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Há 30 anos qual era o preço dos automóveis ?

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    Originalmente Colocado por JDEM Ver Post
    engraçado constatar que o carro mais potente da lista não é um Ferrari, Porsche ou mesmo Jaguar, mas um colosso germânico: BMW 745iA com 252cv!!
    A Audi impressionava com o seu 80GL e estonteantes 75cv, tal como a MB e o seu 300D de 88cv
    Para alem de faltarem muitos modelos, algumas potencias e consumos estão errados.

    O Ferrari 308GTB p.ex anuncia 255cv e nao 214 como diz a revista.

    Para mim a parte mais interessante foi constatar que a gama da Alfa Romeo era toda mais potente do que a da Audi. O audi mais potente tinha 75cv e o Alfa mais fraco 86!

    Comentário


      Vamos fazer uma brincadeira?

      Qual seria melhor ideia de 1983? Comprar um 190E por 3.500 contos = 17.457,93€

      Ou um Renault 4 gt latas por 557.372$00 = 2.708,16€


      Regras:

      Stand Virtual
      Bom estado
      Carro mais barato
      Ano qualquer (são ambos clássicos)

      Mercedes 190E de '89 (24 anos): Mercedes-Benz 190 E, € 1.450, Lisboa - Standvirtual
      1.450€



      Renault 4GTL de '88 (25 anos): Renault 4 GTL, € 1.450 - Standvirtual
      1.450€




      Conclusão: se estão a pensar em comprar agora um carro, e o querem vender em 2038, fazem bem é em comprar um Renault Clio III!

      Comentário


        Originalmente Colocado por manelov Ver Post
        O "7 lugares" dos anos 80 era a peugeot 504 renforcé. Por ter um peso bruto superior a 2500kg. nã0 pagava imposto automovel. Ainda se vão vendo umas por aí
        Melhor que isso era a histórica Toyota Hiace!

        Comentário


          Originalmente Colocado por PenduluM Ver Post
          Para alem de faltarem muitos modelos, algumas potencias e consumos estão errados.

          O Ferrari 308GTB p.ex anuncia 255cv e nao 214 como diz a revista.

          Para mim a parte mais interessante foi constatar que a gama da Alfa Romeo era toda mais potente do que a da Audi. O audi mais potente tinha 75cv e o Alfa mais fraco 86!

          Em Portugal...

          Comentário


            Originalmente Colocado por v7 Ver Post
            Sendo a tara 1.410 kg, podia levar 1.100 kg ? o equivalente a 15 adultos
            Não vejo o problema...

            É só chegar ao chassis, soldar uns ferros extra... era de longarinas, não monobloco como são hoje a maioria dos carros...

            A suspensão traseira, se calhar, passaria para suspensão de láminas, não sei, talvez...

            Comentário


              Originalmente Colocado por ElementZ Ver Post
              Vamos fazer uma brincadeira?

              Qual seria melhor ideia de 1983? Comprar um 190E por 3.500 contos = 17.457,93€

              Ou um Renault 4 gt latas por 557.372$00 = 2.708,16€


              Regras:

              Stand Virtual
              Bom estado
              Carro mais barato
              Ano qualquer (são ambos clássicos)

              Mercedes 190E de '89 (24 anos): Mercedes-Benz 190 E, € 1.450, Lisboa - Standvirtual
              1.450€



              Renault 4GTL de '88 (25 anos): Renault 4 GTL, € 1.450 - Standvirtual
              1.450€




              Conclusão: se estão a pensar em comprar agora um carro, e o querem vender em 2038, fazem bem é em comprar um Renault Clio III!
              Esse R4 está hiper-inflacionado! Digam o que disserem.
              Realmente aquela época do início dos 80 era maluca. Inflação galopante. Juros de 30%!.
              O meu pai também foi dos que vendeu um carro pelo dobro do preço de compra.
              Mas também foi o início de uma série de carros apaixonantes: os "gti", com ou sem turbo.

              Comentário


                Eu aqui há uns dias abri um tópico para se falar do que realmente aconteceu em termos fiscais em 20 anos.

                Está aqui: http://forum.autohoje.com/forum-gera...que-mudou.html

                Pelos vistos o tema não interessou para ninguém e ficou assim. Basicamente há muita gente a pagar impostos que não sabe muito bem para quê e para quem...

