Sem duvida que eu iria para a V60.... E um carro mais discreto e mais bonito que o resto da concorrencia Quanto a conforto e o resto nao me posso pronunciar pois, infelizmente, nunca sentei a peida dentro de nenhum que tens em mente
Eu gosto bastante da V60 e o motor D5, que conheço particularmente bem nas variantes 163cv duma XC70 e 205cv biturbo de um S80 tem o contra de ter de ser manual: conheço muito bem a caixa auto da Volvo, que é uma miséria na utilização e na fiabilidade. E uma caixa auto estará à partida no caderno de encargos - tendo sobretudo em conta alguns kms que ainda faço em cidade / trânsito concentrado.
No entanto, o espaço extra do segmento acima e a menor versatilidade da V60 face a uma Classe E ou A6, levam-me a prioritizar estas em detrimento daquela. Se não conseguir nada que me agrade no Segmento E, a decisão será entre a Classe C Station e a V60 D5.
Gostando da A6 Avant 2.0 Multitronic que vou experimentar e conseguindo um preço de arromba (o que vai depender de muitos factores), acho que a decisão deve ser entre esta e a MB E 220/250 Station de serviço.
Gostando da A6 Avant 2.0 Multitronic que vou experimentar e conseguindo um preço de arromba (o que vai depender de muitos factores), acho que a decisão deve ser entre esta e a MB E 220/250 Station de serviço.
Eu não me importava de estar na tua posição. São duas carrinhas muito, muito agradáveis, apesar de eu dar preferência à MB.
Também tenho uma queda em particular pelo design do Jaguar. O próprio conceito - carro raro, confortável e distinto - aproxima-se bastante daquilo que procuro. No entanto e assumindo o risco de poder estar a ser injusto, a falta de provas dadas quanto à fiabilidade da mecânica e, sobretudo, da electrónica deixam-me muito de pé atrás. A assistência é igualmente de fugir.
O conteúdo das observações não augura nada de bom.
Se tiveres paciência para deixares aqui um relato teu sobre esses 2 carros, seria evidentemente da maior utilidade.
Grato pelo feedback a todos.
Indo por partes e aos bocados, nos intervalos do trabalho:
A experiência com o Jaguar é o que conheço de um amigo próximo, com um XJ. O dono já teve varios carros de várias marcas, faz mais de 50.000kms por ano e nunca aconteceu nada de parecido com nenhum carro. No jaguar ja foi tudo... segmentos, bielas, juntas e cabeças partidas, caixa de velocidades, ruidos parasitas, turbo partido, motor a espirrar óleo, discos de travão de 20 em 20.000kms, pastilhas com desgaste prematuro... tanta coisa que me faz não ter qualquer confiança num carro que adorava.
Classe E: Experiência pessoal. Diria que uns 400 a 500k kms feiTos em 4 E's 250 CDI avantgarde (2 manuais 2 7G) - Os carros andam de mão em mão portanto acabei por usar todos várias vezes.
- A caixa manual não é péssima, mas não deixa de ser má para o tipo de carro, acho que fazes bem preferir auto
- A 7G é o que se sabe. Boa sem ser uma ZF 8V. Mas é bem agradavel de usar e casa bem com o motor, colmatando aquela brutalidade do 250cdi que se evidencia ainda mais no manual
- dos 4 carros apenas o primeiro (6/2009) teve N problemas de injetores, todos resolvidos ao abrigo da garantia Depois desse, todos os outros (atualmente 2 com 120.000kms e outro com uns 150.000) não deram qualquer tipo de problema a qualquer nível. Sempre assistidos a tempo e horas na MB.
- o 250 cdi é bruto e ruidoso, mas um excelente cruiser. Anda bem, nao gasta muito, tem-se revelado fiável e com a 7G dá bastante gosto de usar
- o interior dos carros tem-se revelado robusto e bem construído, embora ache que o w211 resistia melhor ao tempo este está em bom plano
- a nível de conforto acredito queo elegance seja mais confortável mas não sei até que ponto se nota muito. Um dos 250 tinha jantes 16 e nao havia grande diferença em conforto para o 17. Além do mais as propostas que tenho tido mais apelativas são todas para versões avantagarde
- o comportamento dinamico do carro não é tao preciso e incisivo quanto o A6 ou o F10
- Ha uns 3 meses recebi propostas para 300 bluetec hybrid por pouco mais do que tens para gastar... lançar a escada não custa.
Audi A6: Experiência pessoal. carro de 3/2012 com 45.000kms. 2.0 TDI 177cv manual.
