Não se assustem, não me aconteceu nada a mim nem a ninguém...
Veio-me à cabeça uma coisa que pode acontecer a muita gente, que se calhar muitos não fazem ideia, que convém saber do que se trata e o que fazer, especialmente porque hoje em dia existem muitos carros com motores diesel.
Mas o que é o motor desalvorar? É algo assustador e nada meigo ao carro e à nossa carteira... já explico mais à frente...
Antes demais, para se entender bem a fundo para quem não sabe, há que explicar o funcionamento dos motores de forma básica e principalmente uma das diferenças entre o motor diesel e o motor a gasolina.
Nos motores a gasolina, por a gasolina ser de mais fácil e rápida explosão, são usadas velas de ignição em cada cilindro que ao produzirem uma faísca fazem explodir o combustível dentro da câmara de combustão. No caso dos motores diesel, não existem velas de ignição (ou melhor, existem outro tipo de velas mas de aquecimento e que não são chamadas aqui para o assunto), porque o gasóleo é um combustível que não explode, mas vai inflamando quando sujeito a compressão do ar contido na câmara de combustão, ou seja, depois de comprimido o ar, é injectado gasóleo directamente para a câmara e assim que se mistura com o ar comprimido essa mistura inflama.
O que é o desalvorar? Não se esqueçam que isto acontece nos motores a diesel. Não sei bem se é possível acontecer também nos motores a gasolina, mas se acontecer deve ser em determinadas situações que não sei explicar.
O desalvorar de um motor significa que o motor sofre de uma anomalia e passa a ser auto-alimentado por um combustível qualquer sem ser necessariamente gasóleo. O motor fica como que "viciado", acelera brutalmente até ao limite possível da física (não há corte de injecção que lhe valha, pois a injecção seria nos injectores de gasóleo e naquele momento não é gasóleo que está a queimar) e se não se conseguir fazer travar o ciclo vicioso em que entrou.... caput... já foste... "derrete" literalmente todos os componentes do motor!!! Ou seja, explicando melhor, acontece mais frequentemente nos diesel turbinados e resulta de uma fuga em algum ponto junto à admissão,mais frequentemente no turbo, que permita que o motor aspire sem querer algo inflamável para a admissão. Normalmente acontece quando os rolamentos têm folga e os segmentos do turbo cedem e deixam passar óleo do motor para onde não deve que é a admissão... ora como o óleo é inflamável, entra no motor e é queimado como se de gasóleo se tratasse... já estão a ver o filme, não é? Se o cárter tem geralmente pelo menos 3 litros de óleo, são 3 litros de óleo a queimar ininterruptamente sem ter um botãozinho que desligue o estardalhaço todo, ou seja, o motor só pára quando não houver óleo para queimar... ou melhor vai primeiro o motor para o lixo porque 3 litros de óleo ainda é bastante para queimar e leva o seu tempo, tempo suficiente para fazer o motor entregar a alma ao criador. No caso dos motores a gasolina, se acontecer (não sei se acontece), é fácil: desliga-se na chave que faz com que as velas deixem de fazer faísca e de queimar o combustível fazendo o motor desligar-se. Mas nos motores diesel não dá. Podem sacar a chave à vontade que o motor continua a funcionar de forma imparável auto-alimentando-se, pois não há velas de ignição para fazer parar o motor e os injectores de gasóleo que foram desligados também não faz diferença nenhuma porque o que faz o motor funcionar é por estar a ser auto-alimentado a óleo por outro lado e não pelo gasóleo nos injectores!!!
E agora?! O que fazer numa situação destas? Só há duas coisas que se possa fazer:
- Engatar o carro com a mudança mais alta possível (5ª ou 6ª se tiver) e sempre com o pedal de embraiagem não pressionado, travar a fundo para parar o carro arrastando o motor também para a paragem. Ou seja, isto provoca o ir abaixo do motor pela inércia das rodas. Esta é a solução mais fácil, segura, qualquer pessoa pode fazer e que salvará o vosso motor e muitas centenas de €€€€. E depois respirem de alívio e que se refaçam do susto que apanharam.