                Vamos a comparações:

                1983 - 2013

                Citroen Visa 1.1 3500 € Citroen C2 1.2 15000 € 4.2 x mais
                Fiat Uno 45 2250 € Fiat Punto 1.2 13500 € 6 x mais
                Ford Escort 1.1 4250 € Ford Focus 1.0 20000 € 4.7 x mais

                Meanwhile in Portugal:

                Mercedes 190 E 17500 € Mercedes C 180 37100 € 2.1 x mais
                BMW 635 csi 33150 € BMW 640i 98000 € 2.9 x mais
                Audi 100 CD 15000 € Audi A6 2.0 TFSI 51000 € 3.4 x mais

                Ou seja, os carros mais baratos foram aqueles que encareceram mais.
                E o grande responsável por isto foi a fiscalidade.
                E por isso é que em 1991 se vendiam mais carros 2 a 3 vezes mais, mas encaixavam-se 5 vezes mais impostos do que atualmente.
                Mais uma vez andamos a ser enganados... Ou pelo menos quem quer! Mas isso já resvala o âmbito deste tópico. Mas fica só o registo.

                Comentário


                  Originalmente Colocado por PenduluM Ver Post
                  Para alem de faltarem muitos modelos, algumas potencias e consumos estão errados.

                  O Ferrari 308GTB p.ex anuncia 255cv e nao 214 como diz a revista.

                  Para mim a parte mais interessante foi constatar que a gama da Alfa Romeo era toda mais potente do que a da Audi. O audi mais potente tinha 75cv e o Alfa mais fraco 86!

                  já viste como as coisas evoluem, algo corre mal para a Alfa Romeo nos últimos 25-30 anos e algo correu muito bem à Audi também

                  Comentário


                    Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                    Acho que havia coisas melhores e piores.

                    É natural que os cotas recordem certas coisas com saudosismo.
                    Tretas! Desculpa mas é a isto que eu chamo uma afirmação redonda, não tem por onde pegar!

                    Estamos num fórum de automóveis e é disso que se fala. É evidente que muitas pessoas viviam pior, mas como não estamos num tópico de economia é de carros/condução que falo e nesse aspeto é inevitável ser-se saudosista.

                    Era mais divertido conduzir nas estradas daquele tempo do que nas monótonas AE de hoje;

                    Os motores com carburadores eram muito mais "alegres" do que os atuais de injeção (para quem tenha conhecimento, é impossível não sentir saudade de conduzir um bom Alfa com dois carburadores de duplo corpo);

                    A não existência de ABS, ESP, etc... Tornava a a condução mais empenhada e real (não era adulterada pelos automatismos de hoje);

                    Embora perigoso, conduzir sem cinto dava uma certa sensação de liberdade;

                    Boa parte dos carros eram RWD e, em alguns, esse era mais um elemento de diversão;

                    O menor policiamento e menor densidade de transito em algumas zonas, permitia uma condução livre de maçadas em zonas como: Azeitão, Sintra, Arruda dos Vinhos, etc...

                    Os carros não precisavam de ser caros para serem divertidos (Melhor exemplo disto é o mini desse tempo, mas não é único);

                    Boa parte dos motores eram suficientemente simples para serem mexidos por "mecânicos" como eu (outro fator de diversão);

                    (...)



                    É verdade que os carros são hoje mais seguros, mais confortáveis, mais assépticos. É verdade que as estradas têm melhor piso, são mais largas, têm menos curvas e são mais seguras. Mas compreenderás que alguns se conseguissem divertir mais tirando partido das imperfeições das estradas e carros de então.

                    Reduzir isto à demagogia de dizer "É natural que os cotas recordem certas coisas com saudosismo." é não perceber nada do que era a liberdade de conduzir um carro não castrado pelos automatismos e confortos dos carros modernos (e sem a ditadura do politicamente correto do qual o melhor exemplo são as brigadas de transito a apanhar os "malandros" que conduzem depressa e/ou sem a trampa do cinto).

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por PenduluM Ver Post
                      Para alem de faltarem muitos modelos, algumas potencias e consumos estão errados.

                      O Ferrari 308GTB p.ex anuncia 255cv e nao 214 como diz a revista.

                      Os 308 tiveram uma primeira versão com 2 valvulas por cilindro e um 2ª com quatrovalvulas.

