Vai da preferência de cada um.
Mas eu também não me importava de fazer em 2 rodas, eu cá gosto de todas. Então uma bela KTM EXC250F
Preferia a minha antiga CR 250R! Mas, e apesar de continuar com o bichinho a roer cá dentro, cada vez mais me convenço que este é um daqueles objectivos que não vou chegar a cumprir! Um gajo já está meio entradote, a ganhar barriga de cerveja, e mais em baixo de forma que a barriga de uma tartaruga. Se não o fiz nos meus "intes" também já não deve ser agora nos meus "intas" que o vou fazer...
Preferia a minha antiga CR 250R! Mas, e apesar de continuar com o bichinho a roer cá dentro, cada vez mais me convenço que este é um daqueles objectivos que não vou chegar a cumprir! Um gajo já está meio entradote, a ganhar barriga de cerveja, e mais em baixo de forma que a barriga de uma tartaruga. Se não o fiz nos meus "intes" também já não deve ser agora nos meus "intas" que o vou fazer...
A CR ainda aguentava! São motas de guerra.
Eu como nunca tive 2 tempos, nem sequer experimentei, mas adoro o som
Apesar de o meu pai ter tido uma de 2 rodas(a bela da XF-17, e ainda lhe fez umas alterações) impôs a regra que a ter mota tinha de ter 4 rodas, pouco depois apercebeu-se que o perigo não é assim tão diferente(apesar de ainda ter algumas diferenças claro)
Agora para esses problemas á outras resoluções, apesar de ainda ser possível em 2 rodas com um bocadinho de treino físico e na mota, depois há os UTV/buggy olha que são muito engraçados, e ainda é possível de quad...
A CR ainda aguentava! São motas de guerra.
Eu como nunca tive 2 tempos, nem sequer experimentei, mas adoro o som
Apesar de o meu pai ter tido uma de 2 rodas(a bela da XF-17, e ainda lhe fez umas alterações) impôs a regra que a ter mota tinha de ter 4 rodas, pouco depois apercebeu-se que o perigo não é assim tão diferente(apesar de ainda ter algumas diferenças claro)
Agora para esses problemas á outras resoluções, apesar de ainda ser possível em 2 rodas com um bocadinho de treino físico e na mota, depois há os UTV/buggy olha que são muito engraçados, e ainda é possível de quad...
Esses seriam uma possibilidade se houver este tipo de serviço de aluguer pois comprar um está fora de hipóteses. Mas o sonho era mesmo em duas rodas! Quem sabe, talvez um dia me dê na veneta, nem que seja para ir em ritmo de passeio...
E começou oficialmente hoje a 27ª Baja Portalegre 500! Foram feitas as verificações técnicas e amanhã é o prologo, fica aqui o programa oficial:
Já são conhecidas as horas previstas para verificações, partidas e chegadas de prólogo e etapas. Salvo algum contratempo, o programa definido para a Baja Portalegre 500, edição de 2013, será este:
Quinta-feira, 31 de Outubro
09h00 / 16h00 Verificações Administrativas (Auto e Moto)
09h30 / 17H00 Verificações Técnicas (Auto e Moto)
13h00 / 16h30 Reconhecimento da Super Especial (Auto e Moto)
Sexta-feira, 1 de Novembro
08h05 Partida 1ª Etapa – Moto
08h30 Cerimónia de Partida /Partida SSS1 – Moto
10h35 Chegada 1ª Etapa – Moto (Hora prevista do primeiro)
14h00 Partida 1ª Etapa – Auto
14h30 Cerimónia de Partida / Partida SSS1 – Auto
15h00 Chegada da 1ª Etapa – Auto (Hora prevista do primeiro)
16h00 Conferência de Imprensa – Moto
17h00 Conferência de Imprensa e Escolha das Posições de Partida (Top 5) – Auto
Sábado, 2 de Novembro
06h45 Partida da 2ª Etapa – Auto
09h00 Partida 2ª Etapa – Moto
11h40 Partida da 3ª Secção – Auto
13h35 Chegada SS2 – Moto (Hora prevista do primeiro)
15h05 Chegada 2ª Etapa – Moto (Hora prevista do primeiro)
15h30 Chegada da 2ª Etapa – Auto (Hora prevista do primeiro)
16h00 Cerimónia de pódio – Moto
16h30 Cerimónia de pódio – Auto
17h15 Conferência de Imprensa (Auto e Moto)
20h30 Distribuição de prémios (Auto e Moto) -
Horários das Zonas Espectáculo e condicionantes na Baja Portalegre 500
A organização da prova já divulgou os horários previstos para cada uma das zonas espectáculo da prova. Podendo haver alterações de última hora, estes são os horários definidos para a passagem em cada um dos locais recomendados.
