Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Há 30 anos qual era o preço dos automóveis ?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #31
    Os japoneses não tinham a vida facilitada em Portugal, devido aos custos de importação.
    A Renault, por sua vez, como tinha fábrica em Setúbal era de certa forma "apoiada" pelo Estado, proporcionando preços mais baixos.

    Originalmente Colocado por Jbranco Ver Post
    É verdade, lembro-me da minha irmã (que tem mais 13 anos do que eu) ter comprado o seu primeiro carro (um Honda 600) que tinha um preço que equivalia a 2 anos do seu trabalho!

    Comentário


      #32
      Nesses anos, havia quem comprava carro novo, andava com o mesmo uns meses e ainda o vendia novamente pelo mesmo preço.

      Portanto e como já referido, ter um carro na altura era ainda mais difícil e custoso manter o mesmo.

      Comentário


        #33
        Originalmente Colocado por DeBeF Ver Post
        Xii. O carro mais caro à venda era um BMW 745 com a extraordinária potência de 186cv!!!

        E sim, a década de ´80 não foi fácil para o parque automóvel em Portugal.

        O preço de um Mercedes 190E... dava para comprar quase 6 Renault 5...


        Dass!

        Comentário


          #34
          Falta aí na Opel o 1.7 diesel da Izusu.

          Ninguém reparou nos consumos anunciados? Parece que os carros há 30 anos atrás gastavam menos que o seu equivalente actual.

          Comentário


            #35
            Mais um exemplo.
            Um BMW 325i de 1991 custava, números redondos, 10000 contos. Hoje, 20 anos depois, um 328i custa 50000€!


            Originalmente Colocado por manelov Ver Post
            Tendo em conta a desvalorização da moeda, os preços de 1983 terão que ser multiplicados por aproximadamente 5,5.
            asim o preço de um mercedes 240D que custava 3.375contos equivalia a preços actualizados a 18.563contos cerca de 92.800 euros. Isto por um carro com 72 cavalos, pouco equipamento e que gastava que se fartava.

            Comentário


              #36
              Originalmente Colocado por petrus Ver Post
              Lembro-me bem destes tempos! O parque automóvel era "dominado" pelos pequenos utilitários que eram pau para toda a obra, caso do Fiat Uno, Renault 5, Vw Polo... já para não falar que a maioria das pessoas nem carro tinha! Era mais motorizadas Casal, Sachs, Famel...
              Em 1976 o meu pai comprou uma v5 usada que, diz ele, lhe custou mais a pagar do que qualquer um dos carros que teve até aos dias de hoje!

              Comentário


                #37
                Por outro lado os impostos (imposto de transação, contribuição autárquica e Imposto complementar) eram muito mais baixos do que os seus correspondentes da atualidade (IVA, IMI, IRS).

                Comentário


                  #38
                  Originalmente Colocado por nto Ver Post
                  Nesses anos, havia quem comprava carro novo, andava com o mesmo uns meses e ainda o vendia novamente pelo mesmo preço.

                  Portanto e como já referido, ter um carro na altura era ainda mais difícil e custoso manter o mesmo.
                  quem comprou nos finais da década de 70 e vendeu no inicio dos anos 80 GANHOU dinheiro!

                  Comentário


                    #39
                    Originalmente Colocado por DeBeF Ver Post
                    Mais um exemplo.
                    Um BMW 325i de 1991 custava, números redondos, 10000 contos. Hoje, 20 anos depois, um 328i custa 50000€!

                    Sendo que fica hoje em dia, mais barato o 328i comparativamente ao 325i.

                    Comentário


                      #40
                      Um mercedes 190E custava:
                      em 83 -------------- 3500 contos
                      Em Janeiro de 85 ---- 4600 contos
                      Em Dezembro de 85 --5090 contos
                      Eram tempos de inflação brutal, dificuldade de acesso ao crédito e ainda havia uma coisa que era os juros à cabeça. Terrível
                      Em Dezembro de 85 casei-me e fui estrear um apartamento novo T4 com vista para o rio. Custou a módica quantia de 3600 contos. comparem com o preço de um mercedes. Não pensem que era barato. A Taxa de juro do empréstimo que fiz, era de 20%.
                      Quem fala em bons velhos tempos, ou nunca os viveu ou esqueceu-se de como era. A única coisa que tinham de bom era que nós (os que já existiam) éramos mais novos.

