Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Tópico do Ayrton Senna

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Comentário


      Deixou saudades...






      Belos tempos da F1

      Comentário


        Originalmente Colocado por 0liveira Ver Post
        Lendas
        Um muito mais "Lenda" que o outro...



        Senna além de grande piloto (de tudo o que tinha motor) ainda teve um papel importante no automobilismo, desde questões de Segurança até à politiquice que se passava dentro do Paddock da F1. Sempre foi a favor de uma mudança radical na Formula 1, e um verdadeiro opositor ao "anti-jogo" ou "jogadas obscuras" na modalidade.

        Schumacher foi uma jogada de "marketing" por parte da FOM e da FIA, para conquistar o mercado Alemão. Só tem Estatística, como Piloto e homem deixa algo a desejar. E isso viu-se logo na entrada para a F1 em 1991 e toda a novela "Schumacher VS Moreno na Benetton".
        Sempre quis "conquistar a glória sem olhar a meios"
        Editado pela última vez por peras777; 21 March 2015, 22:09.

        Comentário


          Originalmente Colocado por peras777 Ver Post
          Um muito mais "Lenda" que o outro...



          Senna além de grande piloto (de tudo o que tinha motor) ainda teve um papel importante no automobilismo, desde questões de Segurança até à politiquice que se passava dentro do Paddock da F1. Sempre foi a favor de uma mudança radical na Formula 1, e um verdadeiro opositor ao "anti-jogo" ou "jogadas obscuras" na modalidade.

          Schumacher foi uma jogada de "marketing" por parte da FOM e da FIA, para conquistar o mercado Alemão. Só tem Estatística, como Piloto e homem deixa algo a desejar. E isso viu-se logo na entrada para a F1 em 1991 e toda a novela "Schumacher VS Moreno na Benetton".
          Sempre quis "conquistar a glória sem olhar a meios"
          Qual a necessidade de num tópico sobre o Senna vir fazer bota-abaixo do Schumacher?

          Parece aqueles casos onde mais que de um clube de futebol são anti um clube de futebol.

          Todos os campeões tentam ganhar sem olhar a meios!

          "By being a racing driver you are under risk all the time. By being a racing driver means you are racing with other people. And if you no longer go for a gap that exists, you are no longer a racing driver because we are competing, we are competing to win. And the main motivation to all of us is to compete for victory, it's not to come 3rd, 4th, 5th or 6th. I race to win as long as I feel it's possible. Sometimes you get it wrong? Sure, it's impossible to get it right all the time. But I race designed to win, as long as I feel I'm doing it right."

          Comentário


            Originalmente Colocado por peras777 Ver Post
            Um muito mais "Lenda" que o outro...



            Senna além de grande piloto (de tudo o que tinha motor) ainda teve um papel importante no automobilismo, desde questões de Segurança até à politiquice que se passava dentro do Paddock da F1. Sempre foi a favor de uma mudança radical na Formula 1, e um verdadeiro opositor ao "anti-jogo" ou "jogadas obscuras" na modalidade.

            Schumacher foi uma jogada de "marketing" por parte da FOM e da FIA, para conquistar o mercado Alemão. Só tem Estatística, como Piloto e homem deixa algo a desejar. E isso viu-se logo na entrada para a F1 em 1991 e toda a novela "Schumacher VS Moreno na Benetton".
            Sempre quis "conquistar a glória sem olhar a meios"

            Qualquer Piloto quer atingir a glória sem olhar a meios,senão nunca vai ser campeão. O próprio Senna foi assim. São duas lendas, Senna sem duvida pelo seu talento, pelo que representou para a F1 como já foi dito e pelo aquilo que representou para o Brasil durante os anos 80/90 que como se sabe foram de grandes dificuldades para o país.

            Do outro lado, e longe de ser uma jogada de Marketing, outro grande talento com uma frieza incrível e muito focado nos resultados.
            Teve a coragem de sair de uma equipa vencedora, melhor carro, melhor motor(2 anos seguidos) para se meter na Ferrari que não fazia nada de jeito à 15 anos. Foi um dos grandes responsáveis para ajudar a Ferrari a voltar ao topo, conquistando títulos sucessivos que até chegaram a tirar algum interesse a F1, algo que o Senna nunca fez, pois sempre que mudou,foi para a equipa que já era a melhor na altura para lhe garantir uma hipótese automática de concorrer pelo titulo.

