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Porquê? Afinal, porque razão estarão os jovens a perder o interesse nos automóveis?

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    #61
    Em 2005 procurei nos meus bolsos rotos trocos para poder inscrever-me na escola de condução, felizmente (sim porque há males que vêem por bem) fui dispensado do meu 1º trabalho e com o dinheiro da indemnização lá me inscrevi na Escola.
    Coincide mais ou menos com a mesma altura que o meu Pai comprou aquela que foi a única carrinha até agora desta família, uma Passat 1.9 TDi de 130 CV, e provavelmente o melhor carro que passou por cá também, espevitado, ultra-confortável e espaçoso.
    Eu em inícios de 2006 vou a exame de condução, mais uma moça chamada Amélia, reprovamos ambos, ela porque passou um sentido proibido sem se aperceber, eu porque subi um passeio a estacionar.
    Um mês e uma semana depois disso, eu e a mesma moça fizemos o exame de condução, já mais calmos e experientes, lá fomos sem grandes manobras complicadas, excepto uma para mim e outra para a moça, um precauço aqui ou ali, e passamos...

    Compro o meu primeiro carro, um Corsa B 1.4 Sport, isto vindo de um Renault Megane II e de um Kia Cee'd, e do carro do meu pai, uma Passat Variant, só podia dar raia, sempre a imprimir velocidade, sempre a curvar nos limites, ou seja, tive carro para pouco tempo, foi meio ano de carro, mas nesse meio ano ainda fiz acima de 10.000 Km, até que levo o carro ao mecânico e ele diz-me que tinha despesa para 300€ se quisesse continuar com o carro a andar decentemente, eu vendi o carro ao desbarato e comprei um Suzuki Swift Gti, foi o descalabro, o carro até andava muito mas bebia que nem um maluco, não deu problemas de maior mas cansei-me dele rapidamente.

    Eis então que compro um Honda Civic (que agora está nas mãos do meu pai), um carro diferente de todos aqueles que havia conduzido até então, com espaço para levar a moça e os sogros a passear , com espaço para as compras todas, uma direcção fantástica e ultra-comunicativa, um bom chassis, o único problema está nas possíveis dores de costas devido à rigidez tanto da suspensão como dos bancos.

    Mais ou menos pela mesma altura a minha então namorada compra um Corsa C 1.2 Njoy, o primeiro utilitário que tive no verdadeiro sentido da palavra, ou seja, versátil, motor "limitado", confortável e fácil de conduzir.

    Depois, em fins de 2009, por 300€ aparece-me um Corsa A, todo jeitosinho, bem estimado, tanto de interiores como exteriormente, este para além de ter sido o meu companheiro de viagens, também foi o meu carro de experiências, meti-lhe quadrante digital, xénon, faróis de nevoeiro, sensores de parqueamento, e o carro lá se foi aguentando, dentro dos possíveis.

    Em 2012 compro o meu actual carro, Lancia Ypsilon 1242 de 86 CV, um carro bastante evoluído a todos os níveis para o seu ano de matricula.
    Acaba por ser um pouco de Honda Civic misturado com um pouco de Corsa C 1.2.

    O meu interesse por carros apareceu desde os anos 90 com o seguimento da rampa da Falperra, eram fotografias, posters, depois havia os carros em exposição para o pessoal idolatrar, o mítico Andres Vilarinho, os treinos ao sábado e as corridas ao Domingo faziam as delicias dos interessados.

    Depois há sempre regularmente exposições automóveis no Parque de Exposições, havia mais antigamente que agora, Braga agora é a cidade das Exposições Tuning, de três em três meses há uma na zona do Circuito Vasco Sameiro.

    Em 2009 o espirito da Rampa da Falperra falou mais alto que as dificuldades financeiras para organizar tal evento e foi reatada a competição, desde então tem havido sempre e espero que este ano haja também.

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      #62
      Bom, na qualidade de jovem venho aqui deixar o meu testemunho.
      Tenho 19 anos e carta há praticamente 1 ano, com cerca de 10 000km feitos.
      Considero-me um entusiasta por tudo o que tenha motor, principalmente os automóveis. O bichinho já vem desde pequeno, em que na altura coleccionava tudo o que era carros á escala, desde ferrari 355 até ao renault 5. O facto do meu avô ter sido mecânico, embora da área naval, despertou-me mais tarde o gosto pela parte técnica dos veículos. Sou apreciador da mecânica de um simples Fiat Uno até a um colossal supercarro.

