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Imposto/IA - Motores Wankel... sabiam?

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    #31
    citação:Originalmente colocada por SilverArrow

    Sabem pq é que os Turbo não pagam mais IA? Por causa dos amigos do DIESEL... Pq já pagam menos ISP, menos Selo e já é uma sorte um Turbo não pagar menos IA.

    Não concordo com isto, um taxa SOBRE POTÊNCIA é que seria ilegal.

    Não vejo o caso do imposto do Wankel como uma razão para o lixar... É um motor diferente que requer um imposto diferente. Tb não seria justo um RX8 de 230cv pagar o mesmo que um Fox 1.2 de 55cv...
    E é justo um diesel de cilindrada superior pagar o mesmo ou quase o mesmo que um carro a gasolina de cilindrada inferior?

    Comentário


      #32
      sabem o que me lixa bastante?

      É a senhora dona UE vir cá meter o bedelho por pagarmos fraldas a 5% e de pagarmos também as pontes a menos de 21%, mas não mete o bedelho de pagarmos um IA injusto onde existe uma irregularidade enorme que é o IVA incidir sobre o IA, o que é ilegal..

      Nisso já eles não vêm cá meter os dedinhos...´Numa palavra: INJUSTIÇA

      Comentário


        #33
        citação:Originalmente colocada por SilverArrow

        Sabem pq é que os Turbo não pagam mais IA? Por causa dos amigos do DIESEL... Pq já pagam menos ISP, menos Selo e já é uma sorte um Turbo não pagar menos IA.

        Não concordo com isto, um taxa SOBRE POTÊNCIA é que seria ilegal.

        Não vejo o caso do imposto do Wankel como uma razão para o lixar... É um motor diferente que requer um imposto diferente. Tb não seria justo um RX8 de 230cv pagar o mesmo que um Fox 1.2 de 55cv...
        porque nao?

        será que devemos todos lutar em conjunto a favor da regressao tecnologica?
        estamos demasiado evoluidos é?

        porquê 2x? porque nao 3x, 4x, 10x ou 0.1x? ou um imposto diferente, ponto final?
        se a ideia é distinguir sem prejudicar, ha que arranjar uma forma logica para os distinguir. até agora, está por aparecer...ja la vao uns bons anos.

        e nao, os turbos nao pagam mais imposto por causa dos amigos do diesel. tendo em conta a facilidade com que alguns acrteditam nas coisas mais absurdas, so nao pagam mais porque ainda nao se lembraram...porque razoes...nao ha razao para diferenciar!!! da mesma forma que nao ha para o wankel...

        o que se pede é UMA razao que faça sentido. mais nada, ja me contentava com isso....

        Comentário


          #34
          citação:Originalmente colocada por Eliselotus

          citação:Originalmente colocada por SilverArrow

          Sabem pq é que os Turbo não pagam mais IA? Por causa dos amigos do DIESEL... Pq já pagam menos ISP, menos Selo e já é uma sorte um Turbo não pagar menos IA.

          Não concordo com isto, um taxa SOBRE POTÊNCIA é que seria ilegal.

          Não vejo o caso do imposto do Wankel como uma razão para o lixar... É um motor diferente que requer um imposto diferente. Tb não seria justo um RX8 de 230cv pagar o mesmo que um Fox 1.2 de 55cv...
          porque nao?

          será que devemos todos lutar em conjunto a favor da regressao tecnologica?
          estamos demasiado evoluidos é?

          porquê 2x? porque nao 3x, 4x, 10x ou 0.1x? ou um imposto diferente, ponto final?
          se a ideia é distinguir sem prejudicar, ha que arranjar uma forma logica para os distinguir. até agora, está por aparecer...ja la vao uns bons anos.

          e nao, os turbos nao pagam mais imposto por causa dos amigos do diesel. tendo em conta a facilidade com que alguns acrteditam nas coisas mais absurdas, so nao pagam mais porque ainda nao se lembraram...porque razoes...nao ha razao para diferenciar!!! da mesma forma que nao ha para o wankel...

          o que se pede é UMA razao que faça sentido. mais nada, ja me contentava com isso....
          A Razão que faz sentido é que um Wankel equivale-se a um Carro de combustão com o Dopbro da cilindrada.... Foi essa a razão.

          Comentário


            #35
            É pá, mas o mau da fita aqui não sou eu... Eu tb queria um RX8 a ser taxado como um 1.300cc.

            Apenas não vejo é a situação tão pessoal como muito pelos vistos vêem....

            Como já disse já casos mais graves! Que este.

