Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Monovolume compacto - qual escolheriam?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #91
    Originalmente Colocado por Zedobone Ver Post
    São dois filhos. A preferencia por monovolume/SUV tem a ver com a posição de condução mais elevada e com uma bagageira normalmente maior, que nas férias dá muuuito jeito!
    Quanto tinha 15 anos, ca em casa morava uma 307 Break, tambem tinha por volta 1.80m, o meu irmao ja com 21 anos com 1.90m, e nunca se viajou mal numa carrinha do segmento C, a 307 tinha vantagem de ser alta e larga, mas fez-se muitas vezes com 5 pessoas la dentro sem grandes problemas.

    Mesmo agora, os meus pais trocaram o Qasqhai recentemente por uma C5 e o espaço atras em comparaçao, é consideravelmente maior, tenho pela ultima mediçao 1.86m (e nao sou propriamente magro) e viajo perfeitamente atras na C5 muito confortavel e com bastante espaço, ate na minha Ford Focus que ja andei algumas vezes atras, sem qualquer problemas em termos de espaço.

    Se é para 4 pessoas, pessoalmente nao me metia a ver monovolumes, tens carrinhas do segmento D ao mesmo preço que os carros que foste ver, nem que vas para usadas, e nao ficas a perder no espaço, versatilidade etc. Tens a C5 II como ja referi, tens a actual Passat com 603L de bagageira, tens as Lagunas e Mondeo.

    Para Crossover em termos de espçao, aconselho o 3008 (ja a bagageira...) e o Sportage

    Comentário


      #92
      Originalmente Colocado por Gavela Ver Post
      Normalmente essas diferenças estão sempre lá.
      E peso superior também.

      No caso do enjoo, por exemplo, a minha filha mais velha e a minha mulher já têm ficado mal dispostas e enjoaram por mais do que uma vez no Grand Picasso com jante 17" que deveria dar mais dinâmica, e tal não aconteceu por exemplo na Astra com jante 16".
      O monovolume tem um balançeio/adorno superior...só a mudança de faixa e retorno à mesma mais brusca após uma ultrapassagem se nota logo. Os cerca de 20 cm a mais na altura notam-se...
      Para 4 pessoas não vejo vantagem/necessidade no monovolume.

      Agora defendo como já aqui defendi, que para levar 5 adultos bem (em termos de espaço), ou 3 adultos e 2 cadeiras de bebé/criança isso não há como Monovolume.
      Como veículo familiar eu acho que as vantagens dos monovolumes em relação às carrinhas são superiores.

      Para quem faça consistentemente viagens muito depressa e explore a pequena vantagem que pode haver dinamicamente numa carrinha, poderá compensar essa opção, mas cada vez vejo menos casos desses, olhando meramente ao aspecto de "prazer de condução" também há monovolumes muito interessantes. Conheço quem tenha tido um S-max 2,2 (e repro) e chegou a andar pelo menos num TD do Estoril e surpreendeu muitos carros "desportivos"

      Quanto ao enjoo, não me parece que isso tenha a ver com altura, talvez tenha a ver com os 2 modelos em particular que referes. Um S-max não adorna nem balanceia nada de relevante e pegando num exemplo mais extremo o meu X5 que é mais alto ainda, adorna menos, não só o amortecimento é firme como o esquema de suspensões controla muito a transferência de massas.

      Comentário


        #93
        O homem já referiu que quer SUV/Monovolume porque gosta do posto de condução mais elevado e do espaço e modularidade deste género de carros. Assim sendo qual a lógica de se estar a hipótese de carrinhas??

        Comentário


          #94
          Originalmente Colocado por Rodri12 Ver Post
          O homem já referiu que quer SUV/Monovolume porque gosta do posto de condução mais elevado e do espaço e modularidade deste género de carros. Assim sendo qual a lógica de se estar a hipótese de carrinhas??
          Ha carrinhas com o posto de conduçao mais elevado, tens o caso da 308 para dar um exemplo, a propria 508 nao é tem um posto de conduçao baixo.

          Comentário


            #95
            Originalmente Colocado por Drifter Ver Post
            Se é para 4 pessoas, pessoalmente nao me metia a ver monovolumes, tens carrinhas do segmento D ao mesmo preço que os carros que foste ver, nem que vas para usadas, e nao ficas a perder no espaço, versatilidade etc. Tens a C5 II como ja referi, tens a actual Passat com 603L de bagageira, tens as Lagunas e Mondeo.
            Um S-max utilizando 5 lugares, fica com 1.171 lts de bagageira até ao tecto ......

            Comentário


              #96
              Ok mas nada tem a ver com um look de Monovolume como p user diz que quer...

