Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Carro para viagens

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #61
    Originalmente Colocado por RPM Ver Post
    Ajuda mesmo. Uma suspensão desportiva no Jazz e ficaria mais confortável em AE (assumindo que o piso é bom).
    Tenho averbadas Jantes 16". Se as colocar ganho?

    Comentário


      #62
      Por exemplo

      Peugeot 607 2.2 HDI Tiptronic, € 9.999, Barreiro - Standvirtual

      Comentário


        #63
        Já andei num destes e conforto não lhe falta... tal como não lhe falta vontade de beber!!!

        Comentário


          #64
          Originalmente Colocado por v7 Ver Post
          Não concordo nada.

          Nas viagens, normalmente por AE ou IPs é onde os carros serem duros menos penaliza.
          Depois passa numa junta na AE e ''parte'' a coluna

          Se é para ir para conforto, nada melhor que um segmento D ou mesmo E Françes, queres carro mais confortavel, vendo o preço, que um C5 primeira geraçao com suspensao pneumatica?

          Depois o conforto nao advem so da suspensao, é algo importante mas nao unico, ele ate pode fazer o Jazz ligeiramente menos penalizador para o corpo, mas a insonorizaçao esta la e essa nao desaparece.

          Uma suspensao mais agressiva ou jantes maiores, sao capaz de fazer com que o Jazz a passar por uma lomba ou depressao nao salte, mas estamos em Portugal, onde as juntas numa AE sao autenticos buracos e ai meu deus... depois nao resolve outros problemas como ja falei, a insonorizaçao por exemplo, a falta de genica do carro, o barulho constante do motor em altas.

          Se é para ter mais conforto, meter a GPL ou manter o Jazz nada resolve isso, se ele faz viagens frequentes do Norte para Lisboa, sim mudar para um C5 ou aquele 607 nao é de todo mau pensado, mesmo um Segmento C para fazer muita AE nao é das coisas que mais aconselhava.

          Comentário


            #65
            Originalmente Colocado por Drifter Ver Post
            Se é para ir para conforto, nada melhor que um segmento D ou mesmo E Françes, queres carro mais confortavel, vendo o preço, que um C5 primeira geraçao com suspensao pneumatica?
            Um C5 Tourer de 2011 1.6 HDI (geração mais recente) mantem o conforto que o C5 de primeira geração? O motor de 116cv é suficiente para "tanto carro"?

            Comentário


              #66
              Originalmente Colocado por NMiguel Ver Post
              Tenho averbadas Jantes 16". Se as colocar ganho?
              Ligeiramente. O efeito maior é o das molas e amortecedores pois ao controlarem melhor o movimento da carroçaria sente-se o carro mais seguro, sem precisar de tantas correcções nem bamboleando tanto. Notei isso nos meus carros. Super estáveis e agradáveis em AE (e outras estradas de bom piso). Em empredado o oposto.

              Comentário


                #67
                Originalmente Colocado por NMiguel Ver Post
                O orçamento é o minimo possivel.
                Tenho o Jazz que nos stands me dão 6500euros(é de 09/2009) e pouco mais.
                É uma situação inesperada e não quero gastar muito dinheiro com ela, bem basta o que perco no Jazz.

                E não quero aumentar a garagem, pois esse lugar é para um desportivo.

                Pelo que andei a ver, encontro bmw e46(á pouco tempo e no contexto do desportivo vi um 328i) e os mercedes w203 180.

                No entanto e não descorando, será que não é algum sentimento psicologico e o carrinho(jazz) até não será mais ou menos? Também não quero arriscar a trocar para não melhorar muito(desconheço os mercedes w203) quanto aos bmw não acho que seja um primor em conforto.

                Isto claro, não esquecendo a trabalheira que dá vender o Jazz e comprar outro. (já o tentei vender antes e livra...desde pagar a prestaçoes a N retomas).
                Eu acho que o limite razoável seria na casa dos 10mil €...