            Comentário


              #36
              os motores Wankel pagam o dobro da sua cilindra por causa das suas emissões poluentes. conforme o n.º 10, alínea b), do art.º 2º do Regulamento das Homologações CE de Veículos, Sistemas e Unidades Técnicas Relativo às Emissões Poluentes.

              [8)]

              Comentário


                #37
                citação:Originalmente colocada por AF147

                os motores Wankel pagam o dobro da sua cilindra por causa das suas emissões poluentes. conforme o n.º 10, alínea b), do art.º 2º do Regulamento das Homologações CE de Veículos, Sistemas e Unidades Técnicas Relativo às Emissões Poluentes.

                [8)]
                Ups... Por acaso nem sabia.

                Então pelos vistos há uma razão Lógica... [8)]

                Comentário


                  #38
                  Boas pessoal!!!!
                  Bem, é verdade que os impostos no nosso país é algo que parece só existir em sonhos (pesadelos).
                  Mas, ok, em relação a este motor, todos sabemos que não é um motor normal e que consegue performances que nenhum outro dito "normal" consegue, e só um exemplo, aquando do escape, este motor já está a fazer a admissão, daí um ex. das tão boas prestações, que o fazem comcorrer com motores ditos normais com mto mais volume.
                  Agora o que interessa, que é a maneira que os nossos cerebros lá das finanças pensam... é criar uma execpção para esta excepção, ou seja, se não é "normal", porque tributa-lo de forma normal?

                  Comentário


                    #39
                    citação:Originalmente colocada por SilverArrow

                    citação:Originalmente colocada por AF147

                    os motores Wankel pagam o dobro da sua cilindra por causa das suas emissões poluentes. conforme o n.º 10, alínea b), do art.º 2º do Regulamento das Homologações CE de Veículos, Sistemas e Unidades Técnicas Relativo às Emissões Poluentes.

                    [8)]
                    Ups... Por acaso nem sabia.

                    Então pelos vistos há uma razão Lógica... [8)]
                    no fundo, os motores Wankel, foram o primeiro caso prático de penalização nos impostos devido a questões ambientais.

                    [8)]

                    Comentário


                      #40
                      citação:A Razão que faz sentido é que um Wankel equivale-se a um Carro de combustão com o Dopbro da cilindrada.... Foi essa a razão.
                      tem a mesma validade de dizer "é 2x porque eu acho que é 2x"

                      se é essa a razao, que venahm os dados tecnicos a comprovar.

                      na mazda nao encontras, na nsu tb nao, na mercedes tb nao, na citroen tb nao (todas elas usaram wankel, deve haver mais), por mais testes que faças a varios motores, vais continuar invariavelmente a nao encontrar uma relaçao.

                      para mim nao é pessoal, nao ganho nada com isso nem tenho intençoes de comprar um wankel brevemente, apenas recuso-me a acreditar no "porque sim", gosto que me deem pelo menos UMA razao plausivel para algo que, para mim, nao faz sentido.

                      até agora...está por vir.

                      ja noutro topico se discutiu isto e a conclusao foi exactamente a mesma: NAO HA RAZAO.~

                      citaçãos motores Wankel pagam o dobro da sua cilindra por causa das suas emissões poluentes
                      faria sentido SE essa relaçao fosse valida (um motor wankel produz SEMPRE um valor CERTO 2x superior ao de um otto de metade da cilindrada)
                      faria sentido SE a cilindrada tivesse relaçao directa com as emissoes.

                      AMBAS as relaçoes nao existem, embora a 2ª fosse dada como "certa" até aos anos 60. entretanto evoluiu-se...

                      sao tao diferentes que, espante-se, criou-se um imposto SOBRE A POLUIÇAO! esse sim faz sentido, é logico, e penaliza carros poluentes (sejam eles quais forem, seja qual for o tipo de motor ou combustivel).

                      para piorar mais as coisas, é uma medida que nao é usada mundo fora, ou sequer europa fora, mesmo nos paises onde se calcula o imposto sobre a cilindrada.

                      continua a nao haver razao valida para a existencia dessa relaçao, embora razoes para duvidar haja mais que muitas...

                      citação:Como já disse já casos mais graves! Que este.
                      e?

                      tambem ha paises em muito piores condiçoes que portugal, será que devemos deixar de nos preocupar com portugal?

