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António Félix da Costa - Road to FORMULA 1

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    #31
    Originalmente Colocado por JoaoPaulo75 Ver Post
    Peço imensa desculpa pelo meu erro ; foi sim a primeira vez que conduziu um Redbull RB8.

    Mesmo assim conseguiu uns resultados bastante impressionantes!!!
    Não é necessário pedir desculpa...

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      #32

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        #33
        Terminou há pouco a parte da manhã do segundo dia de testes de jovens pilotos em Abu Dhabi, com António Félix da Costa, em Red Bull RB8 a ser o mais rápido, com um registo cerca de um segundo melhor que Gary Paffett, no McLaren MP4-27. O piloto luso registou 1m42.679s, um crono melhor do que o conseguido ontem.
        Contudo, o piloto português obteve este registo com pneus médios, realizando posteriormente um ‘stint’ de qualificação, já com pneus macios. Só que, o KERS do Red Bull RB8 teve um problema, o que não permitiu a António Félix da costa tirar todo o partido do potencial do monolugar, pelo que ‘aquele’ tempo que todos esperávamos poder vir a ser obtido esta manhã, não saiu.
        Contudo, e se da tabela de tempos não se extrairá uma impressão tão boa como a que Daniel Ricciardo conseguiu o ano passado ao pulverizar o tempo da qualificação de Sebastian Vettel uns dias antes no GP de Abu Dhabi, a verdade é que a Red Bull sabe exatamente as condições em que foram conseguidos os registos do piloto português e as suas condicionantes. De qualquer forma, foi mais do que suficiente para suplantar o piloto inglês da McLaren. Mais informação assim que possível.
        Tempos (oficiosos)
        1º António Felix da Costa (Red Bull RB8) 1m42.679s
        2º Gary Paffett (McLaren MP4-27) 1m43.7s, a 1.092s
        3º Esteban Gutiérrez (Sauber) 1m44,400s, a 1.726s
        4º Edoardo Mortara (Lotus E20) 1m45,096s,
        5º Johnny Cecotto (Toro Rosso) 1m46,200s, a 3.'942s
        6º Giedo van der Garde (Caterham), a 6.'428s




        Ler mais: António Félix da Costa realiza o melhor tempo - Autosport.pt
        Editado pela última vez por JFernandes; 07 November 2012, 11:53.

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          #34


          Antonio Felix da Costa - Road to FORMULA 1

          2º Dia - F1 Young Driver Test (parte da manhã)

          António Félix da Costa foi o piloto mais rápido em pista esta manhã, no segundo dia de testes de Fórmula 1, em Abu Dhabi, reservado a jovens pilotos. O piloto Português esteve sempre na liderança da tabela de tempos, acabando por efectuar a sua melhor volta ao circuito Yas Marina em 1.42,679, com pneus de composto médio, pois quando montou pneus moles (utilizados na qualificação dos GP´s) um pequeno problema no sistema KERS impediu o piloto de 21 anos de melhorar ainda mais a sua marca, que ainda assim foi um segundo mais rápida que o 2º classificado - Gary Paffett, em Maclaren.. Os testes prosseguem esta tarde, com a equipa Red Bull Racing e o piloto Português a concentrarem-se novamente em testar várias soluções a nivel de aerodinâmica.

          Tempos F1 Young Driver Test / Abu Dhabi – 2º Dia (manhã):

          1. ANTÓNIO FÉLIX DA COSTA, Red Bull, 1m 42.679s, 43 Voltas
          2. Gary Paffett, McLaren, 1m 43.771s, 41 Voltas
          3. Esteban Gutierrez, Sauber, 1m 44.405s, 43 Voltas
          4. Edoardo Mortara, Lotus, 1m 45.096s, 35 Voltas
          5. Johnny Cecotto, Toro Rosso, 1m 46.621s, 36 Voltas
          6. Giedo van der Garde, Caterham, 1m 48.107s, 23 Voltas

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            #35
            António Félix da Costa, piloto Red Bull Junior Team, regressou hoje ao volante do Red Bull RB8 para o segundo dia de testes de jovens pilotos de Fórmula, em Abu Dhabi, no circuito Yas Marina. O jovem piloto Português entrou apostado em mostrar o seu valor, estabelecendo o melhor tempo do dia, com o tempo de 1m42,679s.


