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    #31
    Originalmente Colocado por filipeleca Ver Post
    Um moderador deveria dar o exemplo ou nem por isso?

    Quanto às piadas preconceituosas (Ibiza,repro,zé do boné) são escusadas, para piada já chega o teu diário de bordo .
    Qual DB? Aquele que está há mais de duas semanas sem saír da primeira página? Com boa escrita, fotos e dezenas de comentários de users a darem os parabéns e força?

    Quando às piadas preconceituosas repara que os carros que tenho no DB são tão ou mais vítimas que os TDI do açu...
    Não é a Fiat simples sucata italiana? E os 106 caixão com rodas e carro do xuning?

    A diferença está em fazer ou não parte do grupo de pessoas que originam os mitos. E um Seat TDI com repro a deitar fumo preto vai sempre levar com os comentários.. não dá hipótese

    Comentário


      #32
      Originalmente Colocado por filipeleca Ver Post
      Um moderador deveria dar o exemplo ou nem por isso?

      Quanto às piadas preconceituosas (Ibiza,repro,zé do boné) são escusadas, para piada já chega o teu diário de bordo .
      Estou a ver que também pertences ao clã das locomotivas..

      Estás aqui para contribuir para a resolução do problema ou só para mandar galhardetes?

      Ao menos tem um DB e mostra o que faz (e bem) lá.

      Comentário


        #33
        Clã das locomotivas? Gostei.. Nunca lhe tinha ouvido chamar isso. Shakesbeer se puder sff dar a sua opinião, todos os comentários e opiniões são bem vindas..

        Comentário


          #34
          Mete um FAP que nunca mais deita fumo nenhum.

          Comentário


            #35
            Originalmente Colocado por xLeGaLiiZe Ver Post
            Tirando então é que fica mesmo a deitar muito mais fumo. A EGR é um sistema que faz com que parte dos gases, produzidos pela queima do motor, sejam novamente introduzidos na admissão, logo faz menos fumo tendo a EGR a funcionar. é um
            Tirando a EGR, só piora em termos de fumo, mas melhora no sentido de resposta pronta quando se pisa o acelerador, e a longo prazo não é preciso fazer limpeza do colector de admissão.
            Mas provavelmente, como fizeste uma repro, devem ter-te desactivado a EGR, não?
            Não é assim tão linear

            É assim se tudo estiver em condições. Se a EGR estiver entupida há menos fluxo de ar a entrar no motor e consequentemente mais fumo.

            E a EGR não é um dispositivo de redução de fumos mas sim de redução de óxidos de azoto e enxofre pela diminuição da temperatura da combustão

            Comentário


              #36
              Há três possibilidades da causa do fumo... repro mal afinada, EGR ou MAF.

              Eu aposto na repro mal afinada.

              Comentário


                #37
                Se já deitava fumo antes dúvido que seja repro mal afinada. A repro só veio ajudar à festa.

                Comentário


                  #38
                  Originalmente Colocado por PMLRFC Ver Post
                  Não é assim tão linear

                  É assim se tudo estiver em condições. Se a EGR estiver entupida há menos fluxo de ar a entrar no motor e consequentemente mais fumo.

                  E a EGR não é um dispositivo de redução de fumos mas sim de redução de óxidos de azoto e enxofre pela diminuição da temperatura da combustão
                  Pois, exactamente, provavelmente então pode ser EGR entupida ou repro mal afinada. Mas, para se tirar partido máximo da repro, não se costuma desactivar a EGR e tirar FAP (se o tiver)?

                  Comentário


                    #39
                    Vale mesmo a pena estarem-se a chatear uns com os outros por causa disto


                    Relativamente ao tópico se já mandava fumo antes o problema deve ser outro.

                    Compraste o carro novo ou usado? Estará totalmente de origem?

                    Comentário


                      #40
                      Ibiza cupreto

                      Comentário


                        #41
                        Desculpe a ignorância mas o que significa MAF?

                        Comentário


                          #42
                          Comprei usado há 1 ano e pouco e estava totalmente de origem. Enfim, deitava um pouco de fumo negro normalmente em marcha atrás ou quando acelerava entre as 1500/1700 RPM

                          Comentário


                            #43
                            Boas,

                            O motor TDI de 130 Cv, em aceleração e sobretudo em baixas deita sempre algum fumo.

                            Claro está que depois de reprogramado, deitará sempre um pouco mais.

                            Importa saber outras coisas, como quantos cavalos lhe foram incrementados?

                            Se forem cerca de 30 Cv, deitará um pouco mais de fumo, mas nada de anormal.

                            Se forem 50 Cvs, deitará fumo como as imagens do ibiza amarelo que já aqui postaram.

