....Neste caso concreto a BMW é particularmente atenta. Todas as suas motorizações são próprias e não recorre a outros fabricantes de motores. E não os vende a mais ninguém. ....
Em tempos idos, até o famoso motor 25tds era vendido para o Opel Omega
Mais recentemente, até a Rover/MG utilizou o motor 2.0d, versão de 150cv, mas com turbo diferente, que o fazia ficar-se pelos 131cv...
Portanto, essa de "não os vende a mais ninguém"...humm...
Já falaram na Morgan, e relembro que o motor do Mclaren F1 é feito pela BMW.
E olha que algumas das motorizações "próprias" são desenvolvidas em parceria, como já referido acima....
No fundo, muitos se esquecem que as marcas automóveis são, no fundo, empresas cujo interesse é o de obter lucros com a venda do seus produtos.
O motor dos 220cdi de há uns 3 a 4 anos era um sorvedor de gasóleo.
Uma amiga que anda a passo de caracol tem um e aquilo não baixa dos 8.9lt/100km. Uma vergonha.
O motor Renault deve gastar bastante menos.
Excelente comparação! Enquadrares o carro ao tempo dele?
Se enquadrares o carro ao tempo dele, verás que em 1991 um simples Citroen AX 1.1 chegava e sobrava para limpar o MB. Atenção que eu não desgosto do 190d, só estou a dizer que estes carros grandes "arrastadeiras" não são para mim. O 190d é dos carros mais fiáveis de todos os tempos!
Penso que é uma jogada bastante interessante e lógica.
O motor não será nenhum foguete (para isso existem motores maiores), mas sobretudo na versão de 130 dá perfeitamente para o gasto (para mim dava que conheço bem o motor do kai-kai e da megane) e está nivelado com os outros premium com uma grande vantagem: é o bloco mais pequeno de todos!
Como certamente sabem, o novo Passat vai ter a declinação do 1.6 tdi com 120 cv. Quase que aposto que o A4, mais tarde, também a vai usar!
A ideia de usar motores mais pequenos é parte da estratégia para reduzir emissões, fugir a multas e afins...
Quanto ao ganho de imagem da Renault/Nissan creio que é ínfimo e por enquanto penso que quem mais beneficia com a parceria é a Mercedes porque está a descer de segmentos e a usar motorizações mais pequenas e a Renault Nissan não está aproveitar a onda para o caminho inverso, ou seja, subir de segmentos onde realmente se ganha notoriedade... e dinheiro!!!
O meu pai por exemplo já anda a pensar trocar de carro e queria o Mercedes C mas quando lhe disse que o C220 ia para os 45mil€ achou caro, agr que já saiu estas versões principalmente o C200 a 41mil€ já o deixou a pensar
Pesquisei.. pesquisei... e nada encontrei sobre estes novos motores aqui pelo fórum.
Vi o anúncio do novo motor na TV e fui pesquisar ao site da MB: Mercedes-Benz Portugal - Dados técnicos - Modelos
Fiquei admirado ao ver que ambos aqueles modelos têm um motor 1.6 a diesel.
Este, por certo, é também ele proveniente da Renault, correcto? Trata-se do1.6dci, certo?
Se sim, acho interessante haverem duas derivações de potência do mesmo:
C180 - 85kW ~ 115cv 280Nm
C200 - 100kW ~ 136cv 320 Nm
Confesso que se estivesse comprador, pelo preço de até 40mil€, o C180 BT estaria na linha da frente das opções...
Contudo, será este um motor adequado a este carro?
Julgo que nunca houve nenhum MB classe C a diesel recente com potência abaixo dos 125cv, o que me leva a estranhar esta opção tão... básica!
O que acham disto?
Por acaso neste momento está na página 2 no forum geral
Algumas considerações sobre esta novidade... O novo classe C pesa nesta versão C180 Bluetec 1485kg. Como referência, uma Golf variant do segmento abaixo pesa 1395kg e uma opel astra carrinha pesa 1550kg!!! Se a isto juntarmos a disponibilidade de binário deste novo 1.6dci, especialmente considerando que nesta versão para a Mercedes só vai a 115cv, portanto poderá ter prioridade sobre o binário em baixas, parece-me aqui que o carro se defenderá e cumpre tão bem ou melhor que a maior parte dos carros do parque nacional. Mas notem o progresso, são 1485kg para níveis de conforto, segurança, pisar, NVH muito acima destes carros e de todos os carros do segmento acima.
Depois tem a aerodinâmica, o classe C anuncia um Cx de 0,24. Incrível o progresso automóvel. Não tenham dúvidas, este carro estará muito à vontade em autoestrada a velocidades muito acima das legais. E mais uma vez com um conforto, segurança e insonorização muito acima dos seus concorrentes.
A questão de ser Renault aí já é mais complexa. No caso do 1.5dci é um motor mais do que provado, com impecáveis reports de fiabilidade de estudos como os do ADAC, com garantia de 5 anos na Renault, etc. No caso do 1.6dci é um motor muito recente, e bastante mais complexo, portanto... mas acredito que a Mercedes terá feito a sua análise. A questão da imagem também conta, preferia é claro que fosse um modelo com motor in-house, neste caso entram outras variáveis como preço, concorrência. Caberá a cada um avaliar o seu caso. Eu não me sentiria envergonhado com este carro isso é certo. Mas pelo valor anunciado provavelmente preferia pensar num BMW 318d, mais porque o série 3 é um modelo com o qual me identifico mais.
