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Originalmente Colocado por cjr Ver PostP.S. Falo do spaceback, o Rapid sedan tem uma mala que é uma brutalidade, maior que alguns segmentos D.
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Originalmente Colocado por Miguel3001 Ver PostEstive à 2 semanas e o vendedor não era grande coisa, ainda não sabia da campanha do octavia e mostrou-me mal (pq o carro estava num armazém e foi à luz das 'velas') uma versão em que me pediu mais de 27000€ mas nem me disse o que o carro tinha e um hyundai i30 sw scope 1.4 em campanha por 22350 chave na mão...
Resumindo, não vi grande coisa...
Estava lá um Rapid e qd entrei no stand pedi para ver a mala e era mt pequena, aliás até acho que é mais pequena que do carro...
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Originalmente Colocado por Miguel3001 Ver PostNo meu caso em particular que preciso de uma mala maior o spaceback que foi o modelo que vi não me serve, mas mesmo que servisse, provavelmente não iria para aquele carro, por esse valor há alternativas mt mais atraentes...
Atenção que eu não estou a dizer que o carro é o fim do mundo em cuecas, mas é difícil arranjares um bom segmento B por aquele preço, quanto mais um C. ;)
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Originalmente Colocado por A345 Ver PostPor acaso já andei num Rapid.
É mau, muito mau.
Para comparação, na minha modesta opinião, uma Fabia Mk1, Elegance, mete no bolso este Rapid... (e falamos dum carro que saiu há 10 anos)
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Originalmente Colocado por cjr Ver PostEntão não mete, tem tudo a ver. A começar na plataforma, segurança, a acabar em motores, espaço. Enfim...
Qualquer 1.9TDI PD é melhor que o motor de rega do 1.6.
O Rapid é low-cost. O Fabia, em especial o Elegance, estava, no tempo dele, no topo do segmento com equipamentos únicos ou próprios do segmento C.
É, como disse, a minha modesta opinião.
Permites? Obrigado.
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Originalmente Colocado por A345 Ver Postem qualidade, beleza, acabamentos, e fiabilidade.
Qualquer 1.9TDI PD é melhor que o motor de rega do 1.6.
O Rapid é low-cost. O Fabia, em especial o Elegance, estava, no tempo dele, no topo do segmento com equipamentos únicos ou próprios do segmento C.
É, como disse, a minha modesta opinião.
Permites? Obrigado.
É q tu queres mesmo provar q o Fabia mk1 é melhor do q o Rapid? Lamento dizer-te, mas é impossível.
Para começar estamos a falar de carros com cerca 15 anos de diferença a nível de desenvolvimento. E tendo em conta q a própria Skoda está a vender o Rapid mais caro e teoricamente como melhor do q o próprio Fabia (mesmo q sendo o da geração seguinte ao q falas) é difícil imaginar q um carro do segmento B, com 15 anos, possa ser muito superior a outro carro, da mesma marca, q possivelmente ainda leva muitas peças parecidas (mas melhoradas) do segmento, chamemos-lhe, B+. Ainda percebo q possamos comparar um carro relativamente mais antigo com um carro mais recente do segmento baixo. Afinal de contas a subida de segmento implica teoricamente um acréscimo de qualidade. Neste caso, estamos a comparar um carro q foi desenvolvido há 15 anos com um carro recente q, e apesar de alguns materiais e resultados finais coincidentes, está um degrau acima.
O Fabia mk1 para a altura realmente tinha uns bons materiais para o segmento B enquanto o Rapid utiliza materiais pobres para um segmento C. Mas perfeitamente aceitáveis e diria até bons (incluindo montagem) para um segmento B actual. Maus são os do Clio, e não é nenhum lowcost, sendo no geral um bom carro.
O Rapid utiliza uma plataforma híbrida q envolve a dianteira do Polo, A1 e Ibiza (PQ25) com uma traseira de segmento C. O Fabia ainda tinha (e tem) a PQ24, parecida com a PQ25, mas anterior, mais básica. Mas sejamos realistas: na realidade para a maioria dos compradores isso são mariquices sem grande importância.
