A única vantagem que vejo no Bravo é mesmo a caixa de 6 velocidades.
Já andei com os dois (o Focus 6 anos e o Bravo foi alugado por 2 semanas) e sinceramente não vejo mais nada em que seja melhor produto.
"Mais motor" é: maior binário, mais potência.... A aliar ao facto de ter uma caixa com 6 boas relações...que permite menor esforço do mesmo em viagem e mais vel. máxima portanto, por ex.
A quilometragem para substituição do óleo depende muito da utilização dada ao veículo. O meu já acusou que o mesmo se encontrava degradado apenas aos 35000kms , sensivelmente, e também já mudei a 7% (25000kms) quando ainda faria mais 3000kms, chegando aos 28000kms talvez... Depende!!
Acho que o mais motor é o binário máximo disponível logo às 1500rpm... Os 25000km é a kilometragem que o user faz por ano
Mais potência não terá, mas sim menos 4 cv...a não ser que se esteja a comparar com o de 120cv. O binário não tinha noção, mas o bravo de 105 cv anuncia 290 a partir das 1500 rpms, o que é efectivamente muito bom, e aliado à caixa de 6, deve ser mais "engraçado" de conduzir. Tenho pena que ainda não tenha experimentado um...
Mais potência não terá, mas sim menos 4 cv...a não ser que se esteja a comparar com o de 120cv. O binário não tinha noção, mas o bravo de 105 cv anuncia 290 a partir das 1500 rpms, o que é efectivamente muito bom, e aliado à caixa de 6, deve ser mais "engraçado" de conduzir. Tenho pena que ainda não tenha experimentado um...
Isso do binário e da caixa de 6v nem sempre é assim tão linear. Pelo que já li no Linea o 105cv não é grande espingarda.
Tenho 1.3Mjet 90cv tem caixa de 6v e é pior que o HDi com caixa de 5v.
O 1.6Mjet de 120cv face ao 1.6HDi 110cv tem outra alma sem dúvida. Mas pelo que me lembro também consumia um pouco mais.
Em termos de binario, sente-se uma baixas ligeiramente melhores mas é um motor (1.6 Multijet) que nao achei tao linear em comparaçao com 1.6 HDI. Nao estou a dizer que o Multijet é mau, longe disso, simplesmente foi o que achei.
Quanto ao andamento, vale o que vale, mas o Focus é mais rapido dos 0-100 em 0.4seg e tem mais 1km/h de velocidade maxima (caixa de 5, versao de 109cv).
Os consumos declarados:
Focus - 4.0 / 6.2 / 4.8
Bravo - 3.8 / 5.8 / 4.5
Vendo consumos e andamento, ainda acham que algum carro aqui falado tem clara vantagem sobre o outro? A unica vantagem de um dos carros é a manutençao, principalmente os 2 anos entre revisoes, de resto continuo a dizer- sao 2 carros bastante semelhantes que um nao tem clara vantagem sobre outro. Qual escolher? O que se gostar mais e o melhor negocio, no fundo é isto.
Em termos de binario, sente-se uma baixas ligeiramente melhores mas é um motor (1.6 Multijet) que nao achei tao linear em comparaçao com 1.6 HDI. Nao estou a dizer que o Multijet é mau, longe disso, simplesmente foi o que achei.
Quanto ao andamento, vale o que vale, mas o Focus é mais rapido dos 0-100 em 0.4seg e tem mais 1km/h de velocidade maxima (caixa de 5, versao de 109cv).
Os consumos declarados:
Focus - 4.0 / 6.2 / 4.8
Bravo - 3.8 / 5.8 / 4.5
Vendo consumos e andamento, ainda acham que algum carro aqui falado tem clara vantagem sobre o outro? A unica vantagem de um dos carros é a manutençao, principalmente os 2 anos entre revisoes, de resto continuo a dizer- sao 2 carros bastante semelhantes que um nao tem clara vantagem sobre outro. Qual escolher? O que se gostar mais e o melhor negocio, no fundo é isto.
Mais potência não terá, mas sim menos 4 cv...a não ser que se esteja a comparar com o de 120cv. O binário não tinha noção, mas o bravo de 105 cv anuncia 290 a partir das 1500 rpms, o que é efectivamente muito bom, e aliado à caixa de 6, deve ser mais "engraçado" de conduzir. Tenho pena que ainda não tenha experimentado um...
O anúncio que o user postou foi de um Bravo de 120cvs,a quase 11000 euros, e um outro de um Focus de 109cvs, daí nem ter referido o tal Bravo de 105cvs!!
Mas qual será a efectiva vantagem(ns) do Focus em questão, para quem é da opinião de que o mesmo é melhor?!? Acho curioso, falar-se em decilitros de consumos de supostas diferenças e não considerarem metade (ou quase) das idas à revisão periódica do plano da marca!...
