Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Acidente Trabalho

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #31
    Convem saber da totalidade dos factos.

    Como já perguntaram, qual é a tua função na empresa? Usas o carro ocasionalmente ou diáriamente?


    Cump.

    Comentário


      #32
      Estou a imaginar o capitão do Costa Concordia a ter que pagar os danos (alegadamente terá sido com dolo), mas imaginemos que não fosse...

      Imaginem um camionista que por azar se despista e causa um prejuízo de várias dezenas/centenas de milhares de euros... A culpa é do motorista por andar com o camião? A culpa é do trabalhador por fazer o seu trabalho?

      Nisto sou pragmático, ou a empresa prova que existiu dolo ou assume a reparação e para a próxima que faça um seguro decente às suas viaturas.

      Eu não pagaria nada e pediria ajuda legal. Hoje é um "toque", amanhã é um camião no "lixo" e vais andar o resto da vida a trabalhar de "graça" para a empresa.

      Comentário


        #33
        Boa Tarde, Agradeço as respostas.
        Não tinha álcool, não é veículo do estado, é do sector privado.

        Foi má observação. Acaba por ser talvez distracção, não?

        Comentário


          #34
          uso o carro diariamento

          Comentário


            #35
            A Empresa é a responsável pelos actos dos seus funcionários quando se encontram em serviço. Excluem-se naturalmente os casos em que exista dolo e isso implica a abertura de um processo disciplinar para ter efeito legal.

            Até lá, o funcionário nada tem a pagar.

            Comentário


              #36
              Originalmente Colocado por andrepinto Ver Post
              Eu sei que numa grande empresa STCP,quem paga os arranjos se forem culpados são os ditos motoristas do proprio bolso,isto dito por alguem de lá(por isso já desconfio de tudo).Agora não sei a politica da empresa muito menos como funciona,se tiverem danos proprios o seguro paga(poderás levar uma repreensão e pagar qualquer coisa assim)
              Acho que te informaram mal!

              Comentário


                #37
                Originalmente Colocado por Titanio Ver Post
                A Empresa é a responsável pelos actos dos seus funcionários quando se encontram em serviço. Excluem-se naturalmente os casos em que exista dolo e isso implica a abertura de um processo disciplinar para ter efeito legal.

                Até lá, o funcionário nada tem a pagar.
                Ha algum DL ou legislaçao que diga isso?

                Comentário


                  #38
                  Uma empresa que exige ao seu funcionário o pagamento dos danos causados por um acidente em trabalho não me parece aceitável, mesmo que tenha sido por culpa do empregado!

                  Posso aceitar apenas no caso de se provar que o funcionário agiu com intencionalidade ou com grave negligência!

                  Um acidente acontece a qualquer um!!

                  Comentário


                    #39
                    leben

                    Se puderes, senta-te 5 minutos, concentra-te e faz um resumo factual dos acontecimentos senão isto anda tudo na base do bitaite e um tópico pertinente e com possibilidades de poder chegar a sticky acaba por ser mais um tópico só com contra-informação

                    A saber:
                    - Qual a tua função no contrato de trabalho? A função que está no contrato é a tua função real?
                    - Essa função requer que conduzas? Sim ou não?
                    - Existe algum documento assinado por ti e pela empresa que explica o uso das viaturas de serviços, direitos, deveres, etc... Sabes que é preciso andares com uma autorização por escrito da empresa junto dos restantes documentos do carro para andares com o mesmo não sabes?
                    - Foi o primeiro "azar" que tiveste com viaturas da empresa? Há quantos anos conduzes viaturas da empresa? Há quantas horas trabalhavas quando bateste? Há quantas horas conduzias quando bateste(não é a mesma coisa que a pergunta anterior e pode ser pertinente este dado, imagina que trabalhaste 10h e depois ainda tiveste que conduzir mais 3h para regressares à base)?
                    - A viatura tem seguro de danos próprios?
                    - Se sim, a entidade patronal não quer accionar o seguro? Se quer accionar paga a franquia mas repreende-te/multa-te ou acciona mas quer que pagues tu a franquia?
                    - Se não, a entidade patronal quer que pagues tudo ou pelo menos parte?
                    -Ou ainda não sabes o que quer fazer a entidade patronal?
                    - Antes do acidente, como era a relação com a entidade patronal? Boa, neutra ou má?
                    - Qual tem sido a abordagem da empresa a esta situação?