            O dia de António Félix da Costa foi uma vez mais dividido em sessões de trabalho a nível aerodinâmico e trabalho mecânico, com a manhã a ser utilizada para testes aerodinâmicos, efetuando durante a tarde varias experiências ao nível de comportamento dos pneus, assim como alguns componentes do carro.
            No seu último dia de testes, António afirmou: “Foi mais um ótimo dia. Efetuámos muitos quilómetros, o que é bom para mim e para a equipa. Num dia como o de hoje, com condições perfeitas para testar, e quando faltam disputar apenas dois Grandes Prémios para o final do campeonato, julgo que a equipa deve aproveitar ao máximo e nestes dois dias foi isso mesmo que fizemos. Foi uma ótima experiência para mim e queria agradecer a toda a equipa pela ajuda, espero também ter ajudado a Red Bull Racing nestes dois dias. Agora é tempo de me concentrar no futuro, que provavelmente passará por uma época inteira na World Series by Renault 3.5 em 2013.”


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              #36
              Vamos lá ver o que faz o Frijns amanhã...

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                #37

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                  #38









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                    #39
                    Por aquilo que é dado a perceber e pelos poucos dados que temos (pois não sabemos em que condições rodou), foi uma excelente prestação do "Félix da Costa".

                    Fartou-se de rodar e não estragou material. Já se sabia que este teste, atendendo ao momento da temporada e à discussão do título em que a RB está envolvida, não seria para aferir a rapidez natural do nosso piloto mas sim para a equipa testar uma série de soluções / peças / afinações para melhorar a sua competitividade nas duas últimas corridas deste campeonato.

                    Portanto, das 140 voltas que ele deu nos dias, em poucas deve ter andado em condições ideais para ir ao limite, à la volta de qualificação de "tudo ou nada". Ainda assim e sem podermos comparar por aí além com os restantes pois não sabemos os seus programas de teste, foi o mais rápido hoje e até por "larga margem". E ontem foi segundo mas com pneus mais duros do que o piloto que ficou à sua frente. Ok, ok, o RB é capaz de ser o carro mais competitivo do plantel mas aqui era tudo malta com pouca ou nenhuma experiência de F1, pelo que essa questão fica em parte mitigada.

                    Agora é aguardarmos no que vai dar. Talvez para o ano seja nomeado 3º piloto da Toro Rosso (da Red Bull é que era!).

                    Segue-se a mítica prova de Macau em que espero que ele ganhe pois seria um fecho de chave de ouro numa época absolutamente notável!

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                      #40


                      Antonio Felix da Costa - Road to FORMULA 1


                      Regresso hoje de Abu Dhabi para Londres! A próxima aventura é o GP Macau, com máxima vontade para essa corrida espectacular! O meu programa desportivo 2013 irá tambem ser anunciado brevemente. Aproveito ainda para todos partilharmos a página, ver se chegamos aos 10.000 antes de Macau. Obrigado pelo enormissimo apoio!

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                        #41
                        Pena o tempo de antena dado pelas TV's ser igual a Zero.......................

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                          #42
                          Parece que o Frijns não fez melhor...

                          Unofficial Thursday test times from Yas Marina:

                          1. Davide Valsecchi, Lotus, 1m 42.677s, 86 Laps
                          2. Kevin Magnussen, McLaren, 1m 42.827s, 51 Laps
                          3. Esteban Gutierrez, Sauber, 1m 43.093s, 80 Laps
                          4. Robin Frijns, Red Bull, 1m 43.233s, 53 Laps
                          5. Oliver Turvey, McLaren, 1m 43.604s, 44 Laps
                          6. Luiz Razia, Toro Rosso, 1m 45.286s, 68 Laps
                          7. Alexander Rossi, Caterham, 1m 46.485s, 85 Laps

                          Formula 1

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                            #43
                            Frinjs : 1.43.233

                            Boas notícias para o Félix

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                              #44
                              António Félix da Costa realizou em Abu Dhabi dois dias de testes com a Red Bull, trilhando um pouco mais o caminho que o levará, espera-se, à Fórmula 1. Depois de uma época em que se tornou no segundo português a militar no Red Bull Junior Team, depois de Filipe Albuquerque, o piloto luso lutou até ao final pelo título da GP3 Series, e esteve em grande destaque na meia época na World Series by Renault FR 3.5, em que foi chegar, ver e vencer. Em Abu Dhabi, cumpriu dois dias de testes com o Red Bull RB8 da equipa campeã, foi segundo no primeiro dia, o mais rápido no segundo, e só um problema eletrónico o impediu de realizar um melhor registo, claramente ao seu alcance.

