Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Ajuda sff. Como efectuar compra de veículo, sem fazer asneiras? Obrigado.

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #31
    nem reparei na ipo. deve ser erro. quanto ao motor, muitas vezes surpreendemo-nos porque nem lhe mexeram (o que é diferente de dizer que foi puxado). tem 2500cc e 170cv, pensei que fosse de 190. nao sei é se pagará a mais de imposto, mas penso que na altura era igual.

    os 525i andam baratos. e o de penafiel já tirou 500€, com sorte ainda sacavas mais uns 200€, que já dava para mais uns arranjos.

    http://www.olx.pt/nf/carros-cat-378/...to,1994,sort,1


    e uma lista de 520i:

    http://www.olx.pt/nf/carros-cat-378/...to,1994,sort,1

    Comentário


      #32
      Originalmente Colocado por caditonuno Ver Post
      nem reparei na ipo. deve ser erro. quanto ao motor, muitas vezes surpreendemo-nos porque nem lhe mexeram (o que é diferente de dizer que foi puxado). tem 2500cc e 170cv, pensei que fosse de 190. nao sei é se pagará a mais de imposto, mas penso que na altura era igual.

      os 525i andam baratos. e o de penafiel já tirou 500€, com sorte ainda sacavas mais uns 200€, que já dava para mais uns arranjos.

      bmw 525i


      e uma lista de 520i:

      bmw 520i
      Epa obrigado pelas dicas - estou a vê-las agora, o verdinho escuro de algés promete mesmo, pelo menos de aspecto, mas 4.500 €, já me parece puxadote. Mesmo em bom estado, é preciso ver a idade dos carros.
      Aliás embora a malta me diga que gosto de mandar $ à rua, por mais que eu goste dos E34, aquele valor está fora de questão.
      É caso de falar com o dono...

      Comentário


        #33
        Originalmente Colocado por BoraLaMarina Ver Post


        Mas fora de palhaçadas, quando eu disse que o MarcoSPinto "sabe muito", referia-me à perspicácia dele.
        Perguntou se seria "um boxer 6 cilindros", e acertou... em metade, é um 6 cilindros em linha.

        Para não variar, o carro a que me referia era um BMW 520i (E34), andei nestas lides há uns 2 anos e agora voltei à carga.

        No dia seguinte a ter falado convosco (terça-feira), fui de comboio ao Porto ver um por 1500 €, que não me pareceu estar em mau estado para os 22 anos que tinha.
        (Informei o vendedor de antemão, que naquele dia ia somente ver o carro e então 2 ou 3 dias depois lá voltaria para o ir buscar se me parecesse em condições.)

        O vendedor era um gajo novo que trabalha por conta própria, acessível, prestável e tudo, mas:
        - só pude conduzir o carro uns minutitos em localidade, (via rápida nem vê-la) pois não tinha seguro;
        - como estava a chover, não pude puxar "muito" para sentir a verdadeira resposta do motor;
        - fiz uma "inspecção" mais rápida ao motor; luzes; etc. debaixo do toldo das bombas de gasolina;
        - o gajo não parava de receber telefonemas e só dizia que tinha um almoço já combinado...

        Conclusão, houve coisas que só depois me apercebi que não tinha visto, como o estado dos interiores na parte de trás; se havia ferrugem por baixo do forro/pano do porta-bagagens (sitio comum nestes carros); ferrugem no chassis/embaladeiras; etc.

        Ao fim do dia perguntei se ele me podia enviar umas fotos, do estado da chaparia do interior do porta-bagens, visto que a minha 'vistoria' tinha sido algo breve.
        Ele disse que enviaria no dia seguinte se, o próximo cliente não chegasse a comprar o carro.
        Mas parece que o gajo seguinte comprou e assim foi.

