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    citação:Originalmente colocada por Taveirada


    Apesar de ter ainda outra opiniao... se pegares no melhor RWD e no melhor FWD com 200cvs (se existirem!) com peso semelhantes, claro, e se tivermos afinações mais desportivas nos dois... o RWD será melhor... mas isto é uma opinião baseada na fisica do RWD e do FWD... nao em factos... mas em teoria!
    tens mesmo a certeza disso?

    Comentário


      citação:Assim, num FWD andas sempre a tentar evitar a subviragem, porque ela é prejudicial.
      até um 106 te "diz" que isso é completamente FALSO.

      cada carro é um caso, ideias fixas dessas deixaram de ser validas nos anos 50.

      citação:tens mesmo a certeza disso?
      claro que nao:D
      as leis da fisica nao interessam nada, nao entram em ponto algum na dinamica de um automovel!
      a marca que mais gostamos, isso sim conta muito:D;)

      citação:Olhem lá, e o resto da lista?
      E as pontuações?

      Quem tem os tomates maiores pk tem o artigo e já leu várias vezes podia partilhar a info...
      QUE pontuaçoes?

      aqui nao ha tabelas da moda!!! se queres dessas, abre o AH.

      Comentário


        Af147,

        Não tenho a certeza... é uma generalização... e como qualquer generalização carece de erro...

        Comentário


          citação:Originalmente colocada por Taveirada

          se pegares no melhor RWD e no melhor FWD com 200cvs (se existirem!) com peso semelhantes, claro, e se tivermos afinações mais desportivas nos dois... o RWD será melhor... mas isto é uma opinião baseada na fisica do RWD e do FWD... nao em factos... mas em teoria!
          Se isso fosse assim tão linear...

          A dificuldade que um eixo frontal tem em passar a potência para o chão é a mesma da de um eixo traseiro e está longe de depender única e exclusivamente da potência do motor...

          Nada que uma boa suspensão não resolva, em ambos os casos...

          Comentário


            citação:Originalmente colocada por Eliselotus

            citação:Olhem lá, e o resto da lista?
            E as pontuações?

            Quem tem os tomates maiores pk tem o artigo e já leu várias vezes podia partilhar a info...
            QUE pontuaçoes?

            aqui nao ha tabelas da moda!!! se queres dessas, abre o AH.
            Passam a vida a dizer que a matemática é que permite rigor e etc e tal, daí que se aclame, exija e chore por tabelas com números e medições e blá blá blá...

            Esquecem-se é que nesse espaço, pode vir um texto. Um texto que se fôr bem escrito, diz-nos muito sobre o objecto de estudo... Mas como a malta nem sequer compra o jornal para não ter de ler... Achas que vai perder tempo a tentar perceber uma coisa que nem sequer leu [?] :D :D :D

            Comentário


              Integra Type-R.

              Comentário


                Ainda sobre RWD vs FWD e que o melhor FWD é tipo a gaja feia menos feia...

                É só para dizer que no final do artigo eles dizem algo como: "O ITR é um verdadeiro desportivo, tão focado como os melhores Porsche RS. Com uma condução fantástica, não o melhor entre os FWD mas ao nível de qualquer desportivo a qualquer nível de preço".

                Comentário


                  citação:Originalmente colocada por RPM

                  Ainda sobre RWD vs FWD e que o melhor FWD é tipo a gaja feia menos feia...

                  É só para dizer que no final do artigo eles dizem algo como: "O ITR é um verdadeiro desportivo, tão focado como os melhores Porsche RS. Com uma condução fantástica, não o melhor entre os FWD mas ao nível de qualquer desportivo a qualquer nível de preço".
                  Se o Chassis de um EP3 é o que é, o de um Integra deve ser um show!!!

                  Nunca pensei (e daí existirem equivocos cá no forum) que um FWD pudesse ter mais sobreviragem do que subviragem!

                  É necessário realmente saber o que se está a fazer com estes tipos de chassis!Uma desaceleração no apex da curva sigrnifica um descolagem de traseira de todo o tamanho!