                              “Não sabemos muito bem quais foram os programas de trabalho das outras equipas, mas tendo em conta que fizemos tempos parecidos, nós e a McLaren, presumo que tenham testado em condições semelhantes a nós. Por exemplo, o mapa de motor estava de longe do máximo em termos de potencialidades, já que isto era só um teste em que o objetivo principal era testar a aerodinâmica e alguns componentes mecânicos. Quando testei com a Force India o objetivo foi alcançar tempos, e tudo foi feito nesse sentido, mas neste caso não, já que procurei cumprir o programa delineado pela equipa. Recordo que faltam ainda duas corridas para o final do campeonato, e a Red Bull está a lutar pelos títulos, pelo que nesse aspeto, nada pode falhar.”
                              “Houve tempo para realizarmos um tempo ‘canhão’, mas por azar um pequeno problema eletrónico impediu-nos de ir buscar aquele segundo que tinha feito uma boa diferença. De qualquer forma, a equipa tem a telemetria e ficaram contentes com o trabalho...”, referiu Félix da Costa que se adaptou depressa ao carro: “Fiz o meu melhor registo dos dois dias logo ao cabo de 15 voltas e isso prova que me adaptei depressa. Até em termos físicos, foi muito melhor do que estava à espera. Fiquei a saber também que o Formula Renault 3.5 é um excelente treino para o Red Bull RB8, pois o WSR deste ano é bem melhor que o de 2011 e existem curvas que, por exemplo o WSR faz em 4,5G, o que não fica longe do F1, que faz 5,0G em zonas iguais. Claro que em mudanças de direção, travagem e aceleração não tem comparação, mas o melhor treino foi mesmo o WSR, ajudou muito.”
                              Uma semana com a Red Bull
                              António Maria de Mello Breyner Félix da Costa já faz parte da família da Red Bull há algum tempo, e como preparação mental para este importante teste, foi convidado pela equipa a seguir de perto todo o fim de semana do GP de Abu Dhabi de Fórmula 1: “Já conhecia várias pessoas da Red Bull, pois desde o teste aerodinâmico, o Road Show na Coreia, ou as outras duas vezes que guiei um Red Bull fui conhecendo pessoas. Mas quem foi o meu cicerone em Abu Dhabi foi mesmo o Sébastien Buémi, terceiro piloto da equipa, e uma excelente pessoa que muito me ajudou nestes dias”, disse Félix da Costa que recordou alguns momentos engraçados:
                              “A Red Bull é mesmo uma equipa diferente no seio da Fórmula 1, pois existe um ambiente muito bom, descontraído, uma mentalidade jovem, nota-se um espírito diferente doutras equipas. Logo na quinta-feira estive com o Mark Webber e o Sebastian Vettel. O Mark já conhecia pois é manager do meu adversário na GP3 Series, o Mitch Evans. Por vezes falava comigo na brincadeira a dizer-me para andar mais devagar e deixar o piloto dele ganhar...”
                              “Já o Vettel, inicialmente pareceu-me algo antipático, pois pouco falou, só que depois de uma reunião onde estive presente, percebi que ele não me reconheceu logo. Depois disso veio ter comigo, pediu desculpa e disse-me que só me conhecia pelo capacete. Deu-me os parabéns pelo meu grande final de época, e revelou que o Dr. Helmut Marko está muito contente comigo, e colocou-se à disposição para qualquer coisa que precisasse. Não tinha essa ideia dele, e gostei da atitude”, referiu o piloto que explicou a importância de estar por dentro da equipa durante os quatro dias de Grande Prémio: “É muito importante estar por dentro naquele ambiente pois testemunhamos as mais diversas situações, ficamos a perceber no global como funcionam as coisas dentro da equipa em termos de comunicação, como se comunica, e quando me sentei no carro já sabia bem o que tinha e quando dizer.”
