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Tópico do Ayrton Senna

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    #61
    Originalmente Colocado por Mig80 Ver Post
    Realmente foi uma perda enorme para a F1 a morte do Senna, quanto a ser o melhor acredito que o Shummacher foi (é) o melhor piloto de F1 de todos os tempos
    Nao consigo dizer que seja o melhor, pois nao os vi a todos como a fangio ou o lauda, mas e sem duvida o meu piloto preferido e dos mais espectaculares da F1.

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      #62


      Palavras pra quê...
      Um ídolo pra sempre...
      O melhor do passado,presente e futuro...
      A F1 pra mim tb acabou depois da sua prematura morte...já não vejo um grande prémio do princípio ao fim á muito tempo...

      Editado pela última vez por goldse7e; 05 March 2007, 20:53.

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        #63
        é o rei =)

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          #64
          http://www.youtube.com/watch?v=e9AbY...elated&search=


          Suzuka, no limite e a trabalhar com a caixa "á la pate"...


          http://www.youtube.com/watch?v=yAwJs...elated&search=

          De sapatinho de verniz e óculos de sol!!! O mestre...
          Editado pela última vez por goldse7e; 06 March 2007, 08:52.

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            #65
            Originalmente Colocado por Mont Ver Post
            ...Querias dizer Donington...
            Isso.

            Comentário


              #66
              Originalmente Colocado por goldse7e Ver Post
              http://www.youtube.com/watch?v=e9AbY...elated&search=


              Suzuka, no limite e a trabalhar com a caixa "á la pate"...


              http://www.youtube.com/watch?v=yAwJs...elated&search=

              De sapatinho de verniz e óculos de sol!!! O mestre...
              eh eh o BOSS

              Comentário


                #67
                Originalmente Colocado por bruno35720 Ver Post
                No dia em que ele disse que ultrapassou o seu limite...

                http://www.youtube.com/watch?v=q2KfCtTcG0k

                o gajo era memo doudo!!! fenomenal!

                Comentário


                  #68
                  pessoal, quantas vezes não olho para o F1 da Renault e penso para mim quase a sonhar. e se fosse ali o Senna sentado??? quase que me vêm as lagrimas aos olhos!!!!
                  um piloto daqueles nos carros de hoje em dia, no minimo seria brutal!!!

                  Comentário


                    #69
                    Originalmente Colocado por JPMAZDASPEED Ver Post
                    pessoal, quantas vezes não olho para o F1 da Renault e penso para mim quase a sonhar. e se fosse ali o Senna sentado??? quase que me vêm as lagrimas aos olhos!!!!
                    um piloto daqueles nos carros de hoje em dia, no minimo seria brutal!!!

                    acredita que é pra mim emocionante ver estes videos. então o dvd que tenho em casa... nem se fala... é comovente!!! Tinha muito carisma este senhor!

                    Comentário


                      #70
                      Originalmente Colocado por goldse7e Ver Post


                      Palavras pra quê...
                      Um ídolo pra sempre...
                      O melhor do passado,presente e futuro...
                      A F1 pra mim tb acabou depois da sua prematura morte...já não vejo um grande prémio do princípio ao fim á muito tempo...

                      Também nunca mais consegui ver um grande prémio com o mesmo prazer e emoção de antigamente. Era simplesmente o melhor...

                      Comentário


                        #71
                        Nunca mais ira haver um piloto como ele..
                        Como dizia a tina turner : "simply the best"

                        Comentário


                          #72
                          As sete mavavilhas....

