Tive a oportunidade de ficar com um Audi A3 Limousine 2.0Tdi de 150cv por 72h.
É um modelo "raro" nas nossas estradas, mas que tem um apelo estético muito grande, desde que foi lançado que fiquei positivamente agradado com o design.
O primeiro contacto é que o carro funciona melhor ao vivo que em fotos. Também não será de estranhar, não fosse a versão apresentada o modelo com kit S-Line e muito, muito equipamento. Apesar da cor típica nacional... As jantes de 19'' (outra mania nacional) fazem o carro destacar-se. Tanto visualmente como no conforto, já que estas jantes aliadas ao pack s-line tornam o carro um pouco duro, digo "um pouco" porque eu estou habituado a carros bastante duros, porque para quem não esteja acredito que afinal seja muito duro!
Voltando ao aspecto exterior, o tecto panorâmico e os faróis full led acabam por trazer alguma chama ao carro, é claramente mais um modelo que obriga a que tenha pelo menos os faróis de xénon, já que as alterações na ópticas são positivas em relação às ópticas normais de halogéneo.
No interior reina alguma "desportividade", com os bancos desportivos em pele e Alcântara, que sendo desportivos são duros, mas estranhamente com pouco apoio lateral! Se bem que há ainda uns bancos mais desportivos. E o volante em pele de base cortada. Com pega excelente, bastante mais grosso que os modelos anteriores.
O interior maioritariamente em preto dá uma sensação de conforto, mas há alguns pormenores menos conseguidos. O já conhecido "buraco negro" na base da consola, que não serve para nada a não ser ter o isqueiro. E os materiais das portas e tablier que desceram de qualidade quando confrontado com a versão anterior do mesmo modelo. Com a noção que o GPS retráctil iria avariar a audi arranjou uma maneira pouco glamourosa para resolver a manutenção... uma tampa de plástico duro. Feio...
As aplicações dos frisos em alumínio "riscado" são diferentes e bastante engraçadas.
Pode-se dizer que em termos de arrumação, este novo A3 é péssimo, na consola central não há nem um local para colacar a carteira, o apoio de braço é mínimo e as bolsas das portas ainda mais pequenas. Já a mala é boa, mas com um acesso péssimo, uma mala maior já terá algumas dificuldades a entrar e sair.
Em termos de condução, o matraquear diesel do 2.0tdi continua presente, se bem que talvez mais dissimulado, apenas a frio se torna algo incomodativo. A direcção e todos os comandos são bastante leves e fáceis de actuar, a caixa é precisa. O start/stop é suave a desligar e menos suave a ligar, mas de longe MUITO superior ao que estava habituado no bmw.
Apesar de tanta dureza no conforto, há ainda assim algum adornar da carroçaria e uma sensação de demasiada leveza em estradas nacionais. Não há uma ligação directa do condutor à estrada, é tudo demasiado filtrado, apesar de ser incisivo e seguro em curva.
Em termos de motor é o tradicional diesel (que já n estou habituado), caixa muito muito longa, a 6ª é pedida só depois dos 100km/h e apesar de algum nervosismo em baixas, assim que se puxa por ele espero sempre por mais progressão que nunca chega, sendo que depois das 3.500rpm de 3ª para cima, já não sobe com vigor quase nenhum, então depois das 4.000 é para esquecer.
Já não estava habituado a ter de fazer tantas trocas de caixa em EN, e em ter de trocar de mudança a meio de uma ultrapassagem, pq aquela já não dá mais.
Mas é um carro bem despachado, mas muito mais suave que os antigos PD130 (que conheço bem) e com Muito menos folgo que o 123d (que tb conheço bem!)
Consumos variaram entre os 6.7 l/100 da AE a 135km/h (achei um pouco demais!).
Aos 5.9 l/100 da estrada nacional.
Em cidade a rolar com calma e sem transito faz-se 6 baixos.
Já em relação aos gadjets (que esta unidade estava cheia), alguns dão jeito, outros nem por isso. O Gps com google Maps torna-se um pouco confuso e está sempre a pedir se pode usar os dados do cartão de telemóvel e que isso pode incorrer em gastos com a operadora. Mas a qualidade do ecrã é boa, os mapas estão bem actualizados e o mmi toutch é muito bom para introdução de destinos. Apenas os menus precisam de alguma habituação, há muita informação a aprender.
O Cruise-Control é que tem um funcionamento mais estranho. Assim que activado, acende a escala toda do velocímetro até aos 150 com setas de 10 em 10, ficando a velocidade seleccionada com a seta mais "forte". O problema é que os acertos na manete apenas funcionam de 10 em 10km/h o que é parvo se for a 108km/h e carregar no + ele passa para 110 e depois 120 etc etc. Se for a 111km/h passa logo para os 120. (Talvez seja configurável!). Mas é estranho e o sistema das setas no velocímetro tb é confuso.
Depois esta versão tinha o sistema de radar, e o cruise control adaptativo. Não encontrei como desligar, mas mesmo no mínimo intrusivo possível, trava demasiado o carro e demasiado cedo. Ok que é ainda um descanso maior já que se torna quase impossível bater no carro da frente, mas a verdade é que é chato, se for um carro à frente, fazemos pisca e ele trava o carro e já n conseguimos ultrapassar....
Também havia um sistema pré-safe que avisa em caso de acidente, mas baralhou.-se várias vezes. Uma vez ao cruzar com outro carro numa EN, apitou com aviso de colisão eminente! E em algumas ultrapassagens com a aproximação ao carro da frente acendia logo uma luz vermelha no tablier. Mas este sistema encontrei onde desligar.
Conduzi pouco de noite pelo que não tirei partido dos faróis full led.