                Tipo isto:
                Mazda 3 1.6 HB MZ-CD EXCLUSIVE , € 10.000, LOUROSA - Standvirtual
                Ford C-Max 1.6TDCi Titanium 109cv, € 9.990, Arruda Dos Vinhos - Standvirtual
                Kia Ceed 1.6 CRDI Nacional, € 9.900, Alverca - Standvirtual
                Renault Scénic 2.0 DCI, € 8.800, Palhais - Barreiro - Standvirtual

                Mitsubishi Lancer SW 1.6 Sport, € 7.500, EVORA - Standvirtual
                Chevrolet Cruze 1.6 LS, € 7.500, Vila Nova De Gaia/Avintes - Standvirtual
                Opel Signum 1800, € 6.800, Tomar - Standvirtual

                Originalmente Colocado por Marco8704 Ver Post
                Se se comercializaram, devem ter sido vendidas muito poucas unidades a otto.
                Existiam no catálogo, mas na prática tinha que ser feita uma encomenda directamente à fábrica, porque não existiam em stock.

                Comentário


                  #68
                  Originalmente Colocado por Scientist Ver Post
                  Este modelo de carro, tendo em conta a minha experiência, não é muito adequado para quem procura conforto. Fiz durante algum tempo viagens curtas, sentado atrás e aquilo dava-me cabo das costas. Será que os bancos da frente são melhores? É uma questão do interessado experimentar.
                  Além disso, o carro em que andei era uma orquestra de barulhos parasitas. O carro tinha a manutenção adequada mas o dono passava por cima de buracos, andava numa velocidade demasiado elevada em estradas com piso muito irregular e a orquestra podia advir deste tratamento agressivo.

                  Comentário


                    #69
                    Que tal um destes? Parece excelente!
                    Honda Civic HYBRID EXECUTIVE, € 9.900, ALCOBACA - Standvirtual

                    Comentário


                      #70
                      Originalmente Colocado por zMax Ver Post
                      Este modelo de carro, tendo em conta a minha experiência, não é muito adequado para quem procura conforto. Fiz durante algum tempo viagens curtas, sentado atrás e aquilo dava-me cabo das costas. Será que os bancos da frente são melhores? É uma questão do interessado experimentar.
                      Além disso, o carro em que andei era uma orquestra de barulhos parasitas. O carro tinha a manutenção adequada mas o dono passava por cima de buracos, andava numa velocidade demasiado elevada em estradas com piso muito irregular e a orquestra podia advir deste tratamento agressivo.
                      Por acaso eu, pessoalmente, sou algo "alérgico" a Opel.
                      No entanto, a minha experiência é com Corsa e Astra, pensei que o Signum pudesse ser melhor...
                      (isto falando exclusivamente de conforto, não vou entrar em outras apreciações)

                      Comentário


                        #72
                        Originalmente Colocado por zMax Ver Post
                        Um C5 Tourer de 2011 1.6 HDI (geração mais recente) mantem o conforto que o C5 de primeira geração? O motor de 116cv é suficiente para "tanto carro"?
                        Um bocado OT, mas o C5 primeira geraçao é algo diferente do actual C5 com suspensao convencial (Hidromatic so a partir do 2.0 HDI e so os Exclusive salvo erro), nao consegue ter aquele nivel de absorvencia das irregularidades mas os bancos sao mais confortaveis (entao os em semi-pele ou pele integral... ), a insonorizaçao esta superior para alem do conforto a bordo tambem este superior, nunca conduzi os C5 primeira geraçao mas os comandos do actual sao extremamente leves. Mesmo com a suspensao convencial, continua a ser dos mais confortavel, se nao o mais confortavel do segmento, e ja conduzi uma Insignia, Passat e A4 e nenhuma chega para o conforto da C5 mesmo em termos de insonorizaçao, pelo menos na minha opiniao e experiencia.

                        Quanto ao motor, nao tera claro o andando do 2.0, mas tambem nao tera o consumo e o IUC do 2.0, e o preço de compra tambem sera menor. Quanto as performance, a caixa é de 5 e algo curta, o que compensa o peso da carrinha, so sentes que ha ali uma ligeira falta de motor em subidas mais ingremes, de resto cumpre bem os requisitos, e tenho experiencia com o de 110cv nao com o de 115cv, que tendo as baixas melhores devera ser ainda mais agradavel. Para uma conduçao relaxada aproveitando o conforto do carro, ate porque dinamicamente o C5 nao é o melhor do segmento, eu acho que é um motor suficiente, agradavel, com ruido baixo e confortavel de usar.

