Bom desta vez calhou-me a mim...
Tenho um Fiat Bravo T-jet, e há uns tempos sentia o volante tremer com a velocidade (+/- aos 120km/h) mas como era só a velocidades mais altas e não costumo exceder os limites de velocidade não me preocupei muito.
Ora num certo dia tinha voô no aeroporto Sá Carneiro e estava atrasado e portanto tive de acelerar um pouquito mais. Ora acontece que essa trepidação do volante evoluiu de tal maneira que a dada altura ouve-se um estalo e o volante deixo de trepidar para abanar mesmo de um lado para o outro sempre que acelerava.
Percebi imediatamente que as transmissões tinham ido de vela, uma vez que este é um problema crónico destes carros.
Ora perguntei a um mecânico aqui na minha zona quanto ficaria arranjar isto e ele falou-me em 500€ porque iria trocar os semi-eixos e depois mão-de-obra e tal...
De seguida perguntei na Fiat e falaram-me em 600/700€.
Dei preferência à marca porque confiava mais numa oficia oficial, e como era cliente relativamente satisfeito(só na parte do preço é que exageravam sempre um pouco mas enfim...) decidi então reparar na Fiat.
Reparado o carro sou confrontado com uma conta de 780€, apesar de me terem falado entre os 600/700 paguei e nem reclamei do preço.
Ora na altura ninguém me disse o que tinha sido trocado, apenas me deram a fatura e mandaram-me para casa e que tinham experimentado o carro e estava tudo bem. Efetivamente o problema das transmissões ficou ultrapassado.
O problema começa na semana seguinte quando vou fazer a manutenção mas não na Fiat, e sim no tal mecânico meu amigo, que quando levantou o carro viu valvolina espalhada por todo o lado e não sabia se era fuga ou se na Fiat não tinham limpo após o serviço, além disso uma coisa ainda mais grave, os semi-eixos não tinham sido trocados por completo e na fatura está escrito semi-eixo novo e semi-eixo recondicionado.
Ora assim que pude (que foi apenas duas semanas depois) desloquei-me à Fiat para esclarecer o que se passava, e garantiram-me que tinham posto peças novas e que o carro não tinha fuga nenhuma e mandaram-me para casa. É claro que insisti e disse que pretendia ver o carro por baixo. Acederam ao meu pedido e lá estava a fuga no retentor da caixa. Os semi-eixos não tinha sido trocados completamente, apenas os copos de lubrificação e a cruzeta.
Ora tendo eu o problema da trepidação e garantindo-me o chefe de oficina que o que estava faturado (apesar de estar mal mencionado) correspondia ao valor que tinha pago, não exigi que trocassem todo o semi-eixo, no entanto disse que o carro ficava lá para resolver a fuga que eles tinham criado ao retirar o semi-eixo e voltar a colocar.
Qual não é o meu espanto quando no dia seguinte o chefe de oficina me liga a dizer que teria que pagar 80€ para eles me trocarem o retentor porque nada tinha a ver com a reparação que tinham feito e que não assumiam. Liguei imediatamente para o apoio ao cliente Fiat e perguntei se por causa duma porcaria duma borracha que custava 20€ era necessário estarem a perder um cliente que tinha acabado de la deixar 800€,(já tinha colocado esta questão ao chefe de oficina que me respondeu que a borracha não custava 20€, mas sim 14€, mas a fuga não tinha que ver com a reparação!)
A Fiat respondeu-me hoje que não vai haver lugar à reparação pois a fuga nada tem que ver com a reparação.
Ora se eu não tinha fuga, desmontaram e montaram o semi-eixo, e passa a ter fuga, onde é que está a dúvida que foram eles que criaram a fuga?!! E mesmo que não tivessem sido, sujeitam-se a tanto por tão pouco? Um cliente que lá deixou 800€, vão deixá-lo insatisfeito por uma borracha de 14€?
E agora o que faço? Livro de reclamações?