                      Comentário


                        #41
                        Originalmente Colocado por luissousa6 Ver Post
                        quem comprou nos finais da década de 70 e vendeu no inicio dos anos 80 GANHOU dinheiro!
                        A diferença é que nos anos setenta comprou um carro novo, e nos anos 80 com o mesmo dinheiro comprava uma casal de 5

                        Comentário


                          #42
                          Originalmente Colocado por manelov Ver Post
                          A diferença é que nos anos setenta comprou um carro novo, e nos anos 80 com o mesmo dinheiro comprava uma casal de 5
                          Não, não foi isso....por alturas da introdução do imposto que hoje conhecemos, os carros usados valorizaram-se, conheço que tenha comprado o r5 usado e que, no inicio dos anos 80, o tenha vendido mais caro do que o comprou!

                          Comentário


                            #43
                            Recordo-me quando era criança nos finais dos anos 70 inicios de 80 de vir para a berma da estrada ver passar os carros, como eu adorava faze-lo !
                            A maior parte do tempo o que via passar eram algumas as carrinhas de trabalho, os velhos autocarros AEC da carreira e na hora do almoço e regresso a casa dos operários, centenas de motorizadas e bicicletas pasteleiras, os automóveis eram realmente muito poucos comparando com o tempo em que vivemos, onde se tornou um bem de grande consumo, cada vez mais "usa e deita fora".

                            Muito pouca gente da freguesia tinha automóvel, os comerciantes e fabricantes de móveis e os feirantes deslocavam-se nas suas Bedford e nas Toyota Dyna de velocidades no volante para a sua labuta diária, e na garagem para as saídas domingueiras o espelhoso automóvel devidamente coberto com cobertores e protegido, para eles representando um simbolo de sucesso e estatuto social, além desses existiam um punhado de gente mais desafogada financeiramente ou pertencente a familias mais endinheiradas e esses andavam diariamente nos seus Toyota Corolla, Datsun 1200, Fiat 124...
                            Nunca naquele tempo nos passaria que com pouco mais do valor do salário minimo podessemos comprar um automóvel usado a andar e a funcionar em pleno capaz de nos levar e trazer do emprego diariamente como hoje podemos fazer.

                            Comentário


                              #44
                              Impressionante a quantidade de automóveis de tração posterior que havia na altura.
                              E de marcas que agora, nem os têm!

                              Comentário


                                #45
                                Originalmente Colocado por luissousa6 Ver Post
                                Não, não foi isso....por alturas da introdução do imposto que hoje conhecemos, os carros usados valorizaram-se, conheço que tenha comprado o r5 usado e que, no inicio dos anos 80, o tenha vendido mais caro do que o comprou!
                                Os usados nessa altura eram muito sobrevalorizados, Mas, apesar de se venderem carros usados mais caros do que se tinham sido comprado novos, isso nunca deu para compensar a inflação. As pessoas é que ficavam na ilusão de terem mais dinheiro na mão, mas entretanto o dinheiro já tinha desvalorizado para metade.
                                Hoje em dia também é possível comprar um carro usado e depois vendê-lo mais caro, embora seja cada vez mais dificil vender o que quer que seja.
                                Editado pela última vez por manelov; 20 February 2013, 10:52.

                                Comentário


                                  #46
                                  Originalmente Colocado por nto Ver Post
                                  Nesses anos, havia quem comprava carro novo, andava com o mesmo uns meses e ainda o vendia novamente pelo mesmo preço.

                                  Portanto e como já referido, ter um carro na altura era ainda mais difícil e custoso manter o mesmo.
                                  Ou mais caro! Os meus pais tiveram um Corolla 1.3 DX de tracção traseira que compraram em 1981 e em 1990 tiveram "lucro" na venda dele.

                                  Comentário


                                    #47
                                    Originalmente Colocado por MrsX Ver Post
                                    Ou mais caro! Os meus pais tiveram um Corolla 1.3 DX de tracção traseira que compraram em 1981 e em 1990 tiveram "lucro" na venda dele.
                                    Nesse espaço de tempo o sal. min. nacional subiu 3,3 vezes. Quer dizer que o carro foi vendido por cerca de um terço de preço de custo atualizado.

                                    Comentário


                                      #48
                                      Originalmente Colocado por DigCb Ver Post
                                      Falta aí na Opel o 1.7 diesel da Izusu.

                                      Ninguém reparou nos consumos anunciados? Parece que os carros há 30 anos atrás gastavam menos que o seu equivalente actual.
                                      Como é que analisaste isso? Achas normal, consumos de 12l num 1.6?