                              Num ambiente destes, qualquer pormenor pode ser decisivo, e por isso, António Félix da Costa e Sébastien Buémi foram para a pista, durante os treinos livres para observar: “No final de um dos treinos, falei com o Vettel, e sem dizer se achava se era melhor ou pior, dizia o que via dele e dos outros pilotos, para que ele soubesse o que estava a fazer comparativamente aos adversários, as diferentes linhas de abordagem, etc. Depois disso, fomos para o briefing, e aí passou-se uma história muito curiosa...”
                              O encosto de Michael Schumacher
                              Michael Schumacher e Sebastian Vettel são bons amigos, e apesar de serem ambos alemães, a forte amizade sobrepõe-se à natural rivalidade de serem ambos naturais do mesmo país, e por isso a história seguinte tem o seu quê de engraçado: “Por acaso acabei por me sentar entre o Schumacher e o Vettel, e enquanto ouvíamos, comecei a sentir o Schumacher a bater-me na perna, na brincadeira. Fiquei aflito pois era o Schumacher ali ao meu lado, mas depois ele olhou, viu que era eu e riu-se, desculpando-se a dizer que pensava que era o Vettel. Foi engraçado!”
                              Mundo à parte na Fórmula 1
                              Para Félix da Costa, a presença no GP de Abu Dhabi deu para perceber que a Fórmula 1 é um mundo completamente à parte: “O mundo da F1 é incrível! Não tem comparação possível com outra qualquer disciplina do desporto automóvel. Alguns tentam imitar mas nada tem a ver. Gasta-se muito dinheiro, e ainda mais num local como Abu Dhabi, mas é fantástico viver isto por dentro...”
                              O futuro
                              Para António Félix da Costa, o futuro próximo deverá passar pela World Series by Renault, mas esse é um cenário que ainda não está totalmente garantido: “Não sei ainda muito bem como vai ser em 2013, pois não está garantido que faça mais um ano da World Series, embora essa seja uma situação provável. Era o que gostava, pois o carro é ótimo e o campeonato muito giro, e se a isso fosse possível juntar as sextas feitas de Fórmula 1 ainda melhor, pois penso que é importante ter um pezinho na F1. Se posso ser competitivo na Fórmula 1? Só depende de mim e as coisas são simples. Se repetir a WSR só tenho que acelerar e se tiver um ano bom, vou para a F1, se não, não vou. Depende como correr o ano na WSR, onde, caso dispute o campeonato, tenho de apontar para o título. Mas não sei ainda, veremos...”
                              Preparação para o teste
                              Um teste com uma equipa de F1 como a Red Bull tem de ser preparado com todo o cuidado, e o que se vê em pista, tem por trás muitas horas de trabalho: “Fui para o simulador ainda na Grã-Bretanha durante três dias inteiros, das nove da manhã às cinco da tarde, parando para almoçar. Ali simula-se tudo e mais alguma coisa, desde a pista, que já conhecia, ao tipo de pneus, pontos de travagem, caixa de velocidades, KERS, simulam-se falhas no carro, arranques, sendo tudo muito real até certo ponto, claro...”, referiu o piloto luso que agora ruma a Macau para o Grande Prémio de F3: “Já mudei o chip e vou lá para ganhar embora saiba que é mesmo muito difícil. Mas vou tentar...”, concluiu António Félix da Costa.

