Fiz uma pesquisa e como não encontrei nada de concreto, lanço a questão:[8D]
No vosso entender qual dos dois tipo de turbo (geometria fixa ou variável)consegue ser mais fiável/duradouro, sendo também agradável de utilizar?;)
Todos sabemos dos cuidados a ter com os ditos, mas parece-me que os TGF são mais fiáveis (digo isto de forma empírica). Pelo menos a geometria não é afectada pelas diferentes pressões, não tendo as respectivas pás que andar a abrir e a fechar e quando deixam de o fazer... Adeus![xx(] Além de que um TGF tem custos inferiores a um TGV!
Por outro lado, os TGV conseguem um melhor rendimento do motor, comparativamente aos TGF e, por vezes, com diferenças bem significativas!
A questão assume ainda outros contornos se pensarmos que, na actualidade todos os diesel (ou quase) usam um ou mais turbos e mesmo nos gasolina essa tendência está a voltar em força, dado os benefícios que tem, embora quase só em turbos de geometria fixa, (penso que é recente o lançamento do primeiro TGV em motores gasolina pela Porsche).[:X]
Que dizem vocês mecânicos ou simples curiosos (como eu), mais ainda quando marcas como a PSA/Ford optam por dois TGF em vez de um único TGV, aparentemente com excelentes resultados?[^]
PS - A sobrealimentação, nomeadamente por turbo, não é a panaceia para todos os males do motor, mas veio ajudar imenso, diminuindo a cilindrada e os consumos, sem prejuízo nas performances, muito pelo contrário, nomeadamente nos diesel![}]
No vosso entender qual dos dois tipo de turbo (geometria fixa ou variável)consegue ser mais fiável/duradouro, sendo também agradável de utilizar?;)
Todos sabemos dos cuidados a ter com os ditos, mas parece-me que os TGF são mais fiáveis (digo isto de forma empírica). Pelo menos a geometria não é afectada pelas diferentes pressões, não tendo as respectivas pás que andar a abrir e a fechar e quando deixam de o fazer... Adeus![xx(] Além de que um TGF tem custos inferiores a um TGV!
Por outro lado, os TGV conseguem um melhor rendimento do motor, comparativamente aos TGF e, por vezes, com diferenças bem significativas!
A questão assume ainda outros contornos se pensarmos que, na actualidade todos os diesel (ou quase) usam um ou mais turbos e mesmo nos gasolina essa tendência está a voltar em força, dado os benefícios que tem, embora quase só em turbos de geometria fixa, (penso que é recente o lançamento do primeiro TGV em motores gasolina pela Porsche).[:X]
Que dizem vocês mecânicos ou simples curiosos (como eu), mais ainda quando marcas como a PSA/Ford optam por dois TGF em vez de um único TGV, aparentemente com excelentes resultados?[^]
PS - A sobrealimentação, nomeadamente por turbo, não é a panaceia para todos os males do motor, mas veio ajudar imenso, diminuindo a cilindrada e os consumos, sem prejuízo nas performances, muito pelo contrário, nomeadamente nos diesel![}]
Comentário