Não são as marcas quem paga as reparações em garantia.
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Originalmente Colocado por Cahib Ver PostNão são as marcas quem paga as reparações em garantia.
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Originalmente Colocado por joo Ver PostNão sei se isso era suposto ser uma pergunta, mas a afirmação, se for uma, é incorreta. Mas, e fora da garantia? quem paga por ter havido desleixo e incompetência nas revisões feitas na marca? Estou a falar por experiência própria porque na marca já me colocaram um óleo que não era o indicado. Quem é que me pagava agora um qualquer prejuizo por essa falta de cuidado?
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Originalmente Colocado por Drifter Ver PostPara alem de abdicar de um direito.
Qual direito? Não é direito nenhum, a partir do momento em que a marca condiciona o suposto "direito" ao facto de ires todos os anos pagar por ele.
É o mesmo que comprares uma TV ou telemóvel e a marca dizer: "tens 3 anos de garantia, mas só se vieres pagar todos os anos 100 euros para darmos uma vista de olhos a ver se está tudo ok"..
Achas mesmo que ao comprar o carro e cumprir o programa oficial da marca estás a ter uma grande vantagem? Só concordaria contigo se fosse tudo gratuito
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Originalmente Colocado por Cahib Ver PostOs fabricantes dos componentes ou as suas seguradoras.
O nosso negócio ou garantia é com quem nos vendeu o carro, ou a quem nós quisémos comprar o carro... (muitas vezes somos nós que queremos mesmo aquilo...)
Pá... se isto for spam, a gerência que apague e me mande um aviso, OK? Que eu já nem sei o que é spam...
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Originalmente Colocado por Ilyushin Ver PostQual direito? Não é direito nenhum, a partir do momento em que a marca condiciona o suposto "direito" ao facto de ires todos os anos pagar por ele.
É o mesmo que comprares uma TV ou telemóvel e a marca dizer: "tens 3 anos de garantia, mas só se vieres pagar todos os anos 100 euros para darmos uma vista de olhos a ver se está tudo ok"..
Achas mesmo que ao comprar o carro e cumprir o programa oficial da marca estás a ter uma grande vantagem? Só concordaria contigo se fosse tudo gratuito
Sim, eu acho uma vantagem, imagina o caso dos N47 ou dos injectores/cabeça do 2.0 TDI 170, o que nao falta sao casos de motores ''no lixo'' dentro da garantia, qual a vantagem de se poupar 1000€ a ir fazer a manutençao noutro local se depois temos uma marca que nao aceita qualquer comparticpaçao e apresenta facturas de 2-3000€ ou ate mais?
O que nao falta tambem, sao detecçoes de pequenas avarias, que sao corrijas na altura das revisoes na marca, muitas vezes o cliente nem se apercebe, ca fora fica-se agarrado ja que as oficinas nao tem conhecimento destas correcçoes. Aconteceu isto à 307 que morou ca em casa, numa revisao mudaram uma peça ligada ao alternador.
Tudo bem que as revisoes na marca sao algo caras. Mas imagina que compro um carro com 2 anos de garantia, revisoes de 30 em 30.000km ou anuais, faço 25.000km por ano logo tenho revisoes anuais. Cada revisao custa 300€. Ao final dos 2 anos sao 600€, mas para poupar 300€ (supondo que cada revisao ca fora sao 150€), faço as revisoes fora, passado 1.5 ano de ter o carro avaria um injector no valor de 1500€, basicamente poupei... 300€ e tenho um gasto de 1500€ nas maos.
Para alem de disso, gastar 20.000€ que é a media de um carro hoje em dia, mesmo no segmento B a Diesel, e depois fazer as revisoes fora para poupar menos de 1000€?
Cada um corta onde quer, é uma opçao, simplesmente acho que ha maneiras mais saudaveis de poupar dinheiro, nos extras, em escolher carro a Diesel quando nao se faz km para isso, etc.Editado pela última vez por Drifter; 07 August 2013, 23:12.
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Originalmente Colocado por mcabral Ver PostIsso que dizes tem a ver com gestao de risco. Eu jogo no Euromilhões e sei que posso perder o dinheiro investido. Poupo nas revisoes (diferente de cortar na manutenção) e assumo o risco de despesas maiores.
nao vejo onde esta o celeuma.
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Drifter, eu percebo a tua opinião e se fizesse 30.000Km por ano talvez tivesse outra atitude em relação à manutenção. O problema é que fazendo tão poucos KM, a chance de ter uma avaria grave é substancialmente menor e além disso toda a gente sabe que normalmente não é preciso ir todos os anos à oficina quando se anda pouco. Lembro-me dos carros antigos (não muito antigos) que eram limitados simplesmente à quilometragem e não ao tempo. Esta "moda" de visitar a oficina todos os anos é relativamente recente e tem a ver simplesmente com uma questão económica.