            Gostava muito dos 2, cada um a sua maneira. Mas Senna será sempre a maior referencia de sempre da F1, devido a tudo o que representa.

            Comentário


              Originalmente Colocado por SEMILHA Ver Post
              Todos os campeões tentam ganhar sem olhar a meios!
              Originalmente Colocado por hazakis Ver Post
              Qualquer Piloto quer atingir a glória sem olhar a meios,senão nunca vai ser campeão.
              Então ambos digam que "meios" é que o Senna utilizou para chegar a campeão. Que jogo de "bastidores" ele usou para obter os 3 campeonatos obtidos em 1988,1990 e 1991?




              Pode ser que nestes anos todos que vejo F1 (já lá vão 31 anos) talvez me tenha falhado algum pormenor que não saiba (estamos sempre a aprender). Acho que a popularidade de um e de outro denota bem essa diferença.

              Comentário


                Originalmente Colocado por peras777 Ver Post
                Então ambos digam que "meios" é que o Senna utilizou para chegar a campeão. Que jogo de "bastidores" ele usou para obter os 3 campeonatos obtidos em 1988,1990 e 1991?




                Pode ser que nestes anos todos que vejo F1 (já lá vão 31 anos) talvez me tenha falhado algum pormenor que não saiba (estamos sempre a aprender). Acho que a popularidade de um e de outro denota bem essa diferença.
                A popularidade nada tem a ver...o Senna morreu em pista e isso faz toda a diferença... o Schumi está vegetal....por culpa de um acidente de ski....

                Acho que tu é que tens de explicar como se ganham tantos títulos assim. E tens de ser específico....ano a ano....

                Se alguém nunca fugiu das polémicas foi o Senna e o Schumi por isso não vejo onde está o santo e o diabo.

                Eu repito...só não percebo pq para dar mérito a um tens de tirar mérito a outro....

                Mas já que tu sabes tudo devias saber que ambos fizeram o que podiam para ganhar....até demais....

                O Senna provoca um acidente, melhor avisa que vai provocar um acidente em 1990 e nem é penalizado...

                Em Jerez o Schumi perde o campeonato e todos os pontos pela manobra contra o Villenueve...

                É mais do que conhecida a influência do Senna nas equipas onde esteve..na Lotus até se esqueceram do Elio de Angelis...e na Mclaren era o menino querido da Honda....vês muitas diferenças com o Schumi?

                O Senna sempre foi agressivo q.b igual que o Schumi....vide um acidente na F3 britânica onde arrasta o Martin Brundle e este último até capota.

                Os dois eram competitivos, os dois procuravam ganhar a todo custo e tirando o frustrado do Rubens não existe quem tire mérito ao Schumacher pelo que fez....claro...tu...mas é óbvio que em 31 anos sabes mais que toda essa gente.

                Comentário


                  Originalmente Colocado por SEMILHA Ver Post
                  A popularidade nada tem a ver...o Senna morreu em pista e isso faz toda a diferença...
                  Não me digam que vão vir outra vez com aquela conversa que o Senna atingiu o estrelato ou ficou famoso por morrer em pista? É que isso foi das cenas mais absurdas que li por aqui.

                  Senna era uma das pessoas mais famosas do mundo, atingiu o estrelato e uma fama monstruosa muito antes de morrer. Estão a imaginar como era dificil ser conhecido nesses tempos pelas suas conquistas e feitos? Nessa altura não havia internet, não havia facebook, não havia toda esta facilidade em encontrar quem quer se que seja á distancia de um clique. É inacreditável, mas ainda hoje vou vendo fotos de Ayrton que nunca vi, apesar de se calhar já ter visto centenas. Todos tentavam fotografar, todos queriam contato com o piloto, era muito mais que isso, tinha uma mística inigualável.

