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Ibiza vs C3 vs Clio - Qual escolhiam?

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    #31
    Não gosto particularmente de nenhum, mas, pelo motor e pela qualidade da condução em geral, optava pelo Ibiza.
    Se possível, com jantes mais pequenas do que essas de 17", que os ruídos parasitas não tardam com elas a dar pancadas aos ocupantes e aos plásticos do interior.
    16", ou mesmo 15" chegam perfeitamente.

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      #32
      Originalmente Colocado por tiagoadcosta Ver Post
      SrChambino e um Ibiza que não seja o FR? Ou visualmente deixa de ser interessante?
      A minha questão prende-se com o facto de achar que jante de 17" apenas prejudica o carro pois deverá influenciar negativamente o conforto, consumos, e o custo dos pneus.

      EDIT: Por exemplo segundo o configurador dá para ter um Ibiza Style com jantes de 15" com o 1.2TSI de 85cv se a versão 1.2 atmosférica for curta. E isto um pouco mais barato que o FR. Agora a nível de extras não sei como é.
      O FR tem mais equipamento. E o interior nada tem a ver, é que muda mesmo muito o ambiente do carro nesta versão.

      Originalmente Colocado por blastop Ver Post
      Não gosto particularmente de nenhum, mas, pelo motor e pela qualidade da condução em geral, optava pelo Ibiza.
      Se possível, com jantes mais pequenas do que essas de 17", que os ruídos parasitas não tardam com elas a dar pancadas aos ocupantes e aos plásticos do interior.
      16", ou mesmo 15" chegam perfeitamente.
      As jantes são oferta! Sendo o carro para mulher e ligando à estética, já se sabe...

      Eu no meu FR tenho jantes 17 mas também tenho 143cv para as puxar.

      Comentário


        #33
        Originalmente Colocado por blastop Ver Post
        Não gosto particularmente de nenhum, mas, pelo motor e pela qualidade da condução em geral, optava pelo Ibiza.
        Se possível, com jantes mais pequenas do que essas de 17", que os ruídos parasitas não tardam com elas a dar pancadas aos ocupantes e aos plásticos do interior.
        16", ou mesmo 15" chegam perfeitamente.
        Ou 13".... ou 12"!
        Isso do "chegam perfeitamente"... O "pisar", segurança e estetica do carro com jantes 17" ou 15" é completamente diferente.

        Comentário


          #34
          O Ibiza é duro que nem cornos e isso faz com que seja um carro francamente desconfortável.

          Por outro lado, desses 3 é o melhor compromisso da lista, sem dúvida.

          Se fosse eu tentava negociar um Clio novo pelo preço do Ibiza, porque dos três é o melhor produto na globalidade.

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            #35
            Apesar de não gostar do modelo, dos 3 apresentados sem dúvida alguma que o melhor negócio é o Ibiza. Mas não dá para ser com jante 16"? Fica mais barato na hora de trocar pneus e mais confortável.

            Comentário


              #36
              Originalmente Colocado por JoelM Ver Post
              Fiabilidade não falo, pois é relativo (embora também acredite que o mazda seja mais fiavel). Plásticos curiosamente é um dos pontos menos positivos no Clio e costuma ser da renault em geral.
              Mas comportamento? É que o Clio costuma ser considerado o melhor do segmento (neste ultimo fala-se num pisar de segmento acima) e já não é deste modelo... E são muitos os comparativos e testes a dizer o mesmo.

              Um exemplo do AH: "Ora, ao contrário do motor, esforço é algo que o chassis nunca aparenta. A Clio ST é ligeiramente mais pesada que a berlina, mas a diferença não chega para beliscar os superiores dotes de comportamento; até porque está compensada por um acerto de suspensão que conta com molas traseiras 10% mais firmes e uma barra estabilizadora dianteira mais grossa. O grande trunfo continua a ser a combinação entre a qualidade de amortecimento e o controlo de carroçaria, o que, com a ajuda de uma direção rápida e direta e um controlo de estabilidade muito bem calibrado, fornece o alicerce para que a Clio ST atinja um nível de precisão, neutralidade e compostura superior à dos seus rivais e comparável à dos melhores exemplos do segmento acima, enrolando as curvas com uma naturalidade e agilidade capazes de contagiar qualquer condutor."