        Embora não tivesse conseguido detectar sinais que me suscitassem desconfiança no carro, não gostei de ter sido atendido um bocado a despachar, de tal forma que houve coisas importantes que ficaram por ver.
        Não fiques aborrecido, mas acho que eu no lugar do proprietario desse 520i faria o mesmo. A pior coisa que um comprador me pode dizer é algo do genero: " não percebo nada de carros ou de mecanica, mas quero experimentar para ver se está bom! ". Logico que isto não faz sentido algum! Por outro lado, não é a puxares pelo carro em auto estrada que vês se o motor está bom e à sempre o risco de bateres com o carro e depois que fica com o prejuizo é o dono do carro. Já tive um M3 para venda que todos queriam experimentar e não deixei que ninguem sentasse o rabinho no banco do condutor, pois já anteriormente me tinham partido a frente a um outro BMW devido a estes "testes" de quem quer comprar. Se há duvidas, leva-se o carro a um mecanico, pois não é um leigo que a acelerar vai ver se o motor está bom. Se te puserer no lugar de vendedor, com todos a quererem experimentar o teu carro, darás razão a quem vende que não o permita. Mas há algo mais basico e eficaz que poderás fazer: conduzes o carro a baixa velocidade, não assustando o vendedor com velocidades e metes-lhe uma 5ª a 50 km/h e aceleras moderadamente para veres se o carro desenvolve sem soluçar. Se o motor estiver bom, o carro irá progredir sem soluços. Faz em seguida e num espaço livre, uma volta completa com o volante todo voltado apar um lado e em seguida para o outro, para veres se ouves algum barulho. Continuando sempre em baixa velocidade, larga o volante em recta ( sem transito ) e verifica se o carro anda a direito. Por ultimo para o carro, acelera em ponto morto e eleva as rotaçoes perto do redline, verificando se sentes algum soluço ou trabalhar desigual no som do motor. Estes são truques básicos, mas logicamente o ideal será levares o carro a um mecanico. Ao contrario do que muitos pensam, para ver se os motores e os carros estão bons, não é preciso andar a acelerar em auto estrada. Boa compra.
        Editado pela última vez por Ribatejano; 15 February 2014, 15:27.

        Comentário


          #34
          Originalmente Colocado por Ribatejano Ver Post
          Não fiques aborrecido, mas acho que eu no lugar do proprietario desse 520i faria o mesmo. A pior coisa que um comprador me pode dizer é algo do genero: " não percebo nada de carros ou de mecanica, mas quero experimentar para ver se está bom! ". Logico que isto não faz sentido algum! Por outro lado, não é a puxares pelo carro em auto estrada que vês se o motor está bom e à sempre o risco de bateres com o carro e depois que fica com o prejuizo é o dono do carro. Já tive um M3 para venda que todos queriam experimentar e não deixei que ninguem sentasse o rabinho no banco do condutor, pois já anteriormente me tinham partido a frente a um outro BMW devido a estes "testes" de quem quer comprar. Se há duvidas, leva-se o carro a um mecanico, pois não é um leigo que a acelerar vai ver se o motor está bom. Se te puserer no lugar de vendedor, com todos a quererem experimentar o teu carro, darás razão a quem vende que não o permita. Mas há algo mais basico e eficaz que poderás fazer: conduzes o carro a baixa velocidade, não assustando o vendedor com velocidades e metes-lhe uma 5ª a 50 km/h e aceleras moderadamente para veres se o carro desenvolve sem soluçar. Se o motor estiver bom, o carro irá progredir sem soluços. Faz em seguida e num espaço livre, uma volta completa com o volante todo voltado apar um lado e em seguida para o outro, para veres se ouves algum barulho. Continuando sempre em baixa velocidade, larga o volante em recta ( sem transito ) e verifica se o carro anda a direito. Por ultimo para o carro, acelera em ponto morto e eleva as rotaçoes perto do redline, verificando se sentes algum soluço ou trabalhar desigual no som do motor. Estes são truques básicos, mas logicamente o ideal será levares o carro a um mecanico. Ao contrario do que muitos pensam, para ver se os motores e os carros estão bons, não é preciso andar a acelerar em auto estrada. Boa compra.
          (Com certeza, mas nem todos somos esse tipo de cliente, não é?)

          De forma alguma e agradeço mais uma vez as dicas, (agora isso não significa que não as conhecesse já), mas aqui vão umas coisas que não sabes:

          - o próprio dono, vendedor (rapaz com a minha idade - 30's), começou logo a puxar com o carro a frio dentro da localidade;
          - cheguei a dizer-lhe "ah pode ir devagar, dê-lhe tempo de aquecer", ao que ele abrandou;
          - é suposto ele saber que não dá muita saúde ao motor acelerar muito a frio;
          - estava a chover e ele entrava com alguma velocidade em rotundas com relevo invertido (1 vez até me *aguei);
          - não ia dizer nada sobre a sua condução, seria má-educação, mas discretamente perguntei se ele conhecia os travões do carro (apenas não queria que nos estampássemos);
          - não iamos certamente para uma via rápida para ver a velocidade máxima do carro, (completamente irresponsável), mas para ter por ex. uma impressão da rapidez com que chegava aos 100 ou 110 km/h;
          - depois se ser eu a conduzir, até lhe disse-lhe que até me 'fazia impressão' subir com o carro aquele lancil, para o passeio onde estava estacionado - ele diz "ah não se rale, é aqui que eu os estaciono."

