Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Dúvidas sobre situações na Auto Estrada?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #31
    Originalmente Colocado por Titanio Ver Post
    É óbvio que o Tribunal é quem tem a última palavra, mas esquece essa de "concordares" ou não, porque isso não tem qualquer valor jurídico! Tu tens o direito de discordar em pagares impostos, mas tens que os pagar!
    Mas não sou obrigado a pagar a multa, dai existir o depósito legal ou simplesmente não pagar na hora para posteriormente contestar. E até podes mesmo dizer isto ao agente, que não irás pagar porque irás impugnar a mesma.

    Comentário


      #32
      Originalmente Colocado por TSport Ver Post
      Aqui estão duas situações perfeitamente evitáveis, perigosas e...ilegais!
      das coisa que mais detesto em AE, é esse tip ode atitude de dar sinais de luzes.

      Por vezes quando isso acontece dá-me caimbras no pé direito e o carro começa a perder velocidade.. ou então o contrário, fico com o pedal colado ao fundo

      Comentário


        #33
        Só para complicar um bocadinho a conversa da velocidade excessiva, deixo aqui o seguinte para quem acha que não pode ser multado por estar "dentro dos limites".

        Artigo 24
        Princípios gerais
        1 – O condutor deve regular a velocidade de modo que, atendendo às características e estado da via e do veículo, à carga transportada, às condições meteorológicas ou ambientais, à intensidade do trânsito e a quaisquer outras circunstâncias relevantes, possa, em condições de segurança, executar as manobras cuja necessidade seja de prever e, especialmente, fazer parar o veículo no espaço livre e visível à sua frente.
        2 – Salvo em caso de perigo iminente, o condutor não deve diminuir subitamente a velocidade do veículo sem previamente se certificar de que daí não resulta perigo para os outros utentes da via, nomeadamente para os condutores dos veículos que o sigam.
        3 – Quem infringir o disposto nos números anteriores é sancionado com coima de (euro) 120 a (euro) 600.
        E ainda....

        Artigo 25
        Velocidade moderada
        1 – Sem prejuízo dos limites máximos de velocidade fixados, o condutor deve moderar especialmente a velocidade:
        a) À aproximação de passagens assinaladas na faixa de rodagem para a travessia de
        peões;
        b) À aproximação de escolas, hospitais, creches e estabelecimentos similares, quando devidamente sinalizados;
        c) Nas localidades ou vias marginadas por edificações;
        d) À aproximação de aglomerações de pessoas ou animais;
        e) Nas descidas de inclinação acentuada;
        f) Nas curvas, cruzamentos, entroncamentos, rotundas, lombas e outros locais de visibilidade reduzida;
        g) Nas pontes, túneis e passagens de nível;
        h) Nos troços de via em mau estado de conservação, molhados, enlameados ou que ofereçam precárias condições de aderência;
        i) Nos locais assinalados com sinais de perigo;
        j) Sempre que exista grande intensidade de trânsito.
        2 – Quem infringir o disposto no número anterior é sancionado com coima de (euro) 120 a (euro) 600.

        Comentário


          #34
          CÓDIGO DA ESTRADA
          CAPÍTULO II
          Disposições especiais
          Artigo 145.º
          Contra-ordenações graves

          ...

          e) O trânsito com velocidade excessiva para as características do veículo ou da via, para as condições atmosféricas ou
          de circulação, ou nos casos em que a velocidade deva ser especialmente moderada;

          ...


          Entendam como quiserem!

          Comentário


            #35
            Eu nem percebi a situação.

            Comentário


              #36
              Originalmente Colocado por OFFICER Ver Post
              Mas não sou obrigado a pagar a multa, dai existir o depósito legal ou simplesmente não pagar na hora para posteriormente contestar. E até podes mesmo dizer isto ao agente, que não irás pagar porque irás impugnar a mesma.
              Mas isso é o óbvio... podes tomar essa atitude perante qualquer contra-ordenação. Num estado de direito todos são inocentes até prova em contrário. Até chegar ao Supremo (ou Europeu) qualquer determinação pode ser contestada.