              E os carros em questão são mais evoluidos em equipamento, por serem mais recentes, mas depende do que se liga ao equipamento.
              Acredito que tenha um bom chassis, mas daquilo que andei num jazz e num mazda 2, fiquei bastante surpreendido.
              Possuem também motores poupados, no caso da honda vem com 5 anos de garantia.
              Na minha opinião são 2 carros que em branco assentam muito bem. Penso que o clio tenha turbo, os outros dois não faço ideia.
              Neste caso os dois que mencionei tem isso a seu favor, menos problemas.
              Sou sincero, não daria 15000€ por um ibiza ou por um renault com 0.9cc




              Editado pela última vez por roberts; 26 February 2014, 09:21.

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                #37
                Originalmente Colocado por asjesus Ver Post
                Apesar de não gostar do modelo, dos 3 apresentados sem dúvida alguma que o melhor negócio é o Ibiza. Mas não dá para ser com jante 16"? Fica mais barato na hora de trocar pneus e mais confortável.
                Os preços para "17" e "16" são idênticos.

                Comentário


                  #38
                  Originalmente Colocado por bals Ver Post
                  Ou 13".... ou 12"!
                  Isso do "chegam perfeitamente"... O "pisar", segurança e estetica do carro com jantes 17" ou 15" é completamente diferente.
                  12 não digo, mas ter jantes 17 nestes carros é ficar com um conforto fraco, para além de que em piso degradado se tornam mais saltitões. Ter jantes maiores não segnifica por si só maior segurança. Para além de outras desvantagens.

                  Comentário


                    #39
                    Originalmente Colocado por bals Ver Post
                    Os preços para "17" e "16" são idênticos.

                    Ve lá quanto custa uns 205/55/16 e uns 205/50/17 ...

                    É quase o dobro do preço.

                    Comentário


                      #40
                      Originalmente Colocado por JoelM Ver Post
                      12 não digo, mas ter jantes 17 nestes carros é ficar com um conforto fraco, para além de que em piso degradado se tornam mais saltitões. Ter jantes maiores não segnifica por si só maior segurança. Para além de outras desvantagens.
                      Jantes maiores e pneus mais largos não significam mais segurança? Por isso é que os carros desportivos andam todos com jantes 14" e 15" e pneus 175.

                      Originalmente Colocado por SPV Ver Post
                      Ve lá quanto custa uns 205/55/16 e uns 205/50/17 ...

                      É quase o dobro do preço.
                      Estamos a falar do Ibiza ou de outro carro??
                      As medidas em questão são: 215/45R16 e 215/40R17.
                      Editado pela última vez por bals; 26 February 2014, 14:27.

                      Comentário


                        #41
                        Originalmente Colocado por bals Ver Post
                        Jantes maiores e pneus mais largos não significam mais segurança? Por isso é que os carros desportivos andan todos com jantes 14" e 15" e pneus 175.
                        Estamos a falar do Ibiza ou de outro carro??
                        As medidas em questão são: 215/45R16 e 215/40R17.
                        Nem sempre é assim e os desportivos não andam com esses pneus/jantes por uma questão de segurança apenas.

                        Comentário


                          #42
                          Originalmente Colocado por bals Ver Post
                          Jantes maiores e pneus mais largos não significam mais segurança? Por isso é que os carros desportivos andan todos com jantes 14" e 15" e pneus 175.



                          Estamos a falar do Ibiza ou de outro carro??
                          As medidas em questão são: 215/45R16 e 215/40R17.
                          Mas esses desportivos têm várias vezes mais potência que estes carros que se está aqui a falar, pelo que precisam de maior área de contacto com o chão.
                          Se recuarmos uns anos vemos carros de segmento superior com jantes bem mais pequenas e pneus finos e altos. Bem como hot hatches com jantes de 13 ou 14".
                          O Ferrari F40, tido por muitos como o melhor supercarro de sempre e que foi durante algum tempo o carro mais rápido do mundo tinha jantes de 17" (embora com pneus larguíssimos mas ainda assim...)

