Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Problemas de traçao

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #31

    Comentário


      #32
      Para ajudar a perceber o que faz o diferencial ( é valido para os tração dianteira também ).

      Comentário


        #33
        Originalmente Colocado por josemanuel Ver Post
        Com cruzamento de eixos não existe igualdade de circunstancias, vai patinar sempre a que estiver mais leve.

        Quanto ao "torque steer " todos os carros de tração dianteira sofrem desse mal.

        Claro que o efeito pode ser sentido no volante ou não, mas quanto mais potente pior.
        O torque steer é efeito da diferença de tamanho dos semi eixos.
        Teoricamente, carros com semi- eixos iguais não sofrem de torque steer.

        Não entendi a primeira frase - o que é cruzamento de eixos?

        Comentário


          #34
          O efeito "torque steer" é usado para dizer que sentes a força da tração no volante.

          Por exemplo, num arranque a fundo num carro com 200 cavalos e tração traseira podes sentir a traseira a deslizar para um dos lados ou por vezes nem isso.

          Se for a mesma potência aplicada num FWD vais sentir essa pressão no volante.

          Cruzamento de eixos é quando uma das rodas dianteiras está pressionada para cima e a roda do lado oposto traseira também.

          Dessa forma existe uma pressão na diagonal e a tração não funciona muito bem, e isso mesmo nos 4X4 normais

          Comentário


            #35
            Vê esta explicação, acho que assim fica mais fácil perceber o que quero dizer.

            Comentário


              #36
              Originalmente Colocado por josemanuel Ver Post
              O efeito "torque steer" é usado para dizer que sentes a força da tração no volante.

              Por exemplo, num arranque a fundo num carro com 200 cavalos e tração traseira podes sentir a traseira a deslizar para um dos lados ou por vezes nem isso.

              Se for a mesma potência aplicada num FWD vais sentir essa pressão no volante.

              Cruzamento de eixos é quando uma das rodas dianteiras está pressionada para cima e a roda do lado oposto traseira também.

              Dessa forma existe uma pressão na diagonal e a tração não funciona muito bem, e isso mesmo nos 4X4 normais
              Sim, sei o que é cruzamento de eixos, não estava era a perceber o que querias dizer.

              De qualquer forma, o torque steer é sentido no volante precisamente porque existe uma diferença de binário aplicado em cada roda devido à diferença de tamanhos dos semi-eixos.
              Nota-se principalmente nos FWD de motor transversal.

              Acho que estamos a dizer o mesmo.

              Comentário


                #37
                Apenas continuo a achar que não é normal isto acontecer neste caso - nem no meu.

                Comentário


                  #38
                  a diferença de tamanho dos semieixos não influenciam, á partida, o torque steer.

                  se na questão do "torque steer" estamos a falar do mesmo, nas causas já não.

                  o que se sente na direção pode ser causado tanto pela roda esquerda como na direita e isso varia em função da roda que mais está a puxar no momento.

                  por norma não costumo conduzir FWD ( só AWD e RWD ) mas se puderes experimenta uma aceleração mais a fundo com a roda direita com aderência inferior e depois a esquerda.

                  seria bom saber se sentes alguma alteração neste tipo de circunstâncias.

                  o último FWD que conduzi era um Mini Cooper S a gasolina e notava bastante, sendo que muitas vezes puxava só para um lado mas outras chegava a varias entre esquerda e direita.

                  quanto á falta de aderência ser sempre do mesmo lado é de facto estranho


                  Originalmente Colocado por MadDragon Ver Post
                  Sim, sei o que é cruzamento de eixos, não estava era a perceber o que querias dizer.

                  De qualquer forma, o torque steer é sentido no volante precisamente porque existe uma diferença de binário aplicado em cada roda devido à diferença de tamanhos dos semi-eixos.
                  Nota-se principalmente nos FWD de motor transversal.

                  Acho que estamos a dizer o mesmo.

                  Comentário


                    #39
                    Tive a ver entre os 4 pneus estao pelo menos 2 montados ao contrario... Estou indignado... Como ha pessoas q nao sabem fazer o seu proprio trabalho?!?

                    Comentário


                      #40
                      Originalmente Colocado por filipedsms Ver Post
                      Tive a ver entre os 4 pneus estao pelo menos 2 montados ao contrario... Estou indignado... Como ha pessoas q nao sabem fazer o seu proprio trabalho?!?
                      Sr Passos Coelho, Victor Gaspar, Miguel Relvas, Paulo Portas, Aníbal Silva e José Socrates, são chamados à recepção.