-Boa caixa manual, mas neste segmento é um erro
-no meu entender não o sinto um carro tão robusto e bem concebido como o E, sobretudo a nível de interiores
- o meu tem jante 18 e versão sport, é para o rijo, mas nada que me chateie
- a experiencia de condução tem mais a ver comigo é mais incisivo, comportamento irrepreensivel para um FWD. Audi drive select com efeitos notórios na performance
- a vida a bordo é mais agradavel e evoluida. ecrã central, ecrã no quadrante tablier mais "limpo" com os comandos mais distribuidos em redor da manete da caixa. Pessoalmente sinto-me melhor a bordo do A6 do que no E, mas sou um "puto"
- até ver, nao teve nenhum problema, mas noto um saltitar estranho na embraiagem (que os 250 cdi manuais tmb têm). Á partida não será problema para ti, mas penso que é problema de muito binario em caixas manuais.
- motor é na minha opiniao muito agradavel, não tem nada a ver com os TDI's anteriores, mesmo os CR. É mais cheio, mais linear e com mais pulmão. Tem mais a ver com 20d do que os tdi nos têm habituado, no entanto quer o 220 cdi como o 250cdi têm outro arcaboiço.
- dos carros em que ando habitualmente é aquele em que me sinto mais à vontade em andar depressa e com que mais facilidade circulo muito acima dos limites... mesmo sem pressa dou por mim na A5 acima dos 190... nao sei expicar em concreto porquê, ms o carro inspira muita confiança.
- se conseguisses um 3.0, não hesitava
- não tenho mas conheço a multitronic num A7. Estou certo que vais ter uma agradável surpresa.
Em suma, para mim e por 4 anos prefiro o A6... Com mais uns anos em cima, penso que a escolha seria difícil, mas talvez o merc levasse a melhor.
Se fosse para durar mais anos, continuo a ter mais confiança no merc... já tivemos exemplares recentes com mais de 250.000kms sem quaisquer problemas e com os interiores em grande nível de conservação, como alguns users aqui do forum puderam comprovar!
Peço desculpa pelo tamanho e admito que o discurso esteja pouco fluido e confuso mas fui fazendo isto ao longo deste inicio de tarde... ainda assim penso que consigas tirar algum sumo da maioria dos bullets...
Indo por partes e aos bocados, nos intervalos do trabalho:
A experiência com o Jaguar é o que conheço de um amigo próximo, com um XJ. O dono já teve varios carros de várias marcas, faz mais de 50.000kms por ano e nunca aconteceu nada de parecido com nenhum carro. No jaguar ja foi tudo... segmentos, bielas, juntas e cabeças partidas, caixa de velocidades, ruidos parasitas, turbo partido, motor a espirrar óleo, discos de travão de 20 em 20.000kms, pastilhas com desgaste prematuro... tanta coisa que me faz não ter qualquer confiança num carro que adorava.
Classe E: Experiência pessoal. Diria que uns 400 a 500k kms feiTos em 4 E's 250 CDI avantgarde (2 manuais 2 7G) - Os carros andam de mão em mão portanto acabei por usar todos várias vezes.
- A caixa manual não é péssima, mas não deixa de ser má para o tipo de carro, acho que fazes bem preferir auto
- A 7G é o que se sabe. Boa sem ser uma ZF 8V. Mas é bem agradavel de usar e casa bem com o motor, colmatando aquela brutalidade do 250cdi que se evidencia ainda mais no manual
- dos 4 carros apenas o primeiro (6/2009) teve N problemas de injetores, todos resolvidos ao abrigo da garantia Depois desse, todos os outros (atualmente 2 com 120.000kms e outro com uns 150.000) não deram qualquer tipo de problema a qualquer nível. Sempre assistidos a tempo e horas na MB.
- o 250 cdi é bruto e ruidoso, mas um excelente cruiser. Anda bem, nao gasta muito, tem-se revelado fiável e com a 7G dá bastante gosto de usar
- o interior dos carros tem-se revelado robusto e bem construído, embora ache que o w211 resistia melhor ao tempo este está em bom plano
- a nível de conforto acredito queo elegance seja mais confortável mas não sei até que ponto se nota muito. Um dos 250 tinha jantes 16 e nao havia grande diferença em conforto para o 17. Além do mais as propostas que tenho tido mais apelativas são todas para versões avantagarde
- o comportamento dinamico do carro não é tao preciso e incisivo quanto o A6 ou o F10
- Ha uns 3 meses recebi propostas para 300 bluetec hybrid por pouco mais do que tens para gastar... lançar a escada não custa.
Audi A6: Experiência pessoal. carro de 3/2012 com 45.000kms. 2.0 TDI 177cv manual.
