Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Kia Cee'd 1.6 CRDi vs Ford Focus 1.0 Ecoboost 125cv

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #31
    Originalmente Colocado por v7 Ver Post
    Eu nunca tive um carro com filtros de partículas, mas faz assim tanta diferença ? meio mundo compra carros para percursos pequenos.
    Não há resposta certa. Mas como já deves ter lido, depende do tipo de condução e do tipo de FAP (já para não falar no tipo de óleo, mas aqui considero que todos têm o óleo correcto, apesar de se saber que às vezes não é assim).

    O busílis da questão é o tempo médio de uma regeneração, em que, por norma, dura 10 minutos, mas pode ir até aso 30. O FAP não regenera com o carro a frio, logo terás que descontar o periodo de aquecimento. Adequando a este caso especifico, as deslocações do quotidiano são feita a cada 10 minutos, o que deixa pouca margem para o FAP regenerar completamente, e certamente serão muitas as regenerações abortadas (a não ser que o condutor de aperceba e vá dar mais uma volta até terminar o ciclo). É uma situação tramada, como já o disse, uma vez que sempre são 60 Kms/dia, mas o repartir dos mesmos é que "incomoda" a escolha. Se fosse 2x30Kms, acho que não haveria dúvidas, mas assim deixa margem para o FAP chatear. Agora, quando é que chateia? 10 mil Kms, 20 mil Kms, 100 mil Kms, nunca se sabe.

    Comentário


      #32
      Originalmente Colocado por v7 Ver Post
      Eu nunca tive um carro com filtros de partículas, mas faz assim tanta diferença ? meio mundo compra carros para percursos pequenos.
      Acredita que faz.

      Comentário


        #33
        O drama o horror!!!
        Sem saber tenho uma bomba relógio em mãos ,e não sei quando rebenta!

        Vamos aos meus factos(valem o que valem!).
        Kia Ceed 1.6crdi 115cv tem 3anos e 9meses e conta com 90mil km!!
        No percurso casa trabalho ,são 12km , ida e volta 24km, e não venho almoçar a casa!!A meio do percurso o ponteiro da temperatura já esta no ideal, metade é AE!
        Há semanas em que os meus trajectos são só casa trabalho ,trabalho casa, e recentemente fiz um diagnóstico a centralina e não deu qualquer info de regenerações abortadas!!!
        E sou sincero nestes anos todos nunca mas nunca me apercebi de o carro estar a fazer uma regeneração, nunca mesmo , nem info aparece no painel!!!

        Fala-se aqui num minimo de 20mil km ano tendo em conta os km que o user vai fazer durante a semana ,tenho quase a certeza que esses 20mil serão apenas o mínimo que ele ira fazer! E tendo em conta os anos que pensa manter o carro já faz sentido equacionar um diesel.

        Em relação ao 1.0 tricilindrico 125cv também ficava na duvida entre quais os dois optar, já tive a oportunidade de experimentar a versão 100cv no Fiesta e fiquei muito supreendido com o brinquedo, foi uma agradável surpresa e acredito que no Focus o 125cv não irá desiludir !
        A minha dúvida prende-se mais como ele respira em altas e a longevidade que esse motor irá ter, afinal é um 1.0 3 cilindros turbo!

        Em relação Ceed só recomendo o 1.6crdi ,experimentei o 1.4 e detestei o motor só tem vida a partir das 2000rpms , mas confesso que para a maioria dos condutores serve perfeitamente para o dia a dia!

        Em relação aos consumos no meu com todos estes anos e km , a média anda entre os 6.0 6.5l 100km numa condução completamente despreocupada, confesso que no primeiro ano com o carro conseguia fazer abaixo dos 6 , mas eu gosto de fazer o que me apetece do carro e não andar a 90kmh/100kmh na AE e outras coisas mais para trabalhar para os consumos! Resumindo não é fácil fazer óptimas médias ,mas está longe de ser aquele bebedo que tanto querem fazer parecer!

