deves fazer por saber o motivo que originou o fogo,e depois se possível entrar com uma reclamação para a marca,pois isto não é normal.
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Originalmente Colocado por AnaMMM Ver PostBom-dia,
É possível indicar-me onde posso obter mais informações (e fiáveis) relativamente ao procedimento das marcas em casos semelhantes?
Obrigada
Eu começaria por pedir uma perícia a uma 3rd party para detectar a origem do incêndio.
Originalmente Colocado por mcabral Ver PostConcordarás que a Seat nada tem a ver com assunto caso seja uma possibilidade da beata atrás relatada, certo? Quero eu dizer que existe a possibilidade da marca nada ter a ver com o assunto, certo? Isto porque dependerá da causa do incêndio.
E queres que a Seat olhe para estes casos, como? Juiz em causa própria? Ao pedir à Seat que investigue a origem do incêndio, existem duas saídas, ou é problema do carro e assumem tudo ou descartam qualquer responsabilidade e cobram-te todo o trabalho que tiveram? Qual pensas que será o resultado mais provável?
Na tua situação, o que faria seria pedir uma perícia a uma entidade terceira, assumindo esse custo. E a partir daí sim, encostar a Seat à parede.
De qualquer forma e antes de alguém começar a mexer no carro, certifica-te de quem paga o quê e de preferência pré aconselha-te com um advogado, pois não auguro um resultado fácil.
Concordo com o procedimento que referes, mas não concordo com a possibilidade de uma beata ter incendiado o carro.
Se isso já é difícil de acontecer no interior (pois os tecidos usados são testados para não serem facilmente inflamáveis), muito mais difícil é de ocorrer no exterior e em particular no compartimento do motor.
Ainda assim, sempre achei que a grelha do 6J é demasiada "aberta", comparativamente aos gémeos Polo e A1.
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Originalmente Colocado por AnaMMM Ver PostVou tirar fotografias e irei divulgá-las aqui, logo que as tenha.
O capot ficou tão derretido que só é possível abrir com a ajuda de uma ferramenta.
É que ao abrir-se pode complicar-se a resolução do problema, penso eu
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estacionar o carro num local onde pode ter entrado em contacto com algum produto inflamável não é assim tão improvável quanto isso. um pedaço que voe para dentro da zona do motor e toque num componente muito quente pode facilmente iniciar um incendio. isto para dar um exemplo de algo que pode acontecer e não é culpa de ninguém...
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As autoridades não foram ao local? Por norma esses casos são investigados pela PJ, seja pela possibilidade de ser um crime quer por eventualmente ter causado danos a terceiros.
Nesse caso é elaborado um relatório.
Edit: de referir que se a viatura só foi à marca enquanto esteve em garantia, muito pode ter passado entretanto. Inclusive não ter sido bem exectuada a manuntenção.
(basta um fio em contacto com outro...)Editado pela última vez por Valium; 18 February 2013, 15:06.
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Originalmente Colocado por LuisCapelo Ver Postestacionar o carro num local onde pode ter entrado em contacto com algum produto inflamável não é assim tão improvável quanto isso. um pedaço que voe para dentro da zona do motor e toque num componente muito quente pode facilmente iniciar um incendio. isto para dar um exemplo de algo que pode acontecer e não é culpa de ninguém...
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Originalmente Colocado por PeLeve Ver PostSem um material combustível / acelerante presente, essa hipótese é praticamente impossível! A menos que haja, por exemplo, uma fuga de combustível...
Então se ficar debaixo de árvores...
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Originalmente Colocado por PeLeve Ver PostSem um material combustível / acelerante presente, essa hipótese é praticamente impossível! A menos que haja, por exemplo, uma fuga de combustível...
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Originalmente Colocado por Valium Ver PostNão é a situação mais provável, até pelo tempo que tem estado, mas "basta" ter "lixo" acumulado na zona do escoamento de água/capot etc.
Então se ficar debaixo de árvores...