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por Jbranco Ver Post
                        Tretas! Desculpa mas é a isto que eu chamo uma afirmação redonda, não tem por onde pegar!

                        Estamos num fórum de automóveis e é disso que se fala. É evidente que muitas pessoas viviam pior, mas como não estamos num tópico de economia é de carros/condução que falo e nesse aspeto é inevitável ser-se saudosista.

                        Era mais divertido conduzir nas estradas daquele tempo do que nas monótonas AE de hoje;

                        Os motores com carburadores eram muito mais "alegres" do que os atuais de injeção (para quem tenha conhecimento, é impossível não sentir saudade de conduzir um bom Alfa com dois carburadores de duplo corpo);

                        A não existência de ABS, ESP, etc... Tornava a a condução mais empenhada e real (não era adulterada pelos automatismos de hoje);

                        Embora perigoso, conduzir sem cinto dava uma certa sensação de liberdade;

                        Boa parte dos carros eram RWD e, em alguns, esse era mais um elemento de diversão;

                        O menor policiamento e menor densidade de transito em algumas zonas, permitia uma condução livre de maçadas em zonas como: Azeitão, Sintra, Arruda dos Vinhos, etc...

                        Os carros não precisavam de ser caros para serem divertidos (Melhor exemplo disto é o mini desse tempo, mas não é único);

                        Boa parte dos motores eram suficientemente simples para serem mexidos por "mecânicos" como eu (outro fator de diversão);

                        (...)



                        É verdade que os carros são hoje mais seguros, mais confortáveis, mais assépticos. É verdade que as estradas têm melhor piso, são mais largas, têm menos curvas e são mais seguras. Mas compreenderás que alguns se conseguissem divertir mais tirando partido das imperfeições das estradas e carros de então.

                        Reduzir isto à demagogia de dizer "É natural que os cotas recordem certas coisas com saudosismo." é não perceber nada do que era a liberdade de conduzir um carro não castrado pelos automatismos e confortos dos carros modernos (e sem a ditadura do politicamente correto do qual o melhor exemplo são as brigadas de transito a apanhar os "malandros" que conduzem depressa e/ou sem a trampa do cinto).
                        hoje consegues ainda buscar carros puros, mas tens de ter uma carteira maior do que a que tinhas em 80's (proporcionalmente), e se procuras diversão podes fazer em pista.

                        No entanto em geral mudámos para melhor (acho eu), em segurança então a diferença é abismal.

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por Jbranco Ver Post
                          Tretas! Desculpa mas é a isto que eu chamo uma afirmação redonda, não tem por onde pegar!

                          Estamos num fórum de automóveis e é disso que se fala. É evidente que muitas pessoas viviam pior, mas como não estamos num tópico de economia é de carros/condução que falo e nesse aspeto é inevitável ser-se saudosista.

                          Era mais divertido conduzir nas estradas daquele tempo do que nas monótonas AE de hoje;

                          Os motores com carburadores eram muito mais "alegres" do que os atuais de injeção (para quem tenha conhecimento, é impossível não sentir saudade de conduzir um bom Alfa com dois carburadores de duplo corpo);

                          A não existência de ABS, ESP, etc... Tornava a a condução mais empenhada e real (não era adulterada pelos automatismos de hoje);

                          Embora perigoso, conduzir sem cinto dava uma certa sensação de liberdade;

                          Boa parte dos carros eram RWD e, em alguns, esse era mais um elemento de diversão;

                          O menor policiamento e menor densidade de transito em algumas zonas, permitia uma condução livre de maçadas em zonas como: Azeitão, Sintra, Arruda dos Vinhos, etc...

                          Os carros não precisavam de ser caros para serem divertidos (Melhor exemplo disto é o mini desse tempo, mas não é único);

                          Boa parte dos motores eram suficientemente simples para serem mexidos por "mecânicos" como eu (outro fator de diversão);

                          (...)



                          É verdade que os carros são hoje mais seguros, mais confortáveis, mais assépticos. É verdade que as estradas têm melhor piso, são mais largas, têm menos curvas e são mais seguras. Mas compreenderás que alguns se conseguissem divertir mais tirando partido das imperfeições das estradas e carros de então.

