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    O 908 já ganhou o ano passado. E tem sido sempre o mais rápido, apesar de nem sempre fiável.
    E em termos desportivos, a PSA tem-se dado muito bem. Tirando a F1, sempre que entre, ganha. 206WRC, XsaraWRC, C4WRC, 207 S2000, 908HDI-FAP

    Comentário


      Originalmente Colocado por VTEC Ver Post
      O 908 já ganhou o ano passado. E tem sido sempre o mais rápido, apesar de nem sempre fiável.
      E em termos desportivos, a PSA tem-se dado muito bem. Tirando a F1, sempre que entre, ganha. 206WRC, XsaraWRC, C4WRC, 207 S2000, 908HDI-FAP
      Acrescento só os 205T16, 405T16 e ZX Rally-Raid

      Comentário


        Originalmente Colocado por TILT Ver Post
        Acrescento só os 205T16, 405T16 e ZX Rally-Raid
        Eu estava apenas a referir-me nos últimos anos, em que Todt à muito que por lá não andava e a PSA continuou a ganhar tudo onde competia.


        E tinha-me esquecido do Xsara Kit-Car
        Editado pela última vez por VTEC; 14 June 2010, 00:25.

        Comentário


          Originalmente Colocado por VTEC Ver Post
          Eu estava apenas a referir-me nos últimos anos, em que Todt à muito que por lá não andava e a PSA continuou a ganhar tudo onde competia.


          E tinha-me esquecido do Xsara Kit-Car
          Ah, ok, tinha entendido que te referias aos sucessos da PSA nas últimas décadas em geral

          Ainda gostava de os ver voltar à F1, acho que ficaram "unfinished business".

          Comentário


            Originalmente Colocado por TILT Ver Post
            Ah, ok, tinha entendido que te referias aos sucessos da PSA nas últimas décadas em geral

            Ainda gostava de os ver voltar à F1, acho que ficaram "unfinished business".
            Eu devia ter feito quote do post anterior para se perceber melhor

            Hummm... tal como Honda, BMW, Toyota, etc, parece-me que a PSA não vai voltar a investir tanto para tirar tão pouco... pelo menos no curto espaço. Vamos ver.

            Comentário


              Le Mans é uma prova de regularidade, ganha quem o seja mais. Dizerem que a Audi ficou para trás, e esperava o erro da Peugeot não tem nenhum mal, por que eles não tem culpa que os 908 começassem logo a abrir e depois não aguentassem. Jogaram com a sorte, e este ano tiveram-na.

              Comentário


                Originalmente Colocado por nmyguel Ver Post
                Le Mans é uma prova de regularidade, ganha quem o seja mais. Dizerem que a Audi ficou para trás, e esperava o erro da Peugeot não tem nenhum mal, por que eles não tem culpa que os 908 começassem logo a abrir e depois não aguentassem. Jogaram com a sorte, e este ano tiveram-na.
                E também é bom não esquecer que depois de 16h, apenas estavam 1volta atrás do 1º Peugeot! A distância nunca foi maior que isso.

                Comentário


                  Originalmente Colocado por nmyguel Ver Post
                  Le Mans é uma prova de regularidade, ganha quem o seja mais. Dizerem que a Audi ficou para trás, e esperava o erro da Peugeot não tem nenhum mal, por que eles não tem culpa que os 908 começassem logo a abrir e depois não aguentassem. Jogaram com a sorte, e este ano tiveram-na.
                  Boas.

                  Isso até pode ser verdade, de esperar o erro, mas numa prova destas tens é esperar que não aconteça o Teu erro. E neste campo a Audi esteve bem. Obviamente que têm noção das capacidades deles e "limitaram-se" a fazer a sua corrida pois sabiam que o máximo deles em condições normais (se é que isto existe em Le Mans) nunca chegaria para os Peugeot/Oreca. Após isto apareceu o tal factor "fiabilidade" que em Le Mans é um autêntico assassino. Aqui também se pode questionar a opção de andar a fundo durante muito tempo mas quero acreditar que aquela gente que ali anda à tanto tempo sabe bem o que faz. Poderemos até extrapolar que dos testes que fizeram previamente o carro daria garantias para aquilo e muito mais mas o facto doloroso é que não foi nada disso que se passou. Por outro lado, sob pressão todos fazemos asneiras e nem os melhores líderes escapam a este factor !

