Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Cilindrada vs cavalos - caso prático e real

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #61
    Dos dados que referiste o motor do mazda deve ter mais pressao de sobrealimentaçao ( turbo ) devido a ter quase o mesmo binario e cavalagem mas com um motor mais pequeno

    Resumindo muito mal , no mazda tens mais turbo a dar "numeros" que o motor , e no alfa tens o motor a dar mais "numeros" que o turbo por assim dizer .Até que referes da existencia do turbo lag

    Claro está que os "numeros" do motor sao melhores


    Depois falta falar no sistema de injeçao e suas presssoes e o modo como injectam ( isto já a entrar nos mapas das centralinas )

    Pesos etc etc
    Editado pela última vez por Miguelspc; 31 August 2013, 01:26.

    Comentário


      #62
      É natural. É o que quem conduz 3000cc sente ao passar para um 2000cc. Os 3000 são outra coisa, muito mais suaves, mais fortes em baixas, como já disse várias vezes, pelo que vi (e até já experimentei esporadicamente) num 3200 diesel fazes a festa toda entre as 1000 e as 2000 rpms, seja em que relação for. E com caixa automática são ainda melhores. Venha quem vier, mas é preferível gastar mais 1 ou 2 litros e ter um senhor motor, do que ter um motor "fraquito".

      Comentário


        #63
        Pois mas o pessoal anda fanatico pelos consumos e esquecem se do resto

        De certo modo o binario e a cavalagem de um motor grande é preferivel ao binario e cavalagem dada pelo turbo .

        Comentário


          #64
          Olha, meu carro tem motor 1.0, cabeçote com oito válvulas, e a potência dele tem 72 cv.
          O torque(binário) é de 9,7 Kgfm. Mas esses números é na gasolina.

          Já no etanol, a potência é de 76 cv, com binário de 10,6 kgfm, tudo no mesmo motor.

          Aqui, a preferência é de carros com potências elevadas. Apesar dos 1.0 serem a maioria das vendas, uma boa parcela dos compradores migraram dos veículos de 1000 cc pra maiores, como 1.4 em diante.

          O mesmo modelo do motor do meu carro, só que com 1600 cc, faz 101 cv na gasolina e 104 cv no álcool.

          O binário passa dos 15 kgfm.

          Mas recentemente fizeram um teste de dinamômetro com um veículo idêntico ao meu, só que 1.6, a potência real dele é de quase 110 cv.

          Gol Rallye 2014 no dinamômetro FULLPOWER - YouTube

          Comentário


            #65
            Saveiro Rocket - FullPower # 108 - YouTube

            Menos de uma tonelada, motor 1.4 16v Turbo de 158 cv

            Comentário


              #66
              A cavalagem nao é nada de especial para a actualidade , entao o que dizer do 1.0 Ecoboost de 125cvs ou entao uma suposta versao do mesmo 1.0 com 170 cvs

              Comentário


                #67
                Originalmente Colocado por Miguelspc Ver Post
                A cavalagem nao é nada de especial para a actualidade , entao o que dizer do 1.0 Ecoboost de 125cvs ou entao uma suposta versao do mesmo 1.0 com 170 cvs
                eu PAGO pra ver um motor 1.0 chegar a 170 cv, quatro cilindros(ou três, que está na moda agora).

                Comentário


                  #68
                  Rapaz a honda já fazia 1.6 atmosfericos com 160 cvs e agora anda na moda o pessoal meter turbos neles , e andam todos para cima de 200 cvs

                  Até tem aqui um artigo do tal 1.0 3 cilindros ecoboost :

                  Ford 1.0 EcoBoost pode chegar a 177 cv!


                  E mesmo ai no brasil havia um user com um fiesta mk4 1.4 Zetec a turbo e debitava á volta de 140 cvs
                  Editado pela última vez por Miguelspc; 31 August 2013, 04:02.