-Boa caixa manual, mas neste segmento é um erro
-no meu entender não o sinto um carro tão robusto e bem concebido como o E, sobretudo a nível de interiores
- o meu tem jante 18 e versão sport, é para o rijo, mas nada que me chateie
- a experiencia de condução tem mais a ver comigo é mais incisivo, comportamento irrepreensivel para um FWD. Audi drive select com efeitos notórios na performance
- a vida a bordo é mais agradavel e evoluida. ecrã central, ecrã no quadrante tablier mais "limpo" com os comandos mais distribuidos em redor da manete da caixa. Pessoalmente sinto-me melhor a bordo do A6 do que no E, mas sou um "puto"
- até ver, nao teve nenhum problema, mas noto um saltitar estranho na embraiagem (que os 250 cdi manuais tmb têm). Á partida não será problema para ti, mas penso que é problema de muito binario em caixas manuais.
- motor é na minha opiniao muito agradavel, não tem nada a ver com os TDI's anteriores, mesmo os CR. É mais cheio, mais linear e com mais pulmão. Tem mais a ver com 20d do que os tdi nos têm habituado, no entanto quer o 220 cdi como o 250cdi têm outro arcaboiço.
- dos carros em que ando habitualmente é aquele em que me sinto mais à vontade em andar depressa e com que mais facilidade circulo muito acima dos limites... mesmo sem pressa dou por mim na A5 acima dos 190... nao sei expicar em concreto porquê, ms o carro inspira muita confiança.
- se conseguisses um 3.0, não hesitava
- não tenho mas conheço a multitronic num A7. Estou certo que vais ter uma agradável surpresa.
Em suma, para mim e por 4 anos prefiro o A6... Com mais uns anos em cima, penso que a escolha seria difícil, mas talvez o merc levasse a melhor.
Se fosse para durar mais anos, continuo a ter mais confiança no merc... já tivemos exemplares recentes com mais de 250.000kms sem quaisquer problemas e com os interiores em grande nível de conservação, como alguns users aqui do forum puderam comprovar!
Peço desculpa pelo tamanho e admito que o discurso esteja pouco fluido e confuso mas fui fazendo isto ao longo deste inicio de tarde... ainda assim penso que consigas tirar algum sumo da maioria dos bullets...
Qualquer questão dispõe.
Abr
Muito obrigado pelo teu relato detalhado e precisamente focado naquilo que eu precisava: uma visão de alguém claramente "batido" (não me lembrei de expressão melhor) na condução de carros e nestes modelos em particular.
Quanto à dimensão do post, é mel para mim. Eu é que agradeço.
Muito obrigado pelo teu relato detalhado e precisamente focado naquilo que eu precisava: uma visão de alguém claramente "batido" (não me lembrei de expressão melhor) na condução de carros e nestes modelos em particular.
Quanto à dimensão do post, é mel para mim. Eu é que agradeço.
Abraço e certamente voltarei ao teu contacto.
De nada. Tive agr tempo de reler e quando digo "400k kms feitos" é no total dos carros, não todos na minha mão, embora utilize praticamente todos regularmente (o manual já evito muito, podendo escolher, só lhe pego quando o rei faz anos).
Particularizando as datas:
6/2009 (manual) foi vendido em 6/2011 com ~100.000kms
12/2010 (manual) deverá andar entre os 150k e os 200k kms
2 x 6/2011 (7G) Rondam agr os 120/140k kms
A empresa que vai adquirir o carro não trabalha com renting. Isto apesar de já terem equacionado esse cenário várias vezes, apesar de ser de pequena dimensão.
De nada. Tive agr tempo de reler e quando digo "400k kms feitos" é no total dos carros, não todos na minha mão, embora utilize praticamente todos regularmente (o manual já evito muito, podendo escolher, só lhe pego quando o rei faz anos).
Particularizando as datas:
6/2009 (manual) foi vendido em 6/2011 com ~100.000kms
12/2010 (manual) deverá andar entre os 150k e os 200k kms
2 x 6/2011 (7G) Rondam agr os 120/140k kms
A 7G-tronic já a vou conhecendo. O meu pai tem um MB E 320CDI com essa caixa. Apesar de já não ser uma referência face à ZF de 8v, chega perfeitamente para a minha condução. A utilização em modo "manual" podia ser bastante melhor, mas também raramente a uso.
Uma (boa) caixa auto é de facto um dos 1.ºs elementos do caderno de encargos.
Não te consigo ajudar pois não tenho experiência com os modelos para os quais estás a apontar, mas concordo em absoluto com a tua prioridade para boas caixas auto!