                  Mais uma vez, Le Mans é isto mesmo!

                  Ainda assim, se a Peugeot tivesse ganho, toda a gente hoje estaria aqui a dizer " ah e tal, grandes carros, andam mais, gastam menos e até deram um bigode".

                  Para a história fica apenas uma derrota em toda a linha da Peugeot pois a forma como investiu e a superioridade aparente levaram grande parte do público a acreditar que além de vencerem a prova iriam levar os quatro primeiros lugares para casa. Parabéns à equipa da Audi que esteve sempre muito bem e ficou com o triplo pódio que é uma conquista fabulosa. E não, a Audi não ficou com as migalhas, simplesmente foi uma equipa mais fiável !

                  Espero que para o ano venha mais uma grande prova e desta vez com mais protótipos, especialmente mais competitivos.

                  Abraço,
                  McDriver

                  Comentário


                    Originalmente Colocado por JRodrigues Ver Post
                    E também é bom não esquecer que depois de 16h, apenas estavam 1volta atrás do 1º Peugeot! A distância nunca foi maior que isso.
                    Por isso mesmo é que eu penso que os 908 não andaram assim tanto mais que os R15.

                    Às 16h de corrida o 908 nº2 tinha como melhor tempo 3.20.943 e o Audi nº9 que ia em 2º 3.22.461. Ou seja 1,5 sec melhor. Em 264 voltas, as 16 horas de corrida, tinham 120sec de avanço (cerca de 2 min).

                    Por isso não entendo porquê as criticas de que andaram a fundo e partiram.

                    Unico que andou a realmente sempre a fundo e partiu foi o 908 nº1 (Gené /Davidson/Wurz) que por volta das 21h30 perdeu 4 voltas com problemas de alternador. Depois foi sempre a fundo na tentativa de chegar ao pódio (estava em 7º). Ainda perdeu cerca de 1 min no turno do Davidson por despite por volta da 1 da manhã.

                    Mas no fundo, e podendo comentar o que se quiser é que em 2011, esperamos todos que o duelo se repita.

                    Comentário


                      Não esquecer que a tartaruga no ano passado não funcionou. A Peugeot ganhou. Aliás, nem a Audi acreditava ser possível ganhar Le Mans este ano pois os 4 Peugeot eram claramente mais rápidos... azar para a Peugeot, não conseguiram garantir a fiabilidade necessária.
                      Até porque a Audi não gostou, de certeza, tanto este ano como nos anteriores, de ser a mais lenta... quando é a equipa que mais evoluções fez em termos aerodinâmicos.

                      Comentário


                        Creio que esta foi uma excelente corrida de Endurance, emotiva e com disputas muito interessantes.

                        Estava a torcer pela vitória do Pedro Lamy que tinha todas as condições para vencer, infelizmente teve azar. Em relação à restante armada Peugeot parece-me que foram muito optimistas e numa de "vamos mostrar a estes Alemães quem manda em casa". Como se não bastassem os problemas com os carros oficiais ainda pressionaram a Oreca para salvar a face da Peugeot e alcançar o lugar mais baixo do pódio, o resultado foi o mesmo, o 908 não aguentou. Dos 4 Peugeot no início da corrida, 24 H depois nenhum completou a corrida.

                        A Audi jogou pelo seguro e não alinhou no jogo da Peugeot de puxar até partir. Embora nunca estivessem longe dos Peugeot humilharam a marca francesa com os três carros que alinharam na corrida no pódio.

                        Quanto a LMP2, a Quifel teve alguns problemas mas o HPD pareceu-me interessante e venceu a categoria.