                  Comentário


                    #69
                    Originalmente Colocado por Miguelspc Ver Post
                    Rapaz a honda já fazia 1.6 atmosfericos com 160 cvs e agora anda na moda o pessoal meter turbos neles , e andam todos para cima de 200 cvs

                    Até tem aqui um artigo do tal 1.0 3 cilindros ecoboost :

                    Ford 1.0 EcoBoost pode chegar a 177 cv!


                    E mesmo ai no brasil havia um user com um fiesta mk4 1.4 Zetec a turbo e debitava á volta de 140 cvs
                    Mas o caracol do mal só tem muita saída em veículos DIESEL(pick-ups, caminhões, ônibus). Nessa categoria, é difundido e batido.

                    Já nos carros de ciclo otto...

                    A Volkswagen lançou, no ano 2000, um Gol mk3 1.0 16v Turbo, de 112 cv. Foi um fiasco, pois o motor era avançado demais para a época(que um litro de óleo 5w40, que esse motor exigia, passava dos R$ 50,00, e a maioria dos donos ainda usavam o 20w50 na MAIORIA dos carros. Ai já viu...)

                    Carro turbinado com ciclo otto(Gasolina/Etanol)não é bem visto aqui. Boa parte dos donos evitam comprar carros assim. E ATÉ HOJE ainda é assim.

                    Ainda não saiu um veículo turbo que rode apenas com etanol ou um Turbo Flex-fuel. Nem as fabricantes quanto as preparadoras independentes ainda não conseguiram tal feito.

                    No user, o fiesta dele era importado, com motor 1.4 aspirado. Ele colocou o turbo depois.

                    Agora aqui, um Focus 1.0, mesmo turbo, NÃO VENDE.

                    Carros desse porte, aqui, tem de ter motor com cilindrada e potências elevadas.

                    Comentário


                      #70
                      Por acaso daquilo que vou vendo o brasil é rei no colocamento de turbo ( caracol ) !

                      Até vi um Ford Ka com o 1.0 endura a turbo ! Tambem outros com o Zetec rocam a turbo ... Sejam 1.0 ou 1.1 no brasil metiam turbo .

                      O focus 1.0 tem tudo para vender ai , pois ainda existia o 2.0 zetec no focus com 138 cvs se nao estou em erro e estes mero 1.0 substitui bem .

                      O futuro é a sobrealimentaçao , os diesel tiveram de ter turbo porque se nao nao conseguiam acompanhar os motores de ciclo otto .

                      As pessoas ai devem ter medo ou receio de otto+turbo . Agora as marcas estao lançando versoes turbo como esse VW , mas repito que nao é nadinha de especial o que eles fizeram , acredito que ai no brasil seja especial

                      Comentário


                        #71
                        Originalmente Colocado por Viriauto Ver Post
                        Posso dizer que tive uma ibiza tdi 110cv e uma focus 1.6 tdci 110cv e que não havia comparação, a ibiza era muiiiito mais rápida em tudo...

                        Tive também um delta 1.6 jtd e aí a diferença já é bastante inferior, bastante mais rápido que o focus mesmo com jante 17 e um com um peso bastante superior.
                        Conheço bem o 1.6HDi 110cv e esse 1.6Mjet 120 e realmente fiquei com a ideia de que o italiano era mais rápido e tinha bastante mais força.

                        Comentário


                          #72
                          Curiosamente já conduzi um 1.9 TDI de 110 e o motor podia estar a precisar de se puxado mas a única coisa que senti foi que a partir das 3000 aquilo já não andava

                          Não coloco em causa que pode ser algum problema daquela unidade, mas depois de ler tanto sobre o famoso "kick" não achei o motor nada de extraordinário. Acaba demasiado cedo.


                          Originalmente Colocado por Fahrenheit Ver Post
                          Acho que já disseram mas isso terá mais haver com a configuração do turbo.

                          A mesma sensação que a malta dos 1.9 TDi VW/Seat/Audi e Skoda tem em relação a motores de cavalagem semelhante mas cc menor.