A 7G-tronic já a vou conhecendo. O meu pai tem um MB E 320CDI com essa caixa. Apesar de já não ser uma referência face à ZF de 8v, chega perfeitamente para a minha condução. A utilização em modo "manual" podia ser bastante melhor, mas também raramente a uso.
Uma (boa) caixa auto é de facto um dos 1.ºs elementos do caderno de encargos.
Vamos ver o que a próxima semana nos trará.
A caixa que vais experimentar nos 250cdi pouco tem a ver com a que o teu pai tem no w211. Sobretudo na utilização manual.
Isto é o que está no site dos promotores da petição à BMW AG:
We have reached 1000... We are working to deliver this petition to Norbert Reithofer, CEO of BMW Group. Thanks all.24 January 2013: 1000 signers 12 January 2013: 700 signers 9 January 2013: 600 signers 2 January 2013: 477 signers
__________________________________________________ ________________ As BMW owners, when we buy BMWs, we do it with high expectations. We pay a premium for the engineering and attention to detail.
Yet it comes as a surprise that the car giant BMW could get an engine design wrong? The BMW diesel engines N47 produced between 2007 and 2011 all have a particular design problem with the timing chains, they are very weak and stretch over time causing them to then snap.
The BMW is ignoring the problem and offers different solutions to different customers. To most of the clients offers expensive solutions like substitution of the engine and for a few clients they are offering solutions at attractive prices.
Always saying that the problem is residual, ignoring the thousands of vehicles across the world and especially in Europe are giving the same problem.
Diria que os novos 20d e 25d não padecem desses problemas na corrente de transmissão mas que entretanto ficou o mito urbano pois não tenho visto problemas recentes nos fóruns que acompanho.
Dessas todas ia para a E250CDI (com a 7GTronic) ou para a Jaguar com a ZF.
Outra hipótese pouco considerada, e que penso que deverias olhar com atenção é precisamente o Citroen C5 com o motor 3.0Hdi e suspensão Hydra activa (sei que cá em PT existe 1, do director da Citroen PT). Tens estética, tens conforto (mesmo com 19' montadas), tens motor, tens uns excelentes interiores e tudo num preço mais em conta. Não tens é status.
Para mim vinha decerto uma dessas 3.
Troll mode on: Compra 1 A1 S-line 2.0TDI com suspensão dinâmica, jante 18' e todos os extras (mesmo assim acho que os 50k não chegam ).
No Sábado fui fazer um test drive à Audi A6 Avant 2.0 TDI Multitronic.
A carrinha estava bem equipada, contando nomeadamente com:
- Estofos em pele e bancos confort;
- Farois Xenon;
- MMI navegação plus (o radio tinha uma qualidade fantástica. Seria bose? vem incluido no MMI Navegação Plus? Não tinha qualquer logo da bose nas colunas);
- Jante 18'';
- Audi drive select;
- Cortinas laterais e traseira.
Principais impressões:
Conforto:
Apesar de ter jante 18’’, achei a carrinha bastante confortável. Os bancos confort são de facto muito bons, dando um apoio lateral mais do que suficiente em condução empenhada;
Bom desempenho da suspensão em mau piso. Com jante 17’’ deve ficar o ideal.
Caixa:
Uma agradável surpresa e não tem nada a ver com a CVT que conhecia do Prius. As 8 relações estão de facto bem “simuladas”. Após 5m de condução, já estava completamente familiarizado com a caixa. Especialmente boa em condução calma. Em recuperações, a sensação que deu foi de que o binário está disponível em permanência. Só não fiquei completamente habituado ao facto de, em recuperações mais vigorosas, o motor manter-se nas 4.000 rpms com o carro a acelerar – dá a sensação que anda menos do que aquilo que efectivamente andará.
Motor:
O motor correspondeu às expectativas. Cumpre (bem) sem deslumbrar. Gostei mais da suavidade do que da capacidade para acelerações “puras” ou recuperações “vigorosas”.
Mas estará certamente dentro da média de performances do segmento (MB E 220CDI e BMW 520d) e cumpre os requisitos mínimos que defini. Para se ter uma percepção mais concreta e apesar de algum trânsito na A5, consegui fazer a subida para a bomba da GALP de Oeiras, sentido Lisboa-Cascais, a 190km/h sem perdas de velocidade (mas também sem ganhos…).
Impressão Geral (condução, ambiente interior):
Uma agradável surpresa. A condução desta carrinha é muito igual à de uma A4 Avant com a qual fiz muitos kms. Gosto bastante do comportamento previsível da carrinha.