                    Sem se ter tudo isto ficaremos sempre com visões enviesadas e podemos estar a dar respostas que nem sequer se encaixam na tua situação.

                    Lembra-te que não és obrigado a dar estas informações.

                    Comentário


                      #40
                      Originalmente Colocado por ManymilesR Ver Post
                      Uma empresa que exige ao seu funcionário o pagamento dos danos causados por um acidente em trabalho não me parece aceitável, mesmo que tenha sido por culpa do empregado!

                      Posso aceitar apenas no caso de se provar que o funcionário agiu com intencionalidade ou com grave negligência!
                      Há casos em que se começassem a suportar do seu bolso a reparação dos danos causados, se calhar pensavam duas vezes, antes de fazer as barbaridades que fazem na estrada, pois sentem-se impunes, pelo facto de a viatura não ser deles e de terem DP.

                      Estou a falar de PT, CME, a ex-Meci/Ensul, e por aí fora.

                      Comentário


                        #41
                        Originalmente Colocado por MetalKing Ver Post
                        Há casos em que se começassem a suportar do seu bolso a reparação dos danos causados, se calhar pensavam duas vezes, antes de fazer as barbaridades que fazem na estrada, pois sentem-se impunes, pelo facto de a viatura não ser deles e de terem DP.

                        Estou a falar de PT, CME, a ex-Meci/Ensul, e por aí fora.
                        Em alguns departamentos eram trocadas de 4 em 4 anos.

                        Mas até tenho um colega meu que bateu de raspão(espelho com espelho) furgão com furgão e empresa exigiu o pagamento do espelho(ou melhor a pintura)

                        Mas se começassem a pagar do proprio bolso,já pensavam 2 vezes,parecem as carrinhas voadoras,devem ter uma garrafa de nitro debaixo do banco,de maneira tal que eles andam
                        Editado pela última vez por andrepinto; 22 October 2013, 17:36.

                        Comentário


                          #42
                          A PT está a estender os contratos até aos 8, consoante o veículo.

                          Há algum tempo atrás, era rara a semana, em que não tratava de uma Kangoo capotada, dessas empresas.

                          Comentário


                            #43
                            Nem tanto ao mar nem tanto à terra.
                            A esses que propositadamente e frequentemente causam danos a uma empresa de forma abusiva só há uma solução: RUA, para a próxima aprendem e ainda serve de exemplo para os outros.
                            Quem conduz diariamente um carro de empresa está mais sujeito a ter um acidente, seja culpado ou não, sem necessariamente praticar uma condução abusiva. Nestes casos as empresas deveriam estar preparadas e assumir os custos.

                            Comentário


                              #44
                              Se os fores abordar, são profissionais e estão a trabalhar!

                              Comentário


                                #45
                                Se calhar faço por dia mais km's que muitos condutores dessas empresas, com o meu carro.

                                Comentário


                                  #46
                                  Boas Pessoal, agradeço a todos.
                                  Peço desculpa por não ter revelado muitas informações. Aos poucos fui dizendo o necessário mas sei que é difícil de quem está do outro lado entender.
                                  Informei-me junto com um advogado e de facto não sou obrigado a pagar os prejuízos.
                                  O que vai acontecer é que vou pagar os prejuízos para não sujar o meu nome. Não sigam o meu exemplo, lutem pelos vossos direitos e não deixem que as empresas, desculpem a palavra que se segue, "caguem-vos" em cima. É por estas e por outras que este país não vai para a frente.

                                  Obrigado a todos pela ajuda,

                                  cumps

                                  Comentário


                                    #47
                                    Obrigado pelo feedback leben...é pena que não possas encostar a empresa a parede.

                                    mas uma empresa dessas nao merece a dedicação de nenhum empregado. Começa a cumprir velocidades e horários...