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Originalmente Colocado por luissousa6 Ver PostO meu pai tinha uma nissan cabstar....um dia um cartão meteu-se entre a carroçaria e a cabine (ficando por cima da zona entre o motor e a caixa de velocidades), pegou fogo, incendiando tudo o que era borracha e madeira da carroçaria, como estava perto de casa teve a ideia de continuar a andar até chegar a casa e, pegando numa mangueira de alta pressão que por lá havia, regou aquilo até conseguir apagar o fogo........como vê não é assim tão improvável quanto isso
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Originalmente Colocado por Andrade Ver PostSem uma investigação, o mais criteriosa possível, só temos que adivinhar, o que é extremamente falível
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Originalmente Colocado por PeLeve Ver PostNão chega, amigo. Num carro que anda com frequência, essa acumulação de lixo só seria possível se estivesse parado anos. Agora, é claro que pode sempre haver alguma "ajuda"...
Bastou-me um fim de semana parado, para andar a tirar pequenos ramos e caruma, que estavam enfiados junto ao vidro e para dentro do compartimento do motor, eu tive esse cuidado, quanto apostas que muitos andam lá até fazer uma visita ao mecânico.
Originalmente Colocado por PeLeve Ver PostIsso é, passo a expressão, quase uma lotaria!
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Originalmente Colocado por TommyPT Ver PostIsso só com entidades ligadas ao ramo automóvel como stands/tribunais.
Eu começaria por pedir uma perícia a uma 3rd party para detectar a origem do incêndio.
Concordo com o procedimento que referes, mas não concordo com a possibilidade de uma beata ter incendiado o carro.
Se isso já é difícil de acontecer no interior (pois os tecidos usados são testados para não serem facilmente inflamáveis), muito mais difícil é de ocorrer no exterior e em particular no compartimento do motor.
Ainda assim, sempre achei que a grelha do 6J é demasiada "aberta", comparativamente aos gémeos Polo e A1.
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Originalmente Colocado por TommyPT Ver PostConcordo com o procedimento que referes, mas não concordo com a possibilidade de uma beata ter incendiado o carro.
Se isso já é difícil de acontecer no interior (pois os tecidos usados são testados para não serem facilmente inflamáveis), muito mais difícil é de ocorrer no exterior e em particular no compartimento do motor.
Ainda assim, sempre achei que a grelha do 6J é demasiada "aberta", comparativamente aos gémeos Polo e A1.
No forum dos Corsa C vi uma imagem de um com uma beata no filtro de ar, felizmente so queimou um bocado do plastico nada de mais, mas que facilmente podia ter incendiado o carro. No C ca de casa, ja me deu para abrir o compartimento do filtro de ar e estavam la algumas folhas, a partir dai tenho atençao porque vejo que nao é muito dificil entrar para alem folhas que nao ajudam o funcionamento do filtro e claro... beatas principalmente dos caramelos que atiram-nas janelas fora.
Mas o incendido pode ter sido causado por muita coisa, curto-circuito, fuga do sistema de combustivel, lixo por baixo do carro quando estacionado, folhas/pequenos ramos em contacto com zonas quentes do motor, por ai fora.
Originalmente Colocado por AnaMMM Ver PostObrigada. De facto, precisaria de mais dados para poder relatá-lo na exposição à marca.
Faz uma peritagem ao carro e percebe o porque de tal facto ter acontecido, se foi defeito do carro ou se foi causa alheias e tiveste realmente muito azar, so com o resultado da causa do incendio é que sabes, se a marca têm realmente culpa, é que fazes a devida exposiçao, e se fosse eu, metia logo advogados ao barulho.
Mas aconselho-te a teres bom senso e cabeça fria, se por exemploEditado pela última vez por Drifter; 18 February 2013, 17:52.
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Ainda ninguém mencionou aqui a hipótese de roubo de gasolina através de corte do tubo? Depois pode dar num incêndio...
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Como já se disse e muito bem, a única coisa que podemos fazer é atirar hipóteses para o ar. O que a Ana deve fazer é precisamente o que já lhe disse, ou paga uma inspeção e se se detetar algo avança com o processo, ou se não for responsabilidade da marca assume o prejuízo que tinha juntamente com a inspeção que terá de pagar.