As vantagens do Fabia mk1 (carrinha) em relação ao Rapid spaceback são só 2: uma é a bagageira, outra é o trabalhar do 1.9 tdi em baixas. De resto, e em relação ao motor, o 1.9 tdi emite mais vibrações, mais ruído (o q significa muito num segmento B visto a insonorização, materiais e montagem nunca são referência) e gasta mais.
A estética é relativa. Eu pessoalmente sempre achei as carrinhas Fabia feias, especialmente a mk1. Em relação ao spaceback não é lindo, mas não é nenhum aborto.
Do resto é q nem vale a pena falar, tal é a diferença entre os carros.
Mas q equipamentos de série e ou opcionais tinha o Fabia q o Rapid não tenha?
O Rapid tem de série ESP, travões de disco atrás, A/C, 6 airbags, luzes diurnas, uma estrutura muito superior ao Fabia em caso de embate, motores a gasolina MUITO superiores aos portentosos (not) 1.2 e 1.4 do Fabia com sistemas de regeneração de energia e start stop. Tudo isto o Fabia ou não tinha ou era opcional. E como opcionais tem tecto panorâmico, faróis de xenon, luzes direccionais, maxi dot e sistemas de navegação, A/C, som, etc, muito mais avançados do q o Fabia, entrada aux, entre pormenores de arrumação q o Fabia não tem nem nunca teve. E a isto tudo junta um maior espaço interior derivado ao uso de uma plataforma superior.
Tu podes preferir mil vezes um Fabia e estás no teu direito, mas comparar em termos de qualidade um carro com o outro não tem nada a ver.
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Originalmente Colocado por cjr Ver Post
Claro que permito, e faço questão. Mas se há coisas do foro pessoal, há outras minimamente concretas e mensuráveis.
É q tu queres mesmo provar q o Fabia mk1 é melhor do q o Rapid? Lamento dizer-te, mas é impossível.
Para começar estamos a falar de carros com cerca 15 anos de diferença a nível de desenvolvimento. E tendo em conta q a própria Skoda está a vender o Rapid mais caro e teoricamente como melhor do q o próprio Fabia (mesmo q sendo o da geração seguinte ao q falas) é difícil imaginar q um carro do segmento B, com 15 anos, possa ser muito superior a outro carro, da mesma marca, q possivelmente ainda leva muitas peças parecidas (mas melhoradas) do segmento, chamemos-lhe, B+. Ainda percebo q possamos comparar um carro relativamente mais antigo com um carro mais recente do segmento baixo. Afinal de contas a subida de segmento implica teoricamente um acréscimo de qualidade. Neste caso, estamos a comparar um carro q foi desenvolvido há 15 anos com um carro recente q, e apesar de alguns materiais e resultados finais coincidentes, está um degrau acima.
O Fabia mk1 para a altura realmente tinha uns bons materiais para o segmento B enquanto o Rapid utiliza materiais pobres para um segmento C. Mas perfeitamente aceitáveis e diria até bons (incluindo montagem) para um segmento B actual. Maus são os do Clio, e não é nenhum lowcost, sendo no geral um bom carro.
O Rapid utiliza uma plataforma híbrida q envolve a dianteira do Polo, A1 e Ibiza (PQ25) com uma traseira de segmento C. O Fabia ainda tinha (e tem) a PQ24, parecida com a PQ25, mas anterior, mais básica. Mas sejamos realistas: na realidade para a maioria dos compradores isso são mariquices sem grande importância.
As vantagens do Fabia mk1 (carrinha) em relação ao Rapid spaceback são só 2: uma é a bagageira, outra é o trabalhar do 1.9 tdi em baixas. De resto, e em relação ao motor, o 1.9 tdi emite mais vibrações, mais ruído (o q significa muito num segmento B visto a insonorização, materiais e montagem nunca são referência) e gasta mais.
A estética é relativa. Eu pessoalmente sempre achei as carrinhas Fabia feias, especialmente a mk1. Em relação ao spaceback não é lindo, mas não é nenhum aborto.
Do resto é q nem vale a pena falar, tal é a diferença entre os carros.
Mas q equipamentos de série e ou opcionais tinha o Fabia q o Rapid não tenha?
