Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Alguém que se sinta pouco à vontade de circular na faixa esquerda da Pte. 25 Abril?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #61
    Se há uma coisa que eu aprendi com a prática de condução foi saber onde todas as rodas do carro pisam. De tal forma que sempre que tenho tempo de reacção consigo fazer tangentes aos buracos sem os pisar. Sei perfeitamente onde cada roda pisa e onde a colocar. Posso falhar, mas raramente acontece. Não estou aqui a envaidecer-me com as minhas capacidades, mas acho que um condutor com a mínima experiência devia perceber minimamente onde cada roda pisa. Mesmo que não seja com muita precisão, pelo menos que seja um cálculo o mais aproximado possíve. É que, caso contrário, o condutor é tudo menos hábil a conduzir e no caso específico da Ponte 25 de Abril não conseguir evitar o pedaço de rede tapada com asfalto da faixa do lado direito já é um pouco mau, já é falta de habilidade... é que aquilo não é tão apertado assim a ponto de não conseguir evitar. Eu consigo colocar o carro dentro da faixa da direita, precisamente entre o tracejado e a costura da rede tapada com asfalto e aí é que vos digo que é bem mais complicado acertar por ser verdadeiramente apertado (e também mais perigoso porque estamos a centimetro de invadir a faixa do meio e demasiado próximos do trânsito que lá circula).
    Editado pela última vez por blindness2005; 04 April 2013, 18:31.

    Comentário


      #62
      Originalmente Colocado por blindness2005 Ver Post
      Se há uma coisa que eu aprendi com a prática de condução foi saber onde todas as rodas do carro pisam. De tal forma que sempre que tenho tempo de reacção consigo fazer tangentes aos buracos sem os pisar. Sei perfeitamente onde cada roda pisa e onde a colocar. Posso falhar, mas raramente acontece. Não estou aqui a envaidecer-me com as minhas capacidades, mas acho que um condutor com a mínima experiência devia perceber minimamente onde cada roda pisa. Mesmo que não seja com muita precisão, pelo menos que seja um cálculo o mais aproximado possíve. É que, caso contrário, o condutor é tudo menos hábil a conduzir e no caso específico da Ponte 25 de Abril não conseguir evitar o pedaço de rede tapada com asfalto da faixa do lado direito já é um pouco mau, já é falta de habilidade... é que aquilo não é tão apertado assim a ponto de não conseguir evitar. Eu consigo colocar o carro dentro da faixa da direita, precisamente entre o tracejado e a costura da rede tapada com asfalto e aí é que vos digo que é bem mais complicado acertar por ser verdadeiramente apertado (e também mais perigoso porque estamos a centimetro de invadir a faixa do meio e demasiado próximos do trânsito que lá circula).
      Depende do carro, se for um carro algo largo e com pneus tambem consideraveis nao é assim tao simples.

      Comentário


        #63
        Ando em qualquer faixa, desde que esteja com trânsito fluido.
        Na mais a esquerda sinto um ligeiro zig-zag e mais barulho, apenas isso. Por norma vou na faixa mais a direita, está mais vazia. Esta ponte não tinha só 2 faixas de rodagem de cada lado ? se sim, como alagaram a ponte ? ou basicamente encolheram as faixas de rodagem? é que são um bocado estreitas.