          Quanto ao que eu já sei sobre estas lides, podes dar uma vista de olhos neste tópico:

          http://forum.autohoje.com/forum-gera...000-euros.html

          Já agora, que achas do carro andar sem seguro, na estrada onde outros também circulam?

          Comentário


            #35
            Pelo que descreves, claro que esse rapaz é evidentemente comerciante e tem várias atitudes erradas, mas eu apenas comentei o teu lamento de não teres levado o carro para a auto estrada, quando isso seria de todo desnecessario. Na minha opinião deverás analisar os carros esteticamente, ver se estão em bom estado e deixares a parte mecanica para um mecanico.

            Sobre os BMW, já cá ando há quase 50 anos, carta há 30 e tive vários serie 3 e serie 5. Por ser bom cliente da marca, fui diversas vezes convidado pela BMW para o autodromo do Estoril, tendo inclusive um diploma com um curso de condução desportiva BMW, que valeu pela experiencia de ter andado em pista com todos os M: M3, M5, M6 e Z4M. Fui proprietario de dois M3, um E36 e um E46. Tive tambem um 325i E36 com o motor de 192cv, identico ao que usa o 525i E34 que pretendes comprar. Tive outros BMW mais recentes, mas que por certo não te interessa comprar.
            Sobre o 520i, acho que não perdeste nada em não o comprar, pois na minha opinião, é pouco motor para um E34, se realmente queres um carro que ande, o 525i é muito melhor escolha, mas prepara-te para gastar um bom dinheiro em gasolina, se gostares de carregar no acelerador. Se me permites uma opinião, porque não juntas mais uns trocos e não compras antes um 323i E46 ( 325i E46 aparece 2 anos depois e é mais caro )? O salto do E36 para o E46 é grande e se não necessitas do maior espaço do E34, o E46 seria muito, mas muito melhor opção. Boa compra.
            Editado pela última vez por Ribatejano; 15 February 2014, 19:23.

            Comentário


              #36
              O que o Ribatejano diz faz todo o sentido. Andar a 200km/h numa autoestrada não atesta absolutamente nada sobre o estado de um automovel. Os meus testes nunca envolvem esse tipo de percurso. A mim chega-me um volta de 1km ou menos para saber se quero o carro ou não. O problema são mesmo os que pensam que sabem mas na verdade não sabem. Uma coisa que faço quando quero vender um carro é levar sempre o motor ja quentinho para evitar azelhas e puxadelas a frio. Mas ha sempre um anormal ou outro que não sabe o que esta a fazer e nesse caso não tenho problema em chamar à atenção.
              A maioria dos compradores come com os olhos e são fáceis de enganar.
              Quanto ao carro que pretendes podias ter dito logo, não é de todo um motor especial ou com caracteristicas especiais. Qualquer sapateiro te mexe nele pois tem uma mecânica relativamente simples. O 25i é para mim um dos motores mais fiáveis de sempre feitos pela BMW. Os 20i são mais mortos e mais fraquitos a nivel de fiabilidade. Não deixam de ser bons, mas não tão bons quanto os seus irmãos mais potentes.

              Comentário


                #37
                Ja agora aproveito este topico para colocar uma questao ao MarcoSPinto e ao Ribatejano, isto em relaçao aos Beéme's.

                Foi me dito que a tampa das valvulas de alguns blocos e respectivos parafusos sao de aluminio e que se forem alvo de grandes apertos, a tampa esta sujeita a rachar ou os parafusos partirem e que caso isto aconteça, a junta da de si, começa a verter oleo, vem aquele cheirinho a queimado no interior do carro e consequente acender da luz do oleo no interior.

                Confirmam esta informaçao que me foi passada?

                Comentário


                  #38
                  Originalmente Colocado por Ribeiros Ver Post
                  Ja agora aproveito este topico para colocar uma questao ao MarcoSPinto e ao Ribatejano, isto em relaçao aos Beéme's.

                  Foi me dito que a tampa das valvulas de alguns blocos e respectivos parafusos sao de aluminio e que se forem alvo de grandes apertos, a tampa esta sujeita a rachar ou os parafusos partirem e que caso isto aconteça, a junta da de si, começa a verter oleo, vem aquele cheirinho a queimado no interior do carro e consequente acender da luz do oleo no interior.

                  Confirmam esta informaçao que me foi passada?