      Tirar a carta de condução foi, desde tenra idade, um objectivo a alcançar assim que fizesse os 18 anos, e assim foi, tendo sido o meu avô a pessoa que me permitiu fazê-lo (pagou-me a carta).

      Sou um jovem, que ao contrário de muitos, gosto me meter as mãos na "massa", se tiver tempo livre não hesito em por-me de volta dos carros da casa a resolver problemas ou a simplesmente verificar o bom funcionamento dos mesmos.

      Em relação ao tema do tópico, concordo que os jovens cada vez mais vão perdendo o gosto pelos carros, mas sei que isto tem como origem vários factores. Destaco que actualmente existe muito coisa por onde uma pessoa se pode interessar, muito mais do que há 20 anos atrás, ou seja, há uma maior dispersão dos indivíduos pelas diferentes áreas de interesse que existem.
      Outro factor que destaco é o facto de actualmente, ter carta de condução é muito mais comum do que há uns anos atrás, o que retira alguma "exclusividade" aos indivíduos que a possuem. Considero até que é uma formação quase indispensável nos dias de hoje, na medida em que facilita a procura de trabalho e a própria deslocação pessoal.
      Por último realço o facto de no nosso país, adquirir e manter um carro, até dos mais simples e baratos, não é tarefa fácil, pois os custos inerentes ao mesmo são elevados. Juntemos a isso o facto de uma boa parte dos jovens não ter um trabalho estável ou simplesmente não ter trabalho, pode explicar em parte o abandono dos jovens pelo gosto do automóveis.

      Comentário


        #63
        já reparei que foste suspenso.

        mas a tua falta de educação e falta de princípios é assustador.

        se tivesse algum poder por aqui ficavas suspenso para sempre.

        envergonhas o forum

        Originalmente Colocado por CarlosXX Ver Post
        Via PM, o mesmo que dizer conversa privada... tenho com a tua mulher... ela diz que andas a ler muitas revistas

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          #64
          Se por um lado o interesse por automóveis pode ser bastante saudável para as camadas mais jovens, por outro lado é um poço sem fundo que um jovem dificilmente pode sustentar.

          Ele é pneus, ele é revisões, ele é IUC, ele é seguro, ele é combustível, ele é portagens, ele é...

          Sem a ajuda dos pais é impossível um jovem manter um carro num estado minimamente aceitável...

          Infelizmente tenho este gosto/interesse já desde muito cedo, mas é um desatino, um gajo farta-se num instante, quer sempre mais e melhor, o carro nunca está no ponto, etc...
          Um comum rapaz na mesma situação que eu, com o carro que tenho e no estado em que está, tem carro para uns quantos anitos desde que lhe faça tudo a tempo e horas... Eu já o acho a caminho da 3ª idade (tem 7 anos e 130 mil kms, tenho-o há 2 anos) e já começa a chegar a altura de o sortear para outro dono...

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            #65
            ja tive mais paixão pelos automoveis,neste momento é um meio de transporte para me levar do ponto A ao ponto B.

            adorava-o ter sempre limpo,qualquer risco ficava logo chateado e ia sempre que possivel a todos os lançamentos de todas as marcas,depois fartei-me disso tudo,é apenas um meio de transporte.

            Comentário


              #66
              Porque o automóvel passou de moda, acho eu.

              Há uns anos atrás o primeiro carro era o sonho de qualquer jovem, começavam a trabalhar com esse objectivo e o carro era um símbolo de poder e de independência. Havia toda uma vontade de explorar as potencialidades deste veículos além de que os custos de utilização eram francamente mais baixos, desde a fiabilidade dos carros em si (ok, falando dos Datsun, Ford, Toyota, etc e excluindo Renault, Citroen, ... ). Um habitante do Porto ir a Lisboa ao volante do seu carro era uma aventura por exemplo.

              Hoje em dia o automóvel assume menos preponderância porque fica mais barato ir a Londres de avião do que a Lisboa de carro. Por outro lado os jovens acabam por ter acesso aos automóveis por via dos pais e não sentem a mesma necessidade que os pais sentiram de ter o seu próprio carro.