              Comentário


                #97
                Originalmente Colocado por Rodri12 Ver Post
                O homem já referiu que quer SUV/Monovolume porque gosta do posto de condução mais elevado e do espaço e modularidade deste género de carros. Assim sendo qual a lógica de se estar a hipótese de carrinhas??
                O homem gosta de monovolumes/suvs e compra o quer.

                Em relação ao espaço, ele referiu que em certos monovolumes tem tido problemas em termos de espaço com a altura interior quando comparado por exemplo com breaks. (5008 vs 308 Sw)

                Comentário


                  #98
                  Originalmente Colocado por v7 Ver Post

                  Quanto ao enjoo, não me parece que isso tenha a ver com altura, talvez tenha a ver com os 2 modelos em particular que referes. Um S-max não adorna nem balanceia nada de relevante e pegando num exemplo mais extremo o meu X5 que é mais alto ainda, adorna menos, não só o amortecimento é firme como o esquema de suspensões controla muito a transferência de massas.
                  Tem de se comparar veiculos +- do mesmo segmento/preço.

                  Um S-max, para um Mondeo
                  Um X5 para um serie 5

                  Apesar do Grand Picasso ainda ter custado cerca de 7 mil € mais que a Astra considero-os +- "equivalentes".
                  E nem a suspensão pneumática traseira do Grand Picasso consegue fazer algo contra o balançeio...serve sim para estoirar depressa com os pneus traseiros.

                  Comentário


                    #99
                    Duplicado

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                      Não concordo ! sem querer entrar muito em OT, acho o seguinte:

                      1- Dinâmica, depende dos modelos em particular, as diferenças não são muito valorizaveis.
                      2- Consumos, ligeiras diferenças
                      3- Prestações, ligeiras diferenças
                      4- Preço, ligeiras diferenças (oferecem mais = custam mais)
                      5- Menos enjoo ???

                      Depois se pensarmos na Ênfase transporte de familia, espaço, versatilidade, etc., etc. há muitas vantagens



                      6- Achas que um monovolume desvaloriza mais ? não me parece e não vejo porquê ?
                      1- A dinâmica de uma monovolume familiar será sempre pior, pela altura, suspensão, peso, transferências de massa, e por aí fora. Se me disseres que hoje em dia, de um forma geral, as monovolumes já têm uma boa dinâmica, aí concordo, mas não é superior ao carro/carrinha que lhes a origem.

                      2 e 3- As diferenças podem ser ligeiras nalguns casos, mas noutros nem tanto, é como dizes, depende.

                      4- Disseste tudo, oferecem mais e são mais caras por isso. Não deixam de o ser.

                      5- Enjoo, vem no seguimento do que o Gavela disse, e é sentido mais em determinados modelos. Tenho um colega com um Mercedes R há 1 mês, e diz que ao principio enjoava de tanto balanço, por causa da suspensão voltada para o "super conforto".

                      6- Claro que desvaloriza mais, se tivereres em consideração que custam mais em novo e ao fim de 4/5 anos, valem o mesmo que a carrinha. Acontece pela menor procura destes modelos vs carrinhas, que de há uns anos a esta parte têm sido as preferidas dos portugueses.

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                        Como veículo familiar eu acho que as vantagens dos monovolumes em relação às carrinhas são superiores.

                        Para quem faça consistentemente viagens muito depressa e explore a pequena vantagem que pode haver dinamicamente numa carrinha, poderá compensar essa opção, mas cada vez vejo menos casos desses, olhando meramente ao aspecto de "prazer de condução" também há monovolumes muito interessantes. Conheço quem tenha tido um S-max 2,2 (e repro) e chegou a andar pelo menos num TD do Estoril e surpreendeu muitos carros "desportivos"

                        Quanto ao enjoo, não me parece que isso tenha a ver com altura, talvez tenha a ver com os 2 modelos em particular que referes. Um S-max não adorna nem balanceia nada de relevante e pegando num exemplo mais extremo o meu X5 que é mais alto ainda, adorna menos, não só o amortecimento é firme como o esquema de suspensões controla muito a transferência de massas.
                        Claro que sim, ainda não vi ninguém a dizer o contrário

                        Comentário


                          Ou isto!...

                          Fiat Freemont 2.0 M-Jet 170cv, € 32.490, Alfragide - Standvirtual

                          Comentário


                            Ford S-Max 2.2 TDCI Titanium 175Cv, € 26.300, Lisboa - Standvirtual

                            Comentário


                              Não quereria ter um monovolume, mas se tivesse de escolher, seria o Peugeot, mas apenas por ser a minha marca favorita entre essas. Nada sei sobre esses veículos

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por tiagoadcosta Ver Post
                                Não quereria ter um monovolume, mas se tivesse de escolher, seria o Peugeot, mas apenas por ser a minha marca favorita entre essas. Nada sei sobre esses veículos

                                São uma obra de arte!!

