Porque o BMW Série 1 é o próximo grande futuro clássico
Na semana passada, as primeiras fotos do novo série 2 da BMW apareceram na internet. Eu gosto. Mas isso me fez pensar sobre o fim do BMW Série 1. A partir de agora, pode ser o BMW mais procurado do nosso tempo por entusiastas e pilotos de fim de semana com orçamento limitado. Agora pode ser o momento ideal para comprar um. Nesta época de transmissões híbridas com motores silenciosos, direções elétricas demasiado entorpecidas, som de motor sintetizado por computadores, sistemas de segurança excessivamente intrusivos e cada vez maiores peso, é difícil encontrar carros que poderiam ser considerados legítimos clássicos futuros. O Série 1 pode encaixar nessa definição, e aqui está o porquê.
Em vez so Série 1, os americanos terão acesso ao Série 2, do queal já tivemos acesso às fotos espia. É um coupé bonito, com uma silhueta muito mais elegante do que o série 1, muitas vezes já criticado. Mas aqui começa o meu problema: o série 2 é maior do que o série 1. Pelo menos é o que aparenta nas fotos. E podemos ver várias pessoas nas fotos em pé ao lado do automóvel. Sem quaisquer medidas exatas, parece ser maior do que o seu predecessor. Faz sentido, dado a tendência de aumento dos tamanhos dos modelos BMW atuais. E eu não duvido do bom desempenho do série 2. Mas vai perder algum do encanto do mais compacto série 1. O Série 1 é a mais rara das criaturas estes dias: o pequeno coupé de tração traseira. É o tipo de carro que quase não se vê hoje, e cuja síntese remete para os dias de glória dos carros da BMW nos anos 60 e 70, como é o caso do famoso 2002, assim como o E30 que todos-e-as-suas-mães amam.
Eis o que penso: daqui a 10, 15 ou 20 anos, o série 1 pode ser para os compradores o que o E30 é hoje. Vai ser um pequeno coupé desportivo com um desempenho impressionante por pouco dinheiro. Se encontrar um que não tenha sido maltratado, vai fazer um fantástico negócio.
Como o E30, o caso poderia ser feito que o primeiro conjunto de proprietários 1-Series, em geral, não apreciam o que tinham. Não me interpretem mal: há imensos proprietários de 135i e 128i que gostam de autocross, track days, ou apenas de fazer rotundas quando não há nenhum policias por perto. Em praticamente qualquer fórum BMW há imensos proprietários a divertirem-se com os seus carros. Mas quando a BMW admite que 80% dos proprietários pensam que o carro é FWD, temos noção que a maior parte dos proprietários não estão a tirar prazer desta grande máquina. Então, um dia, anos a partir de agora, esses Série 1 vão realmente brilhar nas mãos de um rapaz (ou rapariga) que o comprar usado por muito pouco dinheiro.
Também podemos argumentar que o Série 1 é um dos o último dos BMWs "puros". Atualmente não é possível comprar um Série 3 com motor 6 cilindors em linha normalmente aspirado. Só temos acesso a motores 4 cilindros twin-turbo (que são grandes motores) ou um motor de 6 cilindros turbo (que também é um grande motor). O Série 2 provavelmente terá os mesmos motores.
Mas o 128i vem com um motor 6 em linha, suave como a seda, normalmente aspirado, como os BMW com que muitos de nós crescemos. E para quem quer mais força, há também com turbo. Tudo isso é verdade também para o coupé do série 3 que está para ser substituído pelo série4, mas eu gosto mais do Série 1, porque é mais pequeno.
Com "apenas" 230 cavalos de potência para brincar, os 128i sem turbo têm sido negligenciados, mas eu sinto que um dia, a pureza do carro vai ter a atenção que merece. E, claro, o 135i turbo é absurdamente rápido, de modo que vai ser um negócio da china quando falarmos de preços baixos.
Assim, atuais proprietários do Série 1, cuidem dos seus carros. Gerações futuras de frequentadores de track-days vão compra-los por 1/4 do valor que valem hoje, e vão agradecer por os terem estimado.
in jalopnik
Na semana passada, as primeiras fotos do novo série 2 da BMW apareceram na internet. Eu gosto. Mas isso me fez pensar sobre o fim do BMW Série 1. A partir de agora, pode ser o BMW mais procurado do nosso tempo por entusiastas e pilotos de fim de semana com orçamento limitado. Agora pode ser o momento ideal para comprar um. Nesta época de transmissões híbridas com motores silenciosos, direções elétricas demasiado entorpecidas, som de motor sintetizado por computadores, sistemas de segurança excessivamente intrusivos e cada vez maiores peso, é difícil encontrar carros que poderiam ser considerados legítimos clássicos futuros. O Série 1 pode encaixar nessa definição, e aqui está o porquê.