                  Comentário


                    Originalmente Colocado por MJET Ver Post
                    Não me digam que vão vir outra vez com aquela conversa que o Senna atingiu o estrelato ou ficou famoso por morrer em pista? É que isso foi das cenas mais absurdas que li por aqui.

                    Senna era uma das pessoas mais famosas do mundo, atingiu o estrelato e uma fama monstruosa muito antes de morrer. Estão a imaginar como era dificil ser conhecido nesses tempos pelas suas conquistas e feitos? Nessa altura não havia internet, não havia facebook, não havia toda esta facilidade em encontrar quem quer se que seja á distancia de um clique. É inacreditável, mas ainda hoje vou vendo fotos de Ayrton que nunca vi, apesar de se calhar já ter visto centenas. Todos tentavam fotografar, todos queriam contato com o piloto, era muito mais que isso, tinha uma mística inigualável.
                    Eu disse isso? Estou apenas a responder ao argumento que foi colocado que a popularidade de um faz com que seja bom e perfeito e o outro por não ser tão popular não é.

                    Popularidade nada tem a ver nem é argumento.

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por SEMILHA Ver Post
                      Eu disse isso? Estou apenas a responder ao argumento que foi colocado que a popularidade de um faz com que seja bom e perfeito e o outro por não ser tão popular não é.
                      Popularidade nada tem a ver nem é argumento.
                      Então foi uma má interpretação da minha parte, pela forma como escreveste deu-me a entender isso.
                      E sim, estou de acordo, ser mais popular não têm obrigatoriamente de significar ser melhor.

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por SEMILHA Ver Post
                        A popularidade nada tem a ver...o Senna morreu em pista e isso faz toda a diferença... o Schumi está vegetal....por culpa de um acidente de ski....

                        Acho que tu é que tens de explicar como se ganham tantos títulos assim. E tens de ser específico....ano a ano....

                        Se alguém nunca fugiu das polémicas foi o Senna e o Schumi por isso não vejo onde está o santo e o diabo.

                        Eu repito...só não percebo pq para dar mérito a um tens de tirar mérito a outro....

                        Mas já que tu sabes tudo devias saber que ambos fizeram o que podiam para ganhar....até demais....

                        O Senna provoca um acidente, melhor avisa que vai provocar um acidente em 1990 e nem é penalizado...

                        Em Jerez o Schumi perde o campeonato e todos os pontos pela manobra contra o Villenueve...

                        É mais do que conhecida a influência do Senna nas equipas onde esteve..na Lotus até se esqueceram do Elio de Angelis...e na Mclaren era o menino querido da Honda....vês muitas diferenças com o Schumi?

                        O Senna sempre foi agressivo q.b igual que o Schumi....vide um acidente na F3 britânica onde arrasta o Martin Brundle e este último até capota.

                        Os dois eram competitivos, os dois procuravam ganhar a todo custo e tirando o frustrado do Rubens não existe quem tire mérito ao Schumacher pelo que fez....claro...tu...mas é óbvio que em 31 anos sabes mais que toda essa gente.
                        Simplesmente comentei uma foto onde dizia "lendas" logo dei a minha opinião (não fui eu que os coloquei no mesmo "saco"), e continuo com ela. Assim como tu tens a tua eu tenho a minha (e muita gente pelos vistos) deu para ver que tipo de tratamento teve Senna e Schumacher por parte da FIA durante as suas carreiras, logo ai se vê a diferença de cada piloto.

                        Quanto ao acidente de 1990 no Japão foi fácil de compreender a reacção do Senna (obviamente foi uma manobra perigosa mas legitima que podia ter corrido mal a ambos), se calhar eu faria o mesmo de maneira a que a FIA abrisse os olhos, eles simplesmente fizeram orelhas surdas de forma a dar vantagem ao Prost pelo facto de manterem a grelha de partida pelo lado direito (quem tinha a pole ficava em desvantagem), o Senna saiu da parte mais suja da Pista, logo o carro quando abordou o interior da curva levou com detritos da pista nos pneus que ainda estavam frios logo perdeu a aderência saindo em frente. Curioso ver que depois em 1991 a grelha foi alterada para a posição correcta (quem tinha a pole saía do lado esquerdo).
                        Ele era o primeiro a dar a cara quando surgiam certas injustiças. E ele no ano anterior tinha sofrido uma pelo mesmo motivo, as Politiquices da FIA (hoje temos os resultados do que deu certo tipo de politiquices da FIA e da FOM). Agora comparar aquele acidente com o do Schumacher em 1997 com o Villeneuve...