        Outra questão que ainda não foi levantada devidamente,são os intervalos das revisões e, ambos os modelos , no Ceed sei que são de 2 em 2 anos ou 30mil km, e a questão do preço em cada, a minha primeira revisão ficou por cerca 220€!!(abaixo dos 250€ apregoados atrás )
        No Focus em questão desconheço completamente.
        Mas não deve andar muito longe do Ceed!
        Em relação a assistencia Kia o Importador é incompetente mas na oficina(concessionário) certa as coisas melhoram bastante e conheço alguns poucos mas bons!

        Abraço!
        Editado pela última vez por MrCeedSW; 14 September 2013, 20:53.

        Comentário


          #34
          A tua experiência tem o valor que tem, mas com o trajecto que fazes, 90 mil kms sem regenerações abortadas, isso só quer dizer uma coisa: tens o CB avariado ou simplesmente não está programado para contabilizar esses item. Atrevo-me a dizer que nenhum carro diesel com essa quilometragem, não tenha abortado ciclos.

          Agora, acho que não há drama nenhum, mas também ninguém pode dizer que o trajecto é favorável ao FAP, porque não o é.

          Comentário


            #35
            Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
            A tua experiência tem o valor que tem, mas com o trajecto que fazes, 90 mil kms sem regenerações abortadas, isso só quer dizer uma coisa: tens o CB avariado ou simplesmente não está programado para contabilizar esses item. Atrevo-me a dizer que nenhum carro diesel com essa quilometragem, não tenha abortado ciclos.

            Agora, acho que não há drama nenhum, mas também ninguém pode dizer que o trajecto é favorável ao FAP, porque não o é.
            Não, não tenho nenhuma avaria no cb ,o diagnóstico a centralina nada detectou, agora se ela contabiliza regeneraçoes abortadas ,foi me dito que se tal acontecer fica registado na centralina, como no painel acendia uma luz avisadora.

            Edit. E nunca nos podemos esquecer que há sempre os passeios ao fim de semana e isso na esmagadora maioria das vezes serve para resolver a questão da fap
            Editado pela última vez por MrCeedSW; 15 September 2013, 08:12.

            Comentário


              #36
              Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
              A tua experiência tem o valor que tem, mas com o trajecto que fazes, 90 mil kms sem regenerações abortadas, isso só quer dizer uma coisa: tens o CB avariado ou simplesmente não está programado para contabilizar esses item. Atrevo-me a dizer que nenhum carro diesel com essa quilometragem, não tenha abortado ciclos.

              Agora, acho que não há drama nenhum, mas também ninguém pode dizer que o trajecto é favorável ao FAP, porque não o é.
              A centralina não regista regenerações abortadas.
              Regista erros no sensor do FAP quando a situação já é muito complicada e quando a regeneração em estrada já não resolve, que foi o que me aconteceu a mim.
              Também não existe nenhuma luz de aviso do FAP ou das regenerações no quadrante.
              Informações erradas e/ou desculpas esfarrapadas que só provam que quem lhe deu as informações percebe tanto dos carros que assiste como eu de lagares de azeite.


              O que até fica devidamente comprovado com a afirmação "Em relação a assistencia Kia o Importador é incompetente mas na oficina(concessionário) certa as coisas melhoram bastante e conheço alguns poucos mas bons!".


              Se moras em Braga e a oficina certa é em faro tás F*****!!

              Comentário


                #37
                Originalmente Colocado por MrCeedSW Ver Post
                O drama o horror!!!
                Sem saber tenho uma bomba relógio em mãos ,e não sei quando rebenta!

                Vamos aos meus factos(valem o que valem!).
                Kia Ceed 1.6crdi 115cv tem 3anos e 9meses e conta com 90mil km!!
                No percurso casa trabalho ,são 12km , ida e volta 24km, e não venho almoçar a casa!!A meio do percurso o ponteiro da temperatura já esta no ideal, metade é AE!
                Há semanas em que os meus trajectos são só casa trabalho ,trabalho casa, e recentemente fiz um diagnóstico a centralina e não deu qualquer info de regenerações abortadas!!!
                E sou sincero nestes anos todos nunca mas nunca me apercebi de o carro estar a fazer uma regeneração, nunca mesmo , nem info aparece no painel!!!