O Rapid tem de série ESP, travões de disco atrás, A/C, 6 airbags, luzes diurnas, uma estrutura muito superior ao Fabia em caso de embate, motores a gasolina MUITO superiores aos portentosos (not) 1.2 e 1.4 do Fabia com sistemas de regeneração de energia e start stop. Tudo isto o Fabia ou não tinha ou era opcional. E como opcionais tem tecto panorâmico, faróis de xenon, luzes direccionais, maxi dot e sistemas de navegação, A/C, som, etc, muito mais avançados do q o Fabia, entrada aux, entre pormenores de arrumação q o Fabia não tem nem nunca teve. E a isto tudo junta um maior espaço interior derivado ao uso de uma plataforma superior.
Tu podes preferir mil vezes um Fabia e estás no teu direito, mas comparar em termos de qualidade um carro com o outro não tem nada a ver.
Resumindo o que eu disse: "no tempo dele". Ou seja, com as devidas adaptações, o Fabia mk1 era um produto superior ao Rapid, tendo em conta, naturalmente, o tempo em que cada um foi concebido.
No mundo automóvel há vários exemplos disto: o Alfa 147 era um produto superior ao Giulietta, no tempo dele.
Talvez não me esteja a fazer entender, mas vou fazer um esforço: no tempo dele o Fabia Mk1 não tinha medo de envergonhar muitos do seg C, o Fabia era dos melhores do B (para não dizer o melhor). O Fabia mk1 era bom em tudo (ou quase tudo).
O Rapid, ao invés, está na base do segmento, e não se destaca em nada.
Naturalmente que sou sensível ao avanço tecnológico que o mercado sofreu. (outro exemplo, o Lancia Thesis era melhor produto que o Thema actual, pelos mesmos motivos).
Concluindo, admito que me tenha exprimido mal.
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Olá a todos, tenho lido o tópico e o user tem uma duvida baseada numa lista pré-concebida e para isso pede ajuda para poder dissipar a mesma.Ao contrário do que já aqui foi dito não me choca nada mandar mais uma "acha "para a fogueira porque pode até nem nunca lhe ter lembrado aquele modelo ou aquela marca ,agora o que me choca é que ao fim do 5º post o dito user deu a entender que já tinha visto o Rapid e não se interessou pelo mesmo .Não percebo como se continua a falar do mesmo.....
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Originalmente Colocado por Militaogtc Ver PostSim tem o 1.7 130 cv e não 110
Dos modelos que enunciaste certamente a Skoda pela sua homogeneidade, mas no teu caso pensaria também nesta
Renault Mégane Sport Tourer GT-Line Energy 1.6 dCi, € 24.900, Darque Viana do Castelo - Standvirtual
Bem sei que é um carro já muito visto mas este reestyle deu-lhe um ar muito bom
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Originalmente Colocado por Miguel3001 Ver PostFim de semana com visita a dois stand's (Opel/Chevrolet e Kia)mas sem carros disponíveis para ver. Uma dúvida antiga que se abriu, o FAP e uma nova hipótese o GPL. O que têm a dizer respectivamente sobre FAP e GPL?
Segue este fórum onde dá para tirar todas as dúvidas quanto ao GPL.
http://forum.autogas.pt/forum/index....efb2958273ebfa
Diferença entre FAP e GPL:
FAP= sai do nosso bolso poluir menos o ambiente. GPL= poupa o nosso bolso poluir menos o ambiente.
Cumps.Editado pela última vez por carloscraveira; 27 January 2014, 11:39.
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Originalmente Colocado por Miguel3001 Ver Post....O que têm a dizer respectivamente sobre FAP e GPL?
Em separado:
FAP, é ter atenção aos trajectos curtos.. de preferência, vê se o sistema de FAP é sem aditivos e com 5º injector para o FAP.
GPL, fica mais em conta na carteira, e é seguro.
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Originalmente Colocado por Miguel3001 Ver PostFim de semana com visita a dois stand's (Opel/Chevrolet e Kia)mas sem carros disponíveis para ver. Uma dúvida antiga que se abriu, o FAP e uma nova hipótese o GPL. O que têm a dizer respectivamente sobre FAP e GPL?
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Originalmente Colocado por Miguel3001 Ver PostEste fds vou 'bater' srand's, 3 alvos prioritários, octavia / ceed / cruze, acho que excluo o i30...
Asneira. (my opinion)
O cee'd é um i30 com outra carroceria.
