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Nova legislação - GPL e Gás Natural

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    #31
    Ora aí está uma resposta mais completa.

    Muita gente não muda para GPL porque não fazem Km suficientes para a despesa da instalação ser rentável, sendo a alteração para GNC mais cara, o preço do gás ser mais alto e o consumo maior, quem é que vai mudar?

    Só se forem os ambientalistas, arranjam um carro a GNC para os actos mais públicos e na sua vida privada continuam a usar os seus bons carros a gasóleo.

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      #32
      qual era quele site muito porreiro que explicava tudo dobre o gpl? que tinha um forum, preciso de la ir dar uma vista de olhos...

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        #33
        O GNC é menos poluente que o GPL, podem consultar em www.autogas.co.pt

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          #34
          citação:Originalmente colocada por FLP

          O GNC é menos poluente que o GPL, podem consultar em www.autogas.co.pt
          Não sei se será menos poluente que o GPL.

          Mas dou um exemplo gVs GNC (Urb/ExtUrb/Comb) e CO/HC/NOx(g/km);

          Zafira (modelo antigo) a gasolina - 1.6 100cv - 248/156/190 e 10.3/6.5/7.9 - 0.219/0.037/0.026

          Zafira (modelo antigo) CNG (Monovalente) - 1.6 97cv. - 176/112/136 e 9.8/6.3/7.6 (metros cúbicos por 100 km) - 0.123/0.076/0.051

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            #35
            Eu estou seriamente a ponderar aderir. so n cometi ainda uma loucura pq n tenho a verba que necessito para o GPL e para a Revisão.

            Como o carro é uma arrastadeira se n fosse mto caro ainda reprogramava o motor de 75Cv para 86Cv, na Almeida e Lamas fazem isso, mas não sei quanto custa.

            Comentário


              #36
              citação:Originalmente colocada por dysplay21

              E noutros paises se calhar n ha tantos senhores das gasolineiras a meter o dedo na balança. Se eu tivesse gasolina sem chumbo a 1,38 tb n queria vender o gaz a 0,58.
              Chulo, eu arranjo a 0,53€/litro...:D

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                #37
                ola!

                estive a ler o decreto/lei e ha uma coisa que me preocupa:

                tenho um jetta a gpl com instalação desde 1997. agora vou ter que fazer inspecção tipo B.

                a multa para quem não tiver a inspecção são 1.000 euros.

                quais são as datas a partir das quais eles podem multar ?

                referem 90 dias após a data de publicação do diploma que me parece ser de Maio.....

                e já agora: a inspecção custa quase 100 euros.... acho demasiado.

                Mas será um bom negócio para alguém de certeza: 40.000 carros devem ter que ser inspeccionados

                Comentário


                  #38
                  Eles não são incompetentes. Eles sabem bem que o GPL é seguro, que não é perigoso de estacionar em parques subterraneos. Eles sabem bem que o Português prefere pagar mais e não ter um catrapázio a estragar-lhe a estética do sem amado automóvel. Eles sabem isso tudo...
                  Então porquê esta legislação absurda?

                  Simplesmente pelas mesmas razões de sempre... receitas de impostos...

                  Se a utilização do GPL fosse facilitada, ainda mais nesta fase de alta cada vez maior dos preços dos combustiveis tradicionais, muita gente mudaria de certeza...

                  E claro, na conjuntura actual, isso implicava um corte drástico nas receitas do ISP... e isso o governo não quer de certeza...

                  E depois há os lobbys das petroliferas... nunca ganharam tanto como agora... esses também não querem perder receitas.

                  Enquanto vivermos neste país de ***** governados por esta ***** de gente, não vamos saír do mesmo... somos sómente um grande porta-moedas...

                  Comentário


                    #39
                    mannollo

                    Os carros que já foram inspeccionados e autorizados não necessitam de nova inspecção.

                    Comentário


                      #40
                      citação:Originalmente colocada por João Nascimento

                      Eles não são incompetentes. Eles sabem bem que o GPL é seguro, que não é perigoso de estacionar em parques subterraneos. Eles sabem bem que o Português prefere pagar mais e não ter um catrapázio a estragar-lhe a estética do sem amado automóvel. Eles sabem isso tudo...
                      Então porquê esta legislação absurda?

                      Simplesmente pelas mesmas razões de sempre... receitas de impostos...

                      Se a utilização do GPL fosse facilitada, ainda mais nesta fase de alta cada vez maior dos preços dos combustiveis tradicionais, muita gente mudaria de certeza...

                      E claro, na conjuntura actual, isso implicava um corte drástico nas receitas do ISP... e isso o governo não quer de certeza...