- Esta solução é perigosa e quem não sabe o que está a fazer recomendo que não o façam! Consiste em arranjar algo que cubra totalmente a entrada de ar do motor sufocando-o. Sem ar a entrar o motor desacelera e vai abaixo. Mas tem que se usar algo sólido, nada de panos, nada de coisas maleáveis, porque o poder de sucção da admissão do motor é enorme às altas rotações que o motor atinge e se engole o material para a admissão vai fazer danos. Para além disso, não é só para o motor que é perigoso, se suga uma mão ou um braço lá para dentro... já foste!!!
Se não conseguirem fazer nada, não podem fazer mais nada senão afastarem-se do carro, limitarem-se a ver a cena e esperar até o motor morrer.
Depois da explicação ficam aqui uns vídeos para perceberem o que acontece... um cenário dantesco... até dói... e reparem que é sempre a diesel!!!
Uma explicação:
FUBAR 6 0 RUNAWAY - TURBO SEAL FAILURE LEADS TO TOTAL ENGINE DESTRUCTION - YouTube
O que pode acontecer:
detroit 4-71 in gmc 650 running away start after the 30 years - YouTube
Motor desalvorou aos 2:05. Reparem no risco que um dos tipos correu. Meteu um pano ou um papel para tapar a entrada de ar e no final queixou-se que sentiu aquilo a sugar o material que ele lá pois e que não aguentou porque queria sugar-lhe a mão também! O outro gajo resolveu tudo colocando uma tábua a tapar a entrada. Foi o melhor que fez...
RUN AWAY Detroit Diesel! 453-T - YouTube
Motor desalvorou em 1:32
epic diesel engine fail - YouTube
What happens when your turbo gets stuck on - YouTube
Runaway Diesel Defender 200 TDI - YouTube
BMW e46 Turboschaden - YouTube
Estes limitaram-se a ver o motor entregar a alma ao criador
Não desejo que vos aconteça, mas é sempre bom saber e estar prevenido, até porque muitos dos carros que circulam por aí têm motores diesel...
Veio-me à cabeça uma coisa que pode acontecer a muita gente, que se calhar muitos não fazem ideia, que convém saber do que se trata e o que fazer, especialmente porque hoje em dia existem muitos carros com motores diesel.
Mas o que é o motor desalvorar? É algo assustador e nada meigo ao carro e à nossa carteira... já explico mais à frente...
Antes demais, para se entender bem a fundo para quem não sabe, há que explicar o funcionamento dos motores de forma básica e principalmente uma das diferenças entre o motor diesel e o motor a gasolina.
Nos motores a gasolina, por a gasolina ser de mais fácil e rápida explosão, são usadas velas de ignição em cada cilindro que ao produzirem uma faísca fazem explodir o combustível dentro da câmara de combustão. No caso dos motores diesel, não existem velas de ignição (ou melhor, existem outro tipo de velas mas de aquecimento e que não são chamadas aqui para o assunto), porque o gasóleo é um combustível que não explode, mas vai inflamando quando sujeito a compressão do ar contido na câmara de combustão, ou seja, depois de comprimido o ar, é injectado gasóleo directamente para a câmara e assim que se mistura com o ar comprimido essa mistura inflama.
O que é o desalvorar? Não se esqueçam que isto acontece nos motores a diesel. Não sei bem se é possível acontecer também nos motores a gasolina, mas se acontecer deve ser em determinadas situações que não sei explicar.
