Pena foi a fraca afluência ao Estoril e que nos pode custar no futuro a realização de nova etapa no campeonato A1GP.
Mas convenhamos que também o periodo aureo do Estoril foram os inicios dos anos 90. Agora é um circuito muito fraco a nível de Infra-estruturas comparado com os novos circuitos construidos pelo mundo fora,
transmissão em directo na RTP 1 (e preparem-se para uma directa ou para madrugar) SPRINT RACE: 06H30 - FEATURE RACE: 08H00, sim e é mesmo da manhã já k o fuso horário na Indonésia são +5H00 k em PT..
Sentul - Practice Session 1
P. A1 Team Driver Time Laps.
1 Ireland Ralph Firman 1.28.458 16
2 Indonesia Ananda Mikola 1.29.006 20
3 Great Britain Robbie Kerr 1.29.028 20 4 Portugal Alvaro Parente 1.29.372 18
5 Australia Christian Jones 1.29.551 28
6 Canada Sean McIntosh 1.29.737 29
7 Switzerland Neel Jani 1.30.166 18
8 South Africa Stephen Simpson 1.30.205 25
9 France Nicolas Lapierre 1.30.295 10
10 New Zealand Matt Halliday 1.30.385 30
11 Japan Hayanari Shimoda 1.30.444 25
12 Netherlands Jos Verstappen 1.30.517 20
13 Brazil Christian Fittipaldi 1.30.571 27
14 Germany Timo Scheider 1.30.610 21
15 Mexico Salvador Duran 1.30.730 20
16 Czech Republic Tomas Enge 1.30.801 6
17 Malaysia Alex Yoong 1.31.308 23
18 India Armaan Ebrahim 1.31.393 29
19 Lebanon Basil Shaaban 1.31.822 28
20 China Tengyi Jiang 1.32.963 28
21 USA Philip Giebler 1.33.459 16
22 Austria Mathias Lauda 1.34.518 10
23 Italy Max Busnelli 1.37.191 5
Sentul - Practice Session 2
P. A1 Team Driver Time Laps.
1 Malaysia Alex Yoong 1.27.557 17
2 Australia Marcus Marshall 1.27.820 21
3 Netherlands Jos Verstappen 1.28.279 20
4 France Nicolas Lapierre 1.28.680 23
5 Indonesia Ananda Mikola 1.28.776 15
6 Ireland Ralph Firman 1.28.915 20
7 Canada Sean McIntosh 1.29.203 18
8 Great Britain Robbie Kerr 1.29.380 21
9 South Africa Stephen Simpson 1.29.437 17
10 Mexico Salvador Duran 1.29.666 19
11 Austria Mathias Lauda 1.29.785 28
12 Czech Republic Tomas Enge 1.29.839 23
13 India Armaan Ebrahim 1.29.925 22
14 China Tengyi Jiang 1.30.019 30
15 Japan Hayanari Shimoda 1.30.100 22 16 Portugal Alvaro Parente 1.30.172 26
17 Germany Timo Scheider 1.30.349 23
18 Brazil Christian Fittipaldi 1.30.414 25
19 Switzerland Neel Jani 1.30.489 24
20 USA Philip Geibler 1.30.772 26
21 Italy Max Busnelli 1.30.822 23
22 New Zealand Matt Halliday 1.31.464 23
23 Lebanon Khalil Beschir 1.32.958 24
1 Great Britain Robbie Kerr 2.34.257
2 France Nicolas Lapierre 2.34.477
3 Mexico Salvador Duran 2.34.554
4 Switzerland Neel Jani 2.35.055
5 Japan Hayanari Shimoda 2.35.190
6 Malaysia Alex Yoong 2.35.447
7 Ireland Ralph Firman 2.35.670
8 Canada Sean McIntosh 2.35.685
9 South Africa Stephen Simpson 2.35.750
10 New Zealand Matt Halliday 2.35.797 11 Portugal Alvaro Parente 2.35.808
12 Czech Republic Tomas Enge 2.35.950
13 Netherlands Jos Verstappen 2.36.000
14 USA Philip Geibler 2.36.113
15 Germany Timo Scheider 2.36.319
16 Italy Max Busnelli 2.36.631
17 Indonesia Ananda Mikola 2.36.805
18 China Tengyi Jiang 2.37.313
19 Australia Marcus Marshall 2.37.950
20 Lebanon Basil Shaaban 2.38.275
21 Brazil Christian Fittipaldi 2.38.290
22 India Armaan Ebrahim 2.38.603
23 Austria Mathias Lauda 2.39.229
A1GP: França mais perto do título
Data: 27/02/2006 02:16
A França voltou hoje a impor-se na A1-GP, vencendo as duas corridas dis****das no traçado do Fundidora Park, o que permitiu que a equipa tricolor se tenha aproximado decisivamente do primeiro título deste novo campeonato. A formação portuguesa teve mais uma vez uma prestação sofrível, tendo Álvaro Parente conquistado apenas um ponto na Feature Race.