                      E depois há os lobbys das petroliferas... nunca ganharam tanto como agora... esses também não querem perder receitas.

                      Enquanto vivermos neste país de ***** governados por esta ***** de gente, não vamos saír do mesmo... somos sómente um grande porta-moedas...
                      Subscrevo! [^][^][^]

                      Comentário


                        #41
                        citação:Originalmente colocada por mannollo



                        e já agora: a inspecção custa quase 100 euros.... acho demasiado.

                        100€ uma inspecção? e teem de ser feitas com que regularidade?

                        Comentário


                          #42
                          citação:Originalmente colocada por João Nascimento

                          Eles não são incompetentes. Eles sabem bem que o GPL é seguro, que não é perigoso de estacionar em parques subterraneos. Eles sabem bem que o Português prefere pagar mais e não ter um catrapázio a estragar-lhe a estética do sem amado automóvel. Eles sabem isso tudo...
                          Então porquê esta legislação absurda?

                          Simplesmente pelas mesmas razões de sempre... receitas de impostos...

                          Se a utilização do GPL fosse facilitada, ainda mais nesta fase de alta cada vez maior dos preços dos combustiveis tradicionais, muita gente mudaria de certeza...

                          E claro, na conjuntura actual, isso implicava um corte drástico nas receitas do ISP... e isso o governo não quer de certeza...

                          E depois há os lobbys das petroliferas... nunca ganharam tanto como agora... esses também não querem perder receitas.

                          Enquanto vivermos neste país de ***** governados por esta ***** de gente, não vamos saír do mesmo... somos sómente um grande porta-moedas...
                          Triste mas verdade.

                          Comentário


                            #43
                            O meu ultimo reply neste tópico foi em 04-08-06, 11:34:39 .



                            Agora já tenho GPL!!!!



                            UI QUE PERIGO!!!

                            Comentário


                              #44
                              peço desculpas mas vou ter que mandar uma pequena questão para o "ar"!
                              o pessoal que está mais habituado a estas "conversas" sobre GPL e afins entenderá certamente esta questão:

                              legislação sobre se podemos ou não estacionar as viaturas nos parques subterraneos e blá blá blá já está a ser discutida...então e que tal a legalização dos kits de injecção líquida??

                              Comentário


                                #45
                                É mais provável a OTA nao ser construída que isso ser legalizado por cá

                                Comentário


                                  #46
                                  Originalmente Colocado por Fnando Ver Post
                                  peço desculpas mas vou ter que mandar uma pequena questão para o "ar"!
                                  o pessoal que está mais habituado a estas "conversas" sobre GPL e afins entenderá certamente esta questão:

                                  legislação sobre se podemos ou não estacionar as viaturas nos parques subterraneos e blá blá blá já está a ser discutida...então e que tal a legalização dos kits de injecção líquida??
                                  Ouvi rumores que era no ínicio deste ano... Ora, o ano já vai a meio

                                  Comentário


                                    #47
                                    Por acaso ao gás natural agrada-me.... o seu poder calórico é bastante superior ao do GPL

                                    Comentário


                                      #48
                                      Originalmente Colocado por 3com Ver Post
                                      Por acaso ao gás natural agrada-me.... o seu poder calórico é bastante superior ao do GPL
                                      Isso é mais para o Inverno...

                                      Comentário


                                        #49
                                        Originalmente Colocado por mcabral Ver Post
                                        Isso é mais para o Inverno...
                                        E para uns cavalinhos extra no motor

                                        Comentário


                                          #50
                                          Originalmente Colocado por 3com Ver Post
                                          E para uns cavalinhos extra no motor
                                          E para um sobre-esforço do sistema de refrigeração...

                                          Comentário


                                            #51
                                            Originalmente Colocado por mcabral Ver Post
                                            E para um sobre-esforço do sistema de refrigeração...
                                            É curioso que o meu BX GTi com mais de 300 mil km's e agora a GPL não revela qualquer sobre-esforço ou aumento de temperatura a circular a GPL...

                                            Comentário


                                              #52
                                              Originalmente Colocado por 3com Ver Post
                                              E para uns cavalinhos extra no motor
                                              Não é bem assim Se o carro não tiver um motor feito a pensar no GNC tem uma perda de potência acentuada, é preferivel o GPL para ser adaptado aos actuais motores otto. O GNC polui menos mas gasta mais electricidade para comprimir o gás durante o abastecimento, se esta não vier de uma fonte de energia limpa ficamos quase em pé de igualdade.

                                              Comentário


                                                #53
                                                Originalmente Colocado por 3com Ver Post
                                                Por acaso ao gás natural agrada-me.... o seu poder calórico é bastante superior ao do GPL
                                                Errado, e n é poder calórico é calorifico.
                                                E traduz-se em poder claorifico superior e inferior.