                      Comentário


                        #41
                        citação:Originalmente colocada por Eliselotus


                        citaçãos motores Wankel pagam o dobro da sua cilindra por causa das suas emissões poluentes
                        faria sentido SE essa relaçao fosse valida (um motor wankel produz SEMPRE um valor CERTO 2x superior ao de um otto de metade da cilindrada)
                        Mazda Rx-8 (1308cc) - 267g/km de CO2
                        BMW 325i (2497cc) - 203 g/km de CO2
                        BMW 330i (2996cc) - 212 g/km de CO2
                        Volvo T5 (2401cc) - 226 g/km de CO2
                        Porsche (2687cc) - 259 g/km de CO2



                        Comentário


                          #42
                          Quando se fala de I.A. em Portugal...

                          ... só me apetece [)][)][)]

                          E Espanha aqui tão perto!!!

                          Comentário


                            #43
                            citação:Originalmente colocada por AF147

                            citação:Originalmente colocada por Eliselotus


                            citaçãos motores Wankel pagam o dobro da sua cilindra por causa das suas emissões poluentes
                            faria sentido SE essa relaçao fosse valida (um motor wankel produz SEMPRE um valor CERTO 2x superior ao de um otto de metade da cilindrada)
                            Mazda Rx-8 (Equiv. 2600cc )- 267g/km de CO2
                            BMW 325i (2497cc) - 203 g/km de CO2
                            Volvo T5 (2401cc) - 226 g/km de CO2
                            nem mais!

                            NAO HA EQUIVALENCIA!

                            é so atentar ao BMW e Volvo, em que o carro com mais cilindrada polui menos[}][}][}]

                            onde está a razao valida?

                            Comentário


                              #44
                              citação:Originalmente colocada por Eliselotus

                              citação:A Razão que faz sentido é que um Wankel equivale-se a um Carro de combustão com o Dopbro da cilindrada.... Foi essa a razão.
                              tem a mesma validade de dizer "é 2x porque eu acho que é 2x"

                              se é essa a razao, que venahm os dados tecnicos a comprovar.

                              na mazda nao encontras, na nsu tb nao, na mercedes tb nao, na citroen tb nao (todas elas usaram wankel, deve haver mais), por mais testes que faças a varios motores, vais continuar invariavelmente a nao encontrar uma relaçao.

                              para mim nao é pessoal, nao ganho nada com isso nem tenho intençoes de comprar um wankel brevemente, apenas recuso-me a acreditar no "porque sim", gosto que me deem pelo menos UMA razao plausivel para algo que, para mim, nao faz sentido.

                              até agora...está por vir.

                              ja noutro topico se discutiu isto e a conclusao foi exactamente a mesma: NAO HA RAZAO.~

                              citaçãos motores Wankel pagam o dobro da sua cilindra por causa das suas emissões poluentes
                              faria sentido SE essa relaçao fosse valida (um motor wankel produz SEMPRE um valor CERTO 2x superior ao de um otto de metade da cilindrada)
                              faria sentido SE a cilindrada tivesse relaçao directa com as emissoes.

                              AMBAS as relaçoes nao existem, embora a 2ª fosse dada como "certa" até aos anos 60. entretanto evoluiu-se...

                              sao tao diferentes que, espante-se, criou-se um imposto SOBRE A POLUIÇAO! esse sim faz sentido, é logico, e penaliza carros poluentes (sejam eles quais forem, seja qual for o tipo de motor ou combustivel).

                              para piorar mais as coisas, é uma medida que nao é usada mundo fora, ou sequer europa fora, mesmo nos paises onde se calcula o imposto sobre a cilindrada.

                              continua a nao haver razao valida para a existencia dessa relaçao, embora razoes para duvidar haja mais que muitas...

                              citação:Como já disse já casos mais graves! Que este.
                              e?

                              tambem ha paises em muito piores condiçoes que portugal, será que devemos deixar de nos preocupar com portugal?
                              Claro que não.

                              Mas por exemplo não podemos ajudar um pais no centro de áfrica se a espanha por exemplo precisa-se de ajuda...

                              Se temos problemas mais graves no imposto, pq não resolver essas primeiro? Ou batalhar por elas?

                              Comentário


                                #45
                                citação:Se temos problemas mais graves no imposto, pq não resolver essas primeiro? Ou batalhar por elas?
                                porque podes fazer mais coisas de cada vez, principalmente quando estão relacionadas.

                                mais ainda, ao justificares o injustificavel, estás a IMPEDIR que qualquer tentativa de mudança (presente ou futura) tenha hipoteses de ter sucesso.