              Comentário


                #37
                Originalmente Colocado por Titanio Ver Post
                Pode sempre atenuar qualquer coisita, fora isso, estás muito enganado. Até poderia levar a dele(a) avante, mas teria que "contratar" muitas testemunhas oculares que abonassem determinada versão, o que não é de todo linear...
                Não vou insistir contigo.. penso que pela minha resposta já deu para perceber que tenho conhecimento de uma situação semelhante e a ficou resolvida!

                Comentário


                  #38
                  Originalmente Colocado por TugaAzeiteiro Ver Post
                  Não vou insistir contigo.. penso que pela minha resposta já deu para perceber que tenho conhecimento de uma situação semelhante e a ficou resolvida!
                  Não fico nada surpreendido... há tantos ladrões que saem logo no dia seguinte e alguns até estão no poder!

                  Comentário


                    #39
                    Originalmente Colocado por Titanio Ver Post
                    Não fico nada surpreendido... há tantos ladrões que saem logo no dia seguinte e alguns até estão no poder!
                    Poder é tudo na sociedade Portuguesa.. quem tem dinheiro ou conhecimentos safa-se sempre!
                    É mau? sim é.. mas infelizmente é a verdade.

                    Comentário


                      #40
                      Originalmente Colocado por TugaAzeiteiro Ver Post
                      Poder é tudo na sociedade Portuguesa.. quem tem dinheiro ou conhecimentos safa-se sempre!
                      É mau? sim é.. mas infelizmente é a verdade.
                      Só não concordo com a parte exclusiva de Portugal, pois essa é uma situação generalizada, que se verifica em praticamente todos os países do mundo, incluindo a Alemanha que tantos insistem como sendo exemplar!

                      Comentário


                        #41
                        Quando prevejo este tipo de situações a que eu chamo ajuntamentos tento ser o mais pacífico possível e equacionar todas as barbaridades possíveis de acontecer e andar com pézinhos de lã. Dar luzes só vai fazer com que "aqueça" mais os outros condutores. Raramente dou luzes.
                        A minha satisfação é manter a compostura e ter uma abaixo preparada para sair disparado da molhada na primeira oportunidade, do género...eat my dust
                        Isto sem dar troco a ninguém. Nos dias que correm que anda tudo com os nervos á flor da pele é preciso pensar duas vezes nas atitudes que tomamos.
                        Ainda um destes dias foi entrar numa rua á direita a 90º. Deparo-me com um carro na minha faixa em contramão, travei e o outro veículo travou e deixou ir o carro abaixo. Começou logo com cenas que eu não tinha feito pisco e assim, levava os vidros abertos e ouvi perfeitamente. Fechei o vidro e esperei pacientemente que saisse da minha frente. Ainda tardou uns segundos pois o carro não pegava. O homem disse mais duas ou três e entretanto calou-se ... e eu a pensar que não tarda tinha de o ajudar a empurrar... claro que só me apetecia pregar-lhe 2 estalos na tromba mas fui mais forte que isso.
                        É um bom desporto este de nos controlarmos no trânsito.