                                                Comentário


                                                  #54
                                                  Originalmente Colocado por eduardomaio Ver Post
                                                  Ouvi rumores que era no ínicio deste ano... Ora, o ano já vai a meio
                                                  "yeah, right..." acho que esta história da injecção líquida incomoda muita gente do "poder"...imagina os milhões que iriam perder nos "tachos" que alguns possuem em empresas ligadas às petrolíferas e afins...

                                                  mas pensando melhor...em 1º lugar teria de haver uma tentativa de convencer os portugueses a utilizar esta opção...que se fizer metade do que se diz por aí já é excelente!!

                                                  falando a sério, acredito mesmo que será um "step forward" em termos de opções, e que nesta discussão dos custos entre diesel e gpl compensarem ou não deixamos de lado (ou melhor, deixamos para 2º plano) o meio ambiente!

                                                  "ah e tal, não é só porque eu vou trocar o meu carro a diesel por um a gpl, não significa que vou salvar o mundo"...claro que não, mas se todos fizermos um pouco...

                                                  Comentário


                                                    #55
                                                    O problema mesmo é o(s) legislador(es) que não percebem nada de GPL, para a Galp / BP / Repsol até é porreiro porque com a queda do consumo nos combustíveis perdem dinheiro, com o GPL devem ter a mesma margem de lucro porque o que o torna barato é o ISP baixo, e como este é mais barato para o consumidor final têm mais vendas.

                                                    Mas é possível tornar a injecção liquida legal em Portugal sem alterar a legislação, apenas é preciso usar uma bomba externa que funcione a 5/7 bar e que puxe o gás do depósito para o motor. Agora isto não existe, não faz sentido ter uma bomba fora do depósito porque vai ter que trabalhar sobre esforço a puxar o combustivel do depósito, em vez de estar imersa neste.

                                                    Comentário


                                                      #56
                                                      Originalmente Colocado por eduardomaio Ver Post
                                                      O problema mesmo é o(s) legislador(es) que não percebem nada de GPL, para a Galp / BP / Repsol até é porreiro porque com a queda do consumo nos combustíveis perdem dinheiro, com o GPL devem ter a mesma margem de lucro porque o que o torna barato é o ISP baixo, e como este é mais barato para o consumidor final têm mais vendas.

                                                      Mas é possível tornar a injecção liquida legal em Portugal sem alterar a legislação, apenas é preciso usar uma bomba externa que funcione a 5/7 bar e que puxe o gás do depósito para o motor. Agora isto não existe, não faz sentido ter uma bomba fora do depósito porque vai ter que trabalhar sobre esforço a puxar o combustivel do depósito, em vez de estar imersa neste.
                                                      o que intriga, pelo que tenho lido por aí, é que é possível legalizar uma viatura importada com este sistema já instalado...

                                                      mas que raio... ...alguém percebe alguma coisa?!?

                                                      Comentário


                                                        #57
                                                        Originalmente Colocado por ESPRIT Ver Post
                                                        Errado, e n é poder calórico é calorifico.
                                                        E traduz-se em poder claorifico superior e inferior.
                                                        Homem, é mesma coisa....
                                                        E se tivesse escrito calorífero ?

                                                        Comentário


                                                          #58
                                                          Originalmente Colocado por eduardomaio Ver Post
                                                          Não é bem assim Se o carro não tiver um motor feito a pensar no GNC tem uma perda de potência acentuada, é preferivel o GPL para ser adaptado aos actuais motores otto. O GNC polui menos mas gasta mais electricidade para comprimir o gás durante o abastecimento, se esta não vier de uma fonte de energia limpa ficamos quase em pé de igualdade.
                                                          Para colocares a GNC terás que fazer alterações no motor, não é ?
                                                          Então onde está a duvida ?

                                                          Comentário


                                                            #59
                                                            Originalmente Colocado por mcabral Ver Post
                                                            E para um sobre-esforço do sistema de refrigeração...
                                                            Provavelmente andar com misturas pobres esforça muito mais

                                                            Comentário


                                                              #60
                                                              Originalmente Colocado por 3com Ver Post
                                                              Homem, é mesma coisa....
                                                              E se tivesse escrito calorífero ?
                                                              O meu nick de user n é homem, e n é a mesma coisa.
                                                              E mais importante q isso é estares a transmitir erradamente a ideia de que o GN possui um poder calorifico superior ao do GPL.

                                                              Propano = 20560 Kcal / m3
                                                              Butano = 26970 Kcal / m3
                                                              GN = 10300 Kcal / m3 (valor médio devido á variação da composição)

                                                              Comentário

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