                        O Senna não foi só um ícone como piloto para com a comunidade brasileira, foi também um embaixador da língua Portuguesa, tem muitos fans cá porque ele gostava muito de Portugal e dos Portugueses, basta ver que ele tinha casa no Algarve, e a Família já anteriormente tinha casa no Estoril. Ele era uma pessoa um pouco introvertida (se calhar por isso pouco incompreendido), mas sempre foi um homem ligado às massas porque ajudou muita gente fora das pistas (ainda hoje ajuda com o Instituto Ayrton Senna). A Honda (principalmente Soichiro Honda) tinha uma grande ligação com Senna, primeiro porque já se conheciam do tempo da Lotus, depois porque ambos partilhavam dos mesmos "princípios" de vida. Senna foi para a Mclaren muito pela ligação anterior em 1987 na Lotus, foi o construtor Japonês que insistiu com Ron Dennis que este entrasse na equipa e que fizesse dupla com o Bi-campeão Prost. Obviamente dois grandes pilotos com feitios opostos iria fazer faísca.

                        Quanto ao Elio de Angelis (apesar de ser um piloto que até simpatizava com ele) em 1985 ele obteve 33 pontos, 1 vitória e 3 podios, em 1984 obteve 34 pontos (3º lugar no campeonato) 3 podios, 0 vitorias, em comparação com o Ayrton ele em 1985 consegue 38 pontos 6 podios, 2 vitorias, no ano anterior em 1984 com um carro do fundo da tabela obteve 13 pontos consegue 3 Podios, 0 vitorias. É fácil perceber para quem foi a preferência da equipa.

                        Toda a fama, titulos, carisma de Senna foi obtido por mérito próprio, não por morrer na pista.



                        Para terminar um artigo interessante sobre o Homem Ayrton Senna da Silva:

                        Ayrton Senna da Silva completaria hoje 55 anos - Autosport.pt



                        E o que têm sido as politiquices da FIA...

                        1994 Benetton de Schumacher estava ilegal? - Autosport.pt

                        Comentário




                          Comentário






                            Comentário




                              Comentário


                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por peras777 Ver Post
                                  Simplesmente comentei uma foto onde dizia "lendas" logo dei a minha opinião (não fui eu que os coloquei no mesmo "saco"), e continuo com ela.
                                  Coloquei-os "no mesmo saco" no sentido em que são duas lendas do desporto motorizado, ponto. Quer concordes quer não. Factos são factos.

                                  Comentário


                                    Comentário


                                      Lembro-me bem de ver este GP em Directo (quando ainda havia uma prova em África, isso sim era mundial de Formula 1) e lembro que foi um "bigode" descomunal da Williams para os seus directos concorrentes. Quanto à batalha havia desigualdade de carros o Benetton do Alemão era o Chassis novo de 1993 com o motor novo e oficial da Ford para a então nova temporada, o Mclaren do Senna era um Chassis "recauchutado" do ano anterior e com o motor cliente da Ford de 1992, o Brasileiro nesta temporada andou sempre acima dos limites do chassis e motor. De lembrar que o Senna em 1993 (mesmo pelo facto do Mclaren ser pouco competitivo e da discussão do ano anterior com Ron Dennis) tinha um contrato de corrida a corrida, podia sair da equipa quando entendesse e praticamente não rodou na pré temporada com a equipa (demorou muito tempo a decidir o seu futuro). Este foi um ano de "luta" para o brasileiro, curiosamente o mais combativo da carreira dele. O Alemão neste ano tinha a "obrigação" de conseguir mais pódios e vitórias que no ano de 1992, pois tinha um carro construído de raiz à imagem dele, era o 1º piloto da equipa, acabou por fazer um campeonato abaixo de 1992. Só gostava de ver o que seria o campeonato do Alemão com um Mclaren que o Senna teve em 1993, as ultimas temporadas de MS foram a prova do que valia o Alemão como piloto (e não me venham com a conversa de ser velho, porque ai podia ter jogado com a experiência). Por isso continuo a dizer entre os 2 um é mais lenda que o outro. Se um era bom piloto (segundo avaliam MS), o Senna era um Génio.