A boa notícia no final tem mesmo a ver com a concorrência. Está para breve um LCE do série 3 e considero muito provável que a BMW responda colocando no seu o modelo o seu motor 1.6d. Que é um motor completamente in-house, com níveis de performance excelentes e bom até para ser colocado em vários modelos da Toyota. Espero uma resposta à altura por parte da BMW.
E também é bom porque se agora se arranja na audi versões do A4 "matriculados e km0 para cumprir objetivos" muito próximo dos 35k, então em breve vão ter de os baixar ainda mais... Não que isso interesse a que tem 40k para pensar em Mercedes mas mostra que mais concorrência é sempre bom.
Alvo -> Pessoal que anda a "engonhar" ao fim de semana. Para andar a 30/40km/h não é preciso o 2.1d.
Isso é daquelas deduções sem grande nexo... A malta cada vez mais anda a pisar ovos, independentemente da potência.
Ainda recentemente (em Agosto) fiz a A13 e A2 com o ponteiro entre os 150 km/h e os 160 km/h, com o Clio III 105, Uma velocidade que o C200 Diesel atinge e mantém em AE sem grandes complicações... Fui ultrapassado por uns 10 carros na viagem toda.
Isso é daquelas deduções sem grande nexo... A malta cada vez mais anda a pisar ovos, independentemente da potência.
Ainda recentemente (em Agosto) fiz a A13 e A2 com o ponteiro entre os 150 km/h e os 160 km/h, com o Clio III 105, Uma velocidade que o C200 Diesel atinge e mantém em AE sem grandes complicações... Fui ultrapassado por uns 10 carros na viagem toda.
Dedução sem nexo?
Achas que estou a falar em andar a 30/40 em auto-estradas?
Não sei onde vives, mas posso dar-te um exemplo: Zona de Lisboa, Oeiras, Cascais e Sintra ao fim de semana é de bradar aos céus. Normalmente são reformados e andam em Mercedes e mais não fazem do que andar a empatar a vida aos outros e provocar acidentes.
A malta que diz que não servia para eles é muita esquisita...e devem ter grandes bombas...
É que na versão de 130cv faz 9.7s dos 0-100 e chega aos 218km/h...
Esses números não dizem tudo...
E como é que é em baixos regimes? Só mesmo experimentando é que dá para tirar conclusões...
Mas cada um que compre o que considera adequado. Se alguém fica satisfeito com um Classe C com motor 1.6 diesel de 115 cv, quem somos nós para criticar ? Não temos nada que criticar as escolhas dos outros pelos nossos parâmetros pessoais...
Editado pela última vez por eu; 08 September 2014, 12:18.
Já sou cota, não tenho nem nunca tive carros sub-motorizados, nem quando era jovem quanto mais agora. Talvez quando chegar aos 80 aceite uma solução destas, até lá, se não tiver orçamento para mais, prefiro um carro com menos imagem mas mais motor, por exemplo um Passat.
P.S. Peço desculpa por não identificar aos meus carros mas... São porreiros.
A questão de ser Renault aí já é mais complexa. No caso do 1.5dci é um motor mais do que provado, com impecáveis reports de fiabilidade de estudos como os do ADAC, com garantia de 5 anos na Renault, etc. No caso do 1.6dci é um motor muito recente, e bastante mais complexo, portanto... mas acredito que a Mercedes terá feito a sua análise.
Realmente é complexo falar em fiabilidade dos motores Renault 1.5 DCi, foi nos tempos recentes o motor com maiores falhas de concepção, ora bem nas primeiras series as cabeças de motor partiam, até a Renault reconhecer o erro e conceber outra cabeça foi uma dor de cabeça para os clientes; depois bastava alongar um pouco a Kilometragem entre revisões e gripava a cambota pois as capas rodavam na chumaceira até gripar, com tantos motores gripados apelidar este motor com "impecáveis reports de fiabilidade" só pode ser anedota ou muito desconhecimento!
E como é que é em baixos regimes? Só mesmo experimentando é que dá para tirar conclusões...
Mas cada um que compre o que considera adequado. Se alguém fica satisfeito com um Classe C com motor 1.6 diesel de 115 cv, quem somos nós para criticar ? Não temos nada que criticar as escolhas dos outros pelos nossos parâmetros pessoais...
Inteiramente de acordo !
Cada um escolhe o que quer.
Agora isso não impede que se chame as coisas pelos nomes. Um cágado é um cágado, não é um cagado. Cagado quando muito será quem o conduz
Já sou cota, não tenho nem nunca tive carros sub-motorizados, nem quando era jovem quanto mais agora. Talvez quando chegar aos 80 aceite uma solução destas, até lá, se não tiver orçamento para mais, prefiro um carro com menos imagem mas mais motor, por exemplo um Passat.
P.S. Peço desculpa por não identificar aos meus carros mas... São porreiros.
Sub-motorizados? Na década de 90 havia um Passat que tinha um motor fabuloso: 1.6d com uns fantásticos 54cv. Mesmo considerando a época, isto é que se considera um carro sub-motorizado.
Tanta critica a um carro do segmento c, que consegue fazer menos de 10s dos 0 aos 100km/h, tendo "apenas" um 1.6. Eu também preferia ter um 2.0 ou um 3.0 em qualquer carro, mas sejamos realistas.
Estou para ver quando a BMW lançar um Serie 3 com o 1.5 diesel... Imagino os tumultos...
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