        Comentário


          #64
          Para mim é de evitar sempre circular na faixa da esquerda, seja que tipo de condições climatéricas for. É claro que com o piso molhado é bem pior circular em cima da grelha metálica, pois é praticamente um convite para o acidente. É que aí o carro derrapa em aceleração (nem é preciso exagerar muito) e bloqueia muito facilmente numa travagem pouco mais vigorosa... é gritante a facilidade com que bloqueia as rodas e como já disseram aqui, o carro nunca mais pára. Para além disso, qualquer reacção mais brusca com o volante é também meio caminho andado para o despiste. A grelha metálica tem de facto muito menor aderência. Apesar disso, o barulho não me mete assim tanta confusão. Incomoda, mas vivo bem com ele. Só uso esta faixa para ultrapassar quando não tenho mesmo hipótese de o fazer na do meio. Mas mesmo assim evito. Quanto à faixa da direita, tal como disse no meu outro post, não me faz minimamente confusão nenhuma e dentro dela acerto o carro na zona onde pretendo para evitar pisar a pior parte (a pequena tira de grelha metálica que está quase a meio pseudo-tapada/remendada com alcatrão ). A faixa do meio para mim uso-a tal como uso em qualquer outra estrada com 3 ou mais faixas e como manda a lei: para ultrapassar ou circular apenas se for a que tiver menos trânsito quando em fila compacta.

          Comentário


            #65
            Originalmente Colocado por fabiodobill20 Ver Post
            Ando em qualquer faixa, desde que esteja com trânsito fluido.
            Na mais a esquerda sinto um ligeiro zig-zag e mais barulho, apenas isso. Por norma vou na faixa mais a direita, está mais vazia. Esta ponte não tinha só 2 faixas de rodagem de cada lado ? se sim, como alagaram a ponte ? ou basicamente encolheram as faixas de rodagem? é que são um bocado estreitas.
            Há muitos anos que a ponte já conta com 3 faixas para cada lado. A ponte em si nunca foi alargada. O tabuleiro é que foi alargado, porque a estrutura da ponte já estava preparada desde nascença para que o tabuleiro fosse alargado e adicionadas mais faixas.

            Não sei precisar cronologicamente, mas o hsitorial de modificações é este:

            - Desde a sua inauguração em 1966 até 1990, era uma normalíssima via com 2 faixas para cada lado e com um separador central.

            - Em 1990 foi feito o alargamento do tabuleiro para 5 faixas no total, sendo duas para cada lado e uma situada a meio do tabuleiro com sentido reversível onde antes se situava o separador central (lembram-se que era a tal faixa central pintada a branco e era trocado o sentido do trânsito consoante a necessidade de escoamento?)

            - Desde 1998 que a ponte foi alargada para 6 faixas de rodagem, sendo 3 para cada lado.

            De facto, o Salazar foi um pouco "sumitico" a dar largura à ponte... por isso é que a largura das faixas é pequena.
            Editado pela última vez por blindness2005; 04 April 2013, 19:11.

            Comentário


              #66
              Só a uso para ultrapassar, e mesmo assim evito porque aquilo transmite sensação de insegurança, apesar de totalmente psicológica. E ainda por cima pensei que o correcto era ir corrigindo a trajectória, tenho de experimentar manter o volante direito e não mexer mais.

              A faixa onde circulo normalmente é a do meio, utilizando esporádicamente a da direita e uma vez ou outra a da esquerda quando alguém se lembra de ir no meio a empatar aquilo tudo.

              Comentário


                #67
                Originalmente Colocado por Drifter Ver Post
                Depende do carro, se for um carro algo largo e com pneus tambem consideraveis nao é assim tao simples.
                Acaba tudo por ser uma questão de adaptação. Fazendo alguns kms acabamos por aprender onde estão as rodas do carro em questão.

                Comentário


                  #68
                  Talvez há uns dois anos atrás acho que vi numa notícia, que estava prevista a mudança do tabuleiro da ponte nas últimas obras de manutenção. As obras já ocorreram mas o tabuleiro não foi mexido. Alguém sabe se isso acontecerá para breve?

                  Comentário


                    #69
                    Também evito a faixa da esquerda por norma.
                    E quem diz que se anda de igual maneira basta experimentar fazer a mesma com um jipe equipado com pneus MT

                    Comentário


                      #70
                      Originalmente Colocado por JNM Ver Post
                      Talvez há uns dois anos atrás acho que vi numa notícia, que estava prevista a mudança do tabuleiro da ponte nas últimas obras de manutenção. As obras já ocorreram mas o tabuleiro não foi mexido. Alguém sabe se isso acontecerá para breve?
                      Mas que mudança de tabuleiro? Como assim?