Sprint Race: França vence corrida acidentada
A primeira corrida da jornada não teve grande história, aparte dos acidentes que marcaram os seus momentos iniciais. Salvador Duran e Ralph Firman envolveram-se num toque logo nas primeiras curvas da prova, obrigando à entrada em pista do Safety Car. No entanto, estava a corrida neutralizada, quando ocorreu um incidente absolutamente invulgar; quando os carros passavam pela recta da meta Hayanari Shimoda acelerou ferozmente na tentativa de acompanhar Matt Halliday, que por sua vez travou subitamente. O japonês ficou sem espaço e tempo de reacção, embatendo violentamente na traseira do carro neo-zelandês, lançando-se num vôo que provocou dois capotamentos ao kamikaze. Shimoda nada sofreu, mas o seu carro ficou irreparável, não podendo alinhar na segunda corrida do dia.
Com o reatar da prova Alex Premat manteve o comando que já tinha assegurado na partida da prova a partir da pole-position – o carro sul-africano perdeu a melhor posição da grelha de partida, devido a irregularidades técnicas, caindo para a terceira posição – levando na sua esteira o carro suíço que, por sua vez, rebocava um surpreendente Enrico Toccacelo.
Um pouco mais atrás deste trio, que se manteve junto ao longo de toda corrida, rodava Jos Versatappen, que, nos momentos iniciais, guindou-se da sétima posição que ocupava na grelha de partida até ao quarto lugar.
As posições mantiveram-se inalteradas até ao final da corrida, não tendo nenhum dos pilotos que perseguiam Alex Premat esboçado qualquer tentativa de ultrapassagem, apesar das curtas distâncias que os separavam.
A formação portuguesa viu, mais uma vez, as suas possibilidades serem ceifadas logo no início da corrida, devido a uma manobra extemporânea de Àlvaro Parente. O piloto luso – que arrancou da nona posição depois de também o Brasil ter sido penalizado devido a irregularidade técnicas – numa tentativa de ganhar o máxima de posições possíveis em poucos metros acabou por sair de pista, danificando com severidade o seu Lola Zytec. Parente rumou de imediato às boxes, de onde saiu bastante mais tarde apenas com o objectivo de ultrapassar na classificação os pilotos que, entretanto, tinham desistido, terminando num inócuo décimo nono lugar com apenas quatro voltas completadas.
POS PAÍS PILOTO TEMPO/DIFERENÇA
1 FRANÇA Alexandre Premat 18 29m20,743s
2 SUÍÇA Neel Jani a 0,283s
3 ITALIA Enrico Toccacelo a 0,874s
4 HOLANDA Jos Verstappen a 2,141s
5 RÉPUBLICA CHECA a 13,553s
6 EUA Brian Herta a 20,079s
7 MALÁSIA Alex Yoon a 22,870s
8 ALEMANHA Timo Scheider a 23,357s
9 CANADÁ Pactrick Carpentier a 26,236s
10 AUSTRIA Pactrick Friesacher a 26,911s
Volta mais rápida: HOLANDA Jos Verstappen 1m 21,583s
Feature Race: Outra vez França
Também a corrida mais longa do programa não teve muita história, alcançando Alex Premat mais uma vitória, o que coloca a equipa francesa muito perto da obtenção do título.
O piloto gaulês foi dos primeiros a realizar a sua paragem nas boxes obrigatória e só então perdeu o comando. Quando os pilotos que rodavam à sua frente realizaram semelhante operação, Premat regressou à liderança, apesar de Jos Verstappen, que realizou o seu pit-stop cinco voltas mais tarde, de tudo ter tentado para conquistar o primeiro lugar quando abandonava as boxes.