E um binário 15% superior e a menos rpm, caixa de 6v e exactamente mais 10% de potência também terá na prática os seus resultados. Já conduzi muitas vezes o 1.6Hdi de 110cvs e apenas uma o 1.6 Mjet de 120cvs e... Ainda que tenha sido num Mito, parece-me mais "performante" sem dúvida.
Editado pela última vez por HugoMJet; 18 September 2013, 22:59.
Verdade, é sempre preciso testar os carros em questão para se tirar conclusões.
Nunca testei o motor 1.6MTJ mas pelo o que já ouvi, é um motor muito bom para cidade responde imediatamente com baixo consumo (não é necessário esticar para andar graças ao binário que realmente está lá às 1500rpm), já em AE não da para fazer viagens longas a alta velocidade falta-lhe folgo (cavalos) mas acho que o motor HDI não deve de ter muito mais folgo visto serem motores também eles "parecidos"...
Mas estamos a bater na mesma tecla... São carros muito idênticos em que o gosto do comprador e a melhor oferta, irá ditar a compra!!! Não vale a pena estar a dizer que este é melhor ou pior...
Mas qual será a efectiva vantagem(ns) do Focus em questão, para quem é da opinião de que o mesmo é melhor?!? Acho curioso, falar-se em decilitros de consumos de supostas diferenças e não considerarem metade (ou quase) das idas à revisão periódica do plano da marca!...
E um binário 15% superior e a menos rpm, caixa de 6v e exactamente mais 10% de potência também terá na prática os seus resultados. Já conduzi muita vez o 1.6Hdi de 110cvs e apenas uma o 1.6 Mjet de 120cvs e... Ainda que tenha sido num Mito, parece-me mais "performante" sem dúvida.
Nem o Focus é superior ao Bravo nem o Bravo superior ao Focus. So afirma que um deles é superior quem nunca experimentou os 2, simples. Pode haver uma outra vantagem, mas superior no sentido de ser melhor em tudo... nao.
As revisoes... como disse, realmente os 2 anos sao efectivamente uma vantagem, mas tambem digo que é uma vantagem relativa. Eu nao deixava o oleo do meu carro fazer 35.000km ou 2 anos, mas como o mundo nao sou eu, digo que os 2 anos é uma vantagem (os km, como ja disseram, pode ser relativo ao uso e nao ha muita gente a fazer 35.000km por ano, pelo que a maior parte acredito que usufrua dos 2 anos em vez dos 35.000km dai falar mais nos 2 anos).
obrigado a todos e tenham calma, cada um tem os seus gostos e defende "o que é seu", tipo como no futebol vá..
eu gosto mais do bravo, por fora, mas no entanto como já referi, são mais os mecânicos queme dizem mal do que os que dizem bem.. e este focus é melhor em problemas de motor e este mais equipado, giro por dentro, mas já há um cá em casa..
o que me dizem de um VW POLO 1.6 TDI TRENDLINE 75cv de 2010 com 49084km, que me podem dizer do carro, bom, não bom? aiaiai :@
obrigado a todos e tenham calma, cada um tem os seus gostos e defende "o que é seu", tipo como no futebol vá..
eu gosto mais do bravo, por fora, mas no entanto como já referi, são mais os mecânicos queme dizem mal do que os que dizem bem.. e este focus é melhor em problemas de motor e este mais equipado, giro por dentro, mas já há um cá em casa..
o que me dizem de um VW POLO 1.6 TDI TRENDLINE 75cv de 2010 com 49084km, que me podem dizer do carro, bom, não bom? aiaiai :@
obrigado a todos e tenham calma, cada um tem os seus gostos e defende "o que é seu", tipo como no futebol vá..
eu gosto mais do bravo, por fora, mas no entanto como já referi, são mais os mecânicos queme dizem mal do que os que dizem bem.. e este focus é melhor em problemas de motor e este mais equipado, giro por dentro, mas já há um cá em casa..
o que me dizem de um VW POLO 1.6 TDI TRENDLINE 75cv de 2010 com 49084km, que me podem dizer do carro, bom, não bom? aiaiai :@
O Polo é um bom carro, mas estarias a comprar um produto globalmente inferior. Eu no teu lugar centrava-me nos carros que mais gostaria (depreendo que seja o Focus ou o Bravo), procuraria os melhores negócios e avançaria com o mais atrativo.
Se não me engano, o Focus tem a vantagem de ter suspensão traseira independente, enquanto que o Bravo não (corrijam-me se estiver errado por favor), o que beneficia o conforto em mau piso e melhora a (já boa) dinâmica do Focus.
No caso do Bravo penso que apregoar a baixa fiabilidade não é válido, a Fiat já deu mais que provas nos motores e carros que tem lançado, alguns problemas pontuais podem ocorrer como em qualquer carro (mas como pela reputação do mercado os Fiat são um pouco mais baratos também deixa margem para alguma possível reparação).
Duas notas importantes em relação ao Focus: distribuição por correia e filtro de partículas, dois items que exigem substituição e ficam caros. Não sei no Bravo se respectivamente tem corrente e DPF (que não exige manutenção), mas se for o caso são dois pontos a favor do Bravo. Em termos de revisões eu nunca deixaria um carro andar com o mesmo óleo 35 mil kms, 25 mil no máximo e dependeria dos meus hábitos de condução.