                        Comentário


                          #73
                          Pensei que ele queria um CARRO confortavel para viagens...compra um W203 220cdi auto, já arranjas por pouco dinheiro e alguns em bom estado

                          Comentário


                            #74
                            Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                            Não concordo nada.

                            Nas viagens, normalmente por AE ou IPs é onde os carros serem duros menos penaliza.
                            Não concordo, a suspensão de um carro alemão nas pequenas lombas das estradas "dá" pancadas mais secas, enquanto um francês "ondula" mais...ao fim de uns km as costas ressentem-se deste facto, tornando-se o alemão mais desconfortável.....a grande vantagem dos carros alemães é precisamente nos pisos mais degradados, por denotar uma maior robustez.....isto na minha humilde opinião!

                            Comentário


                              #75
                              Originalmente Colocado por NMiguel Ver Post
                              Agradeço a todos as sugestões.

                              Os Bravos já os pesquisei á uns tempos, mas o conforto não é um primor e mal por mal fico com o meu. Para não falar que a maior parte dos Bravos do Standvirtual é de origem de rent a car.

                              Acho que o mais sensato é ficar com o Jazz. Os usados infelizmente são um mercado estranho e difícil. Ou se encontra material 5* ou nos vendem gato por lebre.
                              Ontem vi um HCH á noite, gostei bastante, hoje liguei para o concessionário onde tinha as revisões e nem o carro conhecem. Insisti que tinha o carimbo deles e não o conhecem, venderam o carro mas nunca o assistiram.
                              A juntar á garantia sem limite da marca por mais dois anos para o Jazz. Lá vou ter de perder no conforto.

                              Isto é para se manter algum tempo, presumo que 2 ou 3 anos, mas estou a ser optimista. O mais certo é durar cerca de 5/6 anos.

                              A questão do gpl, coloquei-a no tópico onde perguntei dos Bravo/GPunto, e acho que me ia compensar. Um bom kit creio que me dá rendimento melhor em baixas e melhores custos por km.
                              Acontece que já me falaram de carros que com o kit perdem velocidade em AE e como o meu é apenas um 1.2 90cv(onde apenas atinge os 90cv em regime alto), tenho receio de depois ficar pouco desenvolto. Neste momento é a minha única duvida que só a posso tirar depois de instalar o kit.
                              se é para andar até 5/6 anos a correr para Lisboa, este até pode ser um aspecto positivo......pode evitar-lhe ter de ir em transportes públicos

                              Comentário


                                #76
                                Originalmente Colocado por 3BG Ver Post
                                Pensei que ele queria um CARRO confortavel para viagens...compra um W203 220cdi auto, já arranjas por pouco dinheiro e alguns em bom estado
                                Epá, tenho um (se bem que avantgarde) e não concordo nada com o que disse!

                                Comentário


                                  #77
                                  Originalmente Colocado por luissousa6 Ver Post
                                  Não concordo, a suspensão de um carro alemão nas pequenas lombas das estradas "dá" pancadas mais secas, enquanto um francês "ondula" mais...ao fim de uns km as costas ressentem-se deste facto, tornando-se o alemão mais desconfortável.....a grande vantagem dos carros alemães é precisamente nos pisos mais degradados, por denotar uma maior robustez.....isto na minha humilde opinião!
                                  Eu penso que seja mais ao contrário.
                                  Conduzi durante alguns anos uma Citroen Xsara, que era do meu Pai e aquilo era muito confortável (até de mais) e a carrinha circulando em piso calcetado não se notava quase nada.

                                  Comentário


                                    #78
                                    Originalmente Colocado por luissousa6 Ver Post
                                    Epá, tenho um (se bem que avantgarde) e não concordo nada com o que disse!
                                    Eu conheço muito bem os W203, tendo até já feito muitos quilómetros (se bem que a pendura), a conduzir foram poucos, até porque nem tenho carta. Só dei algumas voltas de noite. Conduzir só o fiz com o auto.
                                    O carro é acanhado, ficamos com pouco espaço entre os braços e as portas, o tecto também
                                    é baixo, mas, com certeza que será melhor que um jazz. A suspensão acho boa, mas a dos W210 (também conheço bem) é melhor, mais suave.
                                    No geral seria uma boa troca, eu pessoalmente preferia um w210 270cdi, mas vão já começar a dar na cabeça

                                    Comentário


                                      #79
                                      Originalmente Colocado por oLiV3iRa Ver Post
                                      Eu penso que seja mais ao contrário.
                                      Conduzi durante alguns anos uma Citroen Xsara, que era do meu Pai e aquilo era muito confortável (até de mais) e a carrinha circulando em piso calcetado não se notava quase nada.
                                      Tenho também um Xsara picasso, gosto mais dele em AE do que em pisos degradados, nestes últimos prefiro o mercedes!