O carro tricolor rapidamente alcançou uma vantagem confortável que, porém, acabaria por lhe ser cerceada no momento em que o Safety Car entrou em pista, devido a um desaguisado do Pacífico Sul que teve como protagonistas Ananda Mikola e Christian Jones, faltavam quinze voltas para o fina da corrida.
Esperava-se então que Jos Verstappen pudesse lançar um ataque à liderança de Alex Premat, mas este, assim que o Safety Car saiu da sua frente, não deu grandes confianças ao holandês e garantiu a sua segunda vitória do dia. Neel Jani levou o carro suíço ao degrau mais baixo do pódio na sua despedida da A1 GP, dado que, agora que irá assumir o terceiro Toro Rosso no mundial de Fórmula 1, será Giorgio Mondini a defender as cores helvéticas.
Álvaro Parente realizou uma corrida sofrível, concluindo a prova mexicana na décima posição, depois de ter arrancado para a Feature Race do décimo nono lugar da grelha de partida. O piloto português aproveitou o Safety Car para se chegar a um grupo constituído por Tomas Enge Matt, Halliday e Patrick Friesacher, envolvendo-se os quatro homens numa intensa batalha. Contudo, Parente não conseguiu impor-se a nenhum dos seus adversário, terminando a prova no último lugar com direito a pontos.
A A1 GP prossegue agora o seu calendário daqui a duas semanas em Laguna Seca, podendo a formação francesa sagrar-se a primeira Campeã da categoria.
POS PAÍS PILOTO TEMPO/DIFERENÇA
1 FRANÇA Alexandre Premat 36 voltas em 52m26,709s
2 HOLANDA Jos Verstappen +0.780
3 SUÍÇA Neel Jani +3.525
4 ALEMANHA Timo Scheider +4.588
5 ITALIA Enrico Toccacelo +4.994
6 GRÃ-BRETANHA Robbie Kerr +11.502
7 RÉPUBLICA CHECA Tomas Enge +14.840
8 NOVA ZELÂNDIA Matt Halliday +18.828
9 AUSTRIA Patrick Fiesacher +19.140
10 PORTUGAL Alvaro Parente +19.577
Volta mais rápida: FRANÇA Alexandre Premat 1m21,100s
A1GP: Laguna Seca sempre se realiza
Data: 06/03/2006 15:17
Apesar das suspeitas iniciais, a prova de A1 Grand Prix prevista para o próximo fim-de-semana em Laguna Secas será realizada.
A muita chuva que caiu nas últimas semanas na Califórnia colocou em risco o décimo evento desta nova categoria, dado que as escapatórias do mítico circuito americano não estavam em condições de albergar as duas corridas previstas para o fim-de-semana.
Contudo, após uma primeira inspecção e a inúmeras discussões entre os responsáveis da A1 Grand Prix e do Circuito de Laguna Seca, estes asseguraram que tudo fariam para que estejam disponíveis todas as condições para que o penúltimo evento da temporada da categoria idealizada pelo Sheikh Maktoum Hasher Maktoum Al Maktoum seja dis****do.
“Apesar dos desafios colocados pelas condições meteorológicas que se têm feito sentir, o Circuito de Laguna Seca está confiante de que a pista apresentará as condições necessárias para realizar um evento da A1 Grand Prix. Agora vamos continuar a trabalhar com o circuito para assegurar que a corrida americana exiba os níveis exigidos pela A1 Grand Prix” afiançou David Clare, o chefe de operações da A1 Grand Prix.
Esta é uma boa notícia para os organizadores deste evento, dado que não seria benéfico para o campeonato perder mais uma prova e, além disso, tem existido uma boa procura para os bilhetes das corridas do próximo fim-de-semana.
Os franceses já começam a dizer que essa dupla nacional é que devia pilotar o Renault F1!...
pois mas os francius e mais as suas ideias parvas de dominio do mundo...
conduzir um F1 está longe de ser a mesma coisa que um destes, por isso eles que esperem ou arranjem outro que a experiencia nao aparece nos corn flakes. tal como as coisas estão, até o prost faria melhor figura apesar da idade.
a ver se o final de epoca corre melhor ao Alvaro Parente
Na feature race teve muita sorte,muitas desistências , alguns peões etc, aliás quando se viu apertado pelo carro inglês, viu-se que ainda tem de melhorar o set up do carro. O inglês tinha mais ponta e saia mais rapido nas curvas.
Comentário