                      Comentário


                        #41
                        Originalmente Colocado por MadDragon Ver Post
                        Eu estou convencido que, tanto no meu caso como no caso do autor do tópico, o problema estará nos pneus e/ou nos amortecedores.
                        Eu dizia o mesmo. Até porque aconteceu-me uma situação idêntica no meu, há uns tempos, precisamente por causa dos amortecedores degradados e pneus gastos (mas especialmente por causa dos amortecedores).

                        Mas como entretanto disseste isto...

                        Originalmente Colocado por filipedsms Ver Post
                        Tive a ver entre os 4 pneus estao pelo menos 2 montados ao contrario... Estou indignado... Como ha pessoas q nao sabem fazer o seu proprio trabalho?!?
                        ... já não há muito a dizer

                        Comentário


                          #42
                          continental-premium-contact-2.jpg pneu do lado esquerdo

                          continental-premium-contact-2.jpg pneu do lado direito

                          pessoal os pneus sao estes...

                          Fiquei com duvidas relativamente ao meu posto anterior, uma vez que nas laterais de todos os pneus diz "outside" ou seja esta a indicar que todos os pneus estao bem colocadas, mas como é possivel ver nas imagens os rasgos que estao na diagonal, nao sao simetricos entre o pneu do lado direito e do lado esquerdo... os do pneu esquerdo estao a escoar a agua de dentro pa fora e os rasgos do pneu da direita estao a escoar de fora pa dentro tendo em conta que o objectivo dos rasgos é remover a agua da zona interior do pneu será que detectei um erro de fabrico?!?

                          Comentário


                            #43
                            Ja foi feito a troca cruzada dos pneus de tras para a frente portanto a minha conclusao é que ha modelos de pneus que nao podem ser cruzados

                            Aqui esta a disposiçao actual dos pneus com os respectivos rasgos:

                            cruzamento de pneus.jpg

                            Comentário


                              #44
                              Se todos têm o Outside para fora, estão bem. Trata-se de um pneu assimétrico e, se assim o entenderes, podes sempre cruzar frente com trás e dtª com esqª, desde que o Outside fique sempre para fora e o Inside para dentro.

                              Pessoalmente não sou apologista das rotações de pneus, primeiro pq não tenho tempo para essas mariquices e depois pq já me sucedeu várias vezes ter os pneus traseiros deformados (sem que se note algo quando instalados nessa posição) e quando os passei para a frente notava todos os seus defeitos no volante, tendo que reverter novamente para a posição anterior.

                              Mas cada um é como cada qual e livre de fazer as suas opções. Quanto ao desgaste de pneus, não me importa que seja homogéneio pq não tenho guito para trocar 4 pneus de cada vez.

                              Francamente quanto à tua questão inicial, só conduzindo esse carro... ele foge-te normalmente para a dtª? Refiro-me a andamento em estrada alcatroada e com a mesma superfície de ambos os lados.

                              És de que zona do país?

                              Comentário


                                #45
                                Como as transmiçoes teem tamanhos diferentes a roda que tiver a transmiçao maior é a que perderá mais depressa a aderencia

                                Comentário


                                  #46
                                  Originalmente Colocado por filipedsms Ver Post
                                  [ATTACH]115895[/ATTACH] pneu do lado esquerdo

                                  [ATTACH]115896[/ATTACH] pneu do lado direito

                                  pessoal os pneus sao estes...

                                  Fiquei com duvidas relativamente ao meu posto anterior, uma vez que nas laterais de todos os pneus diz "outside" ou seja esta a indicar que todos os pneus estao bem colocadas, mas como é possivel ver nas imagens os rasgos que estao na diagonal, nao sao simetricos entre o pneu do lado direito e do lado esquerdo... os do pneu esquerdo estao a escoar a agua de dentro pa fora e os rasgos do pneu da direita estao a escoar de fora pa dentro tendo em conta que o objectivo dos rasgos é remover a agua da zona interior do pneu será que detectei um erro de fabrico?!?
                                  Originalmente Colocado por filipedsms Ver Post
                                  Ja foi feito a troca cruzada dos pneus de tras para a frente portanto a minha conclusao é que ha modelos de pneus que nao podem ser cruzados

                                  Aqui esta a disposiçao actual dos pneus com os respectivos rasgos:

                                  [ATTACH]115897[/ATTACH]
                                  Gabo-te a pachorra de mudares os pneus as 03:00 da manhã.. mas pensando melhor é a melhor altura do dia :p
                                  Ja esta melhor?