                      Comentário


                        #71
                        A ponte tem alturas que parece as AE deste país, tudo na filinha do meio e devagar.

                        Comentário


                          #72
                          Sempre que possível evito essa faixa, mas já reparei que o comportamento varia muito consoante a viatura, não sei se devido ao peso da mesma ou ao tipo e largura de pneus utilizados.
                          Parece-me óbvio que os pneus têm muito menos aderência em piso metálico que no piso betuminoso, embora e por ser um percurso em reta, isso se faça notar apenas em certas manobras como travagens bruscas ou mudanças de direção mais repentinas.

                          Comentário


                            #73
                            Originalmente Colocado por blindness2005 Ver Post
                            Mas que mudança de tabuleiro? Como assim?
                            Li na dita notícia que a vida útil do tabuleiro rodoviário da ponte era de cerca de 50 anos e que por isso estava a ser equacionado a sua mudança. Agora, com a maneira como as coisas em termos económicos estão, não sei...

                            Comentário


                              #74
                              O suposto sentimento de instabilidade na faixa da esquerda é mesmo psicológico. Ultimamente, fruto do atraso constante lol, tenho usado esta faixa, e a verdade é que até se se experimentar largar o volante um pouco, o carro segue em frente.
                              Só o barulho é que é mesmo irritante

                              Comentário


                                #75
                                Originalmente Colocado por JNM Ver Post
                                Só o barulho é que é mesmo irritante
                                O ruído e a maior distância de travagem. Só a utilizo em último recurso, mas é quase todos os dias...

                                Normalmente anda-se mais rápido na fila da dtª, pq a do meio é o costume... é a faixa de rodagem preferida pela maioria.

                                Comentário


                                  #76
                                  Nunca percebi bem qual o stress das faixa esquerda da ponte... Ai, ui, faz barulho... é o bicho papão que vem das águas para engolir o carro!

                                  Comentário


                                    #77
                                    Eu não percebo é o problema da faixa da direita, pode-se passar por lá sem andar por cima da grade, a menos que não saibam agarrar no volante e manter o meio do carro por cima da faixa.
                                    Tenho um amigo, que faz isso vai no meio porque tem "medo" das outras, já lhe disse e quando lá passo com ele fico "meio nervoso" se não gosto de ver não era por ser meu amigo que não lhe dizia, aqui á tempos era vê-los a passar pela direita e por a esquera e ele ali "na boa" mais 2 ou 3 atrás mas ele nem sei se é por medo da "faixa metálica" se é por medo de cair lá em baixo

                                    Comentário


                                      #78
                                      Originalmente Colocado por MrsX Ver Post
                                      Nunca percebi bem qual o stress das faixa esquerda da ponte... Ai, ui, faz barulho... é o bicho papão que vem das águas para engolir o carro!
                                      Quando há muito trânsito e vais a 60/70 atrás de outra malta faz cá uma ressonância... Pelo menos no meu carro.

                                      Agora com pouco transito, faixa livre e tal, epa aí sim senhor. A partir dos 90/100 (ou mais) já se vai tranquilo.

                                      Comentário


                                        #79
                                        Originalmente Colocado por ClioIIIRS Ver Post
                                        Quando há muito trânsito e vais a 60/70 atrás de outra malta faz cá uma ressonância... Pelo menos no meu carro.

                                        Agora com pouco transito, faixa livre e tal, epa aí sim senhor. A partir dos 90/100 (ou mais) já se vai tranquilo.
                                        Quero lá saber da ressonância! Quero é fazer a ponte!