                                Comentário


                                  #46
                                  citação:Originalmente colocada por Eliselotus

                                  citação:Originalmente colocada por AF147

                                  citação:Originalmente colocada por Eliselotus


                                  citaçãos motores Wankel pagam o dobro da sua cilindra por causa das suas emissões poluentes
                                  faria sentido SE essa relaçao fosse valida (um motor wankel produz SEMPRE um valor CERTO 2x superior ao de um otto de metade da cilindrada)
                                  Mazda Rx-8 (Equiv. 2600cc )- 267g/km de CO2
                                  BMW 325i (2497cc) - 203 g/km de CO2
                                  Volvo T5 (2401cc) - 226 g/km de CO2
                                  nem mais!

                                  NAO HA EQUIVALENCIA!


                                  é so atentar ao BMW e Volvo, em que o carro com mais cilindrada polui menos[}][}][}]

                                  onde está a razao valida?
                                  pois, realmente ainda polui mais que os >2.5l, mais que 3.0l até. se calhar o imposto ainda devia penalizar mais. [8)]

                                  Comentário


                                    #47
                                    nao rapaz!

                                    o que esse teu exemplo provou é que o BMW paga mais imposto que o T5 sob a razao de poluir mais.
                                    com os dados que ai puseste, que estao correctissimos, onde está a logica?

                                    tem que haver UMA razao que justifique o facto de um Wankel pagar O DOBRO (relaçao FIXA, valida para todas as cilindradas e tecnologias) e ao mesmo tempo justifique que um Otto menos poluente pague mais que outro mais poluente.

                                    ainda para mais, até em portugal ja se fazem impostos com base na poluiçao, uma forma de penalizar os que poluem mais, sem truques e farsas. porque é que se continua a usar TAMBEM a cilindrada? qual a relaçao cilindrada-consumo ou cilindrada-poluiçao? (para esta ultima, lembrem-se que estamos no seculo XXI, com tudo o que isso implica em termos de conhecimento e tecnologia)

                                    continua mais complexo justificar....

                                    Comentário


                                      #48
                                      citação:Originalmente colocada por Eliselotus

                                      nao rapaz!

                                      o que esse teu exemplo provou é que o BMW paga mais imposto que o T5 sob a razao de poluir mais.
                                      com os dados que ai puseste, que estao correctissimos, onde está a logica?

                                      tem que haver UMA razao que justifique o facto de um Wankel pagar O DOBRO (relaçao FIXA, valida para todas as cilindradas e tecnologias) e ao mesmo tempo justifique que um Otto menos poluente pague mais que outro mais poluente.

                                      ainda para mais, até em portugal ja se fazem impostos com base na poluiçao, uma forma de penalizar os que poluem mais, sem truques e farsas. porque é que se continua a usar TAMBEM a cilindrada? qual a relaçao cilindrada-consumo ou cilindrada-poluiçao? (para esta ultima, lembrem-se que estamos no seculo XXI, com tudo o que isso implica em termos de conhecimento e tecnologia)

                                      continua mais complexo justificar....
                                      esta questão dos motores Wankel não existe só em Portugal, deriva de uma directiva comunitária. a razão especifica para pagar o dobro é o ser um sistema alternativo, sistema alternativo esse que está sujeito a regulamentação ao abrigo do Regulamento das Homologações CE de Veículos, Sistemas e Unidades Técnicas Relativo às Emissões Poluentes.

                                      assim como os motores electricos que são um sistema alternativo, tem um formula de conversão (CC= Kw x 26.667)

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                                        #49
                                        Segundo o site da Acap os unicos que poluem tanto como o Rx-8(231cv) são:
                                        284 (g/Km)

                                        Alfa romeo 166 2,5 v6 24v(188cv)
                                        Jaguar XK V8 auto. coupé(4,2; 298cv)

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                                          #50
                                          citação:Originalmente colocada por Neruson

                                          Segundo o site da Acap os unicos que poluem tanto como o Rx-8(231cv) são:
                                          284 (g/Km)

                                          Alfa romeo 166 2,5 v6 24v(188cv)
                                          Jaguar XK V8 auto. coupé(4,2; 298cv)
                                          E o 350Z

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                                            #51
                                            citação:Originalmente colocada por J.Garcia

                                            citação:Originalmente colocada por Neruson

                                            Segundo o site da Acap os unicos que poluem tanto como o Rx-8(231cv) são:
                                            284 (g/Km)

                                            Alfa romeo 166 2,5 v6 24v(188cv)
                                            Jaguar XK V8 auto. coupé(4,2; 298cv)
                                            E o 350Z

                                            Exacto. Sou franco, aquando do post inicial não estava, de facto a par, da emissão de CO por parte do wankel.. porém, tenho que ser franco e considerar que a meu ver isso ainda torna a penalização, como tem sido dito, mais ilógica. ..
                                            Então mas o IA não resulta justamente do somatório de tarifa por cc com 0.4 eur por cada grama de CO por Km?...
                                            Esta viatura é portanto tributável por quanto deve de acordo com a lei geral (267 * 0.4 eur) e logo, por isto, JUSTAMENTE penalizada ao abrigo da "lei comum" em relação aos "menos poluentes" e não bastasse isso, ainda tem que se lhe criar uma fórmula específica para que se lhe constitua uma "lei individual" de cobrar a dobrar por cc?