                  O que gosto é de conduzir, tenho algumas "luzes" de mecanica, mas deixo a tua pergunta para quem realmente perceba a fundo da parte mais tecnica e de mecanica, que não é o meu caso. No entanto o que sempre ouvi falar é que os motores de 6 cilindros ( é desses que estamos a falar ) da BMW são muito fiaveis. Acho que o que referes faz pouco sentido e não deve passar de uma historia inventada por algum amante de outras marcas, pela simples e logica razão que se isso for assim como descreves, bastará não apertar demasiado esses parafusos. Tive vários BMW e nunca nenhum teve um problema de motor, nem precisou de qualquer reaperto desses parafusos. Sei que nalgumas marcas francesas e italianas se dizia nos anos 90 ser preciso após 5000 kms ir à marca reapertar esses parafusos, mas na BMW nunca me falaram disso. De qualquer modo como esse reaperto era no inicio de vida do motor, julgo que falando de um carro usado essa questão já não se coloca.

                  Comentário


                    #39
                    Originalmente Colocado por Ribeiros Ver Post
                    Ja agora aproveito este topico para colocar uma questao ao MarcoSPinto e ao Ribatejano, isto em relaçao aos Beéme's.

                    Foi me dito que a tampa das valvulas de alguns blocos e respectivos parafusos sao de aluminio e que se forem alvo de grandes apertos, a tampa esta sujeita a rachar ou os parafusos partirem e que caso isto aconteça, a junta da de si, começa a verter oleo, vem aquele cheirinho a queimado no interior do carro e consequente acender da luz do oleo no interior.

                    Confirmam esta informaçao que me foi passada?
                    O aperto exagerado nos parafusos da tampa das válvulas pode em qualquer motor causar isso, ou seja, partir parafusos ou rachar a tampa ou os suportes onde os parafusos encaixam.

                    Claro que quando algo fica mal e verte algum óleo pela junta, podendo muitas das vezes o óleo ir parar junto ao calor dos colectores de escape, é natural que surja algum cheiro a queimado tanto no motor como no interior.

                    Agora, depende da fuga, mas não me parece suficiente para justificar um consumo de óleo ao ponto de acender a luz do óleo do motor. Mas...

                    Comentário


                      #40
                      Originalmente Colocado por Ribatejano Ver Post
                      O que gosto é de conduzir, tenho algumas "luzes" de mecanica, mas deixo a tua pergunta para quem realmente perceba a fundo da parte mais tecnica e de mecanica, que não é o meu caso. No entanto o que sempre ouvi falar é que os motores de 6 cilindros ( é desses que estamos a falar ) da BMW são muito fiaveis. Acho que o que referes faz pouco sentido e não deve passar de uma historia inventada por algum amante de outras marcas, pela simples e logica razão que se isso for assim como descreves, bastará não apertar demasiado esses parafusos. Tive vários BMW e nunca nenhum teve um problema de motor, nem precisou de qualquer reaperto desses parafusos. Sei que nalgumas marcas francesas e italianas se dizia nos anos 90 ser preciso após 5000 kms ir à marca reapertar esses parafusos, mas na BMW nunca me falaram disso. De qualquer modo como esse reaperto era no inicio de vida do motor, julgo que falando de um carro usado essa questão já não se coloca.
                      Quando trocas a junta da tampa das válvulas é necessário esse aperto, por exemplo.

                      Mas isso acontece com tudo que seja de alumínio, por exemplo nos tensores da correia dos acessórios dos mercedes. Convém apertar com o binário indicado e passado uns quilómetros voltar a verificar o aperto.

                      Comentário


                        #41
                        Originalmente Colocado por Ribatejano Ver Post
                        Pelo que descreves, claro que esse rapaz é evidentemente comerciante e tem várias atitudes erradas, mas eu apenas comentei o teu lamento de não teres levado o carro para a auto estrada, quando isso seria de todo desnecessario. Na minha opinião deverás analisar os carros esteticamente, ver se estão em bom estado e deixares a parte mecanica para um mecanico.