                                      Comentário


                                        #80
                                        Originalmente Colocado por luissousa6 Ver Post
                                        se é para andar até 5/6 anos a correr para Lisboa, este até pode ser um aspecto positivo......pode evitar-lhe ter de ir em transportes públicos
                                        Se partir, compro outro.

                                        Nao compreendo as intervençoes destrutivas.

                                        Comentário


                                          #81
                                          Está mais ou menos decidido, em principio fica este.

                                          Comentário


                                            #82
                                            Originalmente Colocado por NMiguel Ver Post
                                            Se partir, compro outro.

                                            Nao compreendo as intervençoes destrutivas.
                                            Estava a referir-me às multas por excesso de velocidade.....

                                            nunca foi minha intenção ter uma intervenção destrutiva, aliás, apenas deixei o meu testemunho pessoal no que a conforto diz respeito, peço desculpa se não foi dessa forma que o entendeu, mas não se preocupe, deixarei de intervir.

                                            boa sorte na sua demanda!

                                            Comentário


                                              #83
                                              Originalmente Colocado por NMiguel Ver Post
                                              Está mais ou menos decidido, em principio fica este.
                                              Acho que é a melhor opção para ti, vendo deste lado.

                                              Se sempre pretenderes reduzir os custos/km, o kit GPL será uma boa opção, até porque ao ritmo que fazes km's, rapidamente o terás amortizado.

                                              Garanto-te que as perdas de velocidade e potência são de tal medida irrisórias que não irás sentir. Se sentires, é puro efeito placebo!
                                              O que penaliza o desempenho em AE é o escalonamento demasiadamente longo da caixa. O mesmo acontece com o meu EK3. Há subidas que tenho de recorrer à 4ª, pois a velocidade cai de tal forma... Mas tenho a compensação de a 120kmh o motor ir a rodar numas económicas 3000rpm's.

                                              No teu lugar: Punha o Jazz a GPL (sem esquecer o flashlube/valvecare), vivia com isso, avançava em força com o projecto S2000 e depois desfrutava a valer do F20C!!

                                              Comentário


                                                #84
                                                Originalmente Colocado por Braz Ver Post
                                                Acho que é a melhor opção para ti, vendo deste lado.

                                                Se sempre pretenderes reduzir os custos/km, o kit GPL será uma boa opção, até porque ao ritmo que fazes km's, rapidamente o terás amortizado.

                                                Garanto-te que as perdas de velocidade e potência são de tal medida irrisórias que não irás sentir. Se sentires, é puro efeito placebo!
                                                O que penaliza o desempenho em AE é o escalonamento demasiadamente longo da caixa. O mesmo acontece com o meu EK3. Há subidas que tenho de recorrer à 4ª, pois a velocidade cai de tal forma... Mas tenho a compensação de a 120kmh o motor ir a rodar numas económicas 3000rpm's.

                                                No teu lugar: Punha o Jazz a GPL (sem esquecer o flashlube/valvecare), vivia com isso, avançava em força com o projecto S2000 e depois desfrutava a valer do F20C!!
                                                O Jazz a 120km/h rola nas 3500rpm, este carro sinto que tem força, sem ir no limite, ali em torno da 4250rpm.
                                                Vou ver dos kit de GPL, a nivel de custos é muito bom. O que me comentou o instalador é que tem de programar o gpl para a velocidade maxima que ando normalmente porque depois é limitada a entrada de gpl e o varro nao desenvolve

                                                Comentário


                                                  #85
                                                  Cheira-me que estás farto do carro e queres te livrar dele, e as viagens a Lisboa, apenas servem de desculpa :p
                                                  Sinceramente, eu não trocava de carro...ainda por cima um honda jazz que são mais que fiáveis...
                                                  Quanto as velocidades, o máximo são 120...portanto