                                            Ai a fórmula de tributação à grama por CO por Km não está bem..? [8]pois... porque afinal de contas não é tão decisiva na distinção entre um carro que deva ser mais pagante do que não é... claro..

                                            Então, em vez de se modificar a fórmula ([IA=8.1eur/cc + 0.4/gr CO)+ Valor venal] / Valor no ano da matricula)... sei lá..einsteinsiando propondo trocar os 8.1 por cc pelos 0.4 das gramas...[:0][:0]muda-se a aplicabilidade de umalei e cria-se 1 lei específica. Não sou jurista mas, era capaz de alvitrar... se isto não é inconstitucional, o que é então?

                                            Alheemo-nos do objecto carro e olhemo-lo à luz das leis aplicáveis ao cidadão... Concebe-la-íamos, uma lei que alguém nos dissesse... Tu és diferente de todos, logo tu.. tens mais deveres e vmenos direitos.. tu e só tu...!?!?[xx(]

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                                              #52
                                              Só uma coisa...um motor Wankel não é um motor de combustão? Então é de quê?
                                              E isso de cobrar o dobro da cilindrada no Wankel, já vem da competição[xx(]

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                                                #53
                                                citação:Originalmente colocada por TiZeDasCoives

                                                Só uma coisa...um motor Wankel não é um motor de combustão? Então é de quê?
                                                E isso de cobrar o dobro da cilindrada no Wankel, já vem da competição[xx(]
                                                exacto...[^]

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                                                  #54
                                                  a situação peculiar dos Wankel já foi muito discutida! e foi alvo de uma queixa por parte da Mazda Portugal no tribunal europeu, pois o cálculo que estava a ser feito pelo IA ainda penalizava mais o carro!
                                                  quanto á questão da competição, é tudo muito relativo. a melhor explicação que ouvi sobre as equivalencias de um Wankel foi de um prefessor meu, segundo o qual: cada rotor num motor Wankel corresponde (+/-) a um 4 cilindros a 2 tempos.
                                                  mas o que mais espanta e enoja e o facto de ser só um único carro e mesmo assim o governo legislar de maneira a poder cobrar mais imposto.
                                                  é mesmo "caça ao imposto".

                                                  quanto aos jipes/ligeiros 2 lugares/pickup's 4X4/monovolumes, o tuga sempre tentou arranjar maneira de "contornar" a lei. acabram com as vantagens do jipes, foram p/ os monovolumes, depois p/ as pickups e por aí a fora.
                                                  já agora: alguem acha que faz algum sentido se eu quiser importar uma Ford F150 Lightning (5.4L e 380CV's) não pague IA?! porque é uma pickup de 3 lugares e tracção só ás rodas traseiras!!!

                                                  alguma vez fez algum sentido por exemploe: um Alfa 164, um Alfa SZ e um F40 pagarem quase todos o mesmo IA?!
                                                  um ficava por 9.000 cts, outro 16.000 e o terceiro por 40.000...

                                                  Comentário


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                                                    citação:Originalmente colocada por ruymoreira

                                                    a situação peculiar dos Wankel já foi muito discutida! e foi alvo de uma queixa por parte da Mazda Portugal no tribunal europeu, pois o cálculo que estava a ser feito pelo IA ainda penalizava mais o carro! (...)
                                                    ... também não sabia mas o que me espantava era pensar que a mazda permanecia impávida e serena pois o ridículo da coisa é tremendo...

                                                    ...porém e posto isto, inferimos então que o tribunal europeu assistiu de razão a cobrança de imposto nestes moldes...?!?!?..[:0]

                                                    Meu Deus...pronto, sou eu louco e tudo o mais é "normal"?...[8)]

                                                    Qualquer dia temos nos direitos do Homem.. um específico do senhor Joaquim-Taxista que mora no 4º C...[8]

                                                    Comentário


                                                      #56
                                                      curiosamente, há poucos anos atrás, o IA para os wankel era taxado directamente pela potência.

                                                      Comentário

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