                                  Comentário


                                    #47
                                    Deixo um video sobre passar pneus da frente para tras, assim evito de escrever muito:



                                    Resumindo, ou têm boas unhas e gostam de traseiradas, ou metam os bons pneus atras a bem de todos (ou melhor ainda, se é para trocar, metam logo todos novos).

                                    Comentário


                                      #48
                                      Originalmente Colocado por maxpayne Ver Post
                                      Gabo-te a pachorra de mudares os pneus as 03:00 da manhã.. mas pensando melhor é a melhor altura do dia :p
                                      Ja esta melhor?
                                      Se calhar expliquei me mal o carro tem 40.000km por isso a troca ja foi feita. Foi feita pai aos 30.000 mas nao fui eu que a fiz nem foi ontem a noite

                                      Comentário


                                        #49
                                        Originalmente Colocado por josemanuel Ver Post
                                        a diferença de tamanho dos semieixos não influenciam, á partida, o torque steer.

                                        se na questão do "torque steer" estamos a falar do mesmo, nas causas já não.

                                        o que se sente na direção pode ser causado tanto pela roda esquerda como na direita e isso varia em função da roda que mais está a puxar no momento.

                                        por norma não costumo conduzir FWD ( só AWD e RWD ) mas se puderes experimenta uma aceleração mais a fundo com a roda direita com aderência inferior e depois a esquerda.

                                        seria bom saber se sentes alguma alteração neste tipo de circunstâncias.

                                        o último FWD que conduzi era um Mini Cooper S a gasolina e notava bastante, sendo que muitas vezes puxava só para um lado mas outras chegava a varias entre esquerda e direita.

                                        quanto á falta de aderência ser sempre do mesmo lado é de facto estranho
                                        josemanuel, sem querer ser "chato", influencia.
                                        A assimetria dos eixos é uma das causas - senão até a principal causa - do torque steer. E digo a principal pois existem outras causas mas, são causas não naturais, ou seja, são causas que provê mdo desgaste de um ou outro componente.

                                        Isto da assimetria é apenas e só uma questão de física.
                                        Um veio mais curto transmite mais binário do que um veio mais longo.

                                        Comentário


                                          #50
                                          maddragon,

                                          pontos de vista que aceito mas tenho a minha.

                                          se fosse assim tão linear os 4X4 puxavam sempre mais á frente que atrás, e isso não é bem e varia muito em função do diferencial central.

                                          no caso dos FWD tem outras variantes e uma delas pode até ser essa que referes.

                                          para os carros de RWD porque razão é quase sempre a mesma roda que patina mais ?

                                          se os dois semieixos terão, á partida, o mesmo tamanho não deviam puxar as duas por igual ?

                                          um abraço.

                                          Comentário


                                            #51
                                            Originalmente Colocado por Drifter Ver Post
                                            Resumindo, ou têm boas unhas e gostam de traseiradas, ou metam os bons pneus atras a bem de todos (ou melhor ainda, se é para trocar, metam logo todos novos).
                                            Tens toda a razão! Em termos de segurança, os pneus melhores devem ser colocados atrás. Ponto final parágrafo!

                                            Mas... quem não gosta de umas traseiradas em piso escorregadio ou em estradões de areia, nem sempre perfeitamente controladas... mas faz parte da aprendizagem!


                                            Quanto ao Filipe, vai a uma boa casa de pneus (Pneuvita no Cacém ou outras mais perto de ti), pede para verificarem o alinhamento da direcção nos 3 ângulos e conta o que sentes. Pede tb para verificarem folgas na direcção e sobretudo na suspensão (casquilhos). Não deveriam existir num carro com tão poucos km, mas tudo pode acontecer.

                                            Confirma nessa altura se os dois semi-eixos têm o mesmo comprimento ou se o maior foi dividido em dois e tem um ponto fixo com rolamento algures "a meio". Se forem diferentes, vê se o maior tem um amortecedor dinâmico (algo tipo um disco de borracha colocado algures a meio do semi-eixo maior).

                                            Finalmente... isso tem uma suspensão McPherson na frente? Pouco há a fazer...

                                            Se tudo parecer estar bem, tens sempre os concessionários Mitsubishi onde recorrer. Conta o sucedido e aguarda pelo parecer deles... (talvez digam que está tudo normal...)

                                            Comentário


                                              #52
                                              Obrigado pela ajuda pessoal ;)

                                              Comentário

                                              AD fim dos posts Desktop

                                              Collapse

                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                              Collapse
                                              Working...
                                              X