              Hoje "manda mais pinta" ter roupa de marca, um iPhone e um iPad, ir a restaurantes caros, etc do que ter um bom carro. Os padrões de consumo mudaram.

              Basta ver o que acontece com o desporto automóvel que teve o seu pico (a todos os níveis) nos anos 80, o automóvel estava em plena expansão e democratização. Todos queriam ser como aqueles pilotos que viam nas revistas. Eu às vezes rio-me com os escândalo que alguns fazem com as "street races" porque elas já existem desde os anos 70, eram Minis, Carochas, 1200, ke20, Escorts, Pug 504, era tudo ao monte com malta maluca das ideias.

              No fundo o automóvel deixou de ser um objecto apaixonante, um objecto de desejo e de simbolismo e passou mais a ser como as máquinas de lavar, existem para cumprir a sua função apenas e só.

              Comentário


                #67
                Originalmente Colocado por Bj40 Ver Post
                Porque o automóvel passou de moda, acho eu.

                Hoje "manda mais pinta" ter roupa de marca, um iPhone e um iPad, ir a restaurantes caros, etc do que ter um bom carro. Os padrões de consumo mudaram.
                Aliar isso que referes a um bom automóvel e com alguma pinta e mais umas viagens à mistura e estava feliz do ponto de vista consumista.

                Comentário


                  #68
                  Originalmente Colocado por Gmigas Ver Post
                  Aliar isso que referes a um bom automóvel e com alguma pinta e mais umas viagens à mistura e estava feliz do ponto de vista consumista.
                  Verdade. Mas na falta dessa possibilidade, há quem opte pelas tecnologias.

                  E aquele Chinês que vendeu um rim para comprar um iPhone, está tudo dito.

                  Comentário


                    #69
                    Quando era teen e jovem adulto adorava automóveis. Hoje só quero um eletrodoméstico que me transporte com o máximo de fiabilidade e minimo de despesas de manutenção. Um carro é (com uma grande ajuda do nosso estado gatuno) um sorvedouro de dinheiro. Chegou-se ao cumulo de pagar só pela sua posse, quando dantes só se pagava pela sua circulação.

                    Gajas sempre adorei a com o tempo parece que cada vez gosto mais!

                    Comentário


                      #70
                      Originalmente Colocado por 500c Ver Post
                      Gajas sempre adorei a com o tempo parece que cada vez gosto mais!
                      Quando penso em carros posso pensar em gajas também, quando penso em gajas nunca penso em carros.
                      Está tudo dito.

                      Comentário


                        #71
                        Originalmente Colocado por Gmigas Ver Post
                        Aliar isso que referes a um bom automóvel e com alguma pinta e mais umas viagens à mistura e estava feliz do ponto de vista consumista.
                        True story.

                        Eu gosto muito do meu carro, mas não dispenso os meus gadgets, sou tão consumista

                        Comentário


                          #72
                          Originalmente Colocado por SRLA Ver Post
                          Podiam ser caros para o que ofereciam (pelo menos em novos), mas não era difícil um puto comprar e manter um carro divertido. O meu pai teve vários "brinquedos" baratos que comprou e manteve com dinheiro de "biscates". Hoje em dia um jovem compra o quê divertido? Um gasolinas baratucho (bem) usado para andar todos os dias? Isso funcionava naquela altura, agora é para gastar 200€ por mês em gasolina. Um jovem no início de vida agora compra um comercial a gasóleo que já levou martelada nos quilómetros uma série de vezes, que é o que pode comprar e manter com 400 e uns trocos por mês (tirando aqueles cujo pai se chega à frente para comprar um carro a sério, claro).
                          O que é que um jovem compra de divertido? Muita coisa, com 10 ordenados mínimos compras 206 GTI, Saxo Cup, 106 GTI, Alfa Romeo 147 1.6TS, Xsara VTS, Clio 2.0RS, até Lexus IS200 se deve arranjar. São caros de manter? Depende do ponto de vista, a Super em 1990 custava 0,68€ e o salário mínimo eram 174€, agora a gasolina custa 1,75€ e o salário mínimo é de 485€. É fazer as contas...