                          1. Grande Prêmio de Mônaco de 1984

                          Ayrton Senna dirigia o carro número 19 da equipe Toleman - sem meias comparações, é o equivalente, hoje, da Williams dirigida por Nico Rosberg. Estava apenas na sua 5ª corrida na Fórmula 1. Classificou-se na 13ª posição, o máximo que o fraco motor Hart lhe permitiu. Na largada, com os tradicionais "engavetamentos", Senna consegue rapidamente subir para a 9ª posição. Dez voltas depois de iniciada a prova, já estava em 6º. Mais adiante, o brasileiro ultrapassaria a Williams de Keke Rosberg e a Ferrari de René Arnoux, assumindo a terceira posição após a batida do então líder Nigel Mansell. Na volta 19, Senna ultrapassa o McLaren do futuramente tricampeão Niki Lauda. A partir daí, até a volta de número 31, Senna faria uma perseguição implacável a Alain Prost, descontando mais de meio minuto de diferença – o que lhe valeu a volta mais rápida da prova, a única conquistada por uma Tolleman. No entanto, uma volta antes de "colar" no francês e realizar a inevitável ultrapassagem, o diretor da prova cancela a corrida. Talvez Senna não vencesse a prova, pois é notório que o motor de seu carro poderia não agüentar. Mas aquele GP de Mônaco entrou para a história da F-1 por ter sido o dia em que o mundo conheceu a genialidade de Ayrton Senna da Silva.



                          2. Grande Prêmio de Portugal de 1985

                          Na ocasião, fazia muito frio e chovia forte. Era a segunda prova da temporada de 1985, e apenas o 17º Grand Prix de Ayrton, e ele cravou sua primeira pole-position na Fórmula 1. Senna largou muito bem, e descontou três segundos de vantagem nas duas primeiras voltas. Dez voltas depois, a distância já era de 12 segundos. No grupo que estava atrás, os grandes nomes cometiam erros sucessivos: Patrese, Rosberg e até mesmo Prost e Piquet abandonaram por conta de rodadas no meio da pista ou por chocarem seus carros contra as barreiras de proteção. Mas Senna seguia firme, tranqüilo, sempre colocando uma média de um segundo por volta nos adversários. Num dado momento, até o piloto brasileiro indicava que seria necessário cancelar a corrida. Peter Warr, o grande diretor da Lotus, deu seu parecer: "Perto do final da corrida, Senna escapou da pista e foi parar na grama chegando a dar uma rodada; Logo em seguida, com dois golpes no volante, estava novamente no asfalto. Virei para meu assistente e disse: 'Que controle de carro fabuloso!'". A corrida encerrou-se após atingido o limite de duas horas, na 67ª de 69 voltas previstas. Senna foi o vencedor com uma diferença de espantosos 62 segundos. Nascia o "rei da chuva".





                          3. Grande Prêmio de Mônaco de 1988 (treinos)

                          Eis o momento mais emblemático de toda a carreira de Ayrton Senna. Ele vivia um desafio pessoal: tinha nas mãos pela primeira vez um carro verdadeiramente "de ponta", mas ao mesmo tempo via-se frente a frente com um piloto que já tinha 5 anos na equipe, e era bi-campeão mundial e recordista de vitórias. Na primeira corrida, Prost foi o vencedor, com Senna sendo desclassificado. Na segunda, Senna venceu e Prost foi o segundo. Mônaco era o momento que podia definir os rumos do campeonato e, para isso, Senna estava absolutamente concentrado nos treinos, firme na idéia de conquistar a pole e vencer o GP. Naquela tarde de sábado, o mundo viu algo diferente de tudo que já tinha acompanhado: Senna fez seis voltas rápidas consecutivamente, em cada uma delas experimentando trajetórias diferentes, e na sua 6ª "flying lap" fez um tempo assustador de 1'23"998, nada menos que 2 (D-O-I-S !) segundos a frente de seu companheiro de equipe. Creighton Brown, um dos "chefões" da McLaren, disse que "Senna passava a milímetros do guard-rail. Foi a coisa mais impressionante que vi no automobilismo". Depois disso, Senna parou seu carro subitamente e abandonou a sessão de qualificação, afirmando estar sentindo uma "angústia fora do comum". Na prova, ele liderou folgadamente por durante 67 voltas, e tinha 52 (!) segundos de vantagem para Prost quando bateu seu carro na saída do túnel. A partir daí, Senna mudou totalmente seu jeito de ser e de pilotar. Foi o momento decisivo para que ele pudesse vir a realizar os próximos feitos.