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Originalmente Colocado por Cahib Ver PostOs fabricantes dos componentes ou as suas seguradoras.
Que pode ou não imputar responsabilidades aos fornecedores. Depende do contrato entre as partes. Mas geralmente as peças vêem com uma determinada probablidade de falha, estipulado pelo caderno de encargos da peça. E como assim é, o fornecedor só deverá pagar caso as falhas excedam o que foi estipulado.
A marca paga sempre as peças, a única coisa que não paga é a Mão-de-Obra, que fica a expensa do representante que procede à reparação.
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Em 1994, o meu irmão comprou um Fiat Panda 1.0 Fire (novo) na altura custou 1.600.000$00 em números redondos.
Uma semana depois teve de ir ao concessionário trocar o pisca esqº que caía em andamento e ficava preso só pelos fios, quando veio voltou para trás porque um cinto do lado do pendura estava preso, deu conta disso na AE porque naquela altura ainda não era obrigatório usar cinto nas zonas urbanas.
Um mês depois o carro aqueceu e toma uma junta de cabeça, aproveitaram e mudaram a suspensão dianteira do lado dto, que o recepcionista deu conta de estar a fazer um barulho estranho, quando saiu com o carro em experiência depois de terem colocado a junta de cabeça.
( o motor FIRE sempre foi dos mais fiáveis que a FIAT construiu, mas naquele caso foi um buraco )
Eu sei que o Panda não é um carro, é mais um meio de transporte , mas custou o guito ao meu irmão e se não fosse a garantia estava agarrado ao bambu
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Não sei que marca de carro é a do user que colocou a questão (adivinho ser uma suposta premium alemã diesel) para assumir que lhe fazem um pequeno assalto à carteira a cada revisão, mas por experiência própria as revisões na peugeot até ficam mais baratas que nas casas certificadas que já se falou aqui. Por isso considero que depende da marca e do concessionário.
Fazer comparação de preços com oficinas de esquina, que muitas vezes nem pagam impostos e/ou fazer em casa não é um exercício muito feliz.
Mesmo que se poupe 900€ em 5 anos e abdicar da garantia? Não obrigado! Prefiro dormir descansado
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Originalmente Colocado por PPinheiro Ver Post
Fazer comparação de preços com oficinas de esquina, que muitas vezes nem pagam impostos e/ou fazer em casa não é um exercício muito feliz.
Mesmo que se poupe 900€ em 5 anos e abdicar da garantia? Não obrigado! Prefiro dormir descansado
eu durmo perfeitamente descansado, até porque tenho um fundo de maneio apenas para possíveis avarias do carro, fundo esse que foi em grande parte constituído com tudo o que já poupei em revisões e seguros. Quanto à comparação com oficinas de esquina, não é bem lá que eu tenho levado o carro, mas sim em oficinas de marca que toda a gente conhece (norauto, bosch, precision, midas, etc).
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Originalmente Colocado por oldsmobile Ver PostEm 1994, o meu irmão comprou um Fiat Panda 1.0 Fire (novo) na altura custou 1.600.000$00 em números redondos.
Uma semana depois teve de ir ao concessionário trocar o pisca esqº que caía em andamento e ficava preso só pelos fios, quando veio voltou para trás porque um cinto do lado do pendura estava preso, deu conta disso na AE porque naquela altura ainda não era obrigatório usar cinto nas zonas urbanas.
Um mês depois o carro aqueceu e toma uma junta de cabeça, aproveitaram e mudaram a suspensão dianteira do lado dto, que o recepcionista deu conta de estar a fazer um barulho estranho, quando saiu com o carro em experiência depois de terem colocado a junta de cabeça.
( o motor FIRE sempre foi dos mais fiáveis que a FIAT construiu, mas naquele caso foi um buraco )
Eu sei que o Panda não é um carro, é mais um meio de transporte , mas custou o guito ao meu irmão e se não fosse a garantia estava agarrado ao bambu
Só uma correção: em 1994 já era obrigatório usar cinto à frente em todo o lado e, salvo erro, foi o ano em que passou a ser obrigatório usar também atrás (se não foi em 1994 foi um ou dois anos depois). Havia, isso sim, muitas pessoas que não tinham o hábito de o usar sempre, mas isso é outra conversa.
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Originalmente Colocado por Ilyushin Ver PostQuanto à comparação com oficinas de esquina, não é bem lá que eu tenho levado o carro, mas sim em oficinas de marca que toda a gente conhece (norauto, bosch, precision, midas, etc).