                        Comentário


                          #42
                          Originalmente Colocado por Nikofreitas Ver Post
                          Velocidade excessiva é decidida pelo polícia??? Desde quando?
                          Senão imaginemos o seguinte cenário que aconteceu comigo.
                          Vou na A1, zona de Comibra a chover e bem para ir para a passagem de ano a Seia.
                          À minha frente um Vitara com uma amiga minha ao volante que pouca experiência de condução tinha. Eu atrás de Focus TDdi Sport van com alguns milhares valentes de kms no lombo.
                          Não íamos a mais de 100 km/h, logo não íamos em excesso de velocidade para o legalmente previsto em AE.
                          Para mim e para um outro amigo nosso (íamos 3 carros), num Peugeot 206 XS Hdi não íamos em velocidade excessiva nem nada que se parecesse. Para a minha amiga ía, porque apanhou um lençol de água, falta de experiência para lidar com situações "esquisitas" e despistou-se, tendo subido um talude, descido e deixado o Vitara apoiado em cima do rail que começava naquele momento a sair do chão.
                          Logo, o que para uns condutores e carros pode não ser velocidade excessiva, para outros pode ser.
                          Não há autoridade nenhuma que consiga dizer que A ou B vai em velocidade excessiva porque não fazem a mínima ideia da experiência de cada um. Tão simples como isso.
                          Sabes o que é velocidade excessiva? quando não se consegue parar o carro no espaço livre e visivel a nossa frente. Agora pensa.

                          Comentário


                            #43
                            Originalmente Colocado por Vehicle Ver Post
                            das coisa que mais detesto em AE, é esse tip ode atitude de dar sinais de luzes.

                            Por vezes quando isso acontece dá-me caimbras no pé direito e o carro começa a perder velocidade.. ou então o contrário, fico com o pedal colado ao fundo
                            Se fores na via de rodagem certa, provavelmente ninguém te fará sinais de luzes. Essa é o tipo de atitude de chico esperto (caimbras e afins). Eu não sou obrigado a abrandar só por que alguém vai mais devagar, quando a maior parte das vezes é só encostar à direita.

                            Comentário


                              #44
                              OFFICER,

                              Eu até nem percebo muito da legislação do CE, e como eu, se calhar a grande maioria dos Portugueses que pagam e calam.
                              No entanto, há um conflito de Português aqui.

                              Multado? Acredito que possas ser multado a torto e a direito, porque um polícia que está de folga com a família te viu a transgredir uma linha continua ou a passar por cima de uma raia agora tenho de te dizer que, entre ser multado e pagar a multa, ainda vai uma diferença muito grande.

                              Alguém que me corrija se estou enganado mas, no caso hipotético de receber uma multa em casa, sem ser abordado no local, posso e devo contestar e provavelmente sairei por cima se não houverem provas concretas da contra-ordenação. O caso da velocidade excessiva e excesso de velocidade vêem me à cabeça. Ou transgredir o que quer que seja. Como é que se prova? A palavra do agente ainda vale mais que o ouro?

                              Comentário


                                #45
                                Apesar de saber que é proibido, faço diversas vezes sinais de luzes. As situações típicas são quando alguém vai na esquerda tendo a direita livre ou quando vou a ultrapassar numa AE e alguém faz pisca para se meter à minha frente.

                                Duvido mesmo muito que algum agente da autoridade implique com essas situações, pois quando se põe em causa a segurança, tudo o que possamos fazer para evitar um acidente, é positivo!

                                Os que normalmente se sentem incomodados com isso são os que têm a mania de ocupar a estrada toda. Ainda ontem, na AE, uma besta (não posso chamar-lhe abaixo disso) meteu-se na esquerda sem olhar e sem pisca e tive que travar a fundo. Não satisfeito, depois de ultrapassar, ficou a meio das duas vias. É claro que levou com máximos e ainda uma businadelas quando ia a par dele!

                                Comentário


                                  #46
                                  Originalmente Colocado por Nbz Ver Post
                                  OFFICER,

                                  Eu até nem percebo muito da legislação do CE, e como eu, se calhar a grande maioria dos Portugueses que pagam e calam.
                                  No entanto, há um conflito de Português aqui.

                                  Multado? Acredito que possas ser multado a torto e a direito, porque um polícia que está de folga com a família te viu a transgredir uma linha continua ou a passar por cima de uma raia agora tenho de te dizer que, entre ser multado e pagar a multa, ainda vai uma diferença muito grande.

