Dúvida existencial:
Nos automóveis, utiliza-se um circuito hidráulico cheio de óleo para fazer chegar a pressão da bomba principal dos travões até aos actuadores (pistões ou bombitos) das maxilas/tambores. Já foi amplamente discutido aqui no fórum a importância de ser um óleo e a necessidade de estar em boas condições: o óleo é praticamente incompressível, ao contrário de outros fluídos e muito mais que os gases. Muitos de nós conhecemos o comportamento errático e esponjoso dos travões quando há bolhas de ar no circuito, pelo que facilmente se percebe a necessidade do óleo.
Pergunta:
Então e os pesados? É frequente ouvirem-se as descargas de ar comprimido quando estes aliviam os travões! Afinal há travões que funcionam a ar, essa coisa altamente compressível, e logo em aplicações mais exigentes!
Alguém explica a utilização de ar comprimido nos pesados para travões? E como circundam o problema da compressibilidade do gás?
Nos automóveis, utiliza-se um circuito hidráulico cheio de óleo para fazer chegar a pressão da bomba principal dos travões até aos actuadores (pistões ou bombitos) das maxilas/tambores. Já foi amplamente discutido aqui no fórum a importância de ser um óleo e a necessidade de estar em boas condições: o óleo é praticamente incompressível, ao contrário de outros fluídos e muito mais que os gases. Muitos de nós conhecemos o comportamento errático e esponjoso dos travões quando há bolhas de ar no circuito, pelo que facilmente se percebe a necessidade do óleo.
Pergunta:
Então e os pesados? É frequente ouvirem-se as descargas de ar comprimido quando estes aliviam os travões! Afinal há travões que funcionam a ar, essa coisa altamente compressível, e logo em aplicações mais exigentes!
Alguém explica a utilização de ar comprimido nos pesados para travões? E como circundam o problema da compressibilidade do gás?
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