Além dos horários, há que ter em atenção as recomendações da organização da prova e ter muita atenção às condicionantes impostas ao tráfego rodoviário durante os dias da prova. Algumas estradas estarão cortadas e alguns acessos condicionados. Portanto, fique a par de tudo para que a Baja Portalegre 500 lhe corra da melhor forma.
ZE 1/ SA 1 – Portalegre (39 14 758N / 07 27 506W)
Localização: Próximo do centro de exames de Portalegre (IP2). Características: Passagem de água, seguida de salto a anteceder a chegada. Acessos: Próximo de Portalegre, junto ao IP2 (km 179), acesso a pé (300m). Estacionamentos junto ao IP2, seguir as indicações ZE1
1/11: Prólogo: 1ª Moto – 09h00 / Mini Baja 11h30 / 1º Auto – 14h30
2/11: Inicio da Prova: Auto SS2 – 07h15 / Auto SS3 – 12h30 / Moto – 09h15 Classic Baja, Maxi Baja, Troféu Honda XR, Ladies Baja, ACP 50 – 10h45
Final da prova: Auto SS2 – 09h45 / Auto SS3 – 15h10 / Moto – 13h50 Classic Baja, Maxi Baja, Honda XR, Ladies Baja, Master 50 – 13h10
ZE 2 / SA 2 – Alagoa / Portalegre (39 17 337N / 07 30 816W)
Localização: Próximo do campo de futebol da Alagoa. Características: Passagem tradicional, travessia de pequena ribeira, zona aberta com boa visibilidade. Acessos: Existem vários acessos a esta localidade, desde o IP2, na povoação Alagoa, seguir direção Flor da Rosa ou Crato, a ZE situa-se cerca de 500 m após o cruzamento. Desde o Crato, pela estrada para Alagoa. Seguir indicações ZE2.
2/11: 1ª Moto (km 27,60 ): 09h34; 1º Auto SS3 (km 27,60 ): 12h49
ZE 3 / SA 3 – Monte da Pedra / Crato (39 21 989N / 07 44 848W)
Localização: Campo de futebol de Monte da Pedra. Características: Zona artificial com um gancho, algumas curvas e um salto. Acessos: Existem vários acessos a esta localidade, desde o IP2, por Gafete seguir as indicações Monte da Pedra. Desde Portalegre, via Crato, seguir as indicações para Monte da Pedra. Na povoação seguir as indicações ZE3.
2/11: 1ª Moto (km 49,71): 09h50; 1º Auto SS3 (km 49,71): 13h05
ZE 4 / SA 4 – Termas da Fadagosa de Nisa (39 31 498N / 07 47 118W)
Localização: Junto ao IP2, próximo da barragem do Fratel. Características: Zona artificial com várias características da prova. Boa visibilidade. A Câmara Municipal de Nisa realizou um excelente trabalho para permitir ao público um local agradável com apoios de bares e estacionamento fácil. Acessos: Vindo de norte, pelo IP2 e após passagem pela Barragem do Fratel, virar à esquerda direção Monte Claro / Albarrol. Mais 2 km e está na ZE3. Quem vem de sul, seguir pela IP2 em direção à A23 / Barragem do Fratel e virar à esquerda, direção Monte Claro / Albarrol / Nisa. Mais 400 metros, virar à direita para estrada secundária. 400 metros depois está nos estacionamentos da ZE4.