                                    Comentário


                                      #48
                                      Originalmente Colocado por brunomeleiro Ver Post
                                      Nem tanto ao mar nem tanto à terra.
                                      A esses que propositadamente e frequentemente causam danos a uma empresa de forma abusiva só há uma solução: RUA, para a próxima aprendem e ainda serve de exemplo para os outros.
                                      Quem conduz diariamente um carro de empresa está mais sujeito a ter um acidente, seja culpado ou não, sem necessariamente praticar uma condução abusiva. Nestes casos as empresas deveriam estar preparadas e assumir os custos.
                                      Não concordo muito com a parte do RUA. Azares acontecem, certo? e principalmente com quem trabalha. Também há que ter em atenção que hoje em dias as empresas mamam muito à custa dos funcionários, muitas nem dão formação e colocam a exercer funções totalmente fora da sua área de formação. Alguns têm sorte e atinam com a cena à primeira mas outros não, acabam por de alguma forma estragar alguma coisa até darem com o jeito. Depende muito dos anos de experiência de um funcionário, não podemos comparar um funcionário com 20 anos como profissional com um recém-formado, é claro que o ultimo tem maior probabilidade de causar algum dano pois a formação não é suficiente. Como se costuma dizer, é no mercado de trabalho que se aprende e não na escola. Funcionários com 20 anos de casa cometem besteira atrás de besteira, quanto mais um funcionário com pouco tempo de casa. Se fosse a mandar todos os funcionários que de alguma forma fazem estragos, já não teríamos políticos, quanto mais funcionários normais.
                                      Editado pela última vez por leben; 23 October 2013, 01:03. Razão: erros ortograficos

                                      Comentário


                                        #49
                                        Eu não pagava nada, eles que se desenrascassem, têm de ter um seguro que suporte este tipo de danos.
                                        Se te exigirem algo arranja advogado.
                                        Nem tudo o que tenhas acordado num contrato de trabalho, pode ser usado por eles.
                                        Um advgado a verificar a situação e o contrato de trabalho, caso a empresa venha com a história de que ah mas você assinou o contrato em que está averbado isto ou aquilo em caso da situação x.

                                        Muitas vezes o contrato tem ilegalidades e se a empresa faz muito barulho, o tiro pode sair-lhes pela culatra.

                                        Estás no horario de trabalho a exercer as tuas funções, se tivesses ficado numa cadeira de rodas, ficavas lixado, a empresa não tinha seguro que te valesse.
                                        O patronato tem a mania de cortar em despesas essenciais como seguros, adaptados ás proprias actividades.
                                        Se precisam de veiculos a circular, contratam qualquer porcaria pelo menor preço, mesmo que não cubra o necessário.
                                        E um contrato apenas para o veiculo circular e já está.

                                        Quando as coisas correm mal depois logo se vê, geralmente é o funcionário a levar com a pastilha como neste topico se verifica.

                                        ps: eu cheguei a andar em viaturas com o papel de seguro previsório ao mês.
                                        Anos sem ter um seguro normal (carta verde) ser mandado parar pela policia e os agentes mandarem seguir, está tudo bem... lol
                                        A falcatrua era que a empresa onde trabalhava era tambem agente de seguros e fazia estes esquemas.
                                        Basicamente tinha seguro, mas o dinheiro nunca era gasto, caso não houvessem sinistros.
                                        Uma vez tive um acidente, com culpa tambem me vieram chorar ah, isto está mal e tal, a ver se eu ia na cantiga tiveram a pouca vergonha de virar a minha culpa contra o lesado, fiquei meses a ouvir o homem, nem sei como aquilo foi resolvido.
                                        Este caso anda por aqui num topico.

                                        Como vêm há todo um mundo de esquemas para essa gente explorar.
                                        Editado pela última vez por m4nn1pul0; 23 October 2013, 07:54.

                                        Comentário


                                          #50
                                          O que falta mais por aí é esquemas e em todo o tipo de situação

                                          No momento actual existe o factor agravante do: "Não queres? Podes ir embora. Ainda hoje recebi 20 currículos por mail e vieram cá 4 gajos pedir trabalho e até aceitavam trabalhar por menos do que tu recebes agora".

                                          Este tipo de argumento é o pão nosso de cada dia em muita empresa, principalmente para cargos não específicos, tipo linhas de montagem, condutores de ligeiros e afins e quem tem filhos para alimentar vai aceitando a pressão...

                                          Comentário


                                            #51
                                            Se quiseres pagar, ok, paga, nada te impede. Mas agora é assim: Ao pagares, é o equivalente a estares a operar uma máquina da empresa, e por uma distração tua ela se estragar. Achas bem pagares? É por isso que és empregado e o patrão é patrão. Se a empresa me viesse com uma dessas, até poderia pagar. No dia seguinte estava a procurar desesperadamente trabalho e mal pudesse saltava fora. Uma coisa é um acidente, outra, como é obvio é andar a abusar das coisas, que não me parece o caso..