                                      Comentário


                                        #49
                                        A BMW não tinha diesel!

                                        Comentário


                                          #50
                                          Originalmente Colocado por manelov Ver Post
                                          Nesse espaço de tempo o sal. min. nacional subiu 3,3 vezes. Quer dizer que o carro foi vendido por cerca de um terço de preço de custo atualizado.
                                          Daí o "lucro".

                                          Comentário


                                            #51
                                            Originalmente Colocado por manelov Ver Post
                                            Nesse espaço de tempo o sal. min. nacional subiu 3,3 vezes. Quer dizer que o carro foi vendido por cerca de um terço de preço de custo atualizado.
                                            Acho que também havia a questão das cotas. Nesse tempo comprei um Uno Turbo I.E que vendi 15 dias mais tarde com lucro. Razão: Um senhor queria dar um ao filho e a Fiat naquele período de tempo já não importava mais...

                                            Comentário


                                              #52
                                              Originalmente Colocado por nto Ver Post
                                              Não era somente por isso.

                                              Os carros de ligeiros a diesel, na altura tinham género de uma sobretaxa...

                                              Daí que ficavam bem mais caros.
                                              Não me lembro de algum tipo de imposto na aquisição.
                                              Mas lembro-me bem, de cá em casa se pagar 10500$00 de 3 em 3 meses para sustentar um diesel da altura!

                                              Comentário


                                                #53
                                                Originalmente Colocado por ElementZ Ver Post
                                                Posche com 125cv?

                                                Isso é pouco mais que um Cayenne diesel...
                                                Pouco mais ? Um Cayenne Diesel tem 240 cv e é um V6 3.0.

                                                Comentário


                                                  #54
                                                  Originalmente Colocado por DigCb Ver Post
                                                  Falta aí na Opel o 1.7 diesel da Izusu.

                                                  Ninguém reparou nos consumos anunciados? Parece que os carros há 30 anos atrás gastavam menos que o seu equivalente actual.
                                                  O 1.7 ainda estava no c.. dos franceses.
                                                  Ainda faltavam vir os Kadetts com o 1.5 TD, só depois veio o 1.7.

                                                  Comentário


                                                    #55
                                                    Originalmente Colocado por dx20 Ver Post
                                                    O 1.7 ainda estava no c.. dos franceses.
                                                    Ainda faltavam vir os Kadetts com o 1.5 TD, só depois veio o 1.7.
                                                    1.5 TD?
                                                    Em que ano?

                                                    Comentário


                                                      #56
                                                      Bons tempos. Podia-se fumar em todo o lado, desde que com moderação podia-se beber, conduzia-se a velocidade que apetecesse, ninguém se preocupava com a sida ou com o buraco do "osónio", havia muito sítio onde estacionar, as estradas eram cheias de curvas, eu dava três de seguida sem descansar...

                                                      Comentário


                                                        #57
                                                        Originalmente Colocado por Jbranco Ver Post
                                                        Bons tempos. Podia-se fumar em todo o lado, desde que com moderação podia-se beber, conduzia-se a velocidade que apetecesse, ninguém se preocupava com a sida ou com o buraco do "osónio", havia muito sítio onde estacionar, as estradas eram cheias de curvas, eu dava três de seguida sem descansar...
                                                        Três ? nada mau, eu 2 dava sem desencavar, mas entre a 2ª e a 3ª um cigarrinho sabia pela vida (mas isto já uns anitos depois).

                                                        Comentário


                                                          #58
                                                          Originalmente Colocado por Rapport Ver Post
                                                          1.5 TD?
                                                          Em que ano?
                                                          Isso assim de cor não me lembro...
                                                          Vou investigar!

                                                          Comentário


                                                            #59
                                                            Originalmente Colocado por Rapport Ver Post
                                                            Como é que analisaste isso? Achas normal, consumos de 12l num 1.6?
                                                            Olhando para os consumos anunciados a 90km/h e 120km/h. Segundo os valores anunciados, gastam quase todos menos que o 1.4 de 75 cv de 2001 que eu tive.

                                                            Comentário


                                                              #60
                                                              Originalmente Colocado por PEDROM Ver Post
                                                              Em 1983 não havia salário mínimo.
                                                              O Salário Mínimo foi implantado com a Revolução dos Cravos!
                                                              Quando o meu pai começou a trabalhar logo após o 25/Abril o salário era 100$/dia cerca de 3000$ mês!

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X