Originalmente Colocado por GCAA
Ver Post
2-Não realmente não percebo o que é que queres comparar... Turbo vs atmosférico? Potências iguais? Da mesma geração? Os únicos motores concretos de que falaste foi o do Honda e o da Ford que está subentendido (estás num tópico sobre esse motor e fizeste citação de um apontamento meu sobre esse motor). Dessa comparação resulta o que está em 1.
3-Não estou por dentro da realidade dos motores de tratores. Mas também referiste os motores dos pesados, e nesses para além de estarem a serem aplicadas diversas tecnologias que já foram aplicadas nos ligeiros, em particular o CR, a capacidade dos motores está a diminuir e as potências a aumentarem. Agora não queiras é passar um motor de 12 L e 400 CV, para metade do volume e a mesma potência.
3.1-O máximo não existe? Há 20 anos atrás os motores de F1 faziam 12000 rpm, agora fazem 20000. São dois máximos que houve nessas alturas. Tens sempre que relativizar o máximo. Se calhar daqui por 50 anos os motores de F1 podem vir a fazer 50000 rpms, mas atualmente o máximo anda na casa das 20000 rpms. Talvez esta época nova se consigam novos máximos, mas por enquanto é o que há. Sinceramente que estapafúrdio o que quer que seja que queres dizer... Eu perguntei foi a ti o que estavas a referir por limite. Agora devolves-me a pergunta?
Desisti!
Comentário