                                Fora de brincadeiras, como ele já viu o 5008 penso que sabe como é o 3008, pra mim prefiro o 3008 a consola central é mais homogénea e consensual quanto ao espaço deverá andar ela por ela excepto na mala onde a 5008 é maior em comprimento mas não em altura por causa do alçapão.

                                Quanto à Peugeot temos falados quanto às opções no meu gosto preferencial e por ordem

                                Zafira 1.6 Cdti
                                S-Max 2.0 TDCI
                                Mitsu Grandis ( já um cadinho pró velhota)
                                Sharan/Alhanbra quanto a mim caras pró conteudo

                                E por fim acho que ainda não se falou desta Chevrolet Orlando
                                Chevrolet Orlando 2.0 VCDi LTZ, € 24.990, Mem Martins - Standvirtual

                                Comentário


                                  O problema da Zafira 1.6 é que sói estará disponível em Junho! (informação do vendedor Opel)
                                  Para além do motor ainda ser uma incógnita! No papel parece óptimo, mas pouco se sabe sobre a realidade (durabilidade, problemas de juventude, consumos, etc...).
                                  Como já escrevi acima, o motor 2.0ctdi Opel (165CV) não é assim tão melhor do que o 1.6HDI PSA que experimentei. O 1.6??????????

                                  Comentário


                                    Em AE nota-se bem a diferença do 2.0 da Zafira face ao 1.6 Hdi...pois permite outros ritmos e outras recuperações a partir dos 140/150km/h...e não só!

                                    O mais próximo que consegui:
                                    http://www.zeperfs.com/duel3194-2734.htm (A Insignia é mais pesada ecom menos 5cvs, mas tem um Cx mais baixo portanto...)

                                    Contra factos...
                                    Editado pela última vez por HugoMJet; 17 March 2013, 22:10.

                                    Comentário


                                      140/150km/h? Isso era antes da Troika!

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por Zedobone Ver Post
                                        140/150km/h? Isso era antes da Troika!
                                        lol. Em tudo, como podes ver no post anterior (depois de o editar)...

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por Zedobone Ver Post
                                          O problema da Zafira 1.6 é que sói estará disponível em Junho! (informação do vendedor Opel)
                                          Para além do motor ainda ser uma incógnita! No papel parece óptimo, mas pouco se sabe sobre a realidade (durabilidade, problemas de juventude, consumos, etc...).
                                          Como já escrevi acima, o motor 2.0ctdi Opel (165CV) não é assim tão melhor do que o 1.6HDI PSA que experimentei. O 1.6??????????
                                          Tenho um(a) 5008 1.6 na versão 112 cv com cm6.
                                          Não tenho o tecto panoramico por opção, e julgo que o espaço em altura é ligeiramente maior.
                                          Quanto ao comportamento, é bastante agradavel, curva bem para um monovolume, e não é "barco" nenhum, ate é bastante seco a velocidade reduzidas.
                                          As perfomances são mais que suficientes para uma utilização normal permitindo manter velocidades na ordem dos 170 sem grande esforço e com recuperações interessantes.
                                          Quanto as caixas, cm ou cmp, já existem varios topicos por aqui sobre este assunto, eu não tive duvidas e escolhi a cm.

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por U89 Ver Post
                                            Tenho um(a) 5008 1.6 na versão 112 cv com cm6.
                                            E está satisfeito? Problemas?
                                            Já agora, porque preferiu essa caixa à pilotada?

                                            Obrigado

                                            Comentário


                                              Originalmente Colocado por Zedobone Ver Post
                                              O problema da Zafira 1.6 é que sói estará disponível em Junho! (informação do vendedor Opel)
                                              Para além do motor ainda ser uma incógnita! No papel parece óptimo, mas pouco se sabe sobre a realidade (durabilidade, problemas de juventude, consumos, etc...).
                                              Como já escrevi acima, o motor 2.0ctdi Opel (165CV) não é assim tão melhor do que o 1.6HDI PSA que experimentei. O 1.6??????????
                                              É verdade é uma incógnita e eu também tendo a ser cauteloso nessa matéria.

                                              Ao comparativo 1.6 PSA-FORD vs 2.0 CDTI, é assim como dizes e o Hugo também. Em utilização normal e quotidiana é mais que suficiente, não chega para envegonhar, e acredito que até tenha melhores recuperações que a 2.0 CDTI, dado o seu menor peso e uma relação de caixa mais favorável. Os cavalos do 2.0 CDTI só se mostram mais tarde. O preço do 5008, com o 1.6, também é mais barato e o motor capaz de fazer consumos bem mais baixos que o 2.0 CDTI. O IUC também é menor. Em matéria de €conomia, a Zafira com o 2.0 CDTI sai claramente a perder.