                          Para além disso pneus mais largos nem sempre significam mais aderência. Em piso molhado por exemplo um pneu estreito e alto escapa melhor à aquaplanagem.

                          Mas força, por este andar um dia é tudo assim:

                          Comentário


                            #43
                            Originalmente Colocado por JoelM Ver Post
                            Nem sempre é assim e os desportivos não andam com esses pneus/jantes por uma questão de segurança apenas.
                            Então qual é a razão?

                            Comentário


                              #44
                              Originalmente Colocado por bals Ver Post
                              Ou 13".... ou 12"!
                              Isso do "chegam perfeitamente"... O "pisar", segurança e estetica do carro com jantes 17" ou 15" é completamente diferente.
                              "Pisar" com essas jantes num carro já de si duro e com apenas 85cv..., diria que se torna num "trotear".

                              Segurança ?
                              O que é que ter jantes maiores influencia a sensação de segurança para melhor ? Nada.
                              Quanto muito, tens mais área metálica a partir/empenar, e menos borracha a absorver correctamente as irregularidades do piso, especialmente em curva.

                              Estética ?
                              Admito, ficam engraçadas a roçar o cómico as cavas das rodas preenchidas com jantes XXL, mas a segurança e qualidade do pisar deveriam ser a prioridade de um carro de estrada, especialmente de carros pequenos e pouco potentes, como estes utilitários.

                              Comentário


                                #45
                                A diferença entre 16 e 17 pretende mais em questoes esteticas que outra coisa. Apesar do menor perfil dos pneus com jantes de 17 ajudar na dinamica, a coisa nao é muito diferente. O problema maior é o preço para mudar os pneus, de resto, 16 ou 17 acaba por ir dar ao mesmo em termos de dinamica, e as de 17 ganham na estetica.

                                Eu na Focus, passei de 205/55R16 para 205/50R17, a diferença no conforto sente alguma coisa mas nada do outro mundo, a diferença na dinamica é desprezável, o preço por cada pneus aumentaram entre 40-60€ (100€ nas de 16, entre 140-160€ nas de 17). A diferença de look foi a maior.
                                Editado pela última vez por Drifter; 26 February 2014, 18:55.

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                                  #46
                                  Originalmente Colocado por bals Ver Post
                                  Jantes maiores e pneus mais largos não significam mais segurança? Por isso é que os carros desportivos andam todos com jantes 14" e 15" e pneus 175.
                                  Tu não pescas nada disto.

                                  Os Fórmula1 andam com jantes 13" e com pneus de altíssimo perfil.

                                  Em neve, os pneus não devem ser largos.

                                  Só dois exemplos para veres como essas tuas verdades andam muito longe da verdade.




                                  Comentário


                                    #47
                                    17" num carro de 80-90 cv é um absurdo.

                                    Comentário


                                      #48
                                      O preço apresentado para o clio na versão dynamique parece-me exagerado para carro de serviço. Parece-me que deve ser possível fazer melhor negócio (talvez noutro concessionário?).

                                      O Ibiza FR citado está melhor equipado mas se o conforto for mais importante que a estética desportiva o clio será melhor opção (mas com um negócio melhor). O Ibiza é um carro duro já por natureza e ainda por cima com jantes de 17" em cidade devem-se sentir uma por uma todas as pedras da calçada.

                                      Comentário


                                        #49
                                        Originalmente Colocado por RAD Ver Post
                                        17" num carro de 80-90 cv é um absurdo.
                                        Eu que o diga.

                                        Comentário


                                          #50
                                          Originalmente Colocado por bals Ver Post
                                          Estamos a falar do Ibiza ou de outro carro??
                                          As medidas em questão são: 215/45R16 e 215/40R17.
                                          largura 215 é estupidamente cara.

                                          Comentário


                                            #51
                                            Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
                                            Tu não pescas nada disto.

                                            Os Fórmula1 andam com jantes 13" e com pneus de altíssimo perfil.

                                            Em neve, os pneus não devem ser largos.