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                                #45
                                Originalmente Colocado por Gugul Ver Post
                                Pena o tempo de antena dado pelas TV's ser igual a Zero.......................
                                Não é nenhum artista da bola...

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                                  #46

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                                    #47
                                    Originalmente Colocado por JFernandes Ver Post
                                    Assim fica melhor...


                                    António Félix da Costa: “Vettel disse-me que o Dr. Helmut Marko está muito contente comigo”



                                    António Félix da Costa realizou em Abu Dhabi dois dias de testes com a Red Bull, trilhando um pouco mais o caminho que o levará, espera-se, à Fórmula 1. Depois de uma época em que se tornou no segundo português a militar no Red Bull Junior Team, depois de Filipe Albuquerque, o piloto luso lutou até ao final pelo título da GP3 Series, e esteve em grande destaque na meia época na World Series by Renault FR 3.5, em que foi chegar, ver e vencer. Em Abu Dhabi, cumpriu dois dias de testes com o Red Bull RB8 da equipa campeã, foi segundo no primeiro dia, o mais rápido no segundo, e só um problema eletrónico o impediu de realizar um melhor registo, claramente ao seu alcance.

                                    “Não sabemos muito bem quais foram os programas de trabalho das outras equipas, mas tendo em conta que fizemos tempos parecidos, nós e a McLaren, presumo que tenham testado em condições semelhantes a nós. Por exemplo, o mapa de motor estava de longe do máximo em termos de potencialidades, já que isto era só um teste em que o objetivo principal era testar a aerodinâmica e alguns componentes mecânicos. Quando testei com a Force India o objetivo foi alcançar tempos, e tudo foi feito nesse sentido, mas neste caso não, já que procurei cumprir o programa delineado pela equipa. Recordo que faltam ainda duas corridas para o final do campeonato, e a Red Bull está a lutar pelos títulos, pelo que nesse aspeto, nada pode falhar.”

                                    “Houve tempo para realizarmos um tempo ‘canhão’, mas por azar um pequeno problema eletrónico impediu-nos de ir buscar aquele segundo que tinha feito uma boa diferença. De qualquer forma, a equipa tem a telemetria e ficaram contentes com o trabalho...”, referiu Félix da Costa que se adaptou depressa ao carro: “Fiz o meu melhor registo dos dois dias logo ao cabo de 15 voltas e isso prova que me adaptei depressa. Até em termos físicos, foi muito melhor do que estava à espera. Fiquei a saber também que o Formula Renault 3.5 é um excelente treino para o Red Bull RB8, pois o WSR deste ano é bem melhor que o de 2011 e existem curvas que, por exemplo o WSR faz em 4,5G, o que não fica longe do F1, que faz 5,0G em zonas iguais. Claro que em mudanças de direção, travagem e aceleração não tem comparação, mas o melhor treino foi mesmo o WSR, ajudou muito.”

                                    Uma semana com a Red Bull

                                    António Maria de Mello Breyner Félix da Costa já faz parte da família da Red Bull há algum tempo, e como preparação mental para este importante teste, foi convidado pela equipa a seguir de perto todo o fim de semana do GP de Abu Dhabi de Fórmula 1: “Já conhecia várias pessoas da Red Bull, pois desde o teste aerodinâmico, o Road Show na Coreia, ou as outras duas vezes que guiei um Red Bull fui conhecendo pessoas. Mas quem foi o meu cicerone em Abu Dhabi foi mesmo o Sébastien Buémi, terceiro piloto da equipa, e uma excelente pessoa que muito me ajudou nestes dias”, disse Félix da Costa que recordou alguns momentos engraçados:

                                    “A Red Bull é mesmo uma equipa diferente no seio da Fórmula 1, pois existe um ambiente muito bom, descontraído, uma mentalidade jovem, nota-se um espírito diferente doutras equipas. Logo na quinta-feira estive com o Mark Webber e o Sebastian Vettel. O Mark já conhecia pois é manager do meu adversário na GP3 Series, o Mitch Evans. Por vezes falava comigo na brincadeira a dizer-me para andar mais devagar e deixar o piloto dele ganhar...”

                                    “Já o Vettel, inicialmente pareceu-me algo antipático, pois pouco falou, só que depois de uma reunião onde estive presente, percebi que ele não me reconheceu logo. Depois disso veio ter comigo, pediu desculpa e disse-me que só me conhecia pelo capacete. Deu-me os parabéns pelo meu grande final de época, e revelou que o Dr. Helmut Marko está muito contente comigo, e colocou-se à disposição para qualquer coisa que precisasse. Não tinha essa ideia dele, e gostei da atitude”, referiu o piloto que explicou a importância de estar por dentro da equipa durante os quatro dias de Grande Prémio: “É muito importante estar por dentro naquele ambiente pois testemunhamos as mais diversas situações, ficamos a perceber no global como funcionam as coisas dentro da equipa em termos de comunicação, como se comunica, e quando me sentei no carro já sabia bem o que tinha e quando dizer.”