                Abraço!
                "...Olhe que não, olhe que não...."

                E que fique aqui bem patente, tenho 2 carros com FAP! Sendo que ainda ontem um deles decidiu regenerar pelas 01:00...Que treta pá!

                Mas pronto, lá teve de ser passeado!
                Editado pela última vez por REDLINER; 15 September 2013, 10:30.

                Comentário


                  #38
                  Originalmente Colocado por MigMondeo Ver Post
                  A centralina não regista regenerações abortadas.
                  Regista erros no sensor do FAP quando a situação já é muito complicada e quando a regeneração em estrada já não resolve, que foi o que me aconteceu a mim.
                  Também não existe nenhuma luz de aviso do FAP ou das regenerações no quadrante.
                  Informações erradas e/ou desculpas esfarrapadas que só provam que quem lhe deu as informações percebe tanto dos carros que assiste como eu de lagares de azeite.


                  O que até fica devidamente comprovado com a afirmação "Em relação a assistencia Kia o Importador é incompetente mas na oficina(concessionário) certa as coisas melhoram bastante e conheço alguns poucos mas bons!".


                  Se moras em Braga e a oficina certa é em faro tás F*****!!

                  Sim existe info no quadrante relativamente ao fap vem no manual a informação referente a ele e o mesmo aparece no display quando rodas a chave de ignição no momento antes de lugares o motor ,só tens de saber qual é !
                  Se a centralina regista ou não os "abortos" não insisto no sim ou não.

                  Comentário


                    #39
                    Originalmente Colocado por REDLINER Ver Post
                    "...Olhe que não, olhe que não...."

                    E que fique aqui bem patente, tenho 2 carros com FAP! Sendo que ainda ontem um deles decidiu regenerar plas 01:00...Que treta pá!

                    Mas pronto, lá teve de ser passeado!
                    É precisamente isso que me irrita.

                    Comentário


                      #40
                      Originalmente Colocado por Cahib Ver Post
                      É precisamente isso que me irrita.
                      Neste caso irritou a minha esposa, depois de um longo dia de trabalho

                      A mim, já me apanha menos vezes pois faço cerca de 700 KM´s por semana, mas mesmo assim, lá me apanha também!
                      Editado pela última vez por REDLINER; 15 September 2013, 10:45.

                      Comentário


                        #41
                        Originalmente Colocado por MrCeedSW Ver Post
                        Não, não tenho nenhuma avaria no cb ,o diagnóstico a centralina nada detectou, agora se ela contabiliza regeneraçoes abortadas ,foi me dito que se tal acontecer fica registado na centralina, como no painel acendia uma luz avisadora.

                        Edit. E nunca nos podemos esquecer que há sempre os passeios ao fim de semana e isso na esmagadora maioria das vezes serve para resolver a questão da fap
                        Se vires o que escrevi eu disse OU, e pela explicação do MigMondeo (que faz todo o sentido, já agora), a centralina não regista regenerações abortadas.

                        90mil Kms, 12 Kms de cada vez, no teu bom senso (que sei que tens) achas mesmo que nunca abortaste umas boas dezenas de regenerações?

                        Comentário


                          #42
                          Originalmente Colocado por MrCeedSW Ver Post
                          Sim existe info no quadrante relativamente ao fap vem no manual a informação referente a ele e o mesmo aparece no display quando rodas a chave de ignição no momento antes de lugares o motor ,só tens de saber qual é !
                          Se a centralina regista ou não os "abortos" não insisto no sim ou não.
                          Normalmente essa luz acende no caso de teres o FAP obstruido, avisando para a necessidade de uma boa tirada para uma regeneração eficaz. A luz não acende quando há regenerações.

                          Comentário


                            #43
                            Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                            Se vires o que escrevi eu disse OU, e pela explicação do MigMondeo (que faz todo o sentido, já agora), a centralina não regista regenerações abortadas.

                            90mil Kms, 12 Kms de cada vez, no teu bom senso (que sei que tens) achas mesmo que nunca abortaste umas boas dezenas de regenerações?

                            Claro que deve, a probabilidade é altíssima

                            Comentário


                              #44
                              Epá mas 99% das pessoas não tem, seguramente, as preocupações aqui reveladas com regenerações.