                                            Só dois exemplos para veres como essas tuas verdades andam muito longe da verdade.
                                            Queres comparar pneus de Formula 1 que estão sujeitos a um desgaste brutal e forças G's em pouco espaço de tempo?
                                            Tu pescas tanto disto que nem sabes que uma das razões para que os pneus de F1 tenham um perfil alto é pelo uso de suspensões duras e assim o pneu faz parte integrante da suspensão. Além disso a tecnologia usada nesses pneus nada tem que ver com os pneus normais.
                                            Estamos a falar de pneus de uso normal e tu vens-me com pneus de neve?
                                            Vou-te dar mais um exemplo: Numa curva ou mudança de direcção repentina um pneu com perfil mais alto vai dobrar, enquanto que um pneu com um perfil mais baixo, tem a parede lateral mais dura e não dobra com tanta facilidade. É mais facil manter uma trajectoria com o pneu todo assente na estrada ou com a parte lateral do pneu na estrada?

                                            Se nada disto é verdade então pergunto mais uma vez porque é que os desportivos andam todos com pneus largos e de perfil mais baixo?

                                            Comentário


                                              #52
                                              Originalmente Colocado por bals Ver Post
                                              Queres comparar pneus de Formula 1 que estão sujeitos a um desgaste brutal e forças G's em pouco espaço de tempo?
                                              Tu pescas tanto disto que nem sabes que uma das razões para que os pneus de F1 tenham um perfil alto é pelo uso de suspensões duras e assim o pneu faz parte integrante da suspensão. Além disso a tecnologia usada nesses pneus nada tem que ver com os pneus normais.
                                              Estamos a falar de pneus de uso normal e tu vens-me com pneus de neve?
                                              Vou-te dar mais um exemplo: Numa curva ou mudança de direcção repentina um pneu com perfil mais alto vai dobrar, enquanto que um pneu com um perfil mais baixo, tem a parede lateral mais dura e não dobra com tanta facilidade. É mais facil manter uma trajectoria com o pneu todo assente na estrada ou com a parte lateral do pneu na estrada?

                                              Se nada disto é verdade então pergunto mais uma vez porque é que os desportivos andam todos com pneus largos e de perfil mais baixo?
                                              O pneu acaba sempre por ser parte integrante da suspensão. Afinal de contas é o único ponto de contacto entre o carro e o asfalto. Um pneu mais alto é mais flexível e acrescenta conforto ao carro pois absorve melhor as imperfeições da estrada. Para além disso faz com que o pneu continue agarrado ao asfalto enquanto que o pneu de mais baixo perfil ao não absorver essas imperfeições vai fazer o carro saltitar. Num Ferrari 458 claro que os componentes da suspensão são outros... Mas num segmento A ou B barato acontece mais facilmente a situação que eu descrevi. A mesma história passa-se na maioria dos casos de pessoal que rebaixa os carros.

                                              Para que possas perceber melhor do que falo pensa no seguinte cenário:

                                              Pega num bocado de cartão duro com o formato de uma folha A4 e pousa-o por cima do telemóvel em cima de uma mesa plana.
                                              Depois tira o cartão e pega numa folha de papel de impressora ou de uma revista A4 e pousa-o da mesma forma por cima do telemóvel.
                                              Verás que no primeiro caso o cartão fica suspenso em cima do telemóvel sem tocar com as pontas na mesa.
                                              Já a folha de papel dobra e entra em contacto com a mesa apesar de ter o telemóvel no meio.

                                              Agora faz a analogia tendo em conta que o cartão representa o pneu de baixo perfil e o papel representa o pneu de perfil mais alto.

                                              Comentário


                                                #53
                                                Originalmente Colocado por bals Ver Post
                                                Queres comparar pneus de Formula 1 que estão sujeitos a um desgaste brutal e forças G's em pouco espaço de tempo?
                                                Tu pescas tanto disto que nem sabes que uma das razões para que os pneus de F1 tenham um perfil alto é pelo uso de suspensões duras e assim o pneu faz parte integrante da suspensão. Além disso a tecnologia usada nesses pneus nada tem que ver com os pneus normais.
                                                Sabes que às vezes dá vontade de não responder.

                                                Claro que os pneus de F1 estão sujeitos a forças G e a um desgaste brutal...e apesar disso, são de alto perfil.

                                                Os pneus fazem parte do sistema da suspensão nos F1? É óbvio! E nos carros de estrada, não fazem?