Em números:
8h19 de condução
588.5km
71Km/h de velocidade média
6,2 l/100
PVP por alto do carro +50.000€
É um modelo "raro" nas nossas estradas, mas que tem um apelo estético muito grande, desde que foi lançado que fiquei positivamente agradado com o design.
O primeiro contacto é que o carro funciona melhor ao vivo que em fotos. Também não será de estranhar, não fosse a versão apresentada o modelo com kit S-Line e muito, muito equipamento. Apesar da cor típica nacional... As jantes de 19'' (outra mania nacional) fazem o carro destacar-se. Tanto visualmente como no conforto, já que estas jantes aliadas ao pack s-line tornam o carro um pouco duro, digo "um pouco" porque eu estou habituado a carros bastante duros, porque para quem não esteja acredito que afinal seja muito duro!
Voltando ao aspecto exterior, o tecto panorâmico e os faróis full led acabam por trazer alguma chama ao carro, é claramente mais um modelo que obriga a que tenha pelo menos os faróis de xénon, já que as alterações na ópticas são positivas em relação às ópticas normais de halogéneo.
No interior reina alguma "desportividade", com os bancos desportivos em pele e Alcântara, que sendo desportivos são duros, mas estranhamente com pouco apoio lateral! Se bem que há ainda uns bancos mais desportivos. E o volante em pele de base cortada. Com pega excelente, bastante mais grosso que os modelos anteriores.
O interior maioritariamente em preto dá uma sensação de conforto, mas há alguns pormenores menos conseguidos. O já conhecido "buraco negro" na base da consola, que não serve para nada a não ser ter o isqueiro. E os materiais das portas e tablier que desceram de qualidade quando confrontado com a versão anterior do mesmo modelo. Com a noção que o GPS retráctil iria avariar a audi arranjou uma maneira pouco glamourosa para resolver a manutenção... uma tampa de plástico duro. Feio...
As aplicações dos frisos em alumínio "riscado" são diferentes e bastante engraçadas.
Pode-se dizer que em termos de arrumação, este novo A3 é péssimo, na consola central não há nem um local para colacar a carteira, o apoio de braço é mínimo e as bolsas das portas ainda mais pequenas. Já a mala é boa, mas com um acesso péssimo, uma mala maior já terá algumas dificuldades a entrar e sair.
Em termos de condução, o matraquear diesel do 2.0tdi continua presente, se bem que talvez mais dissimulado, apenas a frio se torna algo incomodativo. A direcção e todos os comandos são bastante leves e fáceis de actuar, a caixa é precisa. O start/stop é suave a desligar e menos suave a ligar, mas de longe MUITO superior ao que estava habituado no bmw.
Apesar de tanta dureza no conforto, há ainda assim algum adornar da carroçaria e uma sensação de demasiada leveza em estradas nacionais. Não há uma ligação directa do condutor à estrada, é tudo demasiado filtrado, apesar de ser incisivo e seguro em curva.
Em termos de motor é o tradicional diesel (que já n estou habituado), caixa muito muito longa, a 6ª é pedida só depois dos 100km/h e apesar de algum nervosismo em baixas, assim que se puxa por ele espero sempre por mais progressão que nunca chega, sendo que depois das 3.500rpm de 3ª para cima, já não sobe com vigor quase nenhum, então depois das 4.000 é para esquecer.
Já não estava habituado a ter de fazer tantas trocas de caixa em EN, e em ter de trocar de mudança a meio de uma ultrapassagem, pq aquela já não dá mais.
Mas é um carro bem despachado, mas muito mais suave que os antigos PD130 (que conheço bem) e com Muito menos folgo que o 123d (que tb conheço bem!)
Consumos variaram entre os 6.7 l/100 da AE a 135km/h (achei um pouco demais!).
Aos 5.9 l/100 da estrada nacional.
Em cidade a rolar com calma e sem transito faz-se 6 baixos.
Já em relação aos gadjets (que esta unidade estava cheia), alguns dão jeito, outros nem por isso. O Gps com google Maps torna-se um pouco confuso e está sempre a pedir se pode usar os dados do cartão de telemóvel e que isso pode incorrer em gastos com a operadora. Mas a qualidade do ecrã é boa, os mapas estão bem actualizados e o mmi toutch é muito bom para introdução de destinos. Apenas os menus precisam de alguma habituação, há muita informação a aprender.
O Cruise-Control é que tem um funcionamento mais estranho. Assim que activado, acende a escala toda do velocímetro até aos 150 com setas de 10 em 10, ficando a velocidade seleccionada com a seta mais "forte". O problema é que os acertos na manete apenas funcionam de 10 em 10km/h o que é parvo se for a 108km/h e carregar no + ele passa para 110 e depois 120 etc etc. Se for a 111km/h passa logo para os 120. (Talvez seja configurável!). Mas é estranho e o sistema das setas no velocímetro tb é confuso.
Depois esta versão tinha o sistema de radar, e o cruise control adaptativo. Não encontrei como desligar, mas mesmo no mínimo intrusivo possível, trava demasiado o carro e demasiado cedo. Ok que é ainda um descanso maior já que se torna quase impossível bater no carro da frente, mas a verdade é que é chato, se for um carro à frente, fazemos pisca e ele trava o carro e já n conseguimos ultrapassar....
Também havia um sistema pré-safe que avisa em caso de acidente, mas baralhou.-se várias vezes. Uma vez ao cruzar com outro carro numa EN, apitou com aviso de colisão eminente! E em algumas ultrapassagens com a aproximação ao carro da frente acendia logo uma luz vermelha no tablier. Mas este sistema encontrei onde desligar.
Conduzi pouco de noite pelo que não tirei partido dos faróis full led.
Em números:
8h19 de condução
588.5km
71Km/h de velocidade média
6,2 l/100
PVP por alto do carro +50.000€
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