2/11: 1ª Moto (km 77,89): 10h09; 1º Auto SS3 (km 77,89): 13h24
ZE 5 / SA 5 – Quinta da Margalha / Gavião (39 25 763N / 07 54 672W)
Localização: Quinta da Margalha. Características: Zona artificial com algumas curvas e um salto. Boa visibilidade. Acessos: Vindo de norte, pela A23, sair para Mouriscas ou Portalegre ( IP2 ), e seguir as indicações para Gavião (EN 118). Próximo desta localidade, seguir pela EN 244 para Ponte de Sôr e um pouco mais à frente seguir direção Vale da Vinha. A ZE encontra-se imediatamente a seguir ao desvio. Vindo de sul por Ponte de Sôr seguir pela EN244 para Gavião, antes da povoação seguir direção Vale da Vinha. Já próximo do local seguir indicações ZE5.
2/11: 1ª Moto (km 104,09): 10h28; 1º Auto SS3 (km 104,09): 13h43
ZE 6 / SA 6 – Ponte de Sor (39 16 291N / 08 01 231W)
Localização: Zona Industrial. Características: Zona artificial com boa visibilidade. Piso arenoso, bons acessos. Acessos: Próximo de Ponte de Sor, seguir as indicações para Zona Industrial e ZE6.
2/11: 1ª Moto (km 134,05): 10h49; 1º Auto SS3 (km134,05): 14H04
ZE 7 / SA 7 – Seda / Alter do Chão (39 11 545N / 07 47 771W)
Localização: Ribeira de Seda (estrada de Seda para Vila Formosa ou Vale Barqueiros). Características: Mítica passagem da Ribeira de Seda. Boa visibilidade. Acessos: Vindo de sul, Avis, seguir estrada nacional 370, direção Alter do Chão, atenção que esta estrada está condicionada antes da aldeia de Seda. Vindo de Norte, de Ponte de Sor ou Alter do Chão, seguir direção Galveias e Avis, EN 370. A estrada nacional 370 encontra-se condicionada próximo da povoação de Seda. A estrada de Figueira e Barros ou de Vale de Seda para Benavila encontra-se fechada ao trânsito. Na povoação de Seda seguir as indicações ZE7.
2/11: 1º Auto SS2 (km 40,71): 07h43; 1ª Maxi, Classic, Honda XR, Ladies Baja, Master 50 (km 40,71): 10h54
1ª Moto (km 192,49): 11h30
ZE 8 / SA 8 – Benavila / Avis (39 06 551N / 07 51 965W)
Localização: À saída de Benavila para Figueira e Barros. Características: Zona artificial com algumas curvas. Boa visibilidade. Acessos: Vindo de sul, Avis, seguir estrada nacional 370, direção Alter do Chão / Benavila.
Vindo de Norte, de Ponte de Sor, seguir direção Galveias e Avis. Vindo de Alter do Chão, segue por Fronteira ou Figueira e Barros, direção Avis. A estrada nacional 370 encontra-se condicionada próximo da povoação de Seda. A estrada de Figueira e Barros ou de Vale de Seda para Benavila encontra-se fechada ao trânsito. Na povoação de Benavila seguir as indicações ZE8.
2/11: 1º Auto SS2 (km 61,47): 07H58; 1ª Maxi, Classic, Honda XR, Ladies Baja; Master 50 (km 61,47): 11h12
1ª Moto (km 213,25): 11h45
ZE 9 / SA 9 – Sousel (38 57 651N / 07 41 388W)
Localização: Junto ao antigo campo de futebol. Características: Zona artificial com algumas curvas e um salto. Boa visibilidade num ponto elevado. Acessos: Vindo de sul, pela A6, sair para Estremoz e seguir direção Sousel pela EN 245 ou pelo IP2. Em Sousel, seguir direção Avis e Figueira e Barros. À saída de Sousel encontra a ZE. Vindo de Portalegre pelo IP2, seguir direção Sousel e as indicações acima referidas.
Na povoação seguir as indicações ZE9.