                          EDIT: configuração da caixa, menor no Alfa e maior no Mazda, também poderá mudar o cenário radicalmente e dar-te sensações opostas.

                          Comentário


                            #73
                            Realmente onde ando eu com a cabeça?

                            Trocar uma bella macchina italiana por um enfadonho japonês com motor de sucata francesa.
                            Só pode dar asneira

                            Originalmente Colocado por JoelM Ver Post
                            Conheço bem o 1.6HDi 110cv e esse 1.6Mjet 120 e realmente fiquei com a ideia de que o italiano era mais rápido e tinha bastante mais força.

                            Comentário


                              #74
                              Originalmente Colocado por C3soul Ver Post
                              Realmente onde ando eu com a cabeça?

                              Trocar uma bella macchina italiana por um enfadonho japonês com motor de sucata francesa.
                              Só pode dar asneira
                              Pelo que escreveste o Alfa fez 370 mil km, o que é uma kilometragem de respeito, cumpriu a sua missão, agora deu a vez a outro, que também terá os seus aspectos positivos.

                              Comentário


                                #75
                                Originalmente Colocado por QsP Ver Post
                                1.5?? 1.65€!

                                Sent from my S500 using Tapatalk 2
                                Eu tenho abastecido a 1,5€/l

                                Comentário


                                  #76
                                  Sim eu sei, estava no gozo

                                  Quando fui buscar o 156 nunca sonhei que fizesse tantos kms.
                                  Ninguem tenha ilusões, a manutenção destes carros é cara e o carro levou bastantes coisas nestes 370 mil kms. De motor, caixa e turbo nunca foi mexido.

                                  Mas para dar uma ideia, a ultima coisa que pifou, foi um rolamento atrás.
                                  Como só se vende um cubo inteiro, dá para cá 200 euros para um cubo novo....

                                  Agora é tempo de zoom zoom

                                  Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                                  Pelo que escreveste o Alfa fez 370 mil km, o que é uma kilometragem de respeito, cumpriu a sua missão, agora deu a vez a outro, que também terá os seus aspectos positivos.

                                  Comentário


                                    #77
                                    Ainda assim compraste uma marca que, historicamente, é a japonesa mais europeia (e italiana) de todas, principalmente quanto ao design...

                                    Há quem faça apostas em como a Fiat vai comprar/aliar-se à Mazda, e que tudo começou com o novo Spider/Mx-5!

                                    Comentário


                                      #78
                                      Originalmente Colocado por C3soul Ver Post
                                      Curiosamente já conduzi um 1.9 TDI de 110 e o motor podia estar a precisar de se puxado mas a única coisa que senti foi que a partir das 3000 aquilo já não andava

                                      Não coloco em causa que pode ser algum problema daquela unidade, mas depois de ler tanto sobre o famoso "kick" não achei o motor nada de extraordinário. Acaba demasiado cedo.
                                      Às vezes depende da manutenção, ou do próprio uso que o carro leva, também conheci um Sr. que trabalhou comigo que tinha uma Passat VP110, e aquilo também não era o motor que eu conhecia, ele diz que anda muito mas se "soltasse" o carro andava bem mais.

                                      Andava sempre com o carro dentro dos limites de velocidade...

                                      Outros casos que já mexeram tanto no carro que o motor ficou irreconhecível.

                                      Comentário


                                        #79
                                        como já foi dito várias vezes são motores diferentes e conceito diferentes, no final acabam por andar a mesma coisa.

                                        muita coisa se diz sobre o famoso 1.9tdi, tive muita experiência nas versões de 90, 110cv e 130cv, eram motores bruscos (ou de 90cv não), mas não andavam mais que um 20d de 136cv, entregavam era a potência numa curtíssima faixa de utilização.
                                        Lembro-me de conduzir o 20d de 150cv na altura e um 1.9 130cv e achar que o tdi é que era, mas lado a lado o BMW andava tanto ou mais.
                                        Um motor que tenho ótimas recordações é do 1.9 jtd de 140cv montado no 147, muito bom.

