Isso é uma luta inglória. Por muito que se tente colocar coisas que absorvam a energia de uma colisão numa árvore por exemplo, nunca vai chegar. Se começaram a mexer nos troços por causa do perigo de um acidente, os Rallys acabam de vez. Quem não os tem no sitio para andar lá pode sempre escolher uma modalidade de pista, porque por muito que se tente minimizar, é um desporto de alto risco.
E o argumento que os rallys acabam de vez se estes sofrerem alterações, não parece nada válido. Então o desporto automóvel tem que ser obrigatoriamente um desporto perigoso para ser interessante? Penso que isso não faça muito sentido, eu não estou a falar em limitar a velocidade dos automóveis em determinadas zonas do troço, ou elaborar troços pouco exigentes para diminuir os acidentes. Eu estou a falar em melhorar a segurança passiva nos troços, quantas mortes não teriam sido evitadas se as árvores mais próximas dos troços tivessem um meio que amortecesse a pancada. Isso nos dias de hoje, creio que seja completamente possível, bastava que houvesse interesse por quem de direito. As árvores são tão perigosas para o automóvel, porque lhe exploram uma fraqueza natural, o choque lateral contra poste. E devido à sua fisionomia, colocam uma enorme quantidade de força numa área reduzida do automóvel. Isto conjugado forma uma das armas mais mortíferas e perigosas nos rallys. Na minha opinião bastava colocar uma protecção em volta das árvores, em que aumentasse a área de impacto e reduzisse a aceleração de forma mais gradual e seria ver o número de mortes a descer.
O fenómeno que eu cito é aqui bem evidenciado.
E acho que ainda iria tornar o desporto mais espectacular, pois iria haver mais pilotos a conduzir no limite. Com menos receio do que lhes pudesse acontecer.
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