                          Comentário


                            #73
                            Eu sou mais um dos jovens com a paixão dos automóveis no sangue, mesmo forte! Assim que tirei a carta foi logo comprar um carrito, e bolas, como é que consigo tirar tanto prazer de um carro que custou pouco mais de 1000€, para mim está bom

                            Felizmente o meu grupo de amigos também tem a panca pelos automóveis, e mesmo com os electrodomésticos deles, C3 1.1i, A2 1.4 TDi, Modus 1.2 16v também se divertem à maneira deles
                            Editado pela última vez por Brunofig; 15 February 2013, 22:43.

                            Comentário


                              #74
                              Originalmente Colocado por asjesus Ver Post
                              Já é possivel guiar carros com isto?



                              Se não, está explicado.


                              Falando mais a sério. Esses estudos por vezes são suspeitos. Não havendo indicação do link onde isso está, não acredito.

                              Todos (quase) os jovens querem é tirar a carta de condução logo que possam porque é um dos primeiros sinais de indepêndencia. Nos EUA e Japão não deverá ser assim tão diferente.



                              Eu já sou do tempo da internet (56K), e da playstation com fartura.

                              Dia sim, dia sim, falávamos na escola de carros (mesmo não tendo carta), e éramos quase todos maluquinhos por carros.



                              Acho que o problema não é o facebook ou a internet... o problema é que... eles entretêm-se com outras máquinas mais acessíveis... (electrónica) e o carro é um electrodoméstico para eles...

                              Comentário


                                #75
                                Originalmente Colocado por Karma Ver Post
                                O que é que um jovem compra de divertido? Muita coisa, com 10 ordenados mínimos compras 206 GTI, Saxo Cup, 106 GTI, Alfa Romeo 147 1.6TS, Xsara VTS, Clio 2.0RS, até Lexus IS200 se deve arranjar. São caros de manter? Depende do ponto de vista, a Super em 1990 custava 0,68€ e o salário mínimo eram 174€, agora a gasolina custa 1,75€ e o salário mínimo é de 485€. É fazer as contas...
                                Smartphones e tablets...

                                Comentário


                                  #76
                                  Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                                  ...e tens ainda a falência em série das poucas revistas automóveis portuguesas que tínhamos...
                                  Também, tinham cá um rigor de opinião que cruzes......

                                  E nem me refiro ao facto de não terem graficozinhos XPTO e numero de vezes que carregaram na embraiagem bla bla bla. Refiro-me mesmo a tudo o resto....era de bradar aos céus.

                                  Comentário


                                    #77
                                    Rapaz, achar um carro um eletrodoméstico, essa é boa mesmo.

                                    Quando eu comecei a trabalhar, me interessei em comprar um carro a qualquer custo

                                    Mas foi em 2008 que pude comprar um 0 km. O carro é uma família. Tem manutenção, seguro, impostos.
                                    Tirei minha habilitação em 2007.

                                    Eu sou um dos poucos que gostam de carro(e gosta mesmo).

                                    Fui vendo as opções dos segmentos, e alguns seminovos, bons carros e fui me interessando

                                    Hoje, se eu tivesse R$ 30,000.00 na mão, comprava um usado completo(Um Vectra ou um Audi A3 8L). Só hatch e sedã médio agora é do meu interesse

                                    E quanto mais confortável e bom de estrada, melhor.

                                    Corre gasolina nas minhas veias.

                                    Comentário


                                      #78
                                      eu sempre tive a panca dos carros. quando era puto a ir e a vir da primaria a pé era sempre a cuscar os conta kms dos carros. "eish, este opel kadett marca 220, granda bomba"...devia ser um 1.2 ou coisa que o valha.
                                      com 5 anos sabia a marca e a maior parte dos modelos de todos os carros que estivessem na rua.
                                      finda a epoca da bicicleta e dos carrinhos de rolamentos, chega a playstation e era dias a fio metido no gt1
                                      hoje em dia continuo a adorar carros, mas entre a fantasia ou os videojogos e a realidade vai um grande bocado. acredito que a maior parte dos carros com que jogo seriam coisas que nao gostaria de conduzir na vida real.
                                      quando tirei a carta era a loucura..carros descartaveis ou de borla, com os papas a pagar a gasolina..enquanto nao batesse valia tudo.
                                      mas depois o jovem tem de começar a comprar e sustentar o proprio carro.
                                      e manter uma paixao por carros com orçamento limitado é complicado.
                                      é revisoes, seguro, inspecçao,manutençao e gasolina
                                      ha compromissos que teem de ser feitos.
                                      e no topo disto tudo, ter de pagar para andar na estrada,com a ***** das portagens e do iuc.
                                      por muito que se goste, um gajo quer sempre é nao gastar dinheiro, e perder o minimo possivel.
                                      e assim, a paixao pelos carros acaba por se manifestar de outro modo, seja por conduzir uma lata velha como se fosse um ferrari, ou porque se compra um carro fashion.
                                      porra,amanha vou fazer lisboa porto. gastar 100e em gota e portagens faz doer a alma. mais ainda quando o intercidades custa 15e.