                                    Num ambiente destes, qualquer pormenor pode ser decisivo, e por isso, António Félix da Costa e Sébastien Buémi foram para a pista, durante os treinos livres para observar: “No final de um dos treinos, falei com o Vettel, e sem dizer se achava se era melhor ou pior, dizia o que via dele e dos outros pilotos, para que ele soubesse o que estava a fazer comparativamente aos adversários, as diferentes linhas de abordagem, etc. Depois disso, fomos para o briefing, e aí passou-se uma história muito curiosa...”

                                    O encosto de Michael Schumacher

                                    Michael Schumacher e Sebastian Vettel são bons amigos, e apesar de serem ambos alemães, a forte amizade sobrepõe-se à natural rivalidade de serem ambos naturais do mesmo país, e por isso a história seguinte tem o seu quê de engraçado: “Por acaso acabei por me sentar entre o Schumacher e o Vettel, e enquanto ouvíamos, comecei a sentir o Schumacher a bater-me na perna, na brincadeira. Fiquei aflito pois era o Schumacher ali ao meu lado, mas depois ele olhou, viu que era eu e riu-se, desculpando-se a dizer que pensava que era o Vettel. Foi engraçado!”

                                    Mundo à parte na Fórmula 1

                                    Para Félix da Costa, a presença no GP de Abu Dhabi deu para perceber que a Fórmula 1 é um mundo completamente à parte: “O mundo da F1 é incrível! Não tem comparação possível com outra qualquer disciplina do desporto automóvel. Alguns tentam imitar mas nada tem a ver. Gasta-se muito dinheiro, e ainda mais num local como Abu Dhabi, mas é fantástico viver isto por dentro...”

                                    O futuro

                                    Para António Félix da Costa, o futuro próximo deverá passar pela World Series by Renault, mas esse é um cenário que ainda não está totalmente garantido: “Não sei ainda muito bem como vai ser em 2013, pois não está garantido que faça mais um ano da World Series, embora essa seja uma situação provável. Era o que gostava, pois o carro é ótimo e o campeonato muito giro, e se a isso fosse possível juntar as sextas feitas de Fórmula 1 ainda melhor, pois penso que é importante ter um pezinho na F1. Se posso ser competitivo na Fórmula 1? Só depende de mim e as coisas são simples. Se repetir a WSR só tenho que acelerar e se tiver um ano bom, vou para a F1, se não, não vou. Depende como correr o ano na WSR, onde, caso dispute o campeonato, tenho de apontar para o título. Mas não sei ainda, veremos...”

                                    Preparação para o teste

                                    Um teste com uma equipa de F1 como a Red Bull tem de ser preparado com todo o cuidado, e o que se vê em pista, tem por trás muitas horas de trabalho: “Fui para o simulador ainda na Grã-Bretanha durante três dias inteiros, das nove da manhã às cinco da tarde, parando para almoçar. Ali simula-se tudo e mais alguma coisa, desde a pista, que já conhecia, ao tipo de pneus, pontos de travagem, caixa de velocidades, KERS, simulam-se falhas no carro, arranques, sendo tudo muito real até certo ponto, claro...”, referiu o piloto luso que agora ruma a Macau para o Grande Prémio de F3: “Já mudei o chip e vou lá para ganhar embora saiba que é mesmo muito difícil. Mas vou tentar...”, concluiu António Félix da Costa.

                                    Ler mais: António Félix da Costa

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                                      #48
                                      Grande Prémio de Macau de Fórmula 3 SJM
                                      Alinhamento Grandioso de 30 Carros
                                      Marca Celebração do 30º Aniversário


                                      O Grande Prémio de Macau de Fórmula 3 – SJM celebra, este ano, 30 anos desde que se tornou no maior palco desta competição a nível mundial.

                                      Apesar da história do evento ter 59 anos em Macau, foi apenas em 1983 – exactamente há 30 anos – que teve lugar a primeira corrida de máquinas Fórmula 3. Esse ano, um aspirante piloto brasileiro chamado Ayrton Senna marcou a sua presença como o homem a vencer e arrebatou a primeira vitória no Grande Prémio de Macau de Fórmula 3 antes de se tornar tri-campeão do Campeonato Mundial de Fórmula 1.