                          4. Grande Prêmio do Japão de 1988

                          As McLaren haviam dominado a temporada de maneira incontestável, alternando apenas o vencedor. Prost estava em vantagem numérica no certame, mas tinha uma vitória a menos que Senna – o regulamento só contabilizava os 11 melhores resultados. Desse modo, a corrida em poderia ser palco de duas situações: ou o primeiro título de Senna, ou um adiamento da decisão a favor de Prost no encalço do tri. Na classificação, Senna largou mais uma vez na pole – a 12ª em 15 provas –, com Prost novamente ao seu lado no grid. Na largada, Senna tem problemas no câmbio e sai atrasado, caindo para a 14ª posição. A partir daí, a F-1 veria aquela que talvez tenha sido a maior "prova de recuperação" de sua história. Na primeira curva o piloto brasileiro pulou para 13º, e somente naquela primeira volta ele ganharia outras 5 posições. Na segunda volta, ultrapassou a Williams de Riccardo Patrese e a Benetton de Alessandro Nanini. Na terceira livrou-se de Thierry Boutsen, também da Benetton. Michele Alboreto da Ferrari foi ultrapassado na quarta volta. Na volta de número 11, Senna passaria a outra Ferrari, de Gerhard Berger. Ivan Capelli, com a March, perderia sua posição para Senna na 20ª volta. Senna se via então na 2ª colocação, 11 segundos atrás do líder Prost. Em cinco voltas a diferença foi reduzida para pouco mais de 2 segundos. Então, começou a garoar. Senna passou Prost na volta 27. A garoa cessava e Prost descontava a diferença (5 a 1,5s era a oscilação da diferença de acordo com as condições da pista). A dez voltas do final, começou a chover novamente: Senna disparou vencendo com 13 segundos de vantagem conquistando seu primeiro título na F-1.



                          5. Grande Prêmio do Japão de 1989

                          O quadro de Suzuka em 89 era diferente do ano anterior: dessa vez, Prost tinha uma vantagem de 16 pontos para Senna, com um máximo de 20 pontos disponíveis – o brasileiro precisaria vencer as duas provas finais para assegurar o título. Para Prost, bastaria terminar a frente do brasileiro em uma das duas corridas. Novamente, assim como em 88, Senna largaria na pole – uma de suas 13 naquele ano – mas Prost conseguiu sair na frente. Os carros haviam sido ajustados de forma diferente, com Senna mais veloz nas curvas, mas Prost com vantagem nas retas. Prost se manteve com uma vantagem média de 3 segundos até a volta 41, quando Senna colou no francês. Correram praticamente juntos até a volta de número 47. Foi então que Senna partiu para o "Tudo ou nada". Na chicane final da volta, mergulhou por dentro. Prost lançou seu carro para cima do de Senna antes que realizassem a curva. Com a batida, Prost era o virtual campeão. Mas Senna não havia desistido. Conseguiu voltar à pista após ser empurrado pelos fiscais. No entanto, teve de entrar nos boxes para trocar o "nariz" do carro que fora danificado na batida. Após a parada, volta à pista na volta 48 com 5 segundos de desvantagem para Nanini, o novo líder. Senna alcançou a Benetton duas (duas!) voltas depois, no mesmíssimo ponto em que tentara superar Prost. Venceu a corrida, mas acabou sendo desclassificado, sob a alegação de que "não completou a volta 47, uma vez que não contornou a chicane". O mundo sabe muito bem os verdadeiros motivos e a repercussão dessa penalidade, mas, acima disso, vibrou com um desempenho magnífico de Senna.