                                  Alguém que me corrija se estou enganado mas, no caso hipotético de receber uma multa em casa, sem ser abordado no local, posso e devo contestar e provavelmente sairei por cima se não houverem provas concretas da contra-ordenação. O caso da velocidade excessiva e excesso de velocidade vêem me à cabeça. Ou transgredir o que quer que seja. Como é que se prova? A palavra do agente ainda vale mais que o ouro?
                                  Apesar da questão não me ter sido dirigida, vou dar-te um exemplo concreto e real.

                                  Um amigo meu recebeu uma multa por ter desrespeitado um STOP, num fim-de-semana em que foi algures para Mirandela, numa daquelas estradas em que não passa vivalma.

                                  Apesar de ter consultado o advogado, acabou por pagar porque de outra forma ficar-lhe-ia mais caro. A palavra do GNR (naquele caso) valeu mais do que qualquer outra e é sempre assim. A palavra da autoridade é sempre considerada idónea e só poderá ser contestada com provas bem documentadas

                                  Comentário


                                    #47
                                    Originalmente Colocado por Nbz Ver Post
                                    OFFICER,

                                    Eu até nem percebo muito da legislação do CE, e como eu, se calhar a grande maioria dos Portugueses que pagam e calam.
                                    No entanto, há um conflito de Português aqui.

                                    Multado? Acredito que possas ser multado a torto e a direito, porque um polícia que está de folga com a família te viu a transgredir uma linha continua ou a passar por cima de uma raia agora tenho de te dizer que, entre ser multado e pagar a multa, ainda vai uma diferença muito grande.

                                    Alguém que me corrija se estou enganado mas, no caso hipotético de receber uma multa em casa, sem ser abordado no local, posso e devo contestar e provavelmente sairei por cima se não houverem provas concretas da contra-ordenação. O caso da velocidade excessiva e excesso de velocidade vêem me à cabeça. Ou transgredir o que quer que seja. Como é que se prova? A palavra do agente ainda vale mais que o ouro?
                                    O Titanio já respondeu no entanto, a palavra do policia prevalece na situação de contestação.

                                    Comentário


                                      #48
                                      A bela mania dos sinais de luzes a indicar: "sai da frente, o meu carro é mais potente que o teu"

                                      Comentário


                                        #49
                                        Originalmente Colocado por eu Ver Post
                                        A bela mania dos sinais de luzes a indicar: "sai da frente, o meu carro é mais potente que o teu"
                                        Não, diria antes: "não tens nada que me ultrapassar, porque a estrada é minha e circulo por onde me apetece à velocidade que quero!"

                                        Comentário


                                          #50
                                          Originalmente Colocado por Titanio Ver Post
                                          Não, diria antes: "não tens nada que me ultrapassar, porque a estrada é minha e circulo por onde me apetece à velocidade que quero!"
                                          Não diria melhor.

                                          Comentário


                                            #51
                                            Originalmente Colocado por Titanio Ver Post
                                            Não, diria antes: "não tens nada que me ultrapassar, porque a estrada é minha e circulo por onde me apetece à velocidade que quero!"
                                            Depois de levar com uma "flashada" sem razão, era o que eu faria...

                                            Andar na faixa da esquerda não dá só direitos.

                                            Comentário


                                              #52
                                              Originalmente Colocado por Titanio Ver Post
                                              Não, diria antes: "não tens nada que me ultrapassar, porque a estrada é minha e circulo por onde me apetece à velocidade que quero!"
                                              Logo q não vá a mais de 120 e a ultrapassar, não vejo onde está o problema.... Espera, mesmo fazendo uma manobra dentro da legalidade e necessária tenho q sair da frente para certos idiot... passarem

                                              Comentário


                                                #53
                                                Originalmente Colocado por NAS27 Ver Post
                                                Logo q não vá a mais de 120 e a ultrapassar, não vejo onde está o problema.... Espera, mesmo fazendo uma manobra dentro da legalidade e necessária tenho q sair da frente para certos idiot... passarem
                                                Esse já é outro assunto. Obviamente que me referia a quem usa a via da esquerda (e a do meio) com a da direita livre, como é demasiadamente comum!