2/11: 1º Auto SS2 (km 119,44): 08H39; 1ª Maxi, Classic, Honda XR, Ladies Baja, Master 50 (km 119,44): 12h02
1ª Moto (km 271,22): 12h26
ZE 10 / SA 10 – Fronteira (39 03 037N / 07 38 418W)
Localização: Zona Industrial. Características: Percurso das 24 Horas em sentido inverso. Boa visibilidade num ponto elevado. Acessos: Vindo de sul, pela A6, sair para Estremoz e seguir direção Portalegre, próximo de Monforte seguir direção Fronteira. Vindo de Portalegre pelo IP2, após Monforte seguir direção Fronteira. Na povoação seguir as indicações ZE10.
2/11: 1º Auto SS2 (km 140,57): 08H54; 1ª Maxi, Classic, Troféu XR, Ladies Baja, Master 50 (km 140,57): 12h20
1ª Moto (km 292,35): 12h41
Para além das Zonas Espectáculo, existem outros locais que poderão ser utilizados para observar a prova. No entanto, os acima identificados são aqueles que a Organização e as autarquias locais recomendam, sobretudo pelos meios de segurança colocados no local e pelas condições de estacionamento e acessibilidade. Estradas interditadas ao trânsito no dia 2 de Novembro:
Estrada Municipal 1078, Seda / Terrujo
Estrada Municipal 1071, Terrujo / EN 370.
Estrada Municipal 538, Sousel / EN 243 (Figueira e Barros)
Estrada Municipal 1093, Cano / EM
Estrada Nacional 369, Cabeço de Vide / Vaiamonte (Alternativa por estrada municipal que contorna Cabeço de Vide a sul).
O caminho da Chancelaria, que liga Alter do Chão à estação de Portalegre.
Estradas condicionadas:
Estrada Municipal 528, Amieira do Tejo / Nisa ou ao IP2.
Estrada Municipal 1025, acesso ao Pisão (Crato)
EN 244, próximo de Ponte de Sor (mais condicionada no sentido Ponte de Sor / Gavião).
Estrada Nacional 369, Chança / Cunheira
Estrada Nacional 369, Seda / Benavila
Estrada Municipal 1071, Ervedal / Figueira e Barros
Estrada Municipal 504, Fronteira / Sto Amaro
Estrada Municipal que liga Aldeia da Mata ao Crato (junto à povoação da Aldeia da Mata).
Para os que não podem assistir ao vivo, à Baja Portalegre 500, a televisão portuguesa terá alguns espaços informativos onde serão transmitidas imagens do evento.
Até ao dia de hoje, apenas estão confirmadas as seguintes transmissões:
E lá se passou mais um lindo dia de Sol Alentejano a ouvir o ronco dos motores!
Cheguei ao local por volta das 8:30 e fiquei até ás 14:00, infelizmente por motivos profissionais não pude ficar para assistir aos carros. Fica aqui a classificação:
RESULTADOS SSS1 – AUTO
1º Miguel Barbosa / Miguel Ramalho (Mitsubishi Racing Lancer), 4m39,60s
2º Krzysztof Holowczyc / Andreas Schulz (Mini ALL4 Racing), +6,70s
3º Reinaldo Varela / Gustavo Gugelmin (Toyota Overdrive), +8,60s
RESULTADOS SSS1 – MOTOS
1º João Vivas (Yamaha YZ 450 F), 4m33,50s
2º Luis Oliveira (Yamaha YZ 250), +6,3s
3º Henrique Nogueira (TM 300), +6,6s
Quem me dera puder ir ver
Ainda estava disposto a ajudar na gasolina, é que sozinho "á minha conta" fazer 350/400km(ir e vir) ainda é puxado, neste momento não dá...
Sim! Foi pena não terem caido chuvas durante a semana para haver mais lama, no entanto o terreno ainda estava razoavelmente humido o que evitou haver muito pó e, principalmente, as ribeiras estão com bom caudal...
Quem me dera puder ir ver
Ainda estava disposto a ajudar na gasolina, é que sozinho "á minha conta" fazer 350/400km(ir e vir) ainda é puxado, neste momento não dá...