Eu na minha ultima revisão, como o carro já está fora da garantia, cheguei a pedir preços nesses sítios, na Midas ficava mais caro e nem punha o óleo correcto (0w20) e na norauto era 20€ mais barato que na honda mas também não punha o 0w20.
Conclusão, voltei a fazer a revisão na Honda, mesmo estando já fora da garantia...
Nisto das revisões na marca não é tudo assim tão linear, depende das marcas/concessões, é que muitas vezes fica mais barato na marca... ;)
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Originalmente Colocado por Bloodhound Ver Postacho que saiu uma lei que diz que nao se perde a garantia desde que se va a uma oficina certificada tipo midas norauto e afins mas tambem sei que por vezes essas ditas oficinas ficam mais caras do que ir a marca!
Sim, existe legislação já há uns anos nesse sentido.
Inicialmente com o Regulamento 1400/2002 de 31 de Julho (ver: http://eur-lex.europa.eu/LexUriServ/...30:0041:pt:PDF)
Mas entretanto, o mesmo caducou a 31 de maio de 2010.
Sendo que e para "colmatar" o vazio jurídico, entrou em vigor a 1 de junho de 2010 (e é o actual), o Regulamento 461/2010 (ver: http://eur-lex.europa.eu/LexUriServ/...52:0057:PT:PDF)
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A meu ver é uma opção como qualquer outra. Tem realmente poupança no imediato uma vez que não se fazem revisões na marca. Mas e se há um problema maior?lá se vai a poupança. E há ainda um factor que muitos esquecem. Ao ir a marca, há pequenas alterações e ajustes de software que só a marca conhece. Há muitas vezez substituições de peças que podem dar problemas e que o dono nunca chega a saber. Há pequenas falhas que a marca conhece e resolve de imediato, muitas vezes sem custos, que cá fora são um autêntico sorvedoro de dinheiro. Cada qual sabe de si. Eu vou a marca.
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Originalmente Colocado por PPinheiro Ver PostNão sei que marca de carro é a do user que colocou a questão (adivinho ser uma suposta premium alemã diesel) para assumir que lhe fazem um pequeno assalto à carteira a cada revisão, mas por experiência própria as revisões na peugeot até ficam mais baratas que nas casas certificadas que já se falou aqui. Por isso considero que depende da marca e do concessionário.
Fazer comparação de preços com oficinas de esquina, que muitas vezes nem pagam impostos e/ou fazer em casa não é um exercício muito feliz.
Mesmo que se poupe 900€ em 5 anos e abdicar da garantia? Não obrigado! Prefiro dormir descansado
Ainda recordo os 250/300€ pedidos pela ranhô (em 3 concessões diferentes!) para a 1ª revisão de um twingo dci. Assim como sei que um golf V 1.9 também paga esses valores, por norma.
Cump.
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Eu tenho uma ideia contrária para os primeiros anos de vida dos automóveis.
Comparando o que o autor do tópico escreveu posso adiantar que no meu caso Golf VI 2.0 TDI CR140 Highline (de Maio de 2012)em 49.000 kms fiz apenas uma revisão que pouco passou dos 200 €.
Deste modo fico a ganhar vendo a relação custo/km das revisões.
Continuo a ganhar vantagem porque não tive de acrescentar óleo.
Já agora na 1º e 2º revisão pouco se muda tirando o óleo e 1 ou outro filtro.
Penso que uma revisão por ano na marca não "dói" assim tanto para quem pode comprar 1 carro novo.
Mas aceito que tenhas uma maneira diferente de ver as coisas.
Qual o teu carro ?
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Originalmente Colocado por LuisMiguel Ver PostSó uma correção: em 1994 já era obrigatório usar cinto à frente em todo o lado e, salvo erro, foi o ano em que passou a ser obrigatório usar também atrás (se não foi em 1994 foi um ou dois anos depois). Havia, isso sim, muitas pessoas que não tinham o hábito de o usar sempre, mas isso é outra conversa.
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A titulo de exemplo, o meu Yaris também teve 5 anos de garantia - e comprei-o como viatura de serviço.
Cumpri toda a manutenção programada na marca.
Passados 5 anos e 3 ou 4 meses, o catalisador deu o berro.
A reparação na marca ficava perto de 1000€ - mão d'obra incluída.
Não paguei um centimo e apesar de já ter passado alguns meses pós garantia, a concessão assumiu a totalidade da reparação.
Se tivesse optado por prescindir das revisões/manutenções na marca, aconteceria o mesmo? Don't think so...
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Originalmente Colocado por youbi Ver PostNisto das revisões na marca não é tudo assim tão linear, depende das marcas/concessões, é que muitas vezes fica mais barato na marca... ;)
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