Agora não espere que:
1- A marca lhe faça uma inspeção sem custos, senão era uma festa, sempre que um carro avariasse íamos todos à marca pedir inspeções.
2- A marca lhe pague o que quer que seja sem ter provas concretas de o fogo se dever a defeito do veículo.
3- A marca lhe pague o que quer que seja só porque já outros incendiaram espontâneamente antes.
Posto isto, acho que essa cruzada de andar à procura de mais alguém que o carro tenha ardido vale zero, pelas razões acima. Mesmo que achasse mil pessoas com o caso igual ao seu, teria sempre de efetuar uma inspeção a pagar, portanto a Ana só não avança porque não quer.
Se fosse eu, e tivesse consciência perfeitamente tranquila, digo-lhe que avançava na hora com a inspeção, porque se não foi responsabilidade sua, nem defeito do carro, não foi milagre concerteza. Imagine que foi fogo posto, ou roubo de gasolina,ou algum combustível na estrada...Pode pegar por aí e descobrir responsáveis.
Há uns tempos um colega meu teve um acidente com perda total, e o seguro não lhe queria pagar porque ele tinha deixado passar o prazo da inspeção, então eu sugeri que ele pedisse uma inspeção à ANECRA a comprovar que o acidente não se devia à falta de IPO. Ele assim o fez, pagou 300€ mas o seguro pagou-lhe o carro...
Edit: Atenção que pode haver outra empresas que façam inspeções, eu é que só conheço esta. Não gaste o tempo a procurar situações idênticas, use-o antes a procurar a solução para o seu, que passará obrigatoriamente pela inspeção.
Boa sorte.Editado pela última vez por tassilgo; 18 February 2013, 18:43.
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Originalmente Colocado por tassilgo Ver PostComo já se disse e muito bem, a única coisa que podemos fazer é atirar hipóteses para o ar. O que a Ana deve fazer é precisamente o que já lhe disse, ou paga uma inspeção e se se detetar algo avança com o processo, ou se não for responsabilidade da marca assume o prejuízo que tinha juntamente com a inspeção que terá de pagar.
Agora não espere que:
1- A marca lhe faça uma inspeção sem custos, senão era uma festa, sempre que um carro avariasse íamos todos à marca pedir inspeções.
2- A marca lhe pague o que quer que seja sem ter provas concretas de o fogo se dever a defeito do veículo.
3- A marca lhe pague o que quer que seja só porque já outros incendiaram espontâneamente antes.
Posto isto, acho que essa cruzada de andar à procura de mais alguém que o carro tenha ardido vale zero, pelas razões acima. Mesmo que achasse mil pessoas com o caso igual ao seu, teria sempre de efetuar uma inspeção a pagar, portanto a Ana só não avança porque não quer.
Se fosse eu, e tivesse consciência perfeitamente tranquila, digo-lhe que avançava na hora com a inspeção, porque se não foi responsabilidade sua, nem defeito do carro, não foi milagre concerteza. Imagine que foi fogo posto, ou roubo de gasolina,ou algum combustível na estrada...Pode pegar por aí e descobrir responsáveis.
Há uns tempos um colega meu teve um acidente com perda total, e o seguro não lhe queria pagar porque ele tinha deixado passar o prazo da inspeção, então eu sugeri que ele pedisse uma inspeção à ANECRA a comprovar que o acidente não se devia à falta de IPO. Ele assim o fez, pagou 300€ mas o seguro pagou-lhe o carro...
Edit: Atenção que pode haver outra empresas que façam inspeções, eu é que só conheço esta. Não gaste o tempo a procurar situações idênticas, use-o antes a procurar a solução para o seu, que passará obrigatoriamente pela inspeção.
Boa sorte.
A SEAT só vai assumir alguma coisa se for encostada á parede com factos e provas irrefutáveis de que o incendio não teve causas externas, ou de terceiros, mas em algo de errado com o carro em si...
E acho muito bem que assim seja, qualquer marca só se deve responsabilizar caso seja mesmo da sua responsabilidade.