Pois, uma distância dessas já acarreta uma despesa de assinalar. Quando é assim é combinar de antecedência com um grupo de amigos. Não só se divide a despesa como acompanhado é sempre mais engraçado.
Sim! Foi pena não terem caido chuvas durante a semana para haver mais lama, no entanto o terreno ainda estava razoavelmente humido o que evitou haver muito pó e, principalmente, as ribeiras estão com bom caudal...
É sim Senhor! Uma vez por ano é sagrado..
Pois, uma distância dessas já acarreta uma despesa de assinalar. Quando é assim é combinar de antecedência com um grupo de amigos. Não só se divide a despesa como acompanhado é sempre mais engraçado.
Não me digas que estavas naquele grupinho que nos veio pedir a grelha emprestada?
O problema é que este ano a crise é "geral" anda tudo "teso" e um deles teve exames, para o ano a ver se se combina com mais antecedência e como deve ser.
Ou então e era mesmo bom, era participar mas para isso tinha de vir também o Euromilhões
E pronto! Lá passou mais uma edição da prova rainha do TT em Portugal. Excelente prova este ano com, muito provavelmente, o maior numero de espectadores desde 2005.
Eu fui para uma zona mais sossegada mas no caminho de volta passamos pela zona espectaculo da Alagoa e o mar de carros estacionados ao longo da estrada era impressionante. Fica aqui a classificação e resumo oficiais:
O dia decisivo da Baja Portalegre 500 já vai longo e já se conhecem os vencedores desta etapa de quase 400 km. Numa prova marcada por muitas desistências, principalmente na categoria Auto, onde desde cedo Miguel Barbosa e Nuno Matos, viram os seus carros falharem, devido à dureza da prova. A vitória ficou para o experiente Krzysztof Holowczyc.
Nas motas, numa corrida de trás para a frente, António Maio e Mário Patrão protagonizaram um duelo muito renhido durante grande parte da prova, mas Maio nos kms finais esteve imparável até à meta. No final, a organização aplicou uma penalização de 5mins a António Maio (falhou paragem num CP), que fez com que Mário Patrão fosse o grande vencedor na categoria moto, nesta edição da Baja Portalegre 500, tornando-se assim, campeão nacional absoluto.
Classificação FINAL MOTOS
Mário Patrão (Suzuki RMZ 450) a 4:11.22
António Maio (Yamaha YZF 450) a .01
Pedro Afonso (KTM 500 EXC 510) a 10.08
Henrique Nogueira (TM 300) a 10.35
Domingos Santos (Kawasaki KXF 250) a 15.07
Classificação FINAL AUTO
Krzysztof Holowczyc – Andreas Schulz (Mini ALL4 Racing) em 5:08.39
Martin Kaczmarski – Filipe Palmeiro (Mini ALL4 Racing) a 1.20
Pedro Grancha – Inês Grancha (BMW Evo X1) a 19.34
Marek Dabrowski – Jacek Czachor (Nissan Navara Off-Road) a 22.28
Boris Gadasin – Aleksei Kuzmich (G-Force Proto Evo MK2) a 25.39
Classificação FINAL QUADS
André Carita (Suzuki LTR 450) em 4:40.38
Vítor Santos (Yamaha 450 R) a 2.30
Luís Engeitado (Polaris MXR 450) a 5.43
Rúben Alexandre (Yamaha YFZ 450) a 5.45
Vítor Caeiro (Suzuki LTR 450) a 10.08
Classificação FINAL UTVBuggy
Nuno Tavares (IPS RX 875) em 4:43.36
Aristides Mafra (Polaris RZR 900XP) a 5.47
Roberto Vinaras / Cristobal Hernandez (Polaris RZR) a 7.04
Teo Vinaras / Victor Ramirez (Polaris RZR 900) a 11.35
Bruno Martins (RAGE 140T 1000) a 19.03
Entretando tenho aqui dezenas de fotos que colocarei amanhã assim que as tiver redimensionado...
Comentário