                        Sobre os BMW, já cá ando há quase 50 anos, carta há 30 e tive vários serie 3 e serie 5. Por ser bom cliente da marca, fui diversas vezes convidado pela BMW para o autodromo do Estoril, tendo inclusive um diploma com um curso de condução desportiva BMW, que valeu pela experiencia de ter andado em pista com todos os M: M3, M5, M6 e Z4M. Fui proprietario de dois M3, um E36 e um E46. Tive tambem um 325i E36 com o motor de 192cv, identico ao que usa o 525i E34 que pretendes comprar. Tive outros BMW mais recentes, mas que por certo não te interessa comprar.
                        Sobre o 520i, acho que não perdeste nada em não o comprar, pois na minha opinião, é pouco motor para um E34, se realmente queres um carro que ande, o 525i é muito melhor escolha, mas prepara-te para gastar um bom dinheiro em gasolina, se gostares de carregar no acelerador. Se me permites uma opinião, porque não juntas mais uns trocos e não compras antes um 323i E46 ( 325i E46 aparece 2 anos depois e é mais caro )? O salto do E36 para o E46 é grande e se não necessitas do maior espaço do E34, o E46 seria muito, mas muito melhor opção. Boa compra.
                        Obrigado pelas dicas. Sim o rapaz disse que aquele era o negócio dele.
                        A bold, pois é como tudo, também é desnecessário ligar logo o auto-rádio, mas é o que vários vendedores fazem logo, para ocultar ao cliente possíveis ruídos indesejáveis.

                        Acerca de levar o carro para uma via rápida, não seria como já referi para andar a velocidades demasiado elevadas, mas sim para aferir também outras coisas - por ex. há barulhos; estalidos; tremidelas; vibrações; desvios; etc. que a velocidades de localidade não se detectam... mas a 90 ou 100 km's já podem aparecer.

                        O que disseste noutro post sobre muitos curiosos (na verdade muitos seriam apenas isso), quererem experimentar o teu BMW M3, para ser franco, nesse caso eu faria exactamente o mesmo que tu.
                        Porque convenhamos que esse já é um carro que incentiva a desvairos de malta entusiasmada e que não faz sequer a menor intenção de o comprar, naturalmente são riscos desnecessários.
                        Mas lá está quando vamos conduzir um veículo de outrem, há que lembrar: com o poder vem a responsabilidade.

                        O meu mecânico é dos arredores de Lisboa e o carro era do Porto.

                        Quanto às cilindradas, concordo com o teu ponto de vista, mas aí as despesas serão outras como dizes e o que me atrai neste carro (não muito típico para malta da minha idade), é a personalidade das suas linhas, a marca, o trabalhar do motor, design interior - enfim, gosto de banheiras.
                        (Se quisesse andar nas velocidades e acelerações iria para os famosos TDI's reprogramados, mas não me parece.)

                        Deste sugestões bastante válidas, mas em termos estéticos pessoalmente gosto mais dos série 5 do que os série 3...

                        A título de curiosidade, de quase todas as vezes que experimentei carros fiz questão de entregar 10 € ao proprietário/vendedor, pela gasolina gasta.

                        ( Obviamente no caso deste ultimo, não me dei a esse incómodo, pois o rapaz embora acessível, estava com muita pressa para ir almoçar. )
                        Editado pela última vez por BoraLaMarina; 15 February 2014, 22:48.

                        Comentário


                          #42
                          Originalmente Colocado por MarcoSPinto Ver Post
                          O que o Ribatejano diz faz todo o sentido. Andar a 200km/h numa autoestrada não atesta absolutamente nada sobre o estado de um automovel. Os meus testes nunca envolvem esse tipo de percurso. A mim chega-me um volta de 1km ou menos para saber se quero o carro ou não. O problema são mesmo os que pensam que sabem mas na verdade não sabem. Uma coisa que faço quando quero vender um carro é levar sempre o motor ja quentinho para evitar azelhas e puxadelas a frio. Mas ha sempre um anormal ou outro que não sabe o que esta a fazer e nesse caso não tenho problema em chamar à atenção.

                          A maioria dos compradores come com os olhos e são fáceis de enganar.

                          Quanto ao carro que pretendes podias ter dito logo, não é de todo um motor especial ou com caracteristicas especiais.
                          Qualquer sapateiro te mexe nele pois tem uma mecânica relativamente simples. O 25i é para mim um dos motores mais fiáveis de sempre feitos pela BMW. Os 20i são mais mortos e mais fraquitos a nivel de fiabilidade. Não deixam de ser bons, mas não tão bons quanto os seus irmãos mais potentes.
                          Olá novamente Marco,

                          Vou tentar responder por assunto aos bold's, para isto não ficar uma açorda.

                          1- Quem quiser andar a 200 km's hora (ainda por cima com o veículo de outro), que o faça por sua conta e risco, mas já enunciei os motivos pelos quais não chega andar só dentro da localidade;

                          2 - Pois, que queres que te diga - no meu caso, até fui eu a dizer ao próprio dono do carro - o vendedor, para lhe dar tempo de aquecer, que tinhamos acabado de arrancar com o carro a frio;

                          3 - O colega Ribatejano, diz que uma pessoa se deve preocupar só com a estética e deixar o resto para o mecânico... mas, e quem não tiver mecânico disponível?