                              Isso significará problemas pela certa ?

                              Comentário


                                #45
                                Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                                Se vires o que escrevi eu disse OU, e pela explicação do MigMondeo (que faz todo o sentido, já agora), a centralina não regista regenerações abortadas.

                                90mil Kms, 12 Kms de cada vez, no teu bom senso (que sei que tens) achas mesmo que nunca abortaste umas boas dezenas de regenerações?
                                Acredito sinceramente que tenha abortado algumas, ;) mas como nunca senti ou vi o carro a fazer uma regeneração não posso ter a certeza disso.
                                Talvez os passeios ao fim de semana e algumas tiradas que volta e meia gosto de fazer resolvem o problema .

                                Comentário


                                  #46
                                  Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                                  Epá mas 99% das pessoas não tem, seguramente, as preocupações aqui reveladas com regenerações.

                                  Isso significará problemas pela certa ?
                                  A médio-longo prazo, a probabilidade é alta!

                                  Tenho conhecidos,(não é historia de cafe) que tiveram problemas logo desde os primeiros 30 mil quilómetros...Várias trocas de óleo, regenerações forçadas, etc...

                                  Escusado será dizer que o carro fazia trajectos de 7+7 quilómetros dia...

                                  Comentário


                                    #47
                                    Eu em quase 60.000km nunca senti a Ceed a regenerar. Só se o fizer em AE porque em cidade e em percursos curtos nunca senti nada.

                                    Comentário


                                      #48
                                      Originalmente Colocado por rogerAjacto Ver Post
                                      Eu em quase 60.000km nunca senti a Ceed a regenerar. Só se o fizer em AE porque em cidade e em percursos curtos nunca senti nada.
                                      E tu nem és um nabo nestas matérias, mas 99% são e nem sabem o que é o FAP.

                                      Acho estranho isto ser um processo tão "delicado" se actualmente todos !? os diesel têm.

                                      Comentário


                                        #49
                                        Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                                        Epá mas 99% das pessoas não tem, seguramente, as preocupações aqui reveladas com regenerações.

                                        Isso significará problemas pela certa ?
                                        Do que vou conhecendo, nem de perto nem de longe!

                                        Fazendo a ressalva que nem todos os FAP são implementados com o mesmo nível de sucesso (varia bastante de fabricante para fabricante), o facto é que muitas vezes sou eu a explicar a pessoas que têm carros com FAP o que "raio" isso significa, recebendo por vezes uns olhares esquisitos.
                                        Ainda há uns dias tive a explicar isso ao dono de uma E250 CDI com 7x.000 km que faz cidade todos os dias (não fazendo estrada todos os dias)... ...e nunca sequer sentiu nenhuma regeneração.

                                        Em alguns casos, o incómodo só se fez sentir no dia em que o FAP chegou ao fim da sua vida útil, porque ao contrário das regenerações, a conta de um FAP novo não passa despercebida! lol

                                        Mas como isso costuma exigir mais de uma centena de milhar de km...


                                        Se a verdade sentida pelos compradores de carros diesel com FAP fosse maioritariamente essa (de problemas com fartura), os carros diesel já estavam a arrumar as botas em termos de vendas.

                                        A brincar, a obrigatoriedade legal do FAP deve ter uns 5 anos, e não me parece que 5 anos a espalhar problemas insolúveis não passariam despercebidos.

                                        Comentário


                                          #50
                                          Originalmente Colocado por rogerAjacto Ver Post
                                          Eu em quase 60.000km nunca senti a Ceed a regenerar. Só se o fizer em AE porque em cidade e em percursos curtos nunca senti nada.
                                          Lá está o que mencionava atrás!

                                          Tenho um colega com um Focus 1.6 com FAP e chego a fazer bastantes km com ele em cidade.
                                          Nunca percebi qualquer coisa de diferente no funcionamento do motor, excepto quando o FAP "acabou" (e que na realidade foi sentido porque ele tentou levar o FAP para além dos km recomendados pelo fabricante).