                        Na categoria GT1, a fiabilidade do velhinho Saleen deu conta do recado e venceu à frente dos Corvette e Aston Martin. Os Ford GT não resistiram. As 24 h não são bem como o FIA GT1. Na GT2 houve uma tremenda luta durante boa parte da corrida entre o F430 da Risi e o Corvette ZR1 que rodavam colados ! No entanto a vitória sorriu ao Porsche da Felbmayer que foi mais regular e sobretudo fiável.

                        A fiabilidade ditou os resultados, provando que é preciso gerir muito bem o ritmo de uma corrida de 24 horas a um traçado com mais de 13 kms com longas rectas e curvas rápidas. Faltaram os Pescarolo em Le Mans, o que para mim retira algum brilho à prova. Espero que regressem em 2011.

                        Veremos o que os regulamentos do ACO para 2011-2013 ditam como equivalência diesel/gasolina e o que as marcas irão escolher no âmbito de híbridos, eléctricos ou outros pois o marketing poderá ter um peso preponderante nas suas decisões.

                        Para concluir, a Porsche que regresse a Le Mans pois é preciso continuar o legado e não somente festejar as vitórias do passado (40 anos desde a sua primeira vitória - das que viriam a ser 16 - em Le Mans).


                        Cpts e Viagens Seguras.

                        Comentário


                          Esperemos de facto que os Pescarolo possam aparecer novamente, mas tal está dificil, visto que foi à falência e a equipa está toda a ser vendida.

                          Comentário


                            A Peugeot deu 4 tiros no pe consecutivamente, quando podia ter dado apenas 1.Arriscou tudo e perdeu.Sorte para a Audi e azar para a Peugeot.

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por McDriver Ver Post
                              Boas.

                              Isso até pode ser verdade, de esperar o erro, mas numa prova destas tens é esperar que não aconteça o Teu erro. E neste campo a Audi esteve bem. Obviamente que têm noção das capacidades deles e "limitaram-se" a fazer a sua corrida pois sabiam que o máximo deles em condições normais (se é que isto existe em Le Mans) nunca chegaria para os Peugeot/Oreca. Após isto apareceu o tal factor "fiabilidade" que em Le Mans é um autêntico assassino. Aqui também se pode questionar a opção de andar a fundo durante muito tempo mas quero acreditar que aquela gente que ali anda à tanto tempo sabe bem o que faz. Poderemos até extrapolar que dos testes que fizeram previamente o carro daria garantias para aquilo e muito mais mas o facto doloroso é que não foi nada disso que se passou. Por outro lado, sob pressão todos fazemos asneiras e nem os melhores líderes escapam a este factor !

                              Mais uma vez, Le Mans é isto mesmo!

                              Ainda assim, se a Peugeot tivesse ganho, toda a gente hoje estaria aqui a dizer " ah e tal, grandes carros, andam mais, gastam menos e até deram um bigode".

                              Para a história fica apenas uma derrota em toda a linha da Peugeot pois a forma como investiu e a superioridade aparente levaram grande parte do público a acreditar que além de vencerem a prova iriam levar os quatro primeiros lugares para casa. Parabéns à equipa da Audi que esteve sempre muito bem e ficou com o triplo pódio que é uma conquista fabulosa. E não, a Audi não ficou com as migalhas, simplesmente foi uma equipa mais fiável !

                              Espero que para o ano venha mais uma grande prova e desta vez com mais protótipos, especialmente mais competitivos.

                              Abraço,
                              McDriver
                              Claro que tens razão. Se os 4 Peugeot não tivessem problemas, acredito que os Audi não os conseguissem tirar das 4 primeiras posições, por que o andamento era diferente. Agora já se sabe que em Le Mans ganha o mais consistente e regular, mesmo que possa não ser o mais rápido.