                                      a verdade é que os jovens hoje em dia nao teem dinheiro. e o dinheiro que se gasta apenas no carro dá para fazer muitas coisas diferentes, seja roupa, restaurantes, midia ou brinquedos.
                                      custa ver o pc a envelhecer sem fazer nada porque se gasta tudo no carro lol.
                                      porra,para mim que nao sou rico custa-me ter de equilibrar a prestaçao do carro enquanto nao tá pago, mais o que gasta em gota seguro e impostos, e nao poder gastar o dinheiro que sobra em outras coisas porque tenho de o meter no fundo para a manutençao do carro.longe de mim ele ter uma avaria e eu nao ter dinheiro para arranjar.
                                      nao se passa fome, mas abdica-se de outros gastos superfulos que tambem dao gozo.
                                      e quando se é jovem isto custa ainda mais.
                                      graças a deus que nos ultimos anos os videojogos se tornaram bem mais baratos, porque se tivesse que escolher, ainda acabava a andar a pé

                                      Comentário


                                        #79
                                        Originalmente Colocado por adenilson707 Ver Post
                                        Achar um carro um eletrodoméstico, essa é mesmo boa.

                                        Quando comecei a trabalhar, interessei-me por comprar um carro a qualquer preço.

                                        Só em 2008 é que pude comprar um carro novo. O carro é uma responsabilidade. Há a manutenção, seguro, impostos.
                                        Tirei a carta em 2007.

                                        Eu sou um dos poucos daqueles que gostam de carros (e gosta mesmo).

                                        Fui ver as opções dos segmentos, e alguns seminovos, bons carros e fui pesquisando.

                                        Hoje, se eu tivesse 11.400€ na mão, comprava um carro usado (um Vectra ou um Audi A3 8L). Só me interesso agora por hatchbacks e sedans do segmento D.

                                        E quanto mais confortável e bom de estrada, melhor.

                                        Corre-me gasolina nas veias.
                                        Electrodoméstico não tem nada a ver com caro ou barato.

                                        Corrigido o teu post.

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                                          #80
                                          Hoje existe muito mais control policial,e as multas sao pesadissimas.
                                          Na minha geraçao era sempre pé na chapa,era sempre a cronometrar tempos e a policia era uma raridade.
                                          Sabem o que falta mesmo?Liberdade, sim liberdade,nao é so falta de guito,porque antes ele também nao existia,mas eramos mais livres a vida tinha outro valor.

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                                            #81
                                            Originalmente Colocado por Porscheta Ver Post
                                            Hoje existe muito mais control policial,e as multas sao pesadissimas.
                                            Na minha geraçao era sempre pé na chapa,era sempre a cronometrar tempos e a policia era uma raridade.
                                            Sabem o que falta mesmo?Liberdade, sim liberdade,nao é so falta de guito,porque antes ele também nao existia,mas eramos mais livres a vida tinha outro valor.
                                            É precisamente por isso que há mais controlo policial e acho muito bem. A liberdade ganha-se e perde-se consoante da mentalidade e do civismo das pessoas que andam na estrada, liberdade essa que foi extravasada por muitos excessos e que infelizmente já resultaram em muitas mortes que poderiam ter sido evitadas. Já não estamos em 1990 onde o controlo era superficial porque hoje em dia até há mais coisas para fiscalizar do que apenas pedir os documentos.