                            Cumprimentos

                            Comentário


                              #44
                              Faz fumo em marcha-atrás? Pudera, é quando olhas para trás

                              Como já disseram, é normal estes motores deitarem fumo naturalmente, em acelerações mais vigorosas.

                              Fumo preto é sinal que a combustão não está a ser bem feita, i.e., muito combustível não está a ser queimado. No fundo, é isso que acontece quando se faz uma repro. Aumentar o débito de combustível, sem preocupações com as emissões regulamentadas, sem pensar nas pessoas que apanham com o fumo, sejam outros condutores, sejam os peões (todos nós!), com todas as consequências, algumas de saúde, que isso traz.

                              Comentário


                                #45
                                Originalmente Colocado por Montalto Ver Post
                                Desculpe a ignorância mas o que significa MAF?
                                "A MAF pode ser designada por caudalímetro, Medidor de massa de ar, Debimetro, AFM. Todos estes nomes utilizam-se para identificar um dos componentes mais importantes e intervenientes na gestão dos motores modernos de injecção a gasolina ou diesel. As MAFs funcionam informando em tempo real a centralina, da massa de ar que passa no canal da admissão, intervindo por isso, no cálculo do avanço da abertura dos injectores, volume injectado, pressão da bomba de injecção (excepto common-rail) e pressão do turbo. A MAF é composta de um corpo, onde para além de um segmento de conduta de admissão, também existe um sensor de massa de ar, respectiva placa de circuíto electrónico de controlo e normalmente uma grelha de protecção ao sensor. Este sensor é composto por um filamento de liga de platina-tungsténio com um comprimento de alguns centímetros, e varia a sua resistividade com a temperatura do ar. As diferenças de resistividade são medidas através do cálculo em tempo real da tensão nos seus extremos. Quando o ar passa pelo filamento, a cada incremento de massa de ar, corresponde uma diminuição de temperatura no filamento, e a cada decréscimo de massa de ar, corresponde um aumento de temperatura do filamento. Este componente é bastante sensível e pode ser a causa de problemas em diversos automóveis, com predominância para certos modelos com motor TDI. Pode não se conseguir melhorar as performances através da alteração da MAF, mas muitas vezes são responsáveis por decréscimos na performance de um motor, daí que se deva dar alguma importância."

                                Comentário


                                  #46
                                  Originalmente Colocado por Montalto Ver Post
                                  Diz que tem a ver com o turbo, que está com impurezas e que precisa de ser descarbonizado, precisa duma limpeza integral em todo o circuito do turbo, intercooler e por aí..
                                  Pois pois, quem é que gosta de levar com uma seringa no traseiro ("fugir com o rabo á seringa" para quem nao percebeu)

                                  Comentário


                                    #47
                                    Foram adicionados exactamente 32 cavalos.

                                    Comentário


                                      #48
                                      Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
                                      É só orgulho:


                                      O orgulho de vir generalizar, atacar, e gozar quem pede ajuda...

                                      Comentário


                                        #49
                                        Compraste o carro recentemente? Pode ter um historial de modificações o que não ajudará nada.

                                        Comentário


                                          #50
                                          Originalmente Colocado por ricardodsb Ver Post
                                          Compraste o carro recentemente? Pode ter um historial de modificações o que não ajudará nada.
                                          Já respondido.Post #42

                                          Comentário


                                            #51
                                            Se o carro deitava antes fumo, nao percebo o porque de cascarem na repro. E repro = a fumo, nao exageremos. Ca em Portugal o problema é que 2 ou 3 sabem fazer boas repros, o resto é à sucateiro aumento o debito e porcarias do genero e la sai fumo. Nao é impossivel, de todo, fazer uma repro sem fumo ou grande fumo, ha é que saber faze-las.

                                            Quanto ao problema, tenta mandar limpar a EGR e mudar a MAF. Vê la se os injectores tao todos a trabalhar bem, e se a repro foi bem afinada.

                                            Comentário


                                              #52
                                              Originalmente Colocado por ricardodsb Ver Post
                                              O orgulho de vir generalizar, atacar, e gozar quem pede ajuda...
                                              Eh lá o carro tá com gangrena ?

                                              Comentário


                                                #53
                                                Originalmente Colocado por ny12xx Ver Post
                                                Companheiro

                                                Habitualmente, o excesso de fumo está directamente relacionado com o combustível não detonado.

                                                "Deve" estar a meter mais gasóleo que aquele que o motor consegue queimar a esse regime ou nesse nível de mistura.

                                                Admissão, injecção e escape limpos também não lhe devem fazer mal nenhum.

                                                Um abraço e boa sorte

                                                ny12xx
                                                Esta é a primeira razão para fumo negro, se a PKE disse isto antes de verificar o caudal dos injectores é porque quem te respondeu isso de mecânica só percebe de botões no software.

                                                Comentário

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