                                        Comentário


                                          #80
                                          Eu acho que depende do carro e das condições atmosféricas. Por ex, quando tinha o 206, andar ali já era complicado pq o carro teimava em bailar, se estivesse vento, era realmente perigoso. um carro mais pesado e com pneus mais largos já tem outra estabilidade e passa melhor nessa faixa. Mas não é igual ao circular nas outras - nem que seja pela distância de travagem muito superior, motivo pelo qual frequentemente há choques em cadeia nessa faixa.

                                          Comentário


                                            #81
                                            Originalmente Colocado por mpereira Ver Post
                                            Eu acho que depende do carro e das condições atmosféricas. Por ex, quando tinha o 206, andar ali já era complicado pq o carro teimava em bailar, se estivesse vento, era realmente perigoso. um carro mais pesado e com pneus mais largos já tem outra estabilidade e passa melhor nessa faixa. Mas não é igual ao circular nas outras - nem que seja pela distância de travagem muito superior, motivo pelo qual frequentemente há choques em cadeia nessa faixa.
                                            A distância de travagem é, de facto, o handicap dessa faixa, mas, nessa ou noutra qualquer, há que manter sempre a distância de travagem para não se apanharem sustos.

                                            Comentário


                                              #82
                                              Eu sinto-me pouco à vontade mas é por saber que estou perto de largar 1.60€ para atravessar o tabuleiro...

                                              Comentário


                                                #83
                                                Originalmente Colocado por BEF1FAN Ver Post
                                                Eu sinto-me pouco à vontade mas é por saber que estou perto de largar 1.60€ para atravessar o tabuleiro...
                                                Viacard ajuda a atenuar um pouco esse sentimento

                                                Comentário


                                                  #84
                                                  Originalmente Colocado por JNM Ver Post
                                                  Viacard ajuda a atenuar um pouco esse sentimento
                                                  Felizmente não passo assim com tanta frequência.

                                                  Comentário


                                                    #85
                                                    Não sei com que frequência lá passas, mas o Viacard tem a vantagem de que, mesmo para passagens esporádicas, o valor da portagem é sempre 10% abaixo da tabela. Antigamente, creio que, de facto, o desconto só começava acima de n passagens mensais e depois ía aumentando proporcionalmente.

                                                    Comentário


                                                      #86
                                                      Originalmente Colocado por JNM Ver Post
                                                      Não sei com que frequência lá passas, mas o Viacard tem a vantagem de que, mesmo para passagens esporádicas, o valor da portagem é sempre 10% abaixo da tabela. Antigamente, creio que, de facto, o desconto só começava acima de n passagens mensais e depois ía aumentando proporcionalmente.

                                                      E qual é a contrapartida ?

                                                      Comentário


                                                        #87
                                                        Originalmente Colocado por BEF1FAN Ver Post
                                                        E qual é a contrapartida ?
                                                        Da parte do cliente, estranhamente, nenhuma Sou apologista da máxima de que "não há almoços grátis", mas neste caso é só aderir ao cartão - teve um custo de 3€ que pôde ser usado nas passagens. De resto, não recebi publicidade nem acções de marketing, nem tive que pagar mais nada. É apenas passar por 1,44€, no teu caso que a frequência de passagens não é muita

                                                        EDIT: como fiquei na dúvida, fui ver a factura: custava 18€, 15€+3€ de caução do cartão que, na altura, era oferecido pela Lusoponte, logo ficou a 15€. Os 15€ do "custo" do cartão foram totalmente usados nas passagens na ponte.
                                                        Editado pela última vez por JNM; 12 June 2013, 23:47.

                                                        Comentário


                                                          #88
                                                          Originalmente Colocado por MrsX Ver Post
                                                          Quero lá saber da ressonância! Quero é fazer a ponte!
                                                          Isso és tu que não ligas à qualidade de vida a bordo! E onde fica o silêncio? Como ouvir a rádio sem mexer no botão do volume?

                                                          Comentário

                                                          AD fim dos posts Desktop

                                                          Collapse

                                                          Ad Fim dos Posts Mobile

                                                          Collapse
                                                          Working...
                                                          X