S
O futuro não parece promissor para o Série 1 na América do Norte. A BMW não vao trazer o novo hatchback Série 1 que se encontra à venda na europa desde 2011, e o seu sucessor provavelmente terá o mesmo futuro. Na melhor das hipóteses, podemos esperar a variante GT do série 1, que será um FWD. Não será um automóvel para o estereotipo do cliente BMW. Em vez so Série 1, os americanos terão acesso ao Série 2, do queal já tivemos acesso às fotos espia. É um coupé bonito, com uma silhueta muito mais elegante do que o série 1, muitas vezes já criticado. Mas aqui começa o meu problema: o série 2 é maior do que o série 1. Pelo menos é o que aparenta nas fotos. E podemos ver várias pessoas nas fotos em pé ao lado do automóvel. Sem quaisquer medidas exatas, parece ser maior do que o seu predecessor. Faz sentido, dado a tendência de aumento dos tamanhos dos modelos BMW atuais. E eu não duvido do bom desempenho do série 2. Mas vai perder algum do encanto do mais compacto série 1. O Série 1 é a mais rara das criaturas estes dias: o pequeno coupé de tração traseira. É o tipo de carro que quase não se vê hoje, e cuja síntese remete para os dias de glória dos carros da BMW nos anos 60 e 70, como é o caso do famoso 2002, assim como o E30 que todos-e-as-suas-mães amam.
Eis o que penso: daqui a 10, 15 ou 20 anos, o série 1 pode ser para os compradores o que o E30 é hoje. Vai ser um pequeno coupé desportivo com um desempenho impressionante por pouco dinheiro. Se encontrar um que não tenha sido maltratado, vai fazer um fantástico negócio.
Como o E30, o caso poderia ser feito que o primeiro conjunto de proprietários 1-Series, em geral, não apreciam o que tinham. Não me interpretem mal: há imensos proprietários de 135i e 128i que gostam de autocross, track days, ou apenas de fazer rotundas quando não há nenhum policias por perto. Em praticamente qualquer fórum BMW há imensos proprietários a divertirem-se com os seus carros. Mas quando a BMW admite que 80% dos proprietários pensam que o carro é FWD, temos noção que a maior parte dos proprietários não estão a tirar prazer desta grande máquina. Então, um dia, anos a partir de agora, esses Série 1 vão realmente brilhar nas mãos de um rapaz (ou rapariga) que o comprar usado por muito pouco dinheiro.
Também podemos argumentar que o Série 1 é um dos o último dos BMWs "puros". Atualmente não é possível comprar um Série 3 com motor 6 cilindors em linha normalmente aspirado. Só temos acesso a motores 4 cilindros twin-turbo (que são grandes motores) ou um motor de 6 cilindros turbo (que também é um grande motor). O Série 2 provavelmente terá os mesmos motores.
Mas o 128i vem com um motor 6 em linha, suave como a seda, normalmente aspirado, como os BMW com que muitos de nós crescemos. E para quem quer mais força, há também com turbo. Tudo isso é verdade também para o coupé do série 3 que está para ser substituído pelo série4, mas eu gosto mais do Série 1, porque é mais pequeno.
Com "apenas" 230 cavalos de potência para brincar, os 128i sem turbo têm sido negligenciados, mas eu sinto que um dia, a pureza do carro vai ter a atenção que merece. E, claro, o 135i turbo é absurdamente rápido, de modo que vai ser um negócio da china quando falarmos de preços baixos.
E depois há o "bad boy" da família 1-Series. Estou, é claro, a falar do 1M, turbinado com 340 cavalos de potência, que foi batizado com um nome ridículo por causa da devoção de BMW para o supercarro M1. Devia ter-se chamado M1, porque tem o que precisa para ser um M. Um carro que despertou paixões em todos os que o conduzira, foi feito como carro de edição limitada em 2011 e 2012. Este carro tem o potencial de ser o E30 M3 ou o 2002 tii desta geração.
Na verdade, eu tenho um bom pressentimento sobre esta família inteira de carros. Acho que daqui a uma geração, quando o meu filho estiver a escrever para o Jalopnik holográfico em 3 dimensões, o Serie 1 vai estar nas repostas do dia à seguinte pergunta: quais os carros antigos que gostaria de comprar novos atualmente? Assim, atuais proprietários do Série 1, cuidem dos seus carros. Gerações futuras de frequentadores de track-days vão compra-los por 1/4 do valor que valem hoje, e vão agradecer por os terem estimado.
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