                                          Comentário


                                            #51
                                            Originalmente Colocado por REDLINER Ver Post

                                            Tenho conhecidos,(não é historia de cafe) que tiveram problemas logo desde os primeiros 30 mil quilómetros...Várias trocas de óleo, regenerações forçadas, etc...
                                            Eu tenho o meu caso.
                                            Mas no meu era devido à utilização, percursos curtos e algumas vezes uma ou outra viagem maior, e ao facto da kia não meter o óleo correcto.
                                            Bastou deixar de fazer as revisões na kia e meter óleo 5w30 acea C3 para deixar de ter problemas.

                                            Vamos lá ver é que danos ficaram no FAP e quando é que ele vai "berrar" porque é certo que não duram para sempre e com o que aconteceu em novo não deve durar tanto como seria possível.

                                            Comentário


                                              #52
                                              Isto se clhar sente-se mais em motores pequenos, embora esses exemplos dos 1,6 onde não se sente .....

                                              Comentário


                                                #53
                                                Originalmente Colocado por REDLINER Ver Post
                                                A médio-longo prazo, a probabilidade é alta!

                                                Tenho conhecidos,(não é historia de cafe) que tiveram problemas logo desde os primeiros 30 mil quilómetros...Várias trocas de óleo, regenerações forçadas, etc...

                                                Escusado será dizer que o carro fazia trajectos de 7+7 quilómetros dia...
                                                Seria interessante partilhares o resto da informação desses casos, para que possamos tentar entender mais alguns padrões.

                                                Começaria por perguntar que carros/motorizações foram (e de que ano), bem como dados adicionais (esses carros nunca faziam mais de 7 km de cada vez?).

                                                Ou seja, os problemas existirão certamente, mas parece-me existir uma generalização excessiva e pouco realista do que costuma ser a realidade mais comum.

                                                Comentário


                                                  #54
                                                  Originalmente Colocado por MigMondeo Ver Post
                                                  Eu tenho o meu caso.
                                                  Mas no meu era devido à utilização, percursos curtos e algumas vezes uma ou outra viagem maior, e ao facto da kia não meter o óleo correcto.
                                                  Bastou deixar de fazer as revisões na kia e meter óleo 5w30 acea C3 para deixar de ter problemas.


                                                  Vamos lá ver é que danos ficaram no FAP e quando é que ele vai "berrar" porque é certo que não duram para sempre e com o que aconteceu em novo não deve durar tanto como seria possível.
                                                  O que é uma falha grave e alheia ao carro!

                                                  Um velho 1.9 TDI PD já pedia um óleo com alguma especificidade devido ao tipo de injectores que usava.

                                                  Se uma oficina colocar um óleo comum e aquilo der barraca, não se pode culpar o fabricante ou a tecnologia.

                                                  Comentário


                                                    #55
                                                    Originalmente Colocado por rogerAjacto Ver Post
                                                    Eu em quase 60.000km nunca senti a Ceed a regenerar. Só se o fizer em AE porque em cidade e em percursos curtos nunca senti nada.

                                                    Pois, basta leres o manual do teu cee'd para veres que é necessário estarem reunidas algumas condições para se iniciar uma regeneração.
                                                    Nos percursos pequenos não faz.
                                                    Até existe um tópico sobre FAP aqui no forum.
                                                    Aconselho o autor deste tópico a passar por lá e a inteirar-se de como funciona para depois escolher entre um carro ou outro.

                                                    Comentário


                                                      #56
                                                      Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                                                      Isto se clhar sente-se mais em motores pequenos, embora esses exemplos dos 1,6 onde não se sente .....
                                                      Lá está, as implementações do FAP não são todas iguais.

                                                      Segundo o relato do dono de um A3 SB 2.0 TDI PD, ali torna-se difícil não dar conta que o motor está a fazer uma regeneração se for em cidade.

                                                      Eu nunca ouvi, mas segundo o dono do carro, ele fica mesmo com um trabalhar de tricotar adicional (e mais rpm, tenho ideia).

                                                      Mas verdade seja dita que o dono deste carro fartou-se de "estudar" mecânicas diesel VAG, ou seja, não é o condutor mais comum de dar à chave e meter gasóleo.