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                                              #82
                                              É normal perderem o interesse. Os carros actuais tornaram-se chatos à excepção de alguns proibitivamente caros. Para além disso o combustível é caríssimo, enquanto que na geração actual ninguém fazia contas a isso.
                                              200sx, Impreza, Del Sol, 205, 106, Rallyes, GTIs, GT, Uno Turbo...
                                              houve uma série carros apaixonantes e muito mais acessíveis para mais pessoas.
                                              Hoje é tudo diesels, ou 1.0s a gasolina... Mesmo os mais desportivos, apesar de mais rápidos já não apaixonam.
                                              Eu sou jovem (22anos) e adoro carros. Mas interesso-me mais por usados dos anos 80/90. Raramente me sinto atraído por um carro novo, e quando sinto serão sempre caros demais para mim (GT86, Peugeot RCZ, mesmo um 208 GTI quando sair)
                                              Os jovens tendem a gostar de risco/aventura. E não é aventura nenhuma andar em carros cheios de airbags, e que travam sozinhos e que não avariam

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                                                #83
                                                Originalmente Colocado por Fahrenheit Ver Post
                                                Em 2005 procurei nos meus bolsos rotos trocos para poder inscrever-me na escola de condução, felizmente (sim porque há males que vêem por bem) fui dispensado do meu 1º trabalho e com o dinheiro da indemnização lá me inscrevi na Escola.
                                                Coincide mais ou menos com a mesma altura que o meu Pai comprou aquela que foi a única carrinha até agora desta família, uma Passat 1.9 TDi de 130 CV, e provavelmente o melhor carro que passou por cá também, espevitado, ultra-confortável e espaçoso.
                                                Eu em inícios de 2006 vou a exame de condução, mais uma moça chamada Amélia, reprovamos ambos, ela porque passou um sentido proibido sem se aperceber, eu porque subi um passeio a estacionar.
                                                Um mês e uma semana depois disso, eu e a mesma moça fizemos o exame de condução, já mais calmos e experientes, lá fomos sem grandes manobras complicadas, excepto uma para mim e outra para a moça, um precauço aqui ou ali, e passamos...

                                                Compro o meu primeiro carro, um Corsa B 1.4 Sport, isto vindo de um Renault Megane II e de um Kia Cee'd, e do carro do meu pai, uma Passat Variant, só podia dar raia, sempre a imprimir velocidade, sempre a curvar nos limites, ou seja, tive carro para pouco tempo, foi meio ano de carro, mas nesse meio ano ainda fiz acima de 10.000 Km, até que levo o carro ao mecânico e ele diz-me que tinha despesa para 300€ se quisesse continuar com o carro a andar decentemente, eu vendi o carro ao desbarato e comprei um Suzuki Swift Gti, foi o descalabro, o carro até andava muito mas bebia que nem um maluco, não deu problemas de maior mas cansei-me dele rapidamente.

                                                Eis então que compro um Honda Civic (que agora está nas mãos do meu pai), um carro diferente de todos aqueles que havia conduzido até então, com espaço para levar a moça e os sogros a passear , com espaço para as compras todas, uma direcção fantástica e ultra-comunicativa, um bom chassis, o único problema está nas possíveis dores de costas devido à rigidez tanto da suspensão como dos bancos.

                                                Mais ou menos pela mesma altura a minha então namorada compra um Corsa C 1.2 Njoy, o primeiro utilitário que tive no verdadeiro sentido da palavra, ou seja, versátil, motor "limitado", confortável e fácil de conduzir.

                                                Depois, em fins de 2009, por 300€ aparece-me um Corsa A, todo jeitosinho, bem estimado, tanto de interiores como exteriormente, este para além de ter sido o meu companheiro de viagens, também foi o meu carro de experiências, meti-lhe quadrante digital, xénon, faróis de nevoeiro, sensores de parqueamento, e o carro lá se foi aguentando, dentro dos possíveis.

                                                Em 2012 compro o meu actual carro, Lancia Ypsilon 1242 de 86 CV, um carro bastante evoluído a todos os níveis para o seu ano de matricula.
                                                Acaba por ser um pouco de Honda Civic misturado com um pouco de Corsa C 1.2.