                                      Comentário





                                        Rare footage...

                                        Comentário


                                          Eu adoro comparações.... e o Fangio o que foi? Numa época muito diferente à nossa em todos os sentidos...como qualificar o que fez Fangio?

                                          É como dizer que o "menino de dedo" ....apenas....ganhou 4 campeonatos por culpa do monolugar.

                                          Comparações valem o que valem...e não concordo que para dar valor a um seja preciso menosprezar outro. Semântica?

                                          Os dois foram bons pilotos...como foram muitos outros...

                                          Existem muitos que faleceram fazendo o que amavam fazer....e eram muito bons no que faziam...mas isso (quer gostem ou não) aumenta a aura emocional relacionada com o piloto. Villeneuve, Toivonen e Senna (sobretudo o último) são exemplos disso. Mas se formos para outras modalidades temos o caso Feher....um jogador quase dispensado pelo Benfica que virou venerado.

                                          São todos seres humanos e tanto Schumi como o Senna foram fantásticos... só me causa impressão que o rival do Senna passou a ser o Schumi (????) e o Prost passou a ser o gajo fixe (pq carregou o caixão do brasileiro?).

                                          Os rankings de melhores de sempre apenas serven para comparar números.... não se podem comparar pilotos que mesmo tendo pilotado juntos foram em diferentes épocas e etapas (idades) da modalidade.
                                          Editado pela última vez por SEMILHA; 14 April 2015, 00:52.

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por SEMILHA Ver Post
                                            Eu adoro comparações.... e o Fangio o que foi? Numa época muito diferente à nossa em todos os sentidos...como qualificar o que fez Fangio?

                                            É como dizer que o "menino de dedo" ....apenas....ganhou 4 campeonatos por culpa do monolugar.

                                            Comparações valem o que valem...e não concordo que para dar valor a um seja preciso menosprezar outro. Semântica?

                                            Os dois foram bons pilotos...como foram muitos outros...

                                            Existem muitos que faleceram fazendo o que amavam fazer....e eram muito bons no que faziam...mas isso (quer gostem ou não) aumenta a aura emocional relacionada com o piloto. Villeneuve, Toivonen e Senna (sobretudo o último) são exemplos disso. Mas se formos para outras modalidades temos o caso Feher....um jogador quase dispensado pelo Benfica que virou venerado.

                                            São todos seres humanos e tanto Schumi como o Senna foram fantásticos... só me causa impressão que o rival do Senna passou a ser o Schumi (????) e o Prost passou a ser o gajo fixe (pq carregou o caixão do brasileiro?).

                                            Os rankings de melhores de sempre apenas serven para comparar números.... não se podem comparar pilotos que mesmo tendo pilotado juntos foram em diferentes épocas e etapas (idades) da modalidade.
                                            Concordo, o Prost vai ser para sempre o verdadeiro rival do Senna. Mais que qualquer outro.

                                            Dito isto, eu por um lado também vejo o Schumacher como rival e principal impulsionador, juntamente com a Benetton, dos acontecimentos que levaram à morte do Ayrton Senna... no sentido em que foi a pressão colocada por aquele que à época ainda era um rookie, e do seu surpreendente monolugar, que levaram o Senna a ultrapassar claramente os limites do seu desapontante Williams.

                                            E insinuar que o Schumacher não é uma lenda do desporto motorizado, ou que o seu sucesso não se deveu maioritariamente ao seu talento.. Enfim.


                                            Já agora, uma ressalva quanto à mistificação daqueles que morrem enquanto praticam a sua actividade.. Concordo com o que dizes mas convém não misturar o Senna no meio dos restantes.. visto que já era uma lenda, mesmo antes de morrer. Herói para muitos, a sua morte veio apenas acentuar essa já brilhante aura.. Não criá-la, como aconteceu com alguns.