                                                Comentário


                                                  #54
                                                  Originalmente Colocado por FSA Ver Post
                                                  Boa tarde a todos!

                                                  Estes dias vi-me envolvido numa situação algo desconfortável na AE.

                                                  Junto de uma saída ( a descer) em que ha 3 faixas de rodagem, como sei que existem ali alguns "atropelos", coloquei me na faixa de ultrapassagem e dei sinal de luzes para ficar bem sinalizado!

                                                  Todos condutores respeitaram menos um "chico esperto" que achou que se fosse rapidinho fazia uma " jiga goja à chico esperto" e enfim!

                                                  Dei novamente sinal de luzes o que motivou da parte do individuo insultos e uma travadela em plena faixa de ultrapassagem!

                                                  Isto depois de um longo dia de trabalho e com uma reunião marcada não é agradável!

                                                  Facilmente acabei por ultrapassar (não por mérito meu, apenas o meu carro é bastante mais potente)...
                                                  Já vi que pertences à espécie que gosta de andar a encadear os outros sempre que vai para a faixa da esquerda

                                                  Já para não falar do direito à exclusividade da mesma. Os outros que vão mais à direita que travem para deixar a malta sair/entrar.

                                                  Facilitar para que todos se ponham tão para a esquerda quanto o necessário para haver fluidez de trãnsito naquela zona é que pronto... é um conceito estranho para ti.

                                                  Enfim....... como tiveste um longo dia de trabalho está tudo desculpado.

                                                  De qualquer forma, para o futuro, se calhar era melhor pores aqui o teu NIB para a malta transferir-te uns euros para puderes comprar um carro ainda mais potente e que venha com piscas.

                                                  Comentário


                                                    #55
                                                    Originalmente Colocado por DocJRA Ver Post
                                                    Já vi que pertences à espécie que gosta de andar a encadear os outros sempre que vai para a faixa da esquerda

                                                    Já para não falar do direito à exclusividade da mesma. Os outros que vão mais à direita que travem para deixar a malta sair/entrar.

                                                    Facilitar para que todos se ponham tão para a esquerda quanto o necessário para haver fluidez de trãnsito naquela zona é que pronto... é um conceito estranho para ti.

                                                    Enfim....... como tiveste um longo dia de trabalho está tudo desculpado.

                                                    De qualquer forma, para o futuro, se calhar era melhor pores aqui o teu NIB para a malta transferir-te uns euros para puderes comprar um carro ainda mais potente e que venha com piscas.
                                                    Descontextualizar, criticar e colocar pimenta no cu dos outros é o pão nosso de cada dia aqui no FAH.

                                                    Há uma diferença entre circular legitimamente na faixa mais à esquerda, seja para facilitar a fluidez ou desembaraçar o trânsito, efectuar uma ultrapassagem etc, e circular na faixa da esquerda como um verdadeiro acéfalo porque não se tem a mínima noção de como funciona a circulação nas estradas, em sociedade, seja porque não sabem retomar a faixa da direita depois de uma ultrapassagem, ou aqueles que não saltam fora porque não querem deixar passar o puto no seu Ibiza ou o cota no seu E, só porque sim.

                                                    Depois, há os filhos da p*ta que não têm outro nome, que a usam para tirar proveito dos burros como eu, que circulam na faixa da direita porque tenho olhos e vi o sinal de supressão de via 50 metros atrás, e a usam como meio de cortar caminho e ultrapassar umas dezenas de carros e provocarem caos à frente porque interrompem o fluxo normal de trânsito. São estes filhos da p*ta que o autor certamente se refere, bem como todos os outros que aqui criticaram os utilizadores passivos da via da esquerda.

                                                    Comentário


                                                      #56
                                                      Sou dos que de vez em quando dá flash de luzes ao condutor que não passa para a via à direita ou leva uma eternidade a fazê-lo.