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por TILT Ver Post
                                Acrescento só os 205T16, 405T16 e ZX Rally-Raid
                                Faltam os Citroen ZX, Xsara e o C4 do campeonato europeu de rallycross

                                Comentário


                                  Eu não sou propriamente um especialista destas coisas, mas diria que se houve falha nos cálculos da duração do motor, mesmo andando mais devagar a Peugeot não conseguia garantir que chegasse ao fim. É como um F1, é feito para 2 corridas. Se faz uma terceira, parte. Se não parte, é porque não é bom. A Peugeot dá a sensação que enganou-se ligeiramente na duração e depois de começar não há nada a fazer. E não esquecer que o chassis partido do Lamy ou um alternador são problemas que podem acontecer a qualquer carro, dos GT2 aos LMP1.

                                  Em LMP2 o Honda acabou por revelar que além de rápido é fiável (apesar do 2º ter tido problemas no circuito de refrigeração). A Porsche também não tem um LMP2? Era interessante ver o duelo.

                                  Em GT1 para mim foi uma surpresa. Esperava que vencesse o Aston Martin... que acabou por ser batido pelo lindíssimo Ford GT enquanto duraram (um desistiu por acidente, outro avaria e o terceiro foi porquê?). O Corvette ficou na mesma volta que o Saleen.

                                  E GT2, apesar da luta épica entre Ferrari e Corvette... acabou por vencer um Porsche. O 2º Corvette desistiu porquê?

                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por EnterSandman Ver Post
                                    Creio que esta foi uma excelente corrida de Endurance, emotiva e com disputas muito interessantes.
                                    ...

                                    Na GT2 houve uma tremenda luta durante boa parte da corrida entre o F430 da Risi e o Corvette ZR1 que rodavam colados ! No entanto a vitória sorriu ao Porsche da Felbmayer que foi mais regular e sobretudo fiável.

                                    ...


                                    Cpts e Viagens Seguras.
                                    Boas.

                                    Lá fiável foi ele mas se não tivesse acontecido isto YouTube - 2010 Le Mans 24 Hours Emmanuel Collard Corvette C6 ZR1 Big Crash não sei se ganharia .

                                    Foi uma manobra idiota da parte dos dois.

                                    Abraço,
                                    McDriver

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por McDriver Ver Post
                                      Boas.

                                      Lá fiável foi ele mas se não tivesse acontecido isto YouTube - 2010 Le Mans 24 Hours Emmanuel Collard Corvette C6 ZR1 Big Crash não sei se ganharia .

                                      Foi uma manobra idiota da parte dos dois.

                                      Abraço,
                                      McDriver
                                      Sim, tens toda a razão. Já se sabe que com carros com andamentos tão diferentes podem ocorrer incidentes deste tipo mas concordo plenamente contigo que a Porsche ficaria a vê-los no pódio. Daí apelar ao regresso oficial da Porsche quer nos Protótipos como nos GT.

                                      Quanto ao incidente por vezes os LMP pensam que são donos da pista quando as coisas não são bem assim e os restantes também estão numa corrida a lutar por posições. A ânsia de passar por vezes resulta nisto o que é pena para o Vette.

                                      Ainda em relação aos GT2, teria gostado de ver qualquer um deles a vencer por razões diferentes : a Corvette porque estavam com um andamento muito bom, é um bom projecto e têm um cantar arrepiante , os F430 porque seria uma bela forma de festejar a reforma de um excelente carro e os 997 RSR pois continuariam a demonstrar que são óptimos GTs e claro... são Porsche.


                                      Cpts e Viagens Seguras.

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por EnterSandman Ver Post
                                        Sim, tens toda a razão. Já se sabe que com carros com andamentos tão diferentes podem ocorrer incidentes deste tipo mas concordo plenamente contigo que a Porsche ficaria a vê-los no pódio. Daí apelar ao regresso oficial da Porsche quer nos Protótipos como nos GT.

                                        Quanto ao incidente por vezes os LMP pensam que são donos da pista quando as coisas não são bem assim e os restantes também estão numa corrida a lutar por posições. A ânsia de passar por vezes resulta nisto o que é pena para o Vette.

                                        Ainda em relação aos GT2, teria gostado de ver qualquer um deles a vencer por razões diferentes : a Corvette porque estavam com um andamento muito bom, é um bom projecto e têm um cantar arrepiante , os F430 porque seria uma bela forma de festejar a reforma de um excelente carro e os 997 RSR pois continuariam a demonstrar que são óptimos GTs e claro... são Porsche.