                  Agora, um chassis destes (Integra, williams,Clio RS, Civic EP3,etc...) nas mãos certas? Combinação mortifera!

                  Comentário


                    O EP3 (CTR2) e o DC5R (ITR2) perderam os duplos triângulos à frente e ganharam uma direcção assistida eléctrica montada de forma a poupar espaço...
                    Apesar de mais rápidos contra o cronómetro, não têm nada a ver com o ITR1, infelizmente.

                    Comentário


                      Há fwd com oversteer... os franceses são exemplares nisso... o golf gti tem... quem já andou na serra... já viu isso... ;)

                      Claro que nas maos de um tronco como eu... aquilo nao dá para nada!

                      Comentário


                        citação:Originalmente colocada por Taveirada

                        Há fwd com understeer... os franceses são exemplares nisso... o golf gti tem... quem já andou na serra... já viu isso... ;)

                        Claro que nas maos de um tronco como eu... aquilo nao dá para nada!
                        com o 106 é prato do dia,e qual é o problema?

                        Comentário


                          citação:Originalmente colocada por carlos pinto

                          citação:Originalmente colocada por Taveirada

                          Há fwd com oversteer... os franceses são exemplares nisso... o golf gti tem... quem já andou na serra... já viu isso... ;)

                          Claro que nas maos de um tronco como eu... aquilo nao dá para nada!
                          com o 106 é prato do dia,e qual é o problema?
                          Nenhum! É bem vindo! Eu prefiro oversteer a understeer... Com understeer já tive sustos daqueles que só me imagino a fugir de dentro do carro... o sentimento de impossibilidade de fazer nada deixa-me doente!

                          Comentário


                            citação:Originalmente colocada por Taveirada

                            Há fwd com understeer... os franceses são exemplares nisso... o golf gti tem... quem já andou na serra... já viu isso... ;)

                            Claro que nas maos de um tronco como eu... aquilo nao dá para nada!
                            understeer? Isso não é muito positivo...Talvez queiras dizer oversteer?

                            Comentário


                              citação:Originalmente colocada por REDLINER_

                              citação:Originalmente colocada por Taveirada

                              Há fwd com understeer... os franceses são exemplares nisso... o golf gti tem... quem já andou na serra... já viu isso... ;)

                              Claro que nas maos de um tronco como eu... aquilo nao dá para nada!
                              understeer? Isso não é muito positivo...Talvez queiras dizer oversteer?
                              Exacto.... ai o meu ingles...

                              Ando a precisar de ferias!

                              Vou mudar antes que me crucifiquem! ehehe

                              Comentário


                                citação:Originalmente colocada por Taveirada

                                citação:Originalmente colocada por carlos pinto

                                citação:Originalmente colocada por Taveirada

                                Há fwd com understeer... os franceses são exemplares nisso... o golf gti tem... quem já andou na serra... já viu isso... ;)

                                Claro que nas maos de um tronco como eu... aquilo nao dá para nada!
                                com o 106 é prato do dia,e qual é o problema?
                                Nenhum! É bem vindo! Eu prefiro understeer a oversteer... Com oversteer já tive sustos daqueles que só me imagino a fugir de dentro do carro... o sentimento de impossibilidade de fazer nada deixa-me doente!
                                tudo depende do carro,não podes generalizar,há carros e carros!

                                Comentário


                                  citação:Originalmente colocada por carlos pinto

                                  citação:Originalmente colocada por Taveirada

                                  citação:Originalmente colocada por carlos pinto

                                  citação:Originalmente colocada por Taveirada

                                  Há fwd com understeer... os franceses são exemplares nisso... o golf gti tem... quem já andou na serra... já viu isso... ;)

                                  Claro que nas maos de um tronco como eu... aquilo nao dá para nada!
                                  com o 106 é prato do dia,e qual é o problema?
                                  Nenhum! É bem vindo! Eu prefiro understeer a oversteer... Com oversteer já tive sustos daqueles que só me imagino a fugir de dentro do carro... o sentimento de impossibilidade de fazer nada deixa-me doente!
                                  tudo depende do carro,não podes generalizar,há carros e carros!
                                  Claro... como já disse... estou a generalizar...