                                      Este ano, Daniel Juncadella participa no Grande Prémio de Macau como o piloto a vencer. O espanhol é o actual campeão de Macau e lidera a Euro Série de F3 e o Campeonato Europeu de F3 da FIA apenas a uma ronda do fim. Juncadella faz parte de quatro carros da Prema Powerteam, a mesma equipa que o levou a vitória o ano passado. A ele irão juntar-se os Mercedes da Prema, conduzidos pelo líder e companheiro de equipa da Euro Série, Raffaele Marciello e o prodígio da Ferrari e candidato à Fórmula 1, o alemão Sven Müller. O piloto holandês Hannes van Asseldonk, trocou a Fortec Motorsport, equipa com que regularmente compete nas séries internacionais do Campeonato Britânico de F3, e passa para a equipa Prema.

                                      A Fortec, apesar de este ano competir sem van Asseldonk, vais estar representada, em Macau, com quatro pilotos vencedores, este ano, em várias provas da temporada Britânica F3. A aguardar marcar as rodas no asfalto de Macau, Felix Serralles, Alex Lynn, Harry Tincknell e Pipo Derani will estão na Fortec com Dallara-Mercedes.

                                      A maior presença deste ano vai ser a Carlin, já que a equipa britânica escolheu competir com seis Volkswagen-Dallaras. Na frente da “Dream Team” estará Jack Harvey, recentemente consagrado campeão 2012 do campeonato Britânico de F3. Este irá juntar-se aos companheiros de equipa Will Buller e Carlos Sainz Junior, ambos vencedores, deste ano, em provas do mesmo campeonato.

                                      Para concluir a Carlin apresenta o restante alinhamento com um conjunto de pilotos igualmente importantes, nomeadamente, três estrelas que regressam à Fórmula 3 que não querem perder a oportunidade de tentar ganhar a prestigiada corrida de Macau. Daniel Abt (segundo na série GP3 deste ano), António Félix da Costa (vencedor em corridas do GP3 e Fórmula Renault 3.5) e Felipe Nasr (ex-campeão no campeonato britânico de Fórmula 3 e actual piloto de GP2, e segundo classificado em Macau, no ano passado) querem todos brilhar logo à partida na prova de Macau.

                                      Os três pilotos da Carlin não são os únicos a querer regressar às vitórias no fim-de-semana de F3. Kevin Korjus, prodígio da Lotus F1 e piloto regular em Fórmula Renault 3.5, ao volante de um Dallara-Mercedes pela Galaxy Double R Racing, estará ao lado do recém campeão da Taça alemã de F3, Jimmy Eriksson.

                                      Por sua vez Alexander Sims, anunciou no início do ano, que estará com a McLaren GT, já que durante a última época competiu ao volante do protótipo da LMP2 Sports na Status Grand Prix, uma equipa parcialmente de Teddy Yip Junior, filho do fundador da Theodore Racing e responsável pela vinda de Ayrton Senna em 1983. Pela 30ª corrida de F3 no Grande Prémio de Macau, Sims irá competir numa equipa com apenas um carro da T-Sport, num carro único da Three Bond-Nissan. O britânico já esteve este ano com este carro numa outra prova de F3 onde em Agosto venceu a ronda Nürburgring na Euro Séries F3, a fim de se classificar para Macau.

                                      Mücke Motorsport vai trazer, três Mercedes-Dallaras, incluindo os homens da frente no Euro Séries, Pascal Wehrlein e Felix Rosenqvist. A equipa Berlinense irá ainda incluir Mitchell Gilbert, que recentemente terminou em quarto na Taça Alemã de F3.

                                      Lucas Auer, que terminou em segundo depois de Eriksson na série Alemã, esta temporada, e vai conduzir um Dallara-Volkswagen, na equipa holandesa Van Amersfoort Racing, com o holandês Dennis van de Laar.

                                      De igual modo, a equipa Japonesa de F3, TOM’S, vai trazer ao Grande Prémio de Macau dois dos seus quatro carros Toyota. Um irá ser conduzido pelo piloto Malaio Jazeman Jaafar, que esteve perto de vencer, este ano, o Campeonato Britânico de F3. O outro carro será para o Japonês Yuichi Nakayama, um vencedor habitual no campeonato Japonês de F3.