Para andar a ritmos rápidos, é muito mais intuitivo (e fácil) fazê-lo com esta carrinha do que, por exemplo, com um RWD.
Em condução urbana calma, é muito confortável de usar. Boa direcção e facilidade de usar todos os comandos.
O ambiente interior é para mim o melhor do segmento – sobretudo com o ecrã gigante do MMI plus, o comando da caixa tipo avião, o touch pad e o painel de instrumentos. Senti-me muito aconchegado e com a sensação de estar a conduzir um carro particularmente sólido.
Gosto bastante do desenho exterior da carrinha. Tem um aspecto sólido e moderno, mantendo-se discreta.
@Andre18: como comparas as prestações puras (acelerações e, sobretudo, recuperações) do 2.0 TDI da Audi com o 2.2 da Mercedes. Fiquei com a impressão que o 2.2 anda bastante mais – mas, como refiro, a minha percepção pode estar viciada pela suavidade da caixa CVT.
Esta semana vou ainda tentar fazer um teste à Audi A6 Multitronic 3.0 TDI para ter uma noção mais aproximada das “reais” diferenças e, ainda, à MB E 220CDI (ainda só testei um MB E 250 CDI auto com pack AMG – em termos de performances, é notoriamente superior à Audi 2.0 TDI – talvez esta impressão esteja viciada pela caixa CVT).
Conto esta semana ter a prioridade de escolhas feita e, no final da seguinte, negociar tudo e fazer escolha final.
Quando experimentar o próximo, deixarei aqui o meu relato.
As 4000rpm é com pedal no fundo e será o regime em que o motor disponibiliza a maior potência, e a não ser que a caixa não seja eficiente nessa transmissão, deverá ser uma forma bem rápida de aceleração/recuperação...
Eu pessoalmente de vez em quando gosto de lhe fazer o teste à saída das portagens na A4 no Porto em direcção a Vila Real
A condução calma até aos 80/90 é o que se sabe » +/-1000rpm, é para adormecer.
Quanto à Jaguar, fico bastante apreensivo quanto à fiabilidade. Conheço de forma bastante próxima vários jaguares e a fiabilidade - sobretudo electrónica - não é das maiores qualidades. A isto junta-se uma assistência que deixa muito a desejar.
.
Aqui o Jaguar XF ja vai com 200.000kms.
Realmente deu uns problemas ao inicio por ter sido da 1ª geração (foi dos primeiros a chegar a PT), mas foi em relação à caixa de velocidades auto.
De resto teve um problema que a pele do tablier que descolou, que tambem foi tratado na garantia.
Rola com jante 19', mas é bastante confortavel.
Já fiz alguns kms num quase full-extras de um amigo (SD4, auto, com tecto panorâmico, jante 20'', estofos em pele, GPS, etc.). Com caixa auto vai sempre para cima do meu budget. A única hipótese seria um manual FWD, com pouco equipamento. Apesar de o achar um SUV engraçado, confesso que não me vejo ao volante de um...
Aqui o Jaguar XF ja vai com 200.000kms.
Realmente deu uns problemas ao inicio por ter sido da 1ª geração (foi dos primeiros a chegar a PT), mas foi em relação à caixa de velocidades auto.
De resto teve um problema que a pele do tablier que descolou, que tambem foi tratado na garantia.
Rola com jante 19', mas é bastante confortavel.
Cumps.
Este fim-de-semana fui dar uma vista de olhos na XF Sportbrake e achei o design fantástico (quer de exterior, quer de interior). No entanto os preços estão muito acima do meu orçamento, mesmo para a versão "base" - que, segundo o vendedor, já vem com estofos em pele. Acho que esta hipótese está praticamente descartada.
- MMI navegação plus (o radio tinha uma qualidade fantástica. Seria bose? vem incluido no MMI Navegação Plus? Não tinha qualquer logo da bose nas colunas);
Pelo que descreves, não tinha. Diria que é um extra que deve ser analisado com atenção pois com um nível de volume dito normal, poderá não compensar o investimento.
Uma agradável surpresa e não tem nada a ver com a CVT que conhecia do Prius. As 8 relações estão de facto bem “simuladas”. Após 5m de condução, já estava completamente familiarizado com a caixa. Especialmente boa em condução calma. Em recuperações, a sensação que deu foi de que o binário está disponível em permanência. Só não fiquei completamente habituado ao facto de, em recuperações mais vigorosas, o motor manter-se nas 4.000 rpms com o carro a acelerar – dá a sensação que anda menos do que aquilo que efectivamente andará.
Agora percebi a tua visão sobre a CVT.
Não é perfeita, mas cumpre bem em 80% dos casos do dia-a-dia.
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