                                  O que digo é que geralmente prefiro um RWD a um FWD... mas também ha FWD com comportamentos muito semelhantes a RWD... E também há RWD que tem comportamentos quase iguais a fwd.... saem de frente que é uma loucura... mas há tolos para tudo!

                                  Comentário


                                    citação:Originalmente colocada por Taveirada

                                    citação:Originalmente colocada por carlos pinto

                                    citação:Originalmente colocada por Taveirada

                                    citação:Originalmente colocada por carlos pinto

                                    citação:Originalmente colocada por Taveirada

                                    Há fwd com understeer... os franceses são exemplares nisso... o golf gti tem... quem já andou na serra... já viu isso... ;)

                                    Claro que nas maos de um tronco como eu... aquilo nao dá para nada!
                                    com o 106 é prato do dia,e qual é o problema?
                                    Nenhum! É bem vindo! Eu prefiro understeer a oversteer... Com oversteer já tive sustos daqueles que só me imagino a fugir de dentro do carro... o sentimento de impossibilidade de fazer nada deixa-me doente!
                                    tudo depende do carro,não podes generalizar,há carros e carros!
                                    Claro... como já disse... estou a generalizar...

                                    O que digo é que geralmente prefiro um RWD a um FWD... mas também ha FWD com comportamentos muito semelhantes a RWD... E também há RWD que tem comportamentos quase iguais a fwd.... saem de frente que é uma loucura... mas há tolos para tudo!
                                    não concordo que haja rwd com comportamento parecido com fwd,mas tambem não conduzi muitos rwd,portanto não sou fonte segura,o que acho é que há fwd muito bons e rwd muito bons,mas a forma de os dominar jamais será igual mesmo que fujam primeiro de frente ou de trás ou delado,não interessa,o comportamento é sempre diferente!

                                    Comentário


                                      O mais desportivo premium: Lotus.
                                      O mais desportivo utilitário: Pug 106.
                                      O mais familiar: golf (qualquer um dos 2).
                                      O mais elegante: Fiat Barchetta.
                                      O mais carismático: clio williams.

                                      Comentário


                                        citação:Originalmente colocada por Eliselotus

                                        citação:Assim, num FWD andas sempre a tentar evitar a subviragem, porque ela é prejudicial.
                                        até um 106 te "diz" que isso é completamente FALSO.

                                        cada carro é um caso, ideias fixas dessas deixaram de ser validas nos anos 50.
                                        citação:Olhem lá, e o resto da lista?
                                        E as pontuações?

                                        Quem tem os tomates maiores pk tem o artigo e já leu várias vezes podia partilhar a info...
                                        QUE pontuaçoes?

                                        aqui nao ha tabelas da moda!!! se queres dessas, abre o AH.
                                        Então se é falso o k é k é a realidade?

                                        Eu não quero tabelas de moda, era mm só a classificação final e, se possível, o k os distinguiu.

                                        Mas quando se tá maldisposto não há hipótese...

                                        Comentário


                                          citação:Originalmente colocada por RPM

                                          Ainda sobre RWD vs FWD e que o melhor FWD é tipo a gaja feia menos feia...

                                          É só para dizer que no final do artigo eles dizem algo como: "O ITR é um verdadeiro desportivo, tão focado como os melhores Porsche RS. Com uma condução fantástica, não o melhor entre os FWD mas ao nível de qualquer desportivo a qualquer nível de preço".
                                          Interessante!
                                          Mas, lá está, foi o primeiro classificado. Se se falar do 10º ou assim talvez já não seja tão comparável. Mas tou a falar de cor...