                                        Comentário


                                          #80
                                          Originalmente Colocado por C3soul Ver Post
                                          Sim eu sei, estava no gozo

                                          Quando fui buscar o 156 nunca sonhei que fizesse tantos kms.
                                          Ninguem tenha ilusões, a manutenção destes carros é cara e o carro levou bastantes coisas nestes 370 mil kms. De motor, caixa e turbo nunca foi mexido.

                                          Mas para dar uma ideia, a ultima coisa que pifou, foi um rolamento atrás.
                                          Como só se vende um cubo inteiro, dá para cá 200 euros para um cubo novo....

                                          Agora é tempo de zoom zoom
                                          Se achavas o material Alfa\Fiat caro quando vires o preço do material Mazda vais ter uma coisinha.

                                          Comentário


                                            #81
                                            Até podes enumerar, algumas coisas em que o Mazda bate o Alfa. O comportamento dinâmico, no entanto, não será uma delas.

                                            Comentário


                                              #82
                                              Originalmente Colocado por vitorpaulo Ver Post
                                              Se achavas o material Alfa\Fiat caro quando vires o preço do material Mazda vais ter uma coisinha.
                                              já tive 2 mazda 6 e não achei as coisas tão mais caras que outras marcas generalistas

                                              Comentário


                                                #83
                                                Originalmente Colocado por Latino Ver Post
                                                Até podes enumerar, algumas coisas em que o Mazda bate o Alfa. O comportamento dinâmico, no entanto, não será uma delas.
                                                E porquê? Porque tu dizes?
                                                O Mazda 3 tem nas versões base um dos melhores chassis do segmento, tal como o Focus, carro com quem partilha componentes.

                                                Comentário


                                                  #84
                                                  Tu não me assustes!

                                                  Mais caro não acredito que seja. No máximo que seja equivalente, mas aqui tenho a vantagem de ter outros carros com peças semelhantes pelo que se se esticarem na mazda, há de haver muito mais barato na concorrência.

                                                  Originalmente Colocado por vitorpaulo Ver Post
                                                  Se achavas o material Alfa\Fiat caro quando vires o preço do material Mazda vais ter uma coisinha.

                                                  Comentário


                                                    #85
                                                    Originalmente Colocado por C3soul Ver Post
                                                    Tu não me assustes!

                                                    Mais caro não acredito que seja. No máximo que seja equivalente, mas aqui tenho a vantagem de ter outros carros com peças semelhantes pelo que se se esticarem na mazda, há de haver muito mais barato na concorrência.
                                                    As peças de desgaste/manutenção têm um preço normal ou até barato.
                                                    Material mais especifico pode ficar caro mas no 3 que é um carro tão banal até acredito que não puxe muito nesse aspecto.

                                                    Comentário


                                                      #86
                                                      Olhe que não olhe que não...

                                                      Falo do que sei, que é de um 156 1.9 Jtd Sport de 99, e posso garantir que o mazda é mais colado à estrada, parece me ter mais aderência ( e tem pelo menos nas curvas a media velocidade), é mais fácil de controlar e mais ágil.

                                                      Em compensação o 156 é mais estável a velocidades a partir dos 120 kms/h e também mantém muito mais a compostura em estradas esburacadas.

                                                      No 156 dá para "curvar de acelerador" em apoio, no mazda ainda não experimentei como se comporta na mesma situação.

                                                      Originalmente Colocado por Latino Ver Post
                                                      Até podes enumerar, algumas coisas em que o Mazda bate o Alfa. O comportamento dinâmico, no entanto, não será uma delas.

                                                      Comentário


                                                        #87
                                                        Um Mazda 3 tem tudo para curvar melhor que um Alfa Romeo 156.

                                                        Comentário


                                                          #88
                                                          Na minha opinao:

                                                          Prefiro um motor pequeno mas usavel e agradevel, que um grande mas com uma faixa de utilizaçao pequena.