                          http://www.downforce.com.br/forum/viewtopic.php?t=19192

                          http://www.gptotal.com.br/

                          Comentário


                            #73
                            6. Grande Prêmio do Brasil de 1991

                            Foi a 28ª vitória de Senna na Fórmula 1 (superando a marca de Jackie Stewart), e sua primeira em casa, após 7 tentativas frustradas. Além disso, pode ser lembrada como provavelmente o mais difícil dos triunfos de Ayrton. Senna havia vencido a primeira corrida com ligeira superioridade. Mas em Interlagos a Williams mostrava ao mundo o seu FW14, carro totalmente inovador e promissor com seu câmbio semi-automático. Ayrton conquistou a pole-position mais uma vez. Largou melhor, mas não conseguia se distanciar das Williams. Mansell fez o pit-stop primeiro, mas logo estava no encalço de Senna. Mais ou menos na volta de número 40, a 4ª marcha do McLaren de Senna – câmbio manual – travou, e Senna tinha de se esforçar um pouco mais para fazer a troca da 3ª para a 5ª. Algumas voltas depois, Mansell fura o pneu e tem de parar novamente nos boxes. Retornou meio minuto atrás, e imediatamente recuperou 10 segundos. Foi então que ele rodou na entrada do S. (Pausa: uma imagem que a televisão não captou, mas só quem esteve ali nas arquibancadas da reta dos boxes pode ver: Mansell, após a rodada, ficou sentado na mureta e, no momento em que Senna passou por ali, o Leão aponta para o piloto e, olhando para a torcida brasileira, faz um sinal de positivo, como quem diz "Esse cara é f..."). O abandono do inglês poderia ser a solução para os problemas de Senna, mas foi só o começo: Nas dez últimas voltas, o McLaren ficou preso na sexta marcha, e subitamente os tempos de Senna caíram na casa de seis segundos. Foi então que o piloto deu mostras definitivas de sua genialidade: experimentando trajetórias diferentes no circuito, conseguiu melhorar suas voltas em 3 segundos! Para coroar tudo isso, chuva. E Senna com espasmos musculares. Cruzou a linha de chegada com 2,9s de vantagem para Patrese. Precisou ser retirado do cockpit, pois não tinha mais forças. No pódio, sua imagem ao tentar erguer o troféu dizia tudo: Senna havia chego ao limite de suas forças.






                            7. Grande Prêmio da Europa de 1993 Já se tornou lugar-comum falar da corrida de Donington como o mais absoluto desempenho de Senna e, muito provavelmente, a melhor corrida da história da Fórmula 1. Mas nunca é demais lembrar. A McLaren trocara recentemente os Honda pelos Ford; (Vale destacar que a McLaren, como cliente da empresa, apenas recebia esse motor (Cosworth), enquanto a Benetton era sócia, tendo direito ao mais potente (Zetec-Rocan), que tinha 60cv a mais...). A Williams-Renault FW15, num modelo ainda mais avançado do que o daquele de Mansell em Interlagos, era franca favorita a não apenas ser campeã, mas a vencer todas as corridas. Só mesmo pilotagens inspiradas dos adversários poderiam impedir que isso ocorresse. Foi o que aconteceu naquele dia. No grid, tínhamos, pela ordem, Prost, Hill, Schumacher e Senna. Logo na largada, Schumacher aperta Senna rudemente (típico do alemão) na primeira curva, e então começa o show. Tão logo Senna ultrapassa-o. Ele está em 4o (no momento do aperto de Schumy, Karl Wendlinger passou ambos) e ultrapassa Karl por fora, numa curva onde todos, sem exceção, fizeram por dentro. Agora ele está em 3o, faltando os Williams: Senna passa ambos magistralmente em pontos onde em condições normais não se tentaria uma ultrapassagem (como aquela chicane em Suzuka, estamos falando de Senna.). Antes de terminar a primeira (isso mesmo, primeira!) volta, Senna assumiu a liderança para não mais perdê-la. Sua superioridade naquele dia foi tanta que a volta mais rápida da prova foi aquela em que ele fez um pit stop! Outro fator de destaque foi que o piloto brasileiro durante várias voltas dirigiu com pneus slick na chuva, mesmo assim girava até 3 segundos mais rápido que Prost, que tinha pneus para pista molhada. No final, vitória de Senna, pondo uma volta até o terceiro colocado – no segundo não deu, a vantagem foi só de 86s. Naquele dia Senna recebeu ligações de dois grandes pilotos da F-1: Primeiro foi James Hunt, campeão de 1976, dizendo que "Você não precisa fazer mais nada esse ano". Depois, Niki Lauda, dizendo que "Nunca vi uma corrida assim. Você foi ao limite do ser humano nas condições que tinha". O próprio Senna reconheceu que não conseguiu ir além daquilo.