Concordo que ou se paga uma inspecção a uma entidade acreditada para o efeito, ou então tudo o resto é pura perca de tempo...
Por muito que custe, vai ter de ser você a provar a culpa da marca, e não a mesma a provar que é inocente...
E por muito que custe também, vai ter de por em cima da mesa a hipótese de a causa do incendio não ter nada a ver com o carro em si...
Boa sorte para o desfecho deste caso que bem vai ser preciso...
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Boa Tarde,
eu tb tenho um seat ibiza mas é 1.4 tdi a gasoleo mas tb é de 2008, comprei o carro novo, nunca me deu problemas,as 3 primeiras revisoes foram feitas na marca e as outras duas em oficinas credenciadas, estava agra marcada a revisao dos 90.000 para o dia 5 de Março e no dia 2 de Março estava estacionado a porta do predio onde resido e o carro ardeu, a frente ficou completamente destruida, o carro vai para abate, e segundo a policia judiciaria foi a parte electrica. Eu gostaria de saber se fez alguma coisa em relaçao a marca e o que aconteceu. Obgda
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Só por "descargo de consciencia"...
Os vossos carros estavam todos originais? Tinham acessórios extra tipo faróis diurnos LED ou algo semelhante? Alarme after-market?
Acontece por vezes que há electricistas "sapateiros" que fazem um lindo serviço com fios e ligações e depois a marca é que é responsabilizada.
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Seat Ibiza vendido
Originalmente Colocado por Ana966 Ver PostBoa Tarde,
eu tb tenho um seat ibiza mas é 1.4 tdi a gasoleo mas tb é de 2008, comprei o carro novo, nunca me deu problemas,as 3 primeiras revisoes foram feitas na marca e as outras duas em oficinas credenciadas, estava agra marcada a revisao dos 90.000 para o dia 5 de Março e no dia 2 de Março estava estacionado a porta do predio onde resido e o carro ardeu, a frente ficou completamente destruida, o carro vai para abate, e segundo a policia judiciaria foi a parte electrica. Eu gostaria de saber se fez alguma coisa em relaçao a marca e o que aconteceu. Obgda
Olá. Lamento pelo sucedido.
O caso do meu Seat Ibiza ardido, quando se encontrava estacionado, resolveu-se não da forma ideal mas mais fácil, rápida e, eventualmente, mais barata. O carro foi vendido tal e qual (ardido) a um stand, como retoma de um outro. Foi a forma que encontrei de o valorizar alguma coisa: as sucateiras pouco dão pelo que resta dos carros e a parte mecânica do meu Seat Ibiza ardeu praticamente toda.
A oficina que o desmontou e equipou novamente disse-me apenas que a origem do fogo foi no farol esquerdo (e sei que não tinha pedido intervenções a este nível nas ultimas revisões).
No entanto, antes desta decisão, fui à Seat, onde comprei a viatura, e foi-me proposto fazer uma peritagem gratuita, tendo eu que me responsabilizar apenas pelo reboque até à oficina e pelo envio de peças para averiguação em Espanha, caso viesse a ser necessário.
Na altura, fui aconselhada a mandar fazer uma peritagem independente e, mediante os resultados, avançar junto da marca. Pesquisei e encontrei, pelo menos, mais dois casos de Seat Ibiza que arderam estacionados, sem motivo aparente, mas este é um caminho difícil de trilhar que opei por não seguir. Estou, no entanto, disponível para ajudar se optar por esta via.
Espero que tudo corra bem daqui para a frente,
Ana
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Há várias empresas que podem peritar as viaturas e tentar procurar as origens desses danos, para além das próprias marcas. Dependerá do estado da viatura e capacidade das mesmas.
Pesquisem por empresas de peritagens ou avaliação de danos e é uma questão ver com as mesmas, quais tem essa capacidade.
No caso da AnaMMM acabou por resolver "de forma rápida" mas a ficar com todo o prejuízo. Pelos vistos o problema terá tido origem no farol.
É um ponto de pesquisa e ver os restantes casos onde foi.
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