                                              Comentário


                                                Atenção que tem intervalos de manutenção superiores!... Também é importante!...

                                                Recordo:
                                                http://www.zeperfs.com/duel3194-2734.htm (A Insignia é mais pesada e com menos 5cvs, mas tem um Cx mais baixo portanto...)

                                                Comentário


                                                  Como já o referi, considerava igualmente o VW Touran. Existe a versão 1.6TDI e não deverá ser assim tão pior que o 5008. Qualidade deverá ser superior e o preço não é assim tão mais elevado.

                                                  Espaço também tem.

                                                  Comentário


                                                    Mas é "feinha"!!...(uma opinião!)
                                                    E a versão com o motor 1.6 Tdi de 105cvs...com quatro pessoas e bagagens...uiui!

                                                    http://www.zeperfs.com/duel2734-3498.htm;
                                                    ou este, o mais parecido (com mais medições)...

                                                    http://www.zeperfs.com/duel2734-4050.htm
                                                    Editado pela última vez por HugoMJet; 18 March 2013, 14:04.

                                                    Comentário


                                                      Tudo somado ainda conheço bastante gente com monovolumes, Touran e Zafira tenho amigos que têm e já andei e conduzi, mas são as versões anteriores, o Touran 1,9 de 105 cv creio e o Zafira 1,9 de 120 cv, ambos cumprem muito bem como familiares.

                                                      Nestes carros pesadotes a cilindrada dá muito jeito.

                                                      Comentário


                                                        Não sabia que a Touran também rebatia os bancos da 3ª fila.
                                                        Mais uma que tenho de ir ver.

                                                        O que me dizem da Grand Picasso 1.6HDi com caixa pilotada. Bem sei que está em fim de vida, mas arranjam-se umas usadas porreiras.

                                                        Comentário


                                                          Ford C-MAX, VW Touran...

                                                          Comentário


                                                            Originalmente Colocado por Zedobone Ver Post
                                                            Não sabia que a Touran também rebatia os bancos da 3ª fila. Mais uma que tenho de ir ver.O que me dizem da Grand Picasso 1.6HDi com caixa pilotada. Bem sei que está em fim de vida, mas arranjam-se umas usadas porreiras.
                                                            Eu particularmente gosto das Grand Picasso, no entanto só comprava usada num concessionário da marca e com 2 anos de garantia, isto poruqe pelo conhecimento que tenho essa caixa pilotada dá alguns problemas...

                                                            Comentário


                                                              Olá , só posso falar do que tive e tenho .
                                                              Neste momento tenho uma Zafira 2.0Cdti Tourer ( 2012 ) e já tive a Smax 1.8 Tdci ( 2007/2008 ) .. entre as 2 fiz cerca de 5 K Kms com uma Grand Picasso .. Na minha Opinião :
                                                              Smax 1.8tdci é um motor problemático , optima condução ( especialmente em curva , Chassis Ford , não há muito mais a dizer.... ) Interior interessante , mas com equipamento limitado ( era a Titannium ) . Neste momento não comprava .. é um modelo que vai pra 7 anos de mercado. ( a minha foram 5 meses = 5 avarias com direito a reboque ... pelo que foi despachada... com 10 K Kms )
                                                              Zafira - Preço imbativel face ao equipamento e motors ( talvez a nova toyota esteja equivalente , mas nunca a experimentei , só a versão anterior de 177 cv q era espectacular ) .. adiante .. A zafira é bastante confortável ( + q smax ) mas na comparação " desportiva " leva alguma desvantagem no chassis .. no entanto o motor é superior , os 165 cv estão lá embora não de uma forma "overboost " como na ford.
                                                              em termos de equipamento tem tudo , aliás .. difcilmente haverá concorrencia neste tema. .. agora menos que o motor de 2.0 num monovolume destas dimensões eu pessoalmente nao comprava.
                                                              Conheço bastante bem os 1.6D PSA e 1.5 DCI , e num carro desta dimensão com 5 passageiros fica claramente limitado.
                                                              em caso de economia , é ela por ela , tanto Smax com Zafira fazem medias entre 6,5 a 7,8 consoante condução .. nunca menos que isto... e a minha condução é digamos tranquila , vim de uma Passat 2.0 140 cv com médias de 5,5 ...
                                                              Relativamente á Picasso , ou se gosta ou não .. mas o 1.6 ( a que tive por tempos ) era limitada em viagens longas com carga... agora claramente tem a vantagem do conforto.
                                                              Em resumo optei e voltaria a optar pela Zafira .. uso os 7 lugares frequentemente com crianças de < 10 anos e não tem muito problema .. semelhante á smax .. que na minha opiniao é do mesmo campeonato ... reparem que o chassis da Zafira não é um puro astra .. foi redimensionado especialmente para esta viatura...
                                                              Ao dispor

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X