Espero ter ajudado, alguns dos meus argumentos (como a distribuição ou o filtro de partículas) podem soar absurdos mas na hora de ter a despesa doi e convém ter o lado racional em cima da mesa. Mas que nada te impeça de comprares o carro que mais gostas, isso sim é importante!
Take it easy... Fiz apenas uma pergunta. Calma com a testosterona.
Vou reformular a pergunta: Na tua opinião quais são os pontos fortes do FOCUS?
Tu é que tens de ter calminha, parece que ficaste ofendido com a pergunta.
Pontos fortes do Focus: dinâmica, motor bom no seu geral, equipamento da versão Titanium, conforto, fiabilidade, insonorização interior, nada de ruídos parasitas. Resumindo, um produto equilibrado e dos melhores do segmento.
Tu é que tens de ter calminha, parece que ficaste ofendido com a pergunta.
Pontos fortes do Focus: dinâmica, motor bom no seu geral, equipamento da versão Titanium, conforto, fiabilidade, insonorização interior, nada de ruídos parasitas. Resumindo, um produto equilibrado e dos melhores do segmento.
1º Parte: Sem comentários...
2º Parte: Mais uma vez chega-se à mesma conclusão: Carros muito idênticos. De todos os aspectos que referiste, o BRAVO também os tem com excepção dos ruídos em que realmente existem alguns.
Isso não devem ser mecânicos, devem ser carpinteiros, ou então nunca puseram as mãos num Bravo !
mecanico da Ford Montijo, da Santogal e da BMW Santarem.. e no geral das pessoas que conheco, nem uma me disse bem da Fiat..
mas tenho um familiar que so teve Fiat e não quer mais nada.. e tem um Bravo neste momento..
mas acho que vou mesmo para o Fiat.. Focus já cá há em casa..
Originalmente Colocado por nogueiraribeiroVer Post
O Polo é um bom carro, mas estarias a comprar um produto globalmente inferior. Eu no teu lugar centrava-me nos carros que mais gostaria (depreendo que seja o Focus ou o Bravo), procuraria os melhores negócios e avançaria com o mais atrativo.
Se não me engano, o Focus tem a vantagem de ter suspensão traseira independente, enquanto que o Bravo não (corrijam-me se estiver errado por favor), o que beneficia o conforto em mau piso e melhora a (já boa) dinâmica do Focus.
No caso do Bravo penso que apregoar a baixa fiabilidade não é válido, a Fiat já deu mais que provas nos motores e carros que tem lançado, alguns problemas pontuais podem ocorrer como em qualquer carro (mas como pela reputação do mercado os Fiat são um pouco mais baratos também deixa margem para alguma possível reparação).
Duas notas importantes em relação ao Focus: distribuição por correia e filtro de partículas, dois items que exigem substituição e ficam caros. Não sei no Bravo se respectivamente tem corrente e DPF (que não exige manutenção), mas se for o caso são dois pontos a favor do Bravo. Em termos de revisões eu nunca deixaria um carro andar com o mesmo óleo 35 mil kms, 25 mil no máximo e dependeria dos meus hábitos de condução.
Espero ter ajudado, alguns dos meus argumentos (como a distribuição ou o filtro de partículas) podem soar absurdos mas na hora de ter a despesa doi e convém ter o lado racional em cima da mesa. Mas que nada te impeça de comprares o carro que mais gostas, isso sim é importante!
o VW Polo 1.6 é inferior? em que aspectos? por ser Polo e não Golf?
obrigado
mecanico da Ford Montijo, da Santogal e da BMW Santarem.. e no geral das pessoas que conheco, nem uma me disse bem da Fiat..
mas tenho um familiar que so teve Fiat e não quer mais nada.. e tem um Bravo neste momento..
mas acho que vou mesmo para o Fiat.. Focus já cá há em casa..
Eheheh cá está nunca puseram as mãos num Bravo !
Escrevendo ao sério, eu tenho um Bravo e também gosto muito da estética do Focus, mas como por aqui já foi escrito, são ambas boas viaturas e depende sempre da análise do estado de cada um deles em detalhe.
Entre o Bravo e o Focus, a minha experiencia é pouca, apenas quando andei a conduzir um Focus senti-me mais apertado no habitáculo / consola. O Bravo aí parece ter mais espaço e uma consola maior.
No teu caso como já há Ford em casa, se estão satisfeitos e se têm um mecânico de confiança que conheça Ford, eu optava pelo Focus.
mecanico da Ford Montijo, da Santogal e da BMW Santarem.. e no geral das pessoas que conheco, nem uma me disse bem da Fiat..
mas tenho um familiar que so teve Fiat e não quer mais nada.. e tem um Bravo neste momento..
mas acho que vou mesmo para o Fiat.. Focus já cá há em casa..
Comentário