                          4 - O motivo pelo qual não disse logo, não teve nada a ver com o carro ser especial ou não, mas sim com o facto de constar num anuncio em local publico (S.Virtual) e daí estar propenso a interferências de desconhecidos - compreendes que não vou por no domínio o publico, os pormenores de possíveis negócios;

                          5 - Olha, nas mãos de sapateiros/curiosos, nem um Trabant 1.1 da Europa de Leste eu punha.

                          Comentário


                            #43
                            Compreendo uma vez mais a apreensão.

                            Mas antigamente se o normal era experimentar o carro dando o máximo que ele pudesse () hoje em dia está mais que debatido que não é a melhor técnica para se constatar da boa saúde de um usado.

                            Quem souber, basta uma pequena recta para meter 1ª, 2ª, 3ª, 4ª e 5ª (e eventualmente 6ª), parar e meter marcha atrás. A nível de caixa, embraiagem e diferencial fica-se logo com uma ideia da coisa sem andar a velocidades proibidas e com o carro dos outros.

                            A saúde do motor também não tem muita ciência, verificar fumo, líquido de refrigeração, estado do óleo, barulhos estranhos.

                            Claro que podemos apanhar um vendedor astuto e que tenha trocado o óleo, o líquido de refrigeração e mais uns pormenores para esconder eventuais problemas. Mas por exemplo um carro com a junta da culassa com passagem ganha facilmente pressão no circuito de refrigeração, mesmo sem aquecer muito. Se os segmentos estiverem já com algum desgaste, também se nota o óleo a salpicar pela vareta do óleo mesmo sem estar muito quente.

                            Agora se o pessoal se limita a fazer um check aos fluídos com o motor desligado e de seguida a dar uma assapadela em autoestrada, vai achar que está tudo bem.

                            Um motor que puxe bem não significa que esteja de boa saúde, às vezes até indica que foi um motor puxado e que já pode ter bastantes folgas.

                            É preciso uma análise cuidada e criteriosa.

                            Quanto ao sapateiro te mexer nesse motor é mesmo isso. Qualquer Manel GT te troca óleo e filtros, velas, cabos, etc. Tem uma mecânica "simples", um compartimento do motor generoso que dá para meter as mãos com tranquilidade, e peças do tempo do overengineering com tamanho XL e com parafusos resistentes em vez da porcaria que se usa hoje em dia.

                            Comentário


                              #44
                              Originalmente Colocado por MarcoSPinto Ver Post
                              Compreendo uma vez mais a apreensão.

                              Mas antigamente se o normal era experimentar o carro dando o máximo que ele pudesse () hoje em dia está mais que debatido que não é a melhor técnica para se constatar da boa saúde de um usado.

                              Quem souber, basta uma pequena recta para meter 1ª, 2ª, 3ª, 4ª e 5ª (e eventualmente 6ª), parar e meter marcha atrás. A nível de caixa, embraiagem e diferencial fica-se logo com uma ideia da coisa sem andar a velocidades proibidas e com o carro dos outros.

                              A saúde do motor também não tem muita ciência, verificar fumo, líquido de refrigeração, estado do óleo, barulhos estranhos.

                              Claro que podemos apanhar um vendedor astuto e que tenha trocado o óleo, o líquido de refrigeração e mais uns pormenores para esconder eventuais problemas. Mas por exemplo um carro com a junta da culassa com passagem ganha facilmente pressão no circuito de refrigeração, mesmo sem aquecer muito. Se os segmentos estiverem já com algum desgaste, também se nota o óleo a salpicar pela vareta do óleo mesmo sem estar muito quente.

                              Agora se o pessoal se limita a fazer um check aos fluídos com o motor desligado e de seguida a dar uma assapadela em autoestrada, vai achar que está tudo bem.

                              Um motor que puxe bem não significa que esteja de boa saúde, às vezes até indica que foi um motor puxado e que já pode ter bastantes folgas.

                              É preciso uma análise cuidada e criteriosa.

                              Quanto ao sapateiro te mexer nesse motor é mesmo isso. Qualquer Manel GT te troca óleo e filtros, velas, cabos, etc. Tem uma mecânica "simples", um compartimento do motor generoso que dá para meter as mãos com tranquilidade, e peças do tempo do overengineering com tamanho XL e com parafusos resistentes em vez da porcaria que se usa hoje em dia.
                              Ah ok, compreendo.