                                                          Um exemplo que conheço bem é o 1.9 TDI VP110, a fundo em recuperaçoes anda mais que um 1.6 HDI/TDCI, mas metendo os 2 as 1500rpm... o 1.6 tem baixas melhores o que faz com que seja mais agradavel de andar em cidade e dispensa mais o uso da caixa, para alem disso o consumo sera basicamente sempre melhor.

                                                          Originalmente Colocado por Latino Ver Post
                                                          Até podes enumerar, algumas coisas em que o Mazda bate o Alfa. O comportamento dinâmico, no entanto, não será uma delas.
                                                          Nao? Apanhavas uma surpressa a conduzir um Mazda 3 ou um Focus, nao ficam mesmo nada a dever a um 156. A unica coisa que o Alfa podera ter melhor é possivelmente o motor e o espaço, porque de resto... a diferença de idades faz com que o Mazda conseguia superar o 156 em basicamente tudo.

                                                          Comentário


                                                            #89
                                                            Originalmente Colocado por adenilson707 Ver Post
                                                            eu PAGO pra ver um motor 1.0 chegar a 170 cv, quatro cilindros(ou três, que está na moda agora).
                                                            Até faz bem mais e podes ver aqui. E é do Brasil também.

                                                            CORSA 1.0 TURBO 245 CV -1 DINAMÔMETRO - YouTube

                                                            Comentário


                                                              #90
                                                              Originalmente Colocado por adenilson707 Ver Post
                                                              Mas o caracol do mal só tem muita saída em veículos DIESEL(pick-ups, caminhões, ônibus). Nessa categoria, é difundido e batido.

                                                              Já nos carros de ciclo otto...

                                                              A Volkswagen lançou, no ano 2000, um Gol mk3 1.0 16v Turbo, de 112 cv. Foi um fiasco, pois o motor era avançado demais para a época(que um litro de óleo 5w40, que esse motor exigia, passava dos R$ 50,00, e a maioria dos donos ainda usavam o 20w50 na MAIORIA dos carros. Ai já viu...)

                                                              Carro turbinado com ciclo otto(Gasolina/Etanol)não é bem visto aqui. Boa parte dos donos evitam comprar carros assim. E ATÉ HOJE ainda é assim.

                                                              Ainda não saiu um veículo turbo que rode apenas com etanol ou um Turbo Flex-fuel. Nem as fabricantes quanto as preparadoras independentes ainda não conseguiram tal feito.

                                                              No user, o fiesta dele era importado, com motor 1.4 aspirado. Ele colocou o turbo depois.

                                                              Agora aqui, um Focus 1.0, mesmo turbo, NÃO VENDE.

                                                              Carros desse porte, aqui, tem de ter motor com cilindrada e potências elevadas.
                                                              Aqui os motores pequenos a gasolina com turbo também só chegaram em força há coisa de 4 anos, no máximo. Antes disso havia poucos. Havia os 1.4 TSi da Volkswagen que chegavam a ter 170cv em 2006 e pouco mais e deram origem a muita desconfiança (fundada, diga-se). Agora já não é muito fácil encontrar um modelo que não tenha pelo menos um motor turbo a gasolina. A Mercedes agora até tem um 2.0 com quatro cilindros com 360cv, quando há 10 anos um motor dessa capacidade teria, normalmente, os seus 160cv, se exceptuarmos os Honda S2000 com 240cv

                                                              Os pequenos motores turbo têm vantagens nos consumos em andamentos normais, apesar de gastarem tanto ou mais que os motores grandes a ritmos elevados, mas como aqui na Europa há uma preocupação exacerbada pelos consumos, emissões de CO2 e cilindrada, as marcas vêem-se obrigadas a ter motores cada vez mais pequenos com potências cada vez maiores.

                                                              Só daqui a uns anos é que podemos dizer se é uma boa escolha. Nos Diesel não resultou muito bem

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X