                                                O meu interesse por carros apareceu desde os anos 90 com o seguimento da rampa da Falperra, eram fotografias, posters, depois havia os carros em exposição para o pessoal idolatrar, o mítico Andres Vilarinho, os treinos ao sábado e as corridas ao Domingo faziam as delicias dos interessados.

                                                Depois há sempre regularmente exposições automóveis no Parque de Exposições, havia mais antigamente que agora, Braga agora é a cidade das Exposições Tuning, de três em três meses há uma na zona do Circuito Vasco Sameiro.

                                                Em 2009 o espirito da Rampa da Falperra falou mais alto que as dificuldades financeiras para organizar tal evento e foi reatada a competição, desde então tem havido sempre e espero que este ano haja também.
                                                Oh Fahrenheit, só se fosse a andar muito mesmo.......o meu cunhado teve um desses, andei muitas vezes nele, numa condução normal nem gastava por aí além, aliás até o achava económico para o carro que era (eu que conduzia normalmente um 205 XAD)....ou então já estaria todo parido.....não seria esse o problema?????

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                                                  #84
                                                  Originalmente Colocado por luissousa6 Ver Post
                                                  Oh Fahrenheit, só se fosse a andar muito mesmo.......o meu cunhado teve um desses, andei muitas vezes nele, numa condução normal nem gastava por aí além, aliás até o achava económico para o carro que era (eu que conduzia normalmente um 205 XAD)....ou então já estaria todo parido.....não seria esse o problema?????
                                                  Não, eu tenho o hábito de fazer uma revisão geral logo após a compra e o Suzuki estava impecável.
                                                  Só tive que substituir o radiador, mas estes consumos foram depois de por o radiador.

                                                  O carro, em comparação ao meu seguinte (o Honda Civic) bebia bastante.
                                                  Por exemplo, andamento de auto-estrada, Suzuki = 8L, Honda = menos de 7L.

                                                  Andamento de cidade, no para-arranca, ou aceleras muito a 1ª ou andas com a 2ª tremidinha.
                                                  Penso que a caixa fosse ainda mais longa que a do meu Lancia Y.

                                                  Em aceleração pura precisas de levar o ponteiro das RPM ao REDLINE, no Civic a partir da 2ª velocidade já não...

                                                  Digamos que em andamentos mistos, entre cidade e AE, andamentos a morrer e vias-rápidas a picar-me com os meus colegas, no Civic fazia e faço médias de 7L mais ou menos redondos, e no Swift fazia 8L também +/- redondos...

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                                                    #85
                                                    Originalmente Colocado por Barricade Ver Post
                                                    É precisamente por isso que há mais controlo policial e acho muito bem. A liberdade ganha-se e perde-se consoante da mentalidade e do civismo das pessoas que andam na estrada, liberdade essa que foi extravasada por muitos excessos e que infelizmente já resultaram em muitas mortes que poderiam ter sido evitadas. Já não estamos em 1990 onde o controlo era superficial porque hoje em dia até há mais coisas para fiscalizar do que apenas pedir os documentos.
                                                    Sim é verdade que existiam mais exessos,resultarao algumas mortes por causa de alguns que exageravam, nesse ponto estamos de acordo.Mas repara que os abusos fazem parte de qualquer paixao,qual é o interesse de possuir uma boa maquina se nao podes passar de 120kmh?
                                                    Se é para sermos todos civilizados e nao cometermos um exesso de vez em quando,os carros deixam de ter grande assunto e de gerar paixao, porque nao é os equipamentos multimedia que gerao interresse num carro,nem os sensores de estacionamento etc..,mas sim a performance o grito de um bom motor,testar o nosso kitt de unhas e sentir que somos nos quem domina a maquina e nao a maquina que nos domina.
                                                    Mas isto é so a minha opiniao,e nao quer dizer que seja a mais acertada.

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                                                      #86
                                                      Originalmente Colocado por SRLA Ver Post
                                                      Os carros hoje em dia na sua esmagadora maioria são feitos para quem quer um transporte confortável, seguro, económico e fiável e acabam por ser uns monos muito certinhos o que logo à partida não faz muito por criar interesse.

                                                      Depois como já disseram antigamente não havia tanta coisa para um jovem se entreter. Hoje em dia os jovens têm mil e uma maneiras de se divertirem sem o perigo e custo associados a um automóvel.

