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Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver PostE como é conduzir um motor turbo a gasolina ? ao chegar às 6000 RPM começa a " asfixiar " pelo facto de ser turbo?
É que se há coisa que adoro nos motores a gasolina é não asfixiarem, mesmo que só use isso 2 ou 3 vezes por semana.
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Originalmente Colocado por MadDragon Ver PostExagero?
A generalidade dos motores a gasolina tem o redline nas 6500rpm/7000rpm. Eles não vão a estes regimes com o maior dos fulgores.
Depois da potência máxima começam a asfixiar a maioria deles.
Qualquer motor que atinja a potência máxima às 6000 rpm, tem ainda uma faixa, até ao red line, em que ainda entra por lá a dentro com alguma facilidade. Poderá depender de modelo para modelo (lá está a subjetividade, novamente), mas no caso concreto, acredito que o Fiesta, já sempre a respirar bem até às 6500 rpm e eventualmente até ao corte.
Sinceramente se houver algum motor a gasolina que não ultrapasse as 6000 rpm, com alguma naturalidade, deverá ser mais por caixas de velocidades longas, do que pelo fraco fulgor do motor.
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Originalmente Colocado por dx20 Ver PostEstamos a discutir sensações e por si só são um bocado subjetivas. Estás a falar de fulgores.
Qualquer motor que atinja a potência máxima às 6000 rpm, tem ainda uma faixa, até ao red line, em que ainda entra por lá a dentro com alguma facilidade. Poderá depender de modelo para modelo (lá está a subjetividade, novamente), mas no caso concreto, acredito que o Fiesta, já sempre a respirar bem até às 6500 rpm e eventualmente até ao corte.
Sinceramente se houver algum motor a gasolina que não ultrapasse as 6000 rpm, com alguma naturalidade, deverá ser mais por caixas de velocidades longas, do que pelo fraco fulgor do motor.
Pois, a experiência não me diz absolutamente nada disso.
Diz-me sim que depois da potência máxima o motor perde imenso, uns mais que outros.
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Originalmente Colocado por MadDragon Ver PostPois, a experiência não me diz absolutamente nada disso.
Diz-me sim que depois da potência máxima o motor perde imenso, uns mais que outros.
Em condução desportiva esticas o motor até que regime, até ao ponto de potência máxima, ou vais mais além?
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Originalmente Colocado por terrorjj Ver PostOs Fords precisam de uma cura de emagrecimento. O Clio 1.2 TCE de 120 cv tira quase 1 segundo nos 0 aos 100 em relação a este Fiesta.
A FORD devia aprender com a "parceira" MAZDA, que se anda a esforçar por apresentar melhorias na redução de peso, utilizando materiais mais evoluídos.
Termos um seg B que, mesmo usando um motor que já é pequeno e leve, pesa mais de 1100 kg... Eu sei que está na média, mas já é uma quantidade substancial de Massa a ter de ser movida por motores que se exigem cada vez mais "pequenos e ecológicos"...
Algo que me dá gosto em ler, é o anuncio que o novo modelo X será mais leve que o antecessor, o que prova que se estão a ir às bases para se ter um bom rendimento geral
Mas mesmo assim esta versão do fiesta, quer em preço, quer no rácio consumos/andamento deve ser uma das melhores propostas no segmento B. Gostava de poder experimentar um, para conhecer este tri-cilindrico que até agora o pouco que sei dele, é apenas por opiniões lidas.
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Por acaso o Fiesta até é supostamente dos mais leves do segmento. Ainda assim, mesmo com supostos mais 20cv que os concorrentes Ibiza e Polo 1.2 TSi, anda o mesmo, ou ligeiramente mais vá.
A diferença real de potência é certamente menor que 20cv, sendo que os manos VAGs até pesam um pouco mais penso.
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Originalmente Colocado por aimartinho Ver PostNo C-max é pouco expedito e sempre acima dos 8/8.5l. Tem é um binário muito bom. É, como já disse, um óptimo carro/motor para estradas planas e não aqui para a região do Douro onde ele anda maioritariamente.
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Originalmente Colocado por Drifter Ver PostNessa regiao, um motor deste (pequeno) tamanho, fazer tais medias, nao é nada mau
Facto é que ele tem necessariamente que consumir menos, mesmo quando aplicado num carro como o C-Max.
Ou então tem que ter alguns factos, que o faça consumir assim, tais como: percursos pequenos, não atingir a temperatura normal de funcionamento, andar mais carregado, circular com o AC ligado, circular a altas velocidades / rotações, etc. Tem que gastar menos, na casa dos 7 litros.
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Originalmente Colocado por dx20 Ver PostAinda gostava de saber o que o tamanho do motor tem a ver com o facto.
Facto é que ele tem necessariamente que consumir menos, mesmo quando aplicado num carro como o C-Max.
Ou então tem que ter alguns factos, que o faça consumir assim, tais como: percursos pequenos, não atingir a temperatura normal de funcionamento, andar mais carregado, circular com o AC ligado, circular a altas velocidades / rotações, etc. Tem que gastar menos, na casa dos 7 litros.
Em pecursos citadinos normais e mais plano, facilmente ele vai para os 7.5 numa conduçao descontraida.
Mesmo assim, por muito tecnologico que seja o motor, nao vai ter consumos de um carro a Diesel, e quem pensar assim esta redondamente enganado, mas para o que ele faz, nao consome muito. Um 1.6 Atmosferico fazia consideravelmente pior.
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Originalmente Colocado por Drifter Ver PostNecessariamente de consumir menos? Repara que o user diz que anda na regiao do Douro em que é so subidas... nao é de todo um local bom para consumos
Em pecursos citadinos normais e mais plano, facilmente ele vai para os 7.5 numa conduçao descontraida.