                                                  Mantem o Jazz

                                                  Comentário


                                                    #86
                                                    Embora não me pareças particularmente receptivo a sugestões aqui vai a minha opinião:

                                                    - O maior activo que nós temos, somos nós próprios, é a nossa saúde, a nossa clarividência, a nossa capacidade de trabalho, de estar com a familia, etc. Tu tens um carro interesante, mas que não te satisfaz para o tipo de utilização que actualmente tens que fazer. Claro que se pode andar mais devagar, claro que se pode ignorar o que não nos agrada, etc. mas quem tem que viajar regularmente ou até esporadicamente e sabe a importância do recurso "tempo" não recomenda aos outros que ande a 120 em AE, por outro lado o Jazz apesar de ser provavelmente o meu honda preferido, não é um estradista por excelência, a segurança, conforto acustico, etc. são fracas para os actuais padrões. E isso a prazo é muito importante, hoje estás fresco, amanhã cansado, hoje faz sol, amanhã chove torrencialmente, etc. um carro mais estradista e mais seguro era o ideal.

                                                    Então mas um jazz não é bom ? os nossos pais faziam grandes viagens de fiat 127 com a familia toda, etc. ? até é um bom carro, mas em relação ao panorama actual está claramente abaixo da média. Um Focus actual ou da geração anterior dá-lhe 10 a 0 numa data de parâmetros relevantes.

                                                    Comentário


                                                      #87
                                                      Concordo com o que o V7 disse mas é sempre complicado ir do certo para o incerto. Não estou a ver que fazer 600 kms de 3 em 3 semanas seja problemático para o Jazz. Fartei-me de fazer kms em AE com um Corsa A e com um Corsa B. Há que saber conviver nestas viagens com o que de bom e de mau tem este tipo de veículos tem. A segurança é talvez das mais importantes. Como tal a manteres o Jazz vais ter de andar com isso na ideia pois não será propriamnente um carro muito estável para se travar a fundo ou desviar de um obstáculo a velocidades elevadas. Nos dias de chuva as coisas complicam e muito para qualquer carro. Se calhar em ves de gastares dinheiro no GPL metias era uns pneus e amortecedores novos se necessitarem. Por vezes é melhor começar pelo mais simples em vez de complicar. Em todo o caso a decisão será sempre tua.

                                                      Comentário


                                                        #88
                                                        Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                                                        Embora não me pareças particularmente receptivo a sugestões aqui vai a minha opinião:

                                                        - O maior activo que nós temos, somos nós próprios, é a nossa saúde, a nossa clarividência, a nossa capacidade de trabalho, de estar com a familia, etc. Tu tens um carro interesante, mas que não te satisfaz para o tipo de utilização que actualmente tens que fazer. Claro que se pode andar mais devagar, claro que se pode ignorar o que não nos agrada, etc. mas quem tem que viajar regularmente ou até esporadicamente e sabe a importância do recurso "tempo" não recomenda aos outros que ande a 120 em AE, por outro lado o Jazz apesar de ser provavelmente o meu honda preferido, não é um estradista por excelência, a segurança, conforto acustico, etc. são fracas para os actuais padrões. E isso a prazo é muito importante, hoje estás fresco, amanhã cansado, hoje faz sol, amanhã chove torrencialmente, etc. um carro mais estradista e mais seguro era o ideal.

                                                        Então mas um jazz não é bom ? os nossos pais faziam grandes viagens de fiat 127 com a familia toda, etc. ? até é um bom carro, mas em relação ao panorama actual está claramente abaixo da média. Um Focus actual ou da geração anterior dá-lhe 10 a 0 numa data de parâmetros relevantes.
                                                        Olá v7,

                                                        Agradeço a forma construtiva e compreensiva em relação á situação, e tal como eu sabes que o tempo e conforto são dinheiro. Tempo em viagem é tempo perdido.

                                                        Estou receptivo, se não o estivesse não abria o tópico. Talvez não o demonstre pois entre um monitor e através da escrita não nos conseguimos fazer expressar da forma que por vezes queremos. Ora se parece agressivo, ora se parece desinteressado.