                                      Os outros dois carros Toyota em campo estarão ambos em equipas de apenas um piloto. O líder em pontos do campeonato Japonês de F3 Ryo Hirakawa pela RSS, e Hideki Yamauchi pela B-Max Engineering.

                                      Estarão igualmente presentes mais quatro equipas com apenas um carro em prova. A Mercedes com Andrea Roda (Jo Zeller Racing), Luis Sa Silva (Angola Racing Team) e Lucas Wolf (URD Rennsport), enquanto Tom Blomqvist, filho do ex-campeão Mundial de Rallies Stig Blomqvist, num Volkswagen pela equipa Euro International.

                                      Com estreia marcada para o circuito da Guia, a próxima geração de Fórmula 3, o actual campeão de Macau contra os melhores pilotos de F3, incluindo os vencedores dos campeonatos, Britânico, Alemão e Japonês, o 30º aniversário do Grande Prémio de Macau de Fórmula 3 promete ser uma comemoração verdadeiramente inesquecível.

                                      59° Grande Prémio de Macau - Grande Prémio de Macau de Fórmula 3 SJM Alinhamento Grandioso de 30 Carros <div>Marca Celebração do 30º Aniversário</div>

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                                        #49









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                                          #50
                                          Espero que num futuro breve, ver imagens como estas todos os fins de semana em que haja corridas de F1 se torne banal.
                                          Editado pela última vez por JFernandes; 09 November 2012, 09:05.

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                                            #51


                                            Antonio Felix da Costa - Road to FORMULA 1

                                            Olá a todos, já estou em Inglaterra a preparar o GP Macau.
                                            Sou um dos nomeados para Piloto do mês de Outubro no site driverdb. Se acham que eu mereço, votem sff. Obrigado ;)

                                            Driver of the Month | Driver Database | Motorsport

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                                              #52
                                              Originalmente Colocado por domfillas Ver Post


                                              Antonio Felix da Costa - Road to FORMULA 1

                                              Olá a todos, já estou em Inglaterra a preparar o GP Macau.
                                              Sou um dos nomeados para Piloto do mês de Outubro no site driverdb. Se acham que eu mereço, votem sff. Obrigado ;)

                                              Driver of the Month | Driver Database | Motorsport
                                              A quem for ao site, quando entrarem pode não aparecer logo a sondagem.

                                              Tem outras sondagens a decorrer (como a do WTCC onde podem votar no Monteiro) e vai alternando entre sondagens à medida que se faz refresh ou se navega entre páginas.

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                                                #53
                                                Originalmente Colocado por domfillas Ver Post


                                                Antonio Felix da Costa - Road to FORMULA 1

                                                Olá a todos, já estou em Inglaterra a preparar o GP Macau.
                                                Sou um dos nomeados para Piloto do mês de Outubro no site driverdb. Se acham que eu mereço, votem sff. Obrigado ;)

                                                Driver of the Month | Driver Database | Motorsport

                                                Já tem o meu voto

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                                                  #54
                                                  Originalmente Colocado por Alpiger Ver Post
                                                  Já tem o meu voto
                                                  Quem, o Monteiro?

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                                                    #55
                                                    O meu voto ja la esta tambem

                                                    Comentário


                                                      #56
                                                      Salvo erro... há duas votações para o Félix... WSR e GP3.

                                                      Comentário


                                                        #57
                                                        Originalmente Colocado por domfillas Ver Post
                                                        Salvo erro... há duas votações para o Félix... WSR e GP3.

                                                        Também foi o que me pareceu.

                                                        Comentário


                                                          #58
                                                          Originalmente Colocado por JFernandes Ver Post
                                                          Quem, o Monteiro?
                                                          Também já tem o meu voto.

                                                          Comentário


                                                            #59
                                                            Originalmente Colocado por nto Ver Post
                                                            Também foi o que me pareceu.
                                                            Fui à página ver em que lugar estava, e ele estava em primeiro... depois votei no Monteiro e apareceu-me em seguida o Félix em 4º... e foi aí que reparei que dizia por cima GP3.

                                                            Comentário


                                                              #60


                                                              A máquina do António para o fim de semana!

                                                              Comentário

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