Tenho um Fiat Bravo T-jet, e há uns tempos sentia o volante tremer com a velocidade (+/- aos 120km/h) mas como era só a velocidades mais altas e não costumo exceder os limites de velocidade não me preocupei muito.
Ora num certo dia tinha voô no aeroporto Sá Carneiro e estava atrasado e portanto tive de acelerar um pouquito mais. Ora acontece que essa trepidação do volante evoluiu de tal maneira que a dada altura ouve-se um estalo e o volante deixo de trepidar para abanar mesmo de um lado para o outro sempre que acelerava.
Percebi imediatamente que as transmissões tinham ido de vela, uma vez que este é um problema crónico destes carros.
Ora perguntei a um mecânico aqui na minha zona quanto ficaria arranjar isto e ele falou-me em 500€ porque iria trocar os semi-eixos e depois mão-de-obra e tal...
De seguida perguntei na Fiat e falaram-me em 600/700€.
Dei preferência à marca porque confiava mais numa oficia oficial, e como era cliente relativamente satisfeito(só na parte do preço é que exageravam sempre um pouco mas enfim...) decidi então reparar na Fiat.
Reparado o carro sou confrontado com uma conta de 780€, apesar de me terem falado entre os 600/700 paguei e nem reclamei do preço.
Ora na altura ninguém me disse o que tinha sido trocado, apenas me deram a fatura e mandaram-me para casa e que tinham experimentado o carro e estava tudo bem. Efetivamente o problema das transmissões ficou ultrapassado.
O problema começa na semana seguinte quando vou fazer a manutenção mas não na Fiat, e sim no tal mecânico meu amigo, que quando levantou o carro viu valvolina espalhada por todo o lado e não sabia se era fuga ou se na Fiat não tinham limpo após o serviço, além disso uma coisa ainda mais grave, os semi-eixos não tinham sido trocados por completo e na fatura está escrito semi-eixo novo e semi-eixo recondicionado.
Ora assim que pude (que foi apenas duas semanas depois) desloquei-me à Fiat para esclarecer o que se passava, e garantiram-me que tinham posto peças novas e que o carro não tinha fuga nenhuma e mandaram-me para casa. É claro que insisti e disse que pretendia ver o carro por baixo. Acederam ao meu pedido e lá estava a fuga no retentor da caixa. Os semi-eixos não tinha sido trocados completamente, apenas os copos de lubrificação e a cruzeta.
Ora tendo eu o problema da trepidação e garantindo-me o chefe de oficina que o que estava faturado (apesar de estar mal mencionado) correspondia ao valor que tinha pago, não exigi que trocassem todo o semi-eixo, no entanto disse que o carro ficava lá para resolver a fuga que eles tinham criado ao retirar o semi-eixo e voltar a colocar.
Qual não é o meu espanto quando no dia seguinte o chefe de oficina me liga a dizer que teria que pagar 80€ para eles me trocarem o retentor porque nada tinha a ver com a reparação que tinham feito e que não assumiam. Liguei imediatamente para o apoio ao cliente Fiat e perguntei se por causa duma porcaria duma borracha que custava 20€ era necessário estarem a perder um cliente que tinha acabado de la deixar 800€,(já tinha colocado esta questão ao chefe de oficina que me respondeu que a borracha não custava 20€, mas sim 14€, mas a fuga não tinha que ver com a reparação!)
A Fiat respondeu-me hoje que não vai haver lugar à reparação pois a fuga nada tem que ver com a reparação.
Ora se eu não tinha fuga, desmontaram e montaram o semi-eixo, e passa a ter fuga, onde é que está a dúvida que foram eles que criaram a fuga?!! E mesmo que não tivessem sido, sujeitam-se a tanto por tão pouco? Um cliente que lá deixou 800€, vão deixá-lo insatisfeito por uma borracha de 14€?
E agora o que faço? Livro de reclamações?
Comentário