                                            Comentário


                                              #52
                                              No caso do uso de ferramentas algumas com "validade vitalícia" e que um funcionário parte por má utilização, normalmente as empresas responsabilizam o funcionário, isto é uma medida para tentar evitar que continue a partir ferramentas provocando atrasos e chatices, muitas das vezes nem é pelo valor da ferramenta, é o caso de alguns que usam chaves de fenda como se fossem escopros, etc... No caso das viaturas e maquinas de maior valor normalmente funciona diferente, só é o funcionário a pagar se for mesmo culpa do próprio por manifesta má utilização, estou-me a lembrar dum colega que desfez a frente da carrinha por estar a mandar um piropo a uma rapariga, ainda por cima contou e o Patrão soube, de resto toques duvidosos que acontecem em rotundas e raspanços a estacionar veículos grandes em locais apertados normalmente os Patrões assumem devido a serem por más condições de trabalho e não por incúria do condutor.

                                              Comentário


                                                #53
                                                Isto é uma grande desgraça.
                                                Editado pela última vez por leben; 28 October 2013, 21:54.

                                                Comentário


                                                  #54
                                                  em condições normais nunca na vida deverias pagar isso,

                                                  agora e porque vivemos num mundo cão poderá ser necessário dar um passo atrás para dar dois à frente e talvez valha a pena engolir esse sapo para manter o emprego, sei lá

                                                  orgulho e leis não colocam pão na mesa,

                                                  isto assumindo que usavas o carro em trabalho, com conhecimento ou a mando da entidade patronal, para fins profissionais

                                                  speccy

                                                  Comentário


                                                    #55
                                                    Originalmente Colocado por leben Ver Post
                                                    Isto é uma grande desgraça. Posso pagar mas muita coisa vai mudar.
                                                    O teu patrão tem é que ver quanto é que já deste de lucro e de prejuizo.Obvio que 3000e de lucro é pouco para eles.

                                                    Eu tambem já dei despesa á minha ex patroa(que neste caso era um restaurante de shopping)partia patros(personalizados) constantemente,fud.... maquina lavar loiça entre outras coisas,mas não era por isso que tinha pagar o material.Porque dava lucro á empresa e á loja,tava sempre disponível para qualquer coisa.Azares/acidentes a todos acontecem.

                                                    Comentário


                                                      #56
                                                      a mim ja me aconteceu isso...mas como eu ameacei que nao tinha assinado nada em como aquele carro estava aos meus cuidados a empresa calou-se...e pagou o concerto...mais tarde vingaram-se e colocaram-me a fazer viagens mais longe...e eu andei até mudar de emprego e despedi-me...

                                                      ja um colega meu bateu com uma das carrinhas, foi culpado pagou o arranjo e depois foi despedido ao fim de pagar tudo...é mesmo burrinho

                                                      patrões à portuguesa..

                                                      Comentário


                                                        #57
                                                        Originalmente Colocado por Drifter Ver Post
                                                        Ha algum DL ou legislaçao que diga isso?
                                                        Não sei se faz parte do Código Civil ou dos Contratos Colectivos de Trabalho, mas sei que é e sempre foi assim e é ainda do tempo do Salazar! Qualquer funcionário em serviço é mandatado pela empresa e ainda que faça asneiras (a questão da existência de dolo só pode ser determinada em Tribunal) a responsabilidade é integralmente da empresa, que responde perante a sociedade!

                                                        E pelos vistos o advogado que foi consultado é da mesma opinião:

                                                        Originalmente Colocado por leben Ver Post
                                                        [...]
                                                        Informei-me junto com um advogado e de facto não sou obrigado a pagar os prejuízos.
                                                        Mas até vou mais longe e sei que faz parte do Código Civil (não sei qual é o artigo). Se alguém entra nas instalações de uma empresa e, por qualquer razão, escorrega e parte a cabeça, a responsabilidade é inteiramente da empresa e é esta que tem a responsabilidade de resolver a questão.

                                                        Colocando a situação no mundo automóvel, imaginando que alguém trilha uma mão ao fechar uma porta do carro, a responsabilidade é do proprietário do carro

                                                        Comentário


                                                          #58
                                                          Sim... também. Está bem que é prejuízo, ninguém gosta de ter prejuízo mas caramba pá, nem se limitam em olhar ao que fazemos pela empresa...
                                                          Editado pela última vez por leben; 24 October 2013, 13:35.

                                                          Comentário

                                                          AD fim dos posts Desktop

                                                          Collapse

                                                          Ad Fim dos Posts Mobile

                                                          Collapse
                                                          Working...
                                                          X