                            http://www.downforce.com.br/forum/viewtopic.php?t=19192

                            http://www.gptotal.com.br/

                            Comentário


                              #74
                              Vejam os videos no GPTotal.

                              Comentário


                                #75
                                obrigado Omega!!!

                                fantásticos posts!!!
                                Acredita que me emocionei ao ler tudo o que escreveste aí!!! De repente parece que me estava a imaginar sentado a assistir tudo isso!!!

                                obrigado Senna!

                                Comentário


                                  #76
                                  Não fui eu que escrevi ....

                                  http://www.gptotal.com.br/

                                  Comentário


                                    #77
                                    Originalmente Colocado por Omega Ver Post
                                    Não fui eu que escrevi ....

                                    http://www.gptotal.com.br/
                                    lol!! Não são frases tuas, mas foste tu que as colocaste aí!!!

                                    Comentário


                                      #78
                                      Eu já escrevi isto neste fórum nos mais variados tópicos nos últimos 5 ou 6 anos, ainda o fórum era às riscas verdes e brancas, mas não me importo nada de repetir, mais uma vez, que este é, para mim, o melhor piloto dos últimos tempos. Tâo bom que continuo a achar que a sua memória emociona mais que os feitos actuais de todos os outros.
                                      Ver as corridas dele faziam uma pessoa sentir-se viva. Ele inspirava-nos. Fazia aquilo que melhor sabia fazer de uma forma tão apoteótica que eu me lembro de pensar que, se quisesse muito, era capaz de fazer qualquer coisa, tal como ele. Para além de um grande piloto, era também muito emotivo, e essa característica tão humana parecia ligar-nos a ele de uma forma mais empática.
                                      Não obstante, era notória a forma como ele dava 110% de si, com os resultados que ainda hoje estão à vista. A forma como entrava em sintonia com o carro e a sua mecânica, prolongando-se a si através da máquina numa união perfeita.
                                      Tão cedo o Mundo não verá um piloto tão espectacular. Nem que se ganhem 15 campeonatos numa vida.

                                      Comentário


                                        #79
                                        Hoje Ayrton Senna faria aniversário: 47 anos
                                        Warm Up
                                        21/03/2007 - 12:12

                                        Só para não passar batido: nesta quarta-feira, 21 de março, Ayrton Senna completaria 47 anos de idade.

                                        O tricampeão mundial teve sua carreira interrompida no dia 1º de maio de 1994, ao sofrer um acidente fatal durante o GP de San Marino.

                                        O piloto está enterrado no cemitério do Morumbi, em São Paulo, e como acontece todo ano, deverá receber diversas homenagens no dia de seu aniversário.

                                        http://ultimosegundo.ig.com.br/pagin.../422323_1.html

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                                          #80
                                          Sem ser o mais emblemático, o MP4/8 é, para mim, o mais bonito dos F1 pilotados pelo Senna. Mesmo com o número 8 e tudo.
                                          Aquele nariz e aqueles deflectores laterais ficaram-me na memória, adoro mesmo o raio do carro.