O melhor do cee'd é a mecânica (que é a do i30) e o pior do cee'd é exactamente aquilo que não é Hyundai: assistência e acabamentos/qualidade de construção.
Na minha opinião, a excluir uma das duas, é de excluir a Kia.
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Originalmente Colocado por gemini Ver PostAs duas coisas em conjunto, á partida, não funcionam!
Em separado:
FAP, é ter atenção aos trajectos curtos.. de preferência, vê se o sistema de FAP é sem aditivos e com 5º injector para o FAP.
GPL, fica mais em conta na carteira, e é seguro.
O GPL pode ser uma solução para evitar problemas com FAP...
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Originalmente Colocado por Hugo1984 Ver PostQuantos km fazes por ano e qual a média diária? Costumas fazer trajectos muito curtos?
Sei que a viagem para Braga limpa o FAP, mas será que é suficiente para compensar as viagens diárias para o trabalho?!
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Originalmente Colocado por Miguel3001 Ver PostA média diária deve rondar os 25km divididos por 4 viagens, mas como disse inicialmente todos os meses sem excepção e por vezes mais que uma vez por mês faço uma viagem ida e volta de mais de 400+400 km (alentejo / Braga).
Sei que a viagem para Braga limpa o FAP, mas será que é suficiente para compensar as viagens diárias para o trabalho?!
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Originalmente Colocado por gemini Ver PostAs duas coisas em conjunto, á partida, não funcionam!
Em separado:
FAP, é ter atenção aos trajectos curtos.. de preferência, vê se o sistema de FAP é sem aditivos e com 5º injector para o FAP.
GPL, fica mais em conta na carteira, e é seguro.
Obrigado
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Tradução:
há sistemas de FAP que operam com recurso a aditivos (caros!) que têm de ser reabastecidos, enquanto há outros sistemas que utilizam os próprios injectores (por norma 4, um por cilindro) para injectar mais combustível para a regeneração, o que se pode traduzir em aumento do nível do óleo e outros problemas (isto é possível aprofundar, mas por ora não há necesidade), e há outros sistemas que usam um 5º injector dedicado para a regeneração, o que, a meu ver, é o mais correcto.
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Originalmente Colocado por gemini Ver PostTradução:
há sistemas de FAP que operam com recurso a aditivos (caros!) que têm de ser reabastecidos, enquanto há outros sistemas que utilizam os próprios injectores (por norma 4, um por cilindro) para injectar mais combustível para a regeneração, o que se pode traduzir em aumento do nível do óleo e outros problemas (isto é possível aprofundar, mas por ora não há necesidade), e há outros sistemas que usam um 5º injector dedicado para a regeneração, o que, a meu ver, é o mais correcto.
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Originalmente Colocado por Miguel3001 Ver PostAinda nao comprei carro, nao tenho tido tempo e da minha ideia original ficou a Otavia, mas não está sozinha... Agora juntei-lhe o Yeti, o Leon st e uma megane no stand zero km tb não está excluída. O que sugerem?
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Originalmente Colocado por Miguel3001 Ver PostAinda nao comprei carro, nao tenho tido tempo e da minha ideia original ficou a Otavia, mas não está sozinha... Agora juntei-lhe o Yeti, o Leon st e uma megane no stand zero km tb não está excluída. O que sugerem?
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Originalmente Colocado por asjesus Ver PostO Yeti está um pouco deslocado em relação aos restantes modelos referidos.
Esta foi uma das razões pelas quais comprei o Kia Venga (e na altura andei a sondar o Yeti).
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Originalmente Colocado por asjesus Ver PostO Yeti está um pouco deslocado em relação aos restantes modelos referidos.
Em relação à minha primeira lista, exclui o Chevrolet pq acho que não merece o valor que me pediram por ele, ainda por cima é uma marca em fim de vida... O KIA e o Hyundai, têm créditos mt altos, é pagar lagosta e comer carapau e fiz um teste drive num Kia 1.4 e não gostei...
Alguma sugestão?!
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Originalmente Colocado por spyzord Ver PostEntão tens a Skoda e a SEAT em cima da mesa? Ou queres sugestões de outras?
Está a falhar-me alguma coisa?
A Honda está a cima do que posso pagar...
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