                                                Pela tua lógica, os F1 seriam péssimos em mudanças repentinas de trajectória por terem pneus de alto perfil...o que não é verdade, pois não?

                                                Originalmente Colocado por bals Ver Post
                                                Estamos a falar de pneus de uso normal e tu vens-me com pneus de neve?
                                                O que é isso de uso normal? Normal para ti é piso seco? Chove 100 dias por ano em Portugal. Nos pneus que usamos no dia-a-dia é necessário criar um compromisso.

                                                Originalmente Colocado por bals Ver Post
                                                Vou-te dar mais um exemplo: Numa curva ou mudança de direcção repentina um pneu com perfil mais alto vai dobrar, enquanto que um pneu com um perfil mais baixo, tem a parede lateral mais dura e não dobra com tanta facilidade. É mais facil manter uma trajectoria com o pneu todo assente na estrada ou com a parte lateral do pneu na estrada?

                                                Se nada disto é verdade então pergunto mais uma vez porque é que os desportivos andam todos com pneus largos e de perfil mais baixo?
                                                No mundo de competição, cada solução tem o seu objectivo. Tu continuas a insistir na mesma tecla, mas já te mostraram que diferentes condições resultam melhor com diferentes tipos de pneus. Não há uma verdade universal nesse campo.

                                                Por exemplo, ter um pneu largo de mais (que gera muita aderência) para uma determinada suspensão pode causar o levantamento de duas rodas em curva, e até mesmo capotamento.

                                                Já agora, não costuma haver mal em a lateral do pneu dobrar. Aliás, ela é feita para isso...

                                                Os desportivos andam todos com pneus de baixo perfil? Só se a tua definição de desportivo for um Ibiza FR...

                                                Estes meninos da Mclaren devem andar a comer gelados com a testa...



                                                E estes, que fazem uma viatura atingir 400 km/h também não devem pescar nada disto...

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                                                  #54
                                                  Originalmente Colocado por tiagoadcosta Ver Post
                                                  O pneu acaba sempre por ser parte integrante da suspensão. Afinal de contas é o único ponto de contacto entre o carro e o asfalto. Um pneu mais alto é mais flexível e acrescenta conforto ao carro pois absorve melhor as imperfeições da estrada. Para além disso faz com que o pneu continue agarrado ao asfalto enquanto que o pneu de mais baixo perfil ao não absorver essas imperfeições vai fazer o carro saltitar. Num Ferrari 458 claro que os componentes da suspensão são outros... Mas num segmento A ou B barato acontece mais facilmente a situação que eu descrevi. A mesma história passa-se na maioria dos casos de pessoal que rebaixa os carros.

                                                  Para que possas perceber melhor do que falo pensa no seguinte cenário:

                                                  Pega num bocado de cartão duro com o formato de uma folha A4 e pousa-o por cima do telemóvel em cima de uma mesa plana.
                                                  Depois tira o cartão e pega numa folha de papel de impressora ou de uma revista A4 e pousa-o da mesma forma por cima do telemóvel.
                                                  Verás que no primeiro caso o cartão fica suspenso em cima do telemóvel sem tocar com as pontas na mesa.
                                                  Já a folha de papel dobra e entra em contacto com a mesa apesar de ter o telemóvel no meio.

                                                  Agora faz a analogia tendo em conta que o cartão representa o pneu de baixo perfil e o papel representa o pneu de perfil mais alto.
                                                  Eu percebo isso tudo. Sei muito bem o que são pneus e suspensões.
                                                  O Ibiza tem estas opções: 185/60R15 e 215/40R17. Agora diz-me em termos gerais qual é a medida que te vai dar mais segurança?

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                                                    #55
                                                    Originalmente Colocado por bals Ver Post
                                                    Eu percebo isso tudo. Sei muito bem o que são pneus e suspensões.
                                                    O Ibiza tem estas opções: 185/60R15 e 215/40R17. Agora diz-me em termos gerais qual é a medida que te vai dar mais segurança?