                                          Comentário


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                                                [quote]citação:Originalmente colocada por -

                                                citação:Originalmente colocada por Eliselotus

                                                citação:eu passo a vida escondido... a conduzir carros que me dão prazer! e olha que não são só Alfas...(/quote]
                                                quando souberes conduzir um carro falamos
                                                não eras tu que tinhas um Jaguar que achavas perigoso por ser RWD e até ja tiveste acidentes em carros por serem RWD?

                                                se calhar a frase "quando souberes conduzir um carro falamos" aplica-se ao gajo que ta reflectido no espelho à tua frente:D
                                                [}]mortal...

                                                Acho que ele projecta nos outros as suas "virtudes" [|)]
                                                já chegaste para chatear... aliás não sabes fazer mais nada

                                                hoje passa-me ao lado, não estou para descer ao teu nível

                                                [:X][:X][:X]

                                                Comentário


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                                                    Na comparacao dos dois tipos de traccao acho que com carros com potencias e aptidoes minimamente indenticas fwd e rdw era muito mais facil para um condutor normal ganhar num circuito com um fwd.

                                                    Sao tao diferente as aptidoes que se tem que ter para tirar maximo partido de rdw.. entao se tiver cerca dos 200cv... (isto generalizando)

                                                    Comentário


                                                      isso do understeer e oversteer nao dependerá do condutor e da forma como o condutor...conduz?

                                                      numa dada situaçao, 2 carros diferentes podem ter comportamentos diferentes. os mesmos 2 carros, a mesma situaçao, com 2 condutores diferentes...podem ter comportamentos "opostos".

                                                      experimentem passar um Clio Williams para as maos de quem conduziu "a serio" um 106Rallye ou Integra durante uns anos. das duas uma, ou tem noçao que tem que se habituar a uma conduçao bastante diferente, ou entao diz que NAO PRESTA!!
                                                      isto sao 3 carro FWD, com relaçoes peso-potencia nao muito dispares, chassis bastante comunicativos e todos eles famosos por serem brilhantes.
                                                      agora metam um tipo de tracçao diferente...e tipos de carros diferentes, propositos diferentes, etc etc etc.

                                                      citação:Na comparacao dos dois tipos de traccao acho que com carros com potencias e aptidoes minimamente indenticas fwd e rdw era muito mais facil para um condutor normal ganhar num circuito com um fwd.
                                                      ~
                                                      outra vez a historia do condutor normal[8)]
                                                      ja noutro topico se assumiu que todos os condutores sao iguais, à excepçao dos que sao pilotos profissionais:D nao vamos pelo mesmo caminho, ou vamos?

                                                      Comentário


                                                        isso do understeer e oversteer nao dependerá do condutor e da forma como o condutor...conduz?

                                                        Penso que pode ser agravado pelo condutor mas isso é quase dizer que a qualidade do chassis é o condutor que a dita, o que nao concordo nada mas enfim..

                                                        Em relacao aos condutores serem todos iguais era bom leres a frase a frase que vinha em baixo.

                                                        Enfim nao sequer percebi se tavas a falar aserio mas se achas que á so esses dois tipos de condutores enfim..

                                                        Comentário


                                                          citação:Penso que pode ser agravado pelo condutor mas isso é quase dizer que a qualidade do chassis é o condutor que a dita, o que nao concordo nada mas enfim..
                                                          nao, nao tem mesmo nada a ver.

                                                          qualidade de chassis é diferente de estilo de conduçao.

                                                          estilos de conduçao ha muitos. uns milhoes...

                                                          Comentário


                                                            Acho que es meio contraditorio.lol

                                                            Por uma lado achas q nao tem nada a ver, mas depois tens frases destas isso do understeer e oversteer nao dependerá do condutor e da forma como o condutor...conduz?

                                                            Continuo a achar que isto pode depender tanto do chassi como da forma de conduzir e tens como exemplo (sem maldade) o 147 GTA, tem uma enorme tendencia para sair de frente, reconhecido o facto por diferentes jornalistas..
                                                            Agora diz me que nao é um problema de chassis...

                                                            Comentário


                                                              Esta frase resume tudo: "O condutor faz o carro e o carro faz o condutor". ;)

                                                              Comentário

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