                                        Cpts e Viagens Seguras.
                                        Sim, de facto o que nós queremos mesmo é ver mais e melhor luta. Em cada classe acabam sempre por estar 2 ou 3 carros a lutar pelo pódio o que acaba por tornar tudo mais chato.

                                        Abraço,
                                        McDriver

                                        Comentário


                                          Bem por este desfecho não estava mesmo à espera. 4 Pugs 908 e 3 motores partidos? Alguma coisa correu muito mal . Os meus parabéns aos comentadores da eurosport que me entreteram longas horas naquela madrugada! Excelente mesmo. Os homens percebem da poda.

                                          Em relação à prova em si, 24 horas de le mans é mesmo a maior prova automobilística que existe

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por VTEC Ver Post
                                            O 908 já ganhou o ano passado. E tem sido sempre o mais rápido, apesar de nem sempre fiável.
                                            E em termos desportivos, a PSA tem-se dado muito bem. Tirando a F1, sempre que entre, ganha. 206WRC, XsaraWRC, C4WRC, 207 S2000, 908HDI-FAP
                                            Não é bem assim!!

                                            O Peugeot 307 WRC obteve muito pouco sucesso, assim como os 405 e 406 no BTCC.





                                            Comentário


                                              Mas o 405 rally raid era qualquer coisa de espectacular.

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por GTTDI Ver Post
                                                Não é bem assim!!

                                                O Peugeot 307 WRC obteve muito pouco sucesso, assim como os 405 e 406 no BTCC.






                                                O 307 WRC não foi campeão, não foi tão revolucionário e ganhador como o 206... mas tendo em conta que ficou em 2º lugar no campeonato, que serviu para experimentarem caixas de velocidade de 4 mudanças.... e que nos 2 anos que competiu o campeão foi um... Citroen, não vejo onde a PSA foi mal sucedida.

                                                Os carros do BTCC são desenvolvidos pela sede?
                                                O 405 ganhou o Dakar.
                                                Editado pela última vez por VTEC; 14 June 2010, 20:33.

                                                Comentário


                                                  Então a Peugeot ainda não se pronunciou sobre o fiasco de Le Mans ? Gostava de ouvir umas palavras, nem que fosse do Quesnel...

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                                                    Originalmente Colocado por BEF1FAN Ver Post
                                                    Então a Peugeot ainda não se pronunciou sobre o fiasco de Le Mans ? Gostava de ouvir umas palavras, nem que fosse do Quesnel...
                                                    Que iriam dizer...

                                                    Seria constatar o óbvio, quiseram fazer de uma corrida de resistência uma corrida de Sprint, tendo lhes saido caro tal "arrogância".

                                                    Lamento tal, pois como fã do Lamy torcia pela vitória do "nosso" piloto.
                                                    O homem tem cá uma malapata com Le Mans, que é obra...

                                                    Ele caso participe em 2011, antes de partir para Le Mans que passe numa bruxa.

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                                                      Originalmente Colocado por BEF1FAN Ver Post
                                                      Então a Peugeot ainda não se pronunciou sobre o fiasco de Le Mans ? Gostava de ouvir umas palavras, nem que fosse do Quesnel...

                                                      Possivelmente só depois de analisar os três motores... e mesmo assim. Esperemos que apesar da desgraça deste ano, para o ano voltem.
                                                      O Quesnel vai redimir-se no próximo rally. Mais uma vitória
                                                      autosport.com - Le Mans News: Peugeot surprised by reliability woes

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                                                        Peugeot Sport Le Mans 2010 - Communiqués de presse

                                                        http://lemans.peugeot-sport.com/ress...4e6a9767e7.pdf

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                                                          Um a um, os Peugeot foram caíndo. Realmente, não se compreende como é que se opta por uma estratégia destas. Parecia uma estratégia à Hitler. E eles nem alemães são.