                              É que à bocado, começava a ficar um pouco com a impressão de que me olhavam como aquele cliente mal-visto, tipo alguns 'putos' novos mais ou menos da minha idade, que vai buscar um carro para "assapar" e "xunar"...
                              (Nunca me pus com alterações em carro algum, e carros 'azeiteirados' ficam fora da minha lista.)

                              Quando na verdade, sou consideravelmente picuinhas com as máquinas; além disso alguns colegas até dizem que mesmo com os meus 30's "pareço um velho" porque gosto de banheiras!
                              ( Mas geralmente as banheiras são espaçosas e tenho boas recordações da zona de Carcavelos... )

                              Além do mais, nunca iria acelerar de forma abusadora, pois suponhamos que alguma coisa dá de si, o proprietário naturalmente terá razão em dizer: "Olhe até podia estar bastante gasto, mas foi nas suas mãos que partiu."

                              Algumas das dicas que me dás a nível de ver a mecânica (não sabia todas), também cheguei a levar impressas numa folha A4 quando fui ver carros pela 1ª vez há uns anitos, alguns até achavam piada!

                              A questão ali, foi: apanho com mais de 6 horas de comboio (ida e volta) de Lisboa ao Porto, fora outros transportes; levanto-me antes das 6:00 para apanhar o comboio das 8:00, por uma maluqueira de ir ver um carro que nem será para o dia-a-dia... e o gajo embora prestável, começa a despachar "pois já tinha um almoço combinado".
                              Naturalmente, nunca lhe ia comprar o carro, sem ter noção do estado de mais coisas importantes.

                              Tem graça mencionares o conceito "overengineering", também o mencionei há poucos dias, num tópico qualquer de um user que ponderava colocar turbo, num Mercedes 190d ou algo.

                              Comentário


                                #45
                                Boa tarde. Aproveito este tópico para tirar uma dúvida:

                                Para o verão tenciono comprar carro, mas se fosse comprar agora, os anúncios que me interessam são de carros da zona de Leiria e eu sou do Porto. Se comprasse algum desses carros, como fazia com o seguro?

                                como vai ser o 1º carro que compro quero ter a certeza como fazer tudo direitinho para mais tarde não vir a ter problemas.

                                Comentário


                                  #46
                                  Originalmente Colocado por Jnicolau Ver Post
                                  Boa tarde. Aproveito este tópico para tirar uma dúvida:

                                  Para o verão tenciono comprar carro, mas se fosse comprar agora, os anúncios que me interessam são de carros da zona de Leiria e eu sou do Porto. Se comprasse algum desses carros, como fazia com o seguro?

                                  como vai ser o 1º carro que compro quero ter a certeza como fazer tudo direitinho para mais tarde não vir a ter problemas.
                                  Tens 2 hipoteses, ou pedes ao dono do carro que não cancele o seguro antes de chegares ao Porto e poderes fazer um em teu nome, ou antes de ires buscar o carro fazes o seguro....a desvantagem da ultima opção é que sem veres o carro não tens a certeza de o ir comprar e arriscas-te a fazer o seguro para um carro que depois não compras.

                                  Cumps

                                  Comentário


                                    #47
                                    Originalmente Colocado por Ribatejano Ver Post
                                    Tens 2 hipoteses, ou pedes ao dono do carro que não cancele o seguro antes de chegares ao Porto e poderes fazer um em teu nome, ou antes de ires buscar o carro fazes o seguro....a desvantagem da ultima opção é que sem veres o carro não tens a certeza de o ir comprar e arriscas-te a fazer o seguro para um carro que depois não compras.

                                    Cumps
                                    Obrigada.

                                    Estes carros que estou a falar estão em stands, também têm seguro?
                                    Realmente ir ver o carro e voltar pra fazer o seguro e voltar para o ir buscar, fica caro. Vivo exatamente a 200km do stand por isso eram 800km para comprar um "simples" carro

                                    Comentário


                                      #48
                                      Originalmente Colocado por Jnicolau Ver Post
                                      Obrigada.

                                      Estes carros que estou a falar estão em stands, também têm seguro?
                                      Realmente ir ver o carro e voltar pra fazer o seguro e voltar para o ir buscar, fica caro. Vivo exatamente a 200km do stand por isso eram 800km para comprar um "simples" carro
                                      O último carro que comprei fui buscá-lo a Sintra. Foi um risco mas tive que confiar no que as fotos do anuncio me mostravam.

                                      Fui num carro acompanhado para em caso de negócio trazer logo o carro e não ter que andar em transportes públicos e estar mais à vontade.