                                                      Custo esse que com as tretas do CO2 também é cada vez maior o que, juntamente com a quebra na economia, certamente não ajuda à festa.

                                                      Vejamos a diferença nas realidades: há 20 anos a gasolina era barata, um Escort usado era barato e qualquer recém encartado andava aí a queimar borracha nas rotundas. Hoje a gasolina é caríssima, qualquer bolinhas é caro e para além de ser FWD já tem ESP de série que acende uma árvore de Natal no painel quando o condutor sequer pensa em tocar no travão de mão em andamento.

                                                      O petrolhead é um bicho em extinção e é só esperar pela massificação dos carros eléctricos (quer seja com baterias, hidrogénio ou outra coisa qualquer) para ficar reduzido a uns malucos que teimam em manter um desses dinossauros barulhentos na garagem e o tiram de vez em quando ao fim de semana.
                                                      Bom post SRLA!

                                                      Também estou convencido que no futuro os "petrolhead" serão um animal em vias de extinção.

                                                      Como estou a chegar perto dos 40 ainda pertenço à geração que pode comprar Datsun, Corolla 1200, BMW 1602 e 2002 por meia-dúzia de contos, ainda não havia €, nem necessidade de IPO e muito menos a consciencialização dos perigos inerentes a uma colisão ou capotamento.

                                                      Ainda bem que as coisas mudaram. Havia de facto muita irresponsabilidade e os carros ao fim de 20 anos de uso eram verdadeiras sucatas ambulantes.

                                                      Ganhou-se em segurança rodoviária e conforto mas perdeu-se o "espírito" do automóvel.

                                                      Este fórum é um bom exemplo de uma concentração de "maluquinhos dos carros" que, há mais de 20 anos, antes do advento da Internet, pensavam que eram uma raridade ou que sofriam de algum mal num país de fanáticos de futebol.

                                                      E esses eletrodomésticos passam a vida a apitar. Aqui atrasado fui fazer uns piões na neve no meu Xsara Picasso e não só apita um irritante PIIIIIIIIIIIIIIII junto com a luz de travão acionado como ainda informa no CB "HANDBRAKE".

                                                      Se calhar é melhor não trocar por o C4 Picasso, é que esse nem travão de mão tem! É tudo elétrico!

                                                      Comentário


                                                        #87
                                                        Acho que também a razão de os jovens estarem a perder o interesse nos automóveis é também pela época em que vivemos (era feita toda de electrónica, carros cheios de electrónica, Smartphones, tablets, etc) e também pelos meio social em que vivem (familiares e amigos que pouco ligam aos automóveis).

                                                        Cá em casa é sempre engraçado quando há algum almoço ou jantar de família, todos os intervenientes tem sempre os seu 10 minutos de fama a contar as suas peripécias mais mirabolantes que já tiveram. Aqui o jê vai ficando calado (porque será...)

                                                        Comentário


                                                          #88
                                                          E a última do Renault Clio, que imita diversos tipos de ruído de motor ao carregar num botão? Onde é que nós já chegámos no grau de artificialidade de um automóvel, meu Deus!

                                                          Comentário


                                                            #89
                                                            Falando do sitio de onde sou originário.

                                                            Fiquei apaixonado por carros devido a diversos factores, entre os quais se conta assistir aos treinos do rali de Portugal em estrada aberta, algo que já não se faz (penso eu), na época em que conduziam homens como Marku Allen, Ari Vatanen, Didier Oriol, Kankunnen... Havia uma proximidade com o público muito maior, até porque andava tudo na mesma estrada .

                                                            Depois assistia ao rali de Portugal propriamente dito, num espírito completamente diferente do habitual. Carros com menos electrónica logo com uma condução diferente, sonoridade diferente e pilotos de outro nível.

                                                            De 1994 a 2006 não pude ver o rali ao vivo, assistia apenas pela televisão. Em 2007 fui ao Algarve e foi a decepção. O carro que mais gostei de ver foi 0, era um Volvo S80 T5.

                                                            Quanto ao factor relativo ao parque automóvel actual, já se debruçaram outros aqui.

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                                                              #90
                                                              Os automóveis hoje em da são menos interessantes do que foram.
                                                              Acho que é nisto que reside a principal razão de desinteresse.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

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