                                                      Os condutores saltam muito depressa para a esquerda mas o oposto muitas vezes não acontece...

                                                      Comentário


                                                        #57
                                                        Originalmente Colocado por Titanio Ver Post
                                                        A esmagadora maioria desconhece esta particularidade, mas qualquer cidadão com pelo menos duas testemunhas pode, perante uma transgressão, levantar um "Auto de Denúncia" em qualquer esquadra e o prevaricador fica em maus lençóis.
                                                        Boa sorte a provar a contraordenação e a arranjar testemunhas idôneas. Isso é muito giro, mas nao te esqueças que perante o codigo civil, quem levar o ''Auto de Denuncia'' tem de provar o facto (cabe ao lesada fazer a prova), ora como provas uma manobra mal efectuada? Fotos de telemovel nao conta, o troço da AE pode nao ser vigiado e arranjar testemunhas idôneas numa AE é utopico, isto era algo que nem ia a tribunal porque nao se consegue fazer a prova, se eu agora me apetecer pego na matricula de um carro e digo que faz tal manobra em tal sitio e pronto. Nao é assim que as coisas funcionam obviamente.

                                                        Originalmente Colocado por TugaAzeiteiro Ver Post
                                                        Mas falando de outra coisa.. afinal de contas o que é que o user fez mesmo?
                                                        Eu percebi que tinha feito pisca.. mas pelos vistos foi máximos para o carro da ferente sair? Se for isso não tem anda que contestar já que ele próprio está em infração.. não se pode encadear nem fazer sinais de luzes!! Mas como já disse.. Portugal cada vez mais parece a Rússia!!
                                                        Nao percebi esta, nao posso dar sinais de luzes?

                                                        Numa AE se for em excesso de velocidade e der sinais de luzes, nao sou multado por dar sinais de luzes, sou multado pela velocidade, nao ha nada no CE que digo que nao posso fazer sinais de luzes numa AE mesmo de noite, se nao for pelos sinais de luzes como advertes um condutor de uma manobra perigosa que tenha feito?
                                                        Editado pela última vez por Drifter; 01 November 2013, 22:56.

                                                        Comentário


                                                          #58
                                                          Originalmente Colocado por OFFICER Ver Post
                                                          Até aqui tudo bem, no entanto, devido à lei da privacidade, as fotos/filmes de nada servem em tribunal.

                                                          Comentário


                                                            #59
                                                            Originalmente Colocado por Drifter Ver Post
                                                            Boa sorte a provar a contraordenação e a arranjar testemunhas idôneas. Isso é muito giro, mas nao te esqueças que perante o codigo civil, quem levar o ''Auto de Denuncia'' tem de provar o facto (cabe ao lesada fazer a prova), ora como provas uma manobra mal efectuada? Fotos de telemovel nao conta, o troço da AE pode nao ser vigiado e arranjar testemunhas idôneas numa AE é utopico, isto era algo que nem ia a tribunal porque nao se consegue fazer a prova, se eu agora me apetecer pego na matricula de um carro e digo que faz tal manobra em tal sitio e pronto. Nao é assim que as coisas funcionam obviamente.
                                                            Fizeste uma interpretação muito sui generis do que escrevi. Evidentemente que as coisas não funcionam assim.

                                                            Puxando um pouco para o limite, para que se entenda melhor, se três ou quatro pessoas presenciarem uma transgressão que ponha em risco a segurança dos transeuntes, podem podem participar o facto e tem muita força legal. E não são necessárias fotografias nem vídeos, bastando os testemunhos de quem estava presente.

                                                            Comentário


                                                              #60
                                                              Originalmente Colocado por OFFICER Ver Post
                                                              Até aqui tudo bem, no entanto, devido à lei da privacidade, as fotos/filmes de nada servem em tribunal.
                                                              Excepto se foram tiradas pela polícia, concessionárias, etc... já começam a existir várias excepções.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X