                                                      Comentário


                                                        #57
                                                        Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                                                        Seria interessante partilhares o resto da informação desses casos, para que possamos tentar entender mais alguns padrões.

                                                        Começaria por perguntar que carros/motorizações foram (e de que ano), bem como dados adicionais (esses carros nunca faziam mais de 7 km de cada vez?).

                                                        Ou seja, os problemas existirão certamente, mas parece-me existir uma generalização excessiva e pouco realista do que costuma ser a realidade mais comum.
                                                        Mais ainda???? Já á quase 3 anos que escrevo sobre FAP´s neste forum rca33...

                                                        Para depois ainda levar com desconfianças?? Já chega...

                                                        Eu aviso, posso até depois ajudar, dou conselhos, depois é com cada um!

                                                        Existem motores/marcas que se notam muito bem as regenerações, noutros é muito dificil (mas nunca impossivel) de perceber!

                                                        O que acontece, é que mesmo sendo utilização "cidade", pode nunca se ter problemas, desde que se tenha a viatura ligada/quente pelo tempo suficiente para ela regenerar!

                                                        Não vale a pena generalizar, pois neste caso, realmente cada caso é um caso. Muito embora, existam padrões de utilização que são propensos a se ter problemas!
                                                        Editado pela última vez por REDLINER; 15 September 2013, 12:20.

                                                        Comentário


                                                          #58
                                                          Originalmente Colocado por MigMondeo Ver Post
                                                          Eu tenho o meu caso.
                                                          Mas no meu era devido à utilização, percursos curtos e algumas vezes uma ou outra viagem maior, e ao facto da kia não meter o óleo correcto.
                                                          Bastou deixar de fazer as revisões na kia e meter óleo 5w30 acea C3 para deixar de ter problemas.

                                                          Vamos lá ver é que danos ficaram no FAP e quando é que ele vai "berrar" porque é certo que não duram para sempre e com o que aconteceu em novo não deve durar tanto como seria possível.
                                                          Caro migmondeo consegues explicar as diferenças entre o óleo aconselhado pela e o usado pelos concessionários kia

                                                          , nomeadamente a viscosidade , pois a primeira vista a única diferença que encontro é nos intervalos de temperatura, sei que o meu também levou óleo não aconselhado pela kia, daí também ter sido umas das razões pela que saltei das revisões oficiais na marca.

                                                          Abraço.

                                                          Comentário


                                                            #59
                                                            Originalmente Colocado por MrCeedSW Ver Post
                                                            Caro migmondeo consegues explicar as diferenças entre o óleo aconselhado pela e o usado pelos concessionários kia

                                                            , nomeadamente a viscosidade , pois a primeira vista a única diferença que encontro é nos intervalos de temperatura, sei que o meu também levou óleo não aconselhado pela kia, daí também ter sido umas das razões pela que saltei das revisões oficiais na marca.

                                                            Abraço.

                                                            Não leves a mal, mas isso nada tem que ver com este tópico.
                                                            Está tudo explicado no tópico sobre FAP, aqui no forum.
                                                            A diferença é que eles usam 10w40 "normal" e o carro precisa de um óleo que cumpra a norma acea c3, como está no manual do carro, onde indica que deve ser usado o 5w30 acea c3 no ceed.

                                                            Se quiseres continuamos a conversa no outro tópico.

                                                            Comentário


                                                              #60
                                                              Originalmente Colocado por MigMondeo Ver Post
                                                              Não leves a mal, mas isso nada tem que ver com este tópico.
                                                              Está tudo explicado no tópico sobre FAP, aqui no forum.
                                                              A diferença é que eles usam 10w40 "normal" e o carro precisa de um óleo que cumpra a norma acea c3, como está no manual do carro, onde indica que deve ser usado o 5w30 acea c3 no ceed.

                                                              Se quiseres continuamos a conversa no outro tópico.
                                                              Não deixa de ser uma questão pertinente para o tópico do user tendo em conta ele equacionar a compra de uma cee, seria algo relevante para ele se precaver no concessionário caso efectua-se a compra da ceed. ;)

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X