                          Reduzir isto à demagogia de dizer "É natural que os cotas recordem certas coisas com saudosismo." é não perceber nada do que era a liberdade de conduzir um carro não castrado pelos automatismos e confortos dos carros modernos (e sem a ditadura do politicamente correto do qual o melhor exemplo são as brigadas de transito a apanhar os "malandros" que conduzem depressa e/ou sem a trampa do cinto).
                          Sim, tens razão nisso tudo. Sobrevivendo, ou sendo nós sobreviventes, recordamos com saudosismo. Agora, vê quantas pessoas morriam por ano nas estradas vs carros existentes comparado com agora.

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por ElementZ Ver Post
                            Não vejo o problema...

                            É só chegar ao chassis, soldar uns ferros extra... era de longarinas, não monobloco como são hoje a maioria dos carros...

                            A suspensão traseira, se calhar, passaria para suspensão de láminas, não sei, talvez...
                            O "Renforce" era por isso mesmo, eram as mesmas modificações usadas nos países africanos....vendo bem, foi bem pensado!

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por Jbranco Ver Post
                              Reduzir isto à demagogia de dizer "É natural que os cotas recordem certas coisas com saudosismo." é não perceber nada do que era a liberdade de conduzir um carro não castrado pelos automatismos e confortos dos carros modernos (e sem a ditadura do politicamente correto do qual o melhor exemplo são as brigadas de transito a apanhar os "malandros" que conduzem depressa e/ou sem a trampa do cinto).
                              Creio que não captaste a essência do meu post, que era essencialmente de por água na fervura.

                              Vamos por partes, eu quando falo em cotas não estou a por-me de fora, sou mais novo que tu, terei menos recordações de 83, mas também já andava aí no inicio da adolescência e estava a despertar para os automóveis. Se não me considero verdadeiramente cota, neste contexto em que predominam tenras idades, acabo por ser um bocado.

                              De resto quase toda a gente, tenha 40, 50, 60, 70, etc. recorda com algum saudosismo os seus tempos de juventude e irreverência.

                              Outro ponto em que concordamos é que há 30 anos havia mais liberdade na prática, pelas razões que enumeras na questão da utilização dos carros e por outras noutros temas. Eu vivi os meus primeiros 31 anos numa paralela ao jardim das Amoreiras (em cima) e com 5 anos ía sozinho brincar para o jardim, coisa perfeitamente impensável hoje em dia para as minhas filhas.

                              Comentário


                                Não, eu é que não me estou a fazer entender.

                                Eu refiro a gozo que era, por exemplo, a estrada para a Arruda dos Vinhos ao volante de um "vulgar" R5 Gt Turbo sem ABS ou ESP e vocês respondem-me que agora há mais segurança. Eu falo de alhos vocês respondem-me com bugalhos.

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                                  Os 308 tiveram uma primeira versão com 2 valvulas por cilindro e um 2ª com quatrovalvulas.
                                  Acho que estás equivocado, 308 era com o 1.4 VTi ou 1.6 HDi, ambos à volta dos 90 CV!
                                  (Estou a brincar)

                                  Comentário


                                    Mas quantas pessoas na altura tinham acesso a um desses Alfa Romeo?

                                    Originalmente Colocado por Jbranco Ver Post

                                    Os motores com carburadores eram muito mais "alegres" do que os atuais de injeção (para quem tenha conhecimento, é impossível não sentir saudade de conduzir um bom Alfa com dois carburadores de duplo corpo);

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por PenduluM Ver Post
                                      Para alem de faltarem muitos modelos, algumas potencias e consumos estão errados.

                                      O Ferrari 308GTB p.ex anuncia 255cv e nao 214 como diz a revista.

                                      Para mim a parte mais interessante foi constatar que a gama da Alfa Romeo era toda mais potente do que a da Audi. O audi mais potente tinha 75cv e o Alfa mais fraco 86!

                                      A revista está errada, mas não é na potência mas na nomenclatura do modelo.

                                      Em 1983 os 308 já tinham injecção - GTBi e GTSi - e a sua potência era de 214cv.

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por DeBeF Ver Post
                                        Mas quantas pessoas na altura tinham acesso a um desses Alfa Romeo?
                                        Poucas, mas mais uma vez digo, eu estou a falar de carros, não de economia.

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por MadDragon Ver Post
                                          A revista está errada, mas não é na potência mas na nomenclatura do modelo.

