulamentação também será valida para o Le Mans Series (LMS) e para o American Le Mans Series (ALMS). Esta é também a vontade dos grandes construtores, que assim podem construir protótipos com semelhanças mais próximas aos carros do dia-a-dia e bem mais espectaculares. O último "coupe" a vencer em La Sarthe foi o Bentley EXP Speed 8 em 2003.
Para limitar as velocidades, a asa traseira dos futuros LMP1 será encurtada. Nos LMP2 não irão existir, por agora, mudanças significativas, mantendo-se a classe destinada apenas aos pequenos protótipos "abertos".
Esta boa notícia vem aumentar as especulações que o Peugeot 908 HDi será um protótipo "fechado" e que a próxima geração de LMP1 terá que nascer em função da regulamentação futura. Courage, Riley, Dome e Lola são alguns dos construtores que têm planos, pelo menos no papel, para "tapar" as suas viaturas.
[8D]Ao fim de 5 voltas o Aston Martim 66 depista-se e entra o safety car Lamy no nº 009 ía á frente dos GT1 vai á box logo com o corvet de Olivier Gavin a trás trocam de pneus os gajos da equipa do Lamy parecem meio abananados e o Corvet sai á frente
Comentário