Mesmo assim, por muito tecnologico que seja o motor, nao vai ter consumos de um carro a Diesel, e quem pensar assim esta redondamente enganado, mas para o que ele faz, nao consome muito. Um 1.6 Atmosferico fazia consideravelmente pior.
Agora tu dizes que "são só subidas"... Bom isso era já para chamar a NASA para investigar, pois consegue ser mais espantoso do que os belíssimos vinhos que lá são produzidos.
Desculpa lá, mas qualquer local, seja o Douro, o Porto ou Lisboa, têm tantas subidas quantas descidas. E são exatamente as mesmas quantidades, nem mais uma ou a outra.
Esse carro tem que gastar menos, ou então estar a circular em condições anormais de funcionamento (ver algumas das condições que já enunciei no post anterior).
Nas mesmas condições (mesmo que sejam anormais) o atmosférico correspondente em potência ao 1.0, consumiria realmente mais.
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Originalmente Colocado por dx20 Ver PostA região do Douro é bastante conhecida pelos belos vinhos que produz. É isso que faz dela uma região demarcada e tudo.
Agora tu dizes que "são só subidas"... Bom isso era já para chamar a NASA para investigar, pois consegue ser mais espantoso do que os belíssimos vinhos que lá são produzidos.
Desculpa lá, mas qualquer local, seja o Douro, o Porto ou Lisboa, têm tantas subidas quantas descidas. E são exatamente as mesmas quantidades, nem mais uma ou a outra.
Esse carro tem que gastar menos, ou então estar a circular em condições anormais de funcionamento (ver algumas das condições que já enunciei no post anterior).
Nas mesmas condições (mesmo que sejam anormais) o atmosférico correspondente em potência ao 1.0, consumiria realmente mais.
Se achas que o carro têm de gastar menos, desculpa a sinceridade, mas tens espectativas altas de mais, nao te sigas pelo que a marca diz porque ja sabemos como eles medem os consumos. Apesar de tecnologicamente avançado, e com consumos bons, nao consegue obviamente competir com um Diesel e mesmo assim a diferença para o Diesel equivalente (1.6 TDCI 115) nao é assim tanta (1.5L para ser pessimista).
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Originalmente Colocado por Drifter Ver PostNao vamos entrar numa de geografia, o Douro de facto têm varias subidas, com distancias grandes, nao estamos a falar de subidas tipo a A5 em Monsanto, portanto nao vejo o drama no consumo vendo a regiao onde o carro anda, para alem disso, o C-Max nao é um carro leve (1391kg de tara, mete-lhe 1 pessoa, ou ate mais e facilmente ele vai para os 1500kg), o consumo esta perfeitamente normal e ate acho bom vendo o carro que esta a puxar.
Se achas que o carro têm de gastar menos, desculpa a sinceridade, mas tens espectativas altas de mais, nao te sigas pelo que a marca diz porque ja sabemos como eles medem os consumos. Apesar de tecnologicamente avançado, e com consumos bons, nao consegue obviamente competir com um Diesel e mesmo assim a diferença para o Diesel equivalente (1.6 TDCI 115) nao é assim tanta (1.5L para ser pessimista).
Continuas a dizer que "o Douro de facto têm varias subidas"... Não tem! E enquanto não entenderes isso, não vais conseguir compreender os consumos.
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Originalmente Colocado por dx20 Ver PostA região do Douro é bastante conhecida pelos belos vinhos que produz. É isso que faz dela uma região demarcada e tudo.
Agora tu dizes que "são só subidas"... Bom isso era já para chamar a NASA para investigar, pois consegue ser mais espantoso do que os belíssimos vinhos que lá são produzidos.
Desculpa lá, mas qualquer local, seja o Douro, o Porto ou Lisboa, têm tantas subidas quantas descidas. E são exatamente as mesmas quantidades, nem mais uma ou a outra.
Esse carro tem que gastar menos, ou então estar a circular em condições anormais de funcionamento (ver algumas das condições que já enunciei no post anterior).
Nas mesmas condições (mesmo que sejam anormais) o atmosférico correspondente em potência ao 1.0, consumiria realmente mais.
Achas que é anormal um motor seja ele ecoboost ou xptoboost vai consumir pouco mesmo estando em zonas de muitos declives ?Se fosse um aatmosférico equivalente ainda consumia mais? talvez
Agora dizeres que 8L é demais.....
É que à volta dos 6L se for preciso faz ele numa cidade normal.
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Originalmente Colocado por dx20 Ver PostÉ complicado discutir consumos, com alguém que não entende o mais básico, do mais básico de geografia. Assim não vamos lá...
Continuas a dizer que "o Douro de facto têm varias subidas"... Não tem! E enquanto não entenderes isso, não vais conseguir compreender os consumos.
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Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver PostMas o motor não está em condições porquê ?
Achas que é anormal um motor seja ele ecoboost ou xptoboost vai consumir pouco mesmo estando em zonas de muitos declives ?Se fosse um aatmosférico equivalente ainda consumia mais? talvez
Agora dizeres que 8L é demais.....
É que à volta dos 6L se for preciso faz ele numa cidade normal.
Depende do que consideras consumir pouco, ou consumir muito. No caso citado, em condições normais, aquele carro tem que gastar menos. Não é por ser um motor pequeno, instalado num carro grande, que o fará gastar mais do que um atmosférico de igual potência. Isso é preconceito. E no caso citado, aquele motor, em condições normais de funcionamento, tem que gastar menos.
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