                                          Em 1983 os 308 já tinham injecção - GTBi e GTSi - e a sua potência era de 214cv.
                                          Agora fizeste-me lembrar de uma das razões porque lembro tanto o Gt Turbo. Fui o meu último carro ainda com carburador. O GT Turbo ainda era pura diversão, nem espaço para pôr alarme tinha.

                                          Edit: Nem direção assistida tinha, veja-se lá a heresia!
                                          Editado pela última vez por Jbranco; 21 February 2013, 10:04.

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por Jbranco Ver Post
                                            Agora fizeste-me lembrar de uma das razões porque lembro tanto o Gt Turbo. Fui o meu último carro ainda com carburador. O GT Turbo ainda era pura diversão, nem espaço para pôr alarme tinha.

                                            Edit: Nem direção assistida tinha, veja-se lá a heresia!
                                            Ainda andei várias vezes num como passageiro e uma vez ao volante, era um carro que andava bastante, na altura impressionava muito.

                                            Comentário


                                              Originalmente Colocado por Jbranco Ver Post
                                              Agora fizeste-me lembrar de uma das razões porque lembro tanto o Gt Turbo. Fui o meu último carro ainda com carburador. O GT Turbo ainda era pura diversão, nem espaço para pôr alarme tinha.

                                              Edit: Nem direção assistida tinha, veja-se lá a heresia!
                                              Eu também tive um carro semelhante que não tinha DA, falo do Swift GTi.
                                              Fiquei sempre com a impressão que se o carro tivesse DA, da maneira que eu o conduzia na altura, teria-me esborrachado contra uma valeta!

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                                                Ainda andei várias vezes num como passageiro e uma vez ao volante, era um carro que andava bastante, na altura impressionava muito.
                                                desses o que mais me impressionou na altura foi o HF Turbo! Lindooooo
                                                O 205 GTI era tipo sonho de criança. No meu prédio tenho um colecionador de clássicos (e alguns carros velhos ) e entre eles está um 205 GTI 1.9 imaculado, parece que saíu do stand ontem.

                                                Nunca andei no GT Turbo

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                                                  Originalmente Colocado por Jbranco Ver Post
                                                  Agora fizeste-me lembrar de uma das razões porque lembro tanto o Gt Turbo. Fui o meu último carro ainda com carburador. O GT Turbo ainda era pura diversão, nem espaço para pôr alarme tinha.

                                                  Edit: Nem direção assistida tinha, veja-se lá a heresia!
                                                  Nunca experimentei um carro de carburador e turbo, mas deve ser um cocktail muito especial.

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                                                    Reparei nos preços dos Alfa Romeo, achei bastante elevados ao contrário dos Renault talvez das marcas mais acessíveis.

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                                                      Originalmente Colocado por Eagle88 Ver Post
                                                      Reparei nos preços dos Alfa Romeo, achei bastante elevados ao contrário dos Renault talvez das marcas mais acessíveis.
                                                      a Renault tinha condições muito especiais

                                                      Comentário


                                                        Originalmente Colocado por JDEM Ver Post
                                                        desses o que mais me impressionou na altura foi o HF Turbo! Lindooooo
                                                        O 205 GTI era tipo sonho de criança. No meu prédio tenho um colecionador de clássicos (e alguns carros velhos ) e entre eles está um 205 GTI 1.9 imaculado, parece que saíu do stand ontem.

                                                        Nunca andei no GT Turbo
                                                        Eu não andei em todos, por exemplo o Delta andei no GT, que tinha 108 ou 109 cv mas não no HF turbo de 140 cv.

                                                        Andei nos Uno turbo de 105 e 118 cv, no 205 gti 1.6 no R5 GTturbo de 115 cv, no golf gti de 139 cv, mas por exemplo nunca andei num polo G40

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                                                          Andei várias vezes à pendura num GT Turbo na minha adolescência. Bons tempos. Era brutinho que chegue e levezinho como se quer.

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                                                            O Delta HF Turbo foi o primeiro carro que conduzi, verdadeiramente fácil de conduzir (considerando a potencia entenda-se).

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                                                              Nesta altura os carros a injecção (que eram mecâncias e não electrónicas) eram praticamente tão brutos na respostaao acelerador como os a carburador. Um bom exemplo foi o primeiro Golf GTI

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