                                            Comentário


                                              Originalmente Colocado por 0liveira Ver Post
                                              Concordo, o Prost vai ser para sempre o verdadeiro rival do Senna. Mais que qualquer outro.

                                              Dito isto, eu por um lado também vejo o Schumacher como rival e principal impulsionador, juntamente com a Benetton, dos acontecimentos que levaram à morte do Ayrton Senna... no sentido em que foi a pressão colocada por aquele que à época ainda era um rookie, e do seu surpreendente monolugar, que levaram o Senna a ultrapassar claramente os limites do seu desapontante Williams.

                                              E insinuar que o Schumacher não é uma lenda do desporto motorizado, ou que o seu sucesso não se deveu maioritariamente ao seu talento.. Enfim.


                                              Já agora, uma ressalva quanto à mistificação daqueles que morrem enquanto praticam a sua actividade.. Concordo com o que dizes mas convém não misturar o Senna no meio dos restantes.. visto que já era uma lenda, mesmo antes de morrer. Herói para muitos, a sua morte veio apenas acentuar essa já brilhante aura.. Não criá-la, como aconteceu com alguns.
                                              Existe um outro detalhe importante....o Senna era muito religioso e sempre muito "místico"... quem viu o filme quase que dá a impressão que ele sabia que algo lhe ia acontecer.

                                              Eu não acredito nessas coisas mas...esse detalhe (a conversa com o Sid após a morte do Roland) e até a conversa com o Alain antes da corrida...levou a que esse fim-de-semana fosse....inesquecível (no pior dos sentidos).

                                              Isso tudo junto...mais o facto óbvio e inegável de já ser uma lenda antes de falecer... fizeram que fosse catapultado para a eternidade.

                                              Comentário


                                                Sim, claro que a morte, principalmente nas condições em que ocorreu, teve um peso importante naquilo que é hoje a lenda Ayrton Senna.. Mas, mesmo vivo, arrisco dizer que seria igualmente visto unanimemente como o melhor piloto que passou pela F1.. e de longe dono da personalidade mais carismática.

                                                Quanto ao "religioso", quem já leu biografias do Senna sabe que ele nem sempre foi assim... E que acima de tudo era crente em si e nas suas capacidades. A religião terá surgido na altura do primeiro título, como escape à pressão a que era submetido.. e como gratidão por finalmente ter alcançado o seu grande objectivo de vida.

                                                Comentário


                                                  Comentário


                                                    Originalmente Colocado por 0liveira Ver Post
                                                    Concordo, o Prost vai ser para sempre o verdadeiro rival do Senna. Mais que qualquer outro.

                                                    Dito isto, eu por um lado também vejo o Schumacher como rival e principal impulsionador, juntamente com a Benetton, dos acontecimentos que levaram à morte do Ayrton Senna... no sentido em que foi a pressão colocada por aquele que à época ainda era um rookie, e do seu surpreendente monolugar, que levaram o Senna a ultrapassar claramente os limites do seu desapontante Williams.

                                                    E insinuar que o Schumacher não é uma lenda do desporto motorizado, ou que o seu sucesso não se deveu maioritariamente ao seu talento.. Enfim.


                                                    Já agora, uma ressalva quanto à mistificação daqueles que morrem enquanto praticam a sua actividade.. Concordo com o que dizes mas convém não misturar o Senna no meio dos restantes.. visto que já era uma lenda, mesmo antes de morrer. Herói para muitos, a sua morte veio apenas acentuar essa já brilhante aura.. Não criá-la, como aconteceu com alguns.

                                                    fazer tamburello a fundo não é ultrapassar os limites.

                                                    concordo

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por AyrtonRose Ver Post
                                                      fazer tamburello a fundo não é ultrapassar os limites.
                                                      Lá agora... Prova disso foi o desfecho


                                                      Mas fora de bincadeiras, eu percebo o que queres dizer. A Tamburello era uma curva ligeira que se fazia a fundo sem dificuldade. Mas aquele carro não estava bem e o Senna sabia-o melhor que ninguém. Assim como sabia que tinha uma coluna de direcção remendada, porque foi ele mesmo que a pediu. E também decerto sabia os graves acidentes que já tinham ocorrido naquele mesmo sítio, um deles ao seu melhor amigo Berger.