O desalvorar de um motor significa que o motor sofre de uma anomalia e passa a ser auto-alimentado por um combustível qualquer sem ser necessariamente gasóleo. O motor fica como que "viciado", acelera brutalmente até ao limite possível da física (não há corte de injecção que lhe valha, pois a injecção seria nos injectores de gasóleo e naquele momento não é gasóleo que está a queimar) e se não se conseguir fazer travar o ciclo vicioso em que entrou.... caput... já foste... "derrete" literalmente todos os componentes do motor!!! Ou seja, explicando melhor, acontece mais frequentemente nos diesel turbinados e resulta de uma fuga em algum ponto junto à admissão,mais frequentemente no turbo, que permita que o motor aspire sem querer algo inflamável para a admissão. Normalmente acontece quando os rolamentos têm folga e os segmentos do turbo cedem e deixam passar óleo do motor para onde não deve que é a admissão... ora como o óleo é inflamável, entra no motor e é queimado como se de gasóleo se tratasse... já estão a ver o filme, não é? Se o cárter tem geralmente pelo menos 3 litros de óleo, são 3 litros de óleo a queimar ininterruptamente sem ter um botãozinho que desligue o estardalhaço todo, ou seja, o motor só pára quando não houver óleo para queimar... ou melhor vai primeiro o motor para o lixo porque 3 litros de óleo ainda é bastante para queimar e leva o seu tempo, tempo suficiente para fazer o motor entregar a alma ao criador. No caso dos motores a gasolina, se acontecer (não sei se acontece), é fácil: desliga-se na chave que faz com que as velas deixem de fazer faísca e de queimar o combustível fazendo o motor desligar-se. Mas nos motores diesel não dá. Podem sacar a chave à vontade que o motor continua a funcionar de forma imparável auto-alimentando-se, pois não há velas de ignição para fazer parar o motor e os injectores de gasóleo que foram desligados também não faz diferença nenhuma porque o que faz o motor funcionar é por estar a ser auto-alimentado a óleo por outro lado e não pelo gasóleo nos injectores!!!
E agora?! O que fazer numa situação destas? Só há duas coisas que se possa fazer:
- Engatar o carro com a mudança mais alta possível (5ª ou 6ª se tiver) e sempre com o pedal de embraiagem não pressionado, travar a fundo para parar o carro arrastando o motor também para a paragem. Ou seja, isto provoca o ir abaixo do motor pela inércia das rodas. Esta é a solução mais fácil, segura, qualquer pessoa pode fazer e que salvará o vosso motor e muitas centenas de €€€€. E depois respirem de alívio e que se refaçam do susto que apanharam.
- Esta solução é perigosa e quem não sabe o que está a fazer recomendo que não o façam! Consiste em arranjar algo que cubra totalmente a entrada de ar do motor sufocando-o. Sem ar a entrar o motor desacelera e vai abaixo. Mas tem que se usar algo sólido, nada de panos, nada de coisas maleáveis, porque o poder de sucção da admissão do motor é enorme às altas rotações que o motor atinge e se engole o material para a admissão vai fazer danos. Para além disso, não é só para o motor que é perigoso, se suga uma mão ou um braço lá para dentro... já foste!!!
Se não conseguirem fazer nada, não podem fazer mais nada senão afastarem-se do carro, limitarem-se a ver a cena e esperar até o motor morrer.
Depois da explicação ficam aqui uns vídeos para perceberem o que acontece... um cenário dantesco... até dói... e reparem que é sempre a diesel!!!
Uma explicação:
FUBAR 6 0 RUNAWAY - TURBO SEAL FAILURE LEADS TO TOTAL ENGINE DESTRUCTION - YouTube
O que pode acontecer:
detroit 4-71 in gmc 650 running away start after the 30 years - YouTube
Motor desalvorou aos 2:05. Reparem no risco que um dos tipos correu. Meteu um pano ou um papel para tapar a entrada de ar e no final queixou-se que sentiu aquilo a sugar o material que ele lá pois e que não aguentou porque queria sugar-lhe a mão também! O outro gajo resolveu tudo colocando uma tábua a tapar a entrada. Foi o melhor que fez...
RUN AWAY Detroit Diesel! 453-T - YouTube
Motor desalvorou em 1:32
epic diesel engine fail - YouTube
What happens when your turbo gets stuck on - YouTube
Runaway Diesel Defender 200 TDI - YouTube
BMW e46 Turboschaden - YouTube
Estes limitaram-se a ver o motor entregar a alma ao criador
Não desejo que vos aconteça, mas é sempre bom saber e estar prevenido, até porque muitos dos carros que circulam por aí têm motores diesel...
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