Bem, estive a ler umas coisas sobre a distribuição desmodrómica, e faz muito sentido
A distribuição desmodrómica é um sistema de abertura e fecho das valvulas que funciona por um gancho ou touche que faz abrir e fechar a válvula por dois perfis de cames, um onde roda a ponta do gancho que faz a abertura, e outro onde roda a outra ponta do gancho que faz o fecho, exactamente assim:
A principal vantagem para o sistema de válvulas à cabeça de mola, é que em alta rotação enquanto as molas podem perder a eficácia do momento do fecho devido à tensão e a vibração a que são sujeitas, a distribuição desmodrómica nunca falha porque tudo é acionado por dois perfís de cames diferentes que garantem a abertura e fecho no momento certo.
Actualmente a Ducati usa este sistema no Moto GP, mas não faria sentido passar a ser mais democratizada devido à sua eficácia ?
A distribuição desmodrómica é um sistema de abertura e fecho das valvulas que funciona por um gancho ou touche que faz abrir e fechar a válvula por dois perfis de cames, um onde roda a ponta do gancho que faz a abertura, e outro onde roda a outra ponta do gancho que faz o fecho, exactamente assim:
A principal vantagem para o sistema de válvulas à cabeça de mola, é que em alta rotação enquanto as molas podem perder a eficácia do momento do fecho devido à tensão e a vibração a que são sujeitas, a distribuição desmodrómica nunca falha porque tudo é acionado por dois perfís de cames diferentes que garantem a abertura e fecho no momento certo.
Actualmente a Ducati usa este sistema no Moto GP, mas não faria sentido passar a ser mais democratizada devido à sua eficácia ?
Comentário