Boa noite a todos
Por acaso até nem é em € mas sim em Złoty polacos (PLN) mas tive de fazer a conversão.
Em virtude de trabalhar por turnos e andar sempre desencontrado com os horário de levar e trazer os rebentos para casa chegou a hora de pensar seriamente em comprar um segundo carro para a mulher sobretudo para condução urbana.
Deve ser a Diesel pois o GPL apesar de ter uma abundante oferta no mercado de ocasião polaco não me inspira confiança em carros com 10 ou mais anos. O carro que conduzo atualmente é um Citroen Xsara Picasso 1.8 a GPL e por vezes quando muda de gasolina para GPL vai abaixo ou soluça. Para uma condutora com pouca experiência pode ser complicado mas adiante...
Por ordem de preferência tenho estes modelos em mente mas podem sugerir outros por favor.
O que procuro:
- Não tenho preferência por turbo-diesel. Quanto mais simples melhor!
- Quatro portas.
- Direção assistida
1 - Citroen Saxo 1.5 D, Peugeot 106 1.5 D
Sei que são económicos e relativamente confortáveis mas li que podem dar problemas no eixo traseiro e a reparação é cara. O equipamento regra geral é espartano mesmo a nível de itens de segurança.
2 - Ford Fiesta 1.8 D, Mazda 121 D (preferencialmente em versão Ghia)
Li cobras e lagartos do 1.8 Duratorq D mas também elogios. Parece que se deve mudar a correia de distribuição a cada 40.000km e a bomba de injeção é pouco fiável. Alguém confirma isto?
As versões Ghia são bastantes refinadas e quase sempre trazem AC. São bastante baratos aqui na Polónia.
3 - Fiat Punto II 1.9 Diesel
Já a queimar o orçamento mas possível... É o mais moderno de todos e espaçoso. Li que a direção assistida dá problemas frequentes de fiabilidade (queima o motor elétrico do sistema City) e gasta mais que os concorrentes.
É o mais seguro de todos no teste de colisão do EuroN-Cap (4 estrelas).
4 - Opel Corsa B 1.5D
Já tive um de 1998 mas era o manco com três cilindros. O Diesel é o famoso Isuzu que dizem ser muito duradouro. O problema é que os Corsa que vejo parecem enferrujar bastante nas embaladeiras, tampa da bagageira, capot e guarda-lamas traseiro com o sal e o gelo nos meses de frio. Fora isso era sólido e os materiais resistiram bem ao tempo.
5 - Fiat Punto 1.7 D
Dizem que gasta bastante. Os que vejo por aqui estão com um aspecto algo "ensopado" e apresentam vestígios de corrosão (embaladeiras, guarda-lamas) no entanto são baratos e material Fiat na Polónia é ao preço da uva mijona...
6 - Renault Clio II Diesel
Depois do trauma que tive com o meu Scenic 1.6 (dois motores partidos) que foi vendido avariado não sei... mas se houverem bons argumentos.
Agradeço desde já as vossas sugestões.
Obrigado
Por acaso até nem é em € mas sim em Złoty polacos (PLN) mas tive de fazer a conversão.
Em virtude de trabalhar por turnos e andar sempre desencontrado com os horário de levar e trazer os rebentos para casa chegou a hora de pensar seriamente em comprar um segundo carro para a mulher sobretudo para condução urbana.
Deve ser a Diesel pois o GPL apesar de ter uma abundante oferta no mercado de ocasião polaco não me inspira confiança em carros com 10 ou mais anos. O carro que conduzo atualmente é um Citroen Xsara Picasso 1.8 a GPL e por vezes quando muda de gasolina para GPL vai abaixo ou soluça. Para uma condutora com pouca experiência pode ser complicado mas adiante...
Por ordem de preferência tenho estes modelos em mente mas podem sugerir outros por favor.
O que procuro:
- Não tenho preferência por turbo-diesel. Quanto mais simples melhor!
- Quatro portas.
- Direção assistida
1 - Citroen Saxo 1.5 D, Peugeot 106 1.5 D
Sei que são económicos e relativamente confortáveis mas li que podem dar problemas no eixo traseiro e a reparação é cara. O equipamento regra geral é espartano mesmo a nível de itens de segurança.
2 - Ford Fiesta 1.8 D, Mazda 121 D (preferencialmente em versão Ghia)
Li cobras e lagartos do 1.8 Duratorq D mas também elogios. Parece que se deve mudar a correia de distribuição a cada 40.000km e a bomba de injeção é pouco fiável. Alguém confirma isto?
As versões Ghia são bastantes refinadas e quase sempre trazem AC. São bastante baratos aqui na Polónia.
3 - Fiat Punto II 1.9 Diesel
Já a queimar o orçamento mas possível... É o mais moderno de todos e espaçoso. Li que a direção assistida dá problemas frequentes de fiabilidade (queima o motor elétrico do sistema City) e gasta mais que os concorrentes.
É o mais seguro de todos no teste de colisão do EuroN-Cap (4 estrelas).
4 - Opel Corsa B 1.5D
Já tive um de 1998 mas era o manco com três cilindros. O Diesel é o famoso Isuzu que dizem ser muito duradouro. O problema é que os Corsa que vejo parecem enferrujar bastante nas embaladeiras, tampa da bagageira, capot e guarda-lamas traseiro com o sal e o gelo nos meses de frio. Fora isso era sólido e os materiais resistiram bem ao tempo.
5 - Fiat Punto 1.7 D
Dizem que gasta bastante. Os que vejo por aqui estão com um aspecto algo "ensopado" e apresentam vestígios de corrosão (embaladeiras, guarda-lamas) no entanto são baratos e material Fiat na Polónia é ao preço da uva mijona...
6 - Renault Clio II Diesel
Depois do trauma que tive com o meu Scenic 1.6 (dois motores partidos) que foi vendido avariado não sei... mas se houverem bons argumentos.
Agradeço desde já as vossas sugestões.
Obrigado
Comentário