                                                        Contudo, e após alguma pesquisa sobre carros usados, dentro dos preços que pretendo deparo-me com algumas situações que não gosto e me deixam de pé atrás:

                                                        - O valor que me oferecem pelo meu carro é baixo, muito baixo para aquilo que preconizo justo para o carro.
                                                        - alguns dos bons usados, com poucos km, provêem de rent-a-car, o que tal como eu sabes, é sempre um tiro no escuro e utilização incerta.
                                                        - Alguns bons exemplares, que existem, são de particulares, que regra geral, não querem retomas, ou só as querem de muito baixo valor, reflexo da crise.
                                                        - Tive o Jazz á venda e surgiram muitos interessados pelo preço que eu pedia, mas ou queriam facilidades de pagamento, ou tinham retomas, o diziam que vinham ver o carro e não apareciam. Enfim. Está difícil vender, mesmo que ligeiramente abaixo do valor justo(e estava/estou disposto a vender algum dinheiro abaixo do valor de alguns que por ai andam á venda).

                                                        E tudo isto cansa, honestamente ando cansado de procurar e nada. De querer e nada. Talvez me canse mais isto, pois a nivel profissional pouco tempo me resta, do que as viagens.

                                                        Se tivesse o carro vendido e o dinheiro deste na mão, aí sim, era fácil encontrar um bom exemplar(com algum trabalho), agora com uma retoma e ainda por cima de valor semelhante ao que procuro, limita-me a uma venda anterior e isso, actualmente, é difícil.

                                                        Posso investir 10 ou 15k euros num outro carro e depois vender este, claro que posso, mas é uma politica distante daquilo que considero uma boa gestão de capital(visto que não aufiro uma fortuna mensalmente, e também não tenho uma poupança equivalente á do tio patinhas). E nesta crise e incerteza de emprego, prefiro ter bons activos a render, dormir descansado, do que reduzir a minha almofada. E isto é uma questão que tem ponto assente e dela não arredo pé(já percebes porque algumas sugestões, apesar de boas, não têm relevo).

                                                        Pelo que procurei é para esquecer, há stands a oferecerem-me 5k euros pelo Jazz!!!
                                                        Há particulares a quererem-me pagar a prestações, pessoas que nunca vi na vida.
                                                        Há particulares que querem comprar, mas que têm de recorrer a crédito e por regra não conseguem.
                                                        Isto está muito mau para vender.

                                                        Dos Bravos e dos Focus tenho bons carros em vista em alguns stands, mas a melhor proposta que consegui foi o meu e mais 4,5k euros por um Focus SW de 2009 com 130 e poucos mil km(poderiam baixar para os 4k euros), e marcado para venda nos 9700euros.

                                                        O dinheiro custa-me muito a ganhar, como a todos, e talvez o mais sensato seja manter o Jazz. Claro que não gosto da ideia, mas pelo menos sei como está e visto que as alternativas são desta forma que expliquei, é a melhor solução, infelizmente para meu conforto.


                                                        Quando vejo um tópico semelhante tenho outra postura, de trocar e vender e querer. Mas na 1ª pessoa parece que as coisas mudam de figura e não é assim tão simples quanto parece.

                                                        Ando a batalhar DP com 4% líquidos para depois perder 40% líquidos?!Entendes mais ou menos o que quero dizer?Para mim tudo o que não seja para dar uma gasadas e fazer uns piões tem de ser visto com rentabilidade e pouca perca.

                                                        Comentário


                                                          #89
                                                          Uma vez fiz uma viagem Algarve - Lisboa num Nissan Note de aluguer, novinho com motor 1.0...
                                                          Pior carro que conduzi... É sempre melhor ter mais motor para AE, e caixa de 6 de preferência!

                                                          A trocar eu aconselharia um Peugeot 406. Os Diesel andam por esses valores, os gasolina apartir de 2000€ o que deixa muito orçamento para uma revisão a sério e GPL. E é muito, mas muito mais carro. Estofos em pele com memória, Pininfarina design, etc. E a versão 3 portas

                                                          Comentário


                                                            #90
                                                            Por entender/saber isso tudo é que acho que não se deve trocar com leviandade.

                                                            Idealmente devemos adquirir um novo carro com um horizonte temporal razoavel, 3 anos ou mais, porque os custos de mudar são sempre alguns e o maior é a "ripada" que levamos na retoma.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X