                                                          Agora quanto ao futuro, e lembrando-me até de uma frase do João Carlos Costa, que dizia algo como "de há uns anos a esta parte não há grande inovação nas 24h de Le Mans e que no futuro haverá carros híbridos, eléctricos, etc e as pessoas podem não achar piada a carros que não fazem barulho, mas sem inovação, a competição morre." acho que a competição existe, não só para desenvolver novas tecnologias que mais tade ou mais cedo são introduzidas nos carros de estrada, mas como cultura e como publicidade. Logo, se as pessoas não aderirem a uma competição, ela morrerá à mesma, por muito inovadora que seja.
                                                          Nesse caso, não acham que o Le Mans de clássicos merecerá cada vez mais a atenção do público enquanto a prova principal começará a perder interesse? Eu acho que as pessoas querem é emoção e a emoção não é só ver carros a discutir uma posição. É ver peças mecânicas e não placas de circuitos integrados e coisas do género; é sentir o cheiro do ferro e da borracha (para quem estiver lá) e ficar a vibrar com o som dos motores, e não ver passar os carros como se fossem carros de slot.

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                                                            O programa para os Porsche RS Spyder for terminado.Só existe uma equipa a Cytosport nos EUA que compete, tendo feito um acordo especial com a marca mas acaba este ano.

                                                            Correu o rumor durante a qualificação das 24h que a Porsche teve de reduzir as rotações nos motores dos RSR devido a problemas de fiabilidade.Mancos ou não o #77 foi o melhor no sector 3 que Ferrari e Corvette mesmo que ligeiramente...no resto foi esmagado.

                                                            Quanto há inovação tecnológica nesta corrida.
                                                            Audi Sport Team Joest added to the diesel legend on the weekend with a 1-2-3 victory using newly developed Variable Turbine Geometry (VTG) turbo-chargers on the R15's 440 kW V10 engine.

                                                            VTG turbo-chargers are standard with Audi TDI engines in production vehicles. Their use at Le Mans helps the Audi engineers to continue to develop the technology for smaller, highly efficient turbo engines to be used in the future. “At Le Mans we’re dealing with temperatures above 1,000 degrees centigrade which have not been encountered with production engines so far,” explained Ulrich Baretzky, Head of Engine Development at Audi Sport. “As a result of downsizing, production development will enter into similar temperature ranges. This makes VTG another good example of how the technology transfer between motorsport and the production side of the house works at Audi.”

                                                            In 2010 the demands made on diesel engines were particularly high due to the restrictions imposed by the regulations. “Squeezing higher output out of the engines without sacrificing reliability posed a great challenge which our team mastered in an outstanding manner,” said Head of Audi Motorsport Dr. Wolfgang Ullrich after the race. “We did not use the full potential of the V10 TDI engine this year in order to be absolutely on the safe side. That’s why it was clear to us even before the race that we wouldn’t have the fastest car – but a very reliable and efficient one. The development objective of the R15 plus was 20 percent higher efficiency. We managed to achieve this. We’ve been working very hard for this exploit over the past few months. This makes this success, which was enabled by a perfect team performance as well, even more rewarding.” Link

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                                                              Originalmente Colocado por leblanc Ver Post
                                                              O programa para os Porsche RS Spyder for terminado.Só existe uma equipa a Cytosport nos EUA que compete, tendo feito um acordo especial com a marca mas acaba este ano.

                                                              Correu o rumor durante a qualificação das 24h que a Porsche teve de reduzir as rotações nos motores dos RSR devido a problemas de fiabilidade.Mancos ou não o #77 foi o melhor no sector 3 que Ferrari e Corvette mesmo que ligeiramente...no resto foi esmagado.

                                                              Quanto há inovação tecnológica nesta corrida.
                                                              Está tudo expectante para perceber se a intenção da nova administração da Porsche em regressar à competição se concretizará ou não.

                                                              Em relação à Audi, parece-me a típica conversa de quando as coisas correm bem.


                                                              Cpts e Viagens Seguras.

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