                                          E, curiosamente, um amigo meu, também ele brasileiro, faz anos a 21 de Março.

                                          Comentário


                                            #81
                                            Mas que a votação foi feita em Portugal?... então é normal, em Portugal é só fans de Senna.

                                            Comentário


                                              #82
                                              Senna, o grande Senna que tanta falta fez e faz á F1.

                                              De facto, nunca consegui superar desportivamente na F1 a sua morte, mesmo assim, gosto da F1 actual! Tive de aprender a gostar.

                                              Descansa em paz campeão!

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                                                #83
                                                Quem é bom fica pra sempre na memoria. Sem duvida o melhor....

                                                Comentário


                                                  #84
                                                  Originalmente Colocado por Eyes Only Ver Post
                                                  Quem é bom fica pra sempre na memoria. Sem duvida o melhor....

                                                  Nem mais!

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                                                    #85
                                                    Chorei todas as lagrimas do meu corpo naquele domigo 1 de maio 1994. Nunca mais houve 1 piloto pelo qual eu me tivesse "apaixonado". Ayrton Senna era, é e será SEMPRE o maior piloto de todos os tempos e com uma humanidade que alguns campeões nunca tiveram ou iram ter.
                                                    Obrigado Ayrton

                                                    Comentário


                                                      #86
                                                      Originalmente Colocado por jorgevlc Ver Post
                                                      Chorei todas as lagrimas do meu corpo naquele domigo 1 de maio 1994. Nunca mais houve 1 piloto pelo qual eu me tivesse "apaixonado". Ayrton Senna era, é e será SEMPRE o maior piloto de todos os tempos e com uma humanidade que alguns campeões nunca tiveram ou iram ter.
                                                      Obrigado Ayrton
                                                      Agora apareceu outro grande piloto. Chama-se Lewis Hamilton!

                                                      Comentário


                                                        #87
                                                        Originalmente Colocado por Mig80 Ver Post
                                                        Realmente foi uma perda enorme para a F1 a morte do Senna, quanto a ser o melhor acredito que o Shummacher foi (é) o melhor piloto de F1 de todos os tempos
                                                        A maioria dos especialistas de F1 concordam que Schumacher é o piloto mais completo que a F1 conheceu.

                                                        No entanto o de pilotagem mais perfeita continua a ser considerado Alain Prost.

                                                        Comentário


                                                          #88
                                                          Originalmente Colocado por Kerosin Ver Post
                                                          Silverstone, 1993, 1ª volta.

                                                          Um bom resumo do que é o Senna.

                                                          ou; Estoril 1984 Lotus Renault, chuva torrencial, e rodava 5,4 segundos por volta (!) mais rapido que todos os outros!!!!!!!!

                                                          Unico e incomparavel

                                                          Comentário


                                                            #89
                                                            Originalmente Colocado por AlfaZor Ver Post
                                                            Também nunca mais consegui ver um grande prémio com o mesmo prazer e emoção de antigamente. Era simplesmente o melhor...
                                                            esta é a razao principal deste topico, a F1 nunca mais teve a mesma emoçao e mais nenhum piloto conseguiu esta "ligaçao afectiva" com um piloto, M.S conseguiu 7 titulos, mas nunca chegou ao coraçao dos adeptos da F1.
                                                            Jackie Stuart, "separou" as águas uma vez quando disse isto:
                                                            " Ayrton Senna é um Racer, todos os outros sao Drivers"...

                                                            Senna Forever.........

                                                            Comentário


                                                              #90
                                                              Originalmente Colocado por 330i Ver Post
                                                              ou; Estoril 1984 Lotus Renault, chuva torrencial, e rodava 5,4 segundos por volta (!) mais rapido que todos os outros!!!!!!!!

                                                              Unico e incomparavel
                                                              Concordo plenamente, tirando o facto que foi em 1985 em 1984 foi no monaco com um modesto toleman (tipo spyker ferrari de 2007)

                                                              Comentário

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