                                      Não sei qual o grau de confiança que têm com os vossos mediadores, mas o meu basta ligar-lhe e dizer-lhe a matrícula do carro que fico com seguro para a viagem, bastando depois passar lá e pagar já para o ano todo.

                                      É o que faço sempre, mesmo que o carro tenha seguro do vendedor eu prescindo dele e deixo ficar o selo e a carta verde.

                                      Mas já aconteceu de vender carros e os compradores me pedirem o seguro só para chegarem até casa. Das primeiras vezes até fui benevolente e acedi ao pedido, mas depois de começar a analisar a situação e de lidar com pessoas menos sérias passei a não fazer esse tipo de "jogada".

                                      Ou traz alguém com seguro de carta, faz um seguro ou pede-me para deixar o carro em sua casa. Andar com o meu seguro é que não, porque:
                                      -Caso queira pedir o reembolso do prémio do seguro não dá sem o selo e a carta verde
                                      -Em casa de acidente o seguro "deita-se de fora" porque o carro deixou de ser propriedade do segurado para ser propriedade de um terceiro e as condições contratuais não podem ser alteradas unilateralmente e sem aviso (como é óbvio)
                                      -Sem o selo e carta verde não dá para cancelar o seguro pelo que podem ver-se envolvidos em eventuais acidentes que o novo proprietário possa causar

                                      Quanto a mim estou mais que experimentado quanto a esta questão.

                                      Comentário


                                        #49
                                        Originalmente Colocado por MarcoSPinto Ver Post
                                        O último carro que comprei fui buscá-lo a Sintra. Foi um risco mas tive que confiar no que as fotos do anuncio me mostravam.

                                        Fui num carro acompanhado para em caso de negócio trazer logo o carro e não ter que andar em transportes públicos e estar mais à vontade.

                                        Não sei qual o grau de confiança que têm com os vossos mediadores, mas o meu basta ligar-lhe e dizer-lhe a matrícula do carro que fico com seguro para a viagem, bastando depois passar lá e pagar já para o ano todo.

                                        É o que faço sempre, mesmo que o carro tenha seguro do vendedor eu prescindo dele e deixo ficar o selo e a carta verde.

                                        Mas já aconteceu de vender carros e os compradores me pedirem o seguro só para chegarem até casa. Das primeiras vezes até fui benevolente e acedi ao pedido, mas depois de começar a analisar a situação e de lidar com pessoas menos sérias passei a não fazer esse tipo de "jogada".

                                        Ou traz alguém com seguro de carta, faz um seguro ou pede-me para deixar o carro em sua casa. Andar com o meu seguro é que não, porque:
                                        -Caso queira pedir o reembolso do prémio do seguro não dá sem o selo e a carta verde
                                        -Em casa de acidente o seguro "deita-se de fora" porque o carro deixou de ser propriedade do segurado para ser propriedade de um terceiro e as condições contratuais não podem ser alteradas unilateralmente e sem aviso (como é óbvio)
                                        -Sem o selo e carta verde não dá para cancelar o seguro pelo que podem ver-se envolvidos em eventuais acidentes que o novo proprietário possa causar

                                        Quanto a mim estou mais que experimentado quanto a esta questão.
                                        obrigada.

                                        Também não tenciono ir sozinha, o ideal é mesmo trazer o carro quando o fosse ver.
                                        Quanto ao mediador, vai ser o do meu pai. Que me lembre, é um homem bem simpático, mas tenho que perder um dia pra lá ir (ainda fica um longe de casa e completamente fora de mão). Mas quando lá for, vejo se ele me deixa fazer isso.

                                        Comentário


                                          #50
                                          Olá novamente,

                                          Já efectuei negócio, desde já um muito obrigado a TODOS quanto me ajudaram, dando a sua opinião neste tópico.
                                          (Evito colocar aqui os vossos nomes todos, pois se me esqueço de algum é chato.)
                                          Espero que continue a ser de utilidade para muitos mais.

                                          Para não estar a misturar assuntos diferentes, sobre o meu negócio em si, e o tema deste tópico (mais generalista), deixei as novidades na actualização do tópico abaixo (post #129), com 2 anos , que criei para esse efeito.

                                          O título ilude, naturalmente que hoje, o valor já não teve muito a ver com " 1000 euros ".

                                          http://forum.autohoje.com/forum-gera...0-euros-5.html

                                          Obrigado!
                                          Editado pela última vez por BoraLaMarina; 20 February 2014, 17:56.

                                          Comentário

                                          AD fim dos posts Desktop

                                          Collapse

                                          Ad Fim dos Posts Mobile

                                          Collapse
                                          Working...
                                          X