                                                      Comentário


                                                        Originalmente Colocado por 0liveira Ver Post
                                                        Lá agora... Prova disso foi o desfecho


                                                        Mas fora de bincadeiras, eu percebo o que queres dizer. A Tamburello era uma curva ligeira que se fazia a fundo sem dificuldade. Mas aquele carro não estava bem e o Senna sabia-o melhor que ninguém. Assim como sabia que tinha uma coluna de direcção remendada, porque foi ele mesmo que a pediu. E também decerto sabia os graves acidentes que já tinham ocorrido naquele mesmo sítio, um deles ao seu melhor amigo Berger.
                                                        ok, mas...

                                                        estás na F1, na Williams, nos anos 90 era uma equipa top. Pedes para cortar a direção e depois ia com jeitinho nas curvas?! Cortar a direção deve ser tão exigente como mudar um pneu ou ajustar uma asa! faz-se e pronto, corre-se. Se não fosse nao era feito. Foi mal feito?! Isso é outra questão.

                                                        O carro não estava bem.
                                                        O carro não era um comboio sobre carris como tinha sido no ano anterior. Então e os outros estariam melhor? Mm nao sendo o supra sumo da performance foi carro suficiente para levar o Hill com possibilidades de ser campeão na ultima prova e não foi pq...

                                                        Comentário


                                                          Originalmente Colocado por AyrtonRose Ver Post
                                                          ok, mas...

                                                          estás na F1, na Williams, nos anos 90 era uma equipa top. Pedes para cortar a direção e depois ia com jeitinho nas curvas?! Cortar a direção deve ser tão exigente como mudar um pneu ou ajustar uma asa! faz-se e pronto, corre-se. Se não fosse nao era feito. Foi mal feito?! Isso é outra questão.

                                                          O carro não estava bem.
                                                          O carro não era um comboio sobre carris como tinha sido no ano anterior. Então e os outros estariam melhor? Mm nao sendo o supra sumo da performance foi carro suficiente para levar o Hill com possibilidades de ser campeão na ultima prova e não foi pq...
                                                          O carro foi alterado... sensivelmente a meio da temporada. Ou um pouco antes. Não sei agora precisar.. Mas foi aperfeiçoado.

                                                          Vai ver os tempos do Hill nas primeiras corridas e já tens uma noção da "lata velha" que estava ali, quando comparado com o Benetton. O Senna teve de superar-se muitíssimo para o colocar na pole nas 3 primeiras corridas.. Até hoje não sei como o fez. Só mesmo porque era Senna.

                                                          Quanto à coluna de direcção, obviamente que ele quando pede o serviço vai confiar em quem o fez.. Não vai andar a pensar nisso durante a corrida.. Mas só o facto de ele ter pedido esse "remendo" já é demonstrativo de como estava confortável naquele carro.

                                                          Comentário


                                                            Já agora alguém me pode explicar porque ele pediu para cortar a coluna de direcção? Nunca tinha ouvido falar nisso.

                                                            Comentário


                                                              O Senna pediu para que aumentassem a coluna de direcção, de forma a sentir-se mais confortável a conduzir o carro. Aparentemente essa operação terá sido feita de forma deficiente, originando a quebra da coluna durante a corrida.. Mas isto nunca foi provado, a Williams fez de tudo para contrariar esta teoria e justificar que a quebra da coluna foi consequência e não causa do despiste.

                                                              Senna was very negative saying that the car never left him with any confidence to push to the limit. He even found the driving position for his car unsatisfactory. Senna asked the team to give him a longer steering column to make the car more comfortable to drive. Williams didn't have the time to get a new longer steering column delivered so they decided to modify the steering column present already in Senna's car.

                                                              To do this they cut Senna's steering column, inserted a piece of smaller diameter tubing and welded the column back together with reinforcing plates. This obviously made the steering column longer and gave Senna a more comfortable driving position.
                                                              http://bleacherreport.com/articles/5...ning-innocence
                                                              Editado pela última vez por 0liveira; 15 April 2015, 18:21.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X