                                                    Pronto já caíste no ridículo. Comparar dois pneus com larguras diferentes. Não duvides que se o pneu de 15" tivesse 215 de largura, era mais seguro

                                                    Comentário


                                                      #56
                                                      Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
                                                      Sabes que às vezes dá vontade de não responder.
                                                      Andas a aqui a por fotos de carros com 20 anos... Porque não pões do Megane RS, Golf GTI, Ferrari 458, etc... Podes ir mais atras no tempo (tipo 200 anos) e mete aqui fotos de carroças puxadas por bois.
                                                      Para acabar com esta conversa e porque estamos a falar do Ibiza apenas te faço uma pergunta que já fiz:
                                                      O Ibiza tem estas opções: 185/60R15 e 215/40R17. Agora diz-me em termos gerais qual é a medida que te vai dar mais segurança? O Ibiza tem estas opções: 185/60R15 e 215/40R17. Agora diz-me em termos gerais qual é a medida que te vai dar mais segurança?
                                                      Editado pela última vez por bals; 27 February 2014, 13:03.

                                                      Comentário


                                                        #57
                                                        Originalmente Colocado por Movyk Ver Post


                                                        Pronto já caíste no ridículo. Comparar dois pneus com larguras diferentes. Não duvides que se o pneu de 15" tivesse 215 de largura, era mais seguro
                                                        Caí no ridiculo de dizer as medidas de pneus que estão disponiveis num carro que está a ser debaido neste tópico. Ridiculo porque podes escolher estas medidas quando compras este carro. Sim claramente caí no ridiculo.
                                                        P.S. - É bom saber que a parede lateral do pneu tem tanta aderência como o piso.

                                                        Comentário


                                                          #58
                                                          Originalmente Colocado por bals Ver Post
                                                          Andas a aqui a por fotos de carros com 20 anos... Porque não pões do Megane RS, Golf GTI, Ferrari 458, etc... Podes ir mais atras no tempo (tipo 200 anos) e mete aqui fotos de carroças puxadas por bois.
                                                          Meti fotos de um carro com 700 cavalos e de outro com 1300...e tu vens-me falar em Meganes RS....que pode ser muito bom mas é um campeonato mesmo à parte...mesmo muito à parte. Espero que não estejas a chamar de carroça ao Mclaren F1 que encosta ainda hoje muito superdesportivo recente.

                                                          Os Ferraris costumam sim ter um perfil mais reduzido mas nunca chega ao ridículo de certos carros que se vêem por aí, cuja função do baixo perfil é puramente estética.

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                                                            #59
                                                            Originalmente Colocado por bals Ver Post
                                                            Caí no ridiculo de dizer as medidas de pneus que estão disponiveis num carro que está a ser debaido neste tópico. Ridiculo porque podes escolher estas medidas quando compras este carro. Sim claramente caí no ridiculo.
                                                            P.S. - É bom saber que a parede lateral do pneu tem tanta aderência como o piso.
                                                            Eu percebi bem a tua comparação. O pneu de 17" é mais seguro porque tem mais área de contacto, não tem a ver com o perfil do pneu.

                                                            E mesmo a maior área de contacto em caso de aquaplanning ou neve é indesejável.

                                                            Já que insistes, a parede lateral entra muito raramente em contacto com o piso e quando o faz, aumenta a área de contacto o que é claramente positivo, até porque só a consegues dobrar a esse ponto em boas condições de aderência (piso seco), i.e., nunca te pode prejudicar em molhado.

                                                            Comentário


                                                              #60
                                                              Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
                                                              Meti fotos de um carro com 700 cavalos e de outro com 1300...e tu vens-me falar em Meganes RS....que pode ser muito bom mas é um campeonato mesmo à parte...mesmo muito à parte. Espero que não estejas a chamar de carroça ao Mclaren F1 que encosta ainda hoje muito superdesportivo recente.

                                                              Os Ferraris costumam sim ter um perfil mais reduzido mas nunca chega ao ridículo de certos carros que se vêem por aí, cuja função do baixo perfil é puramente estética.
                                                              Para ti desportivos é só de 700cv para cima. Tá certo! O Megane RS é só o melhor "desportivo" de tracção dianteira do mundo.
                                                              Uma foto é de um carro com mais de 20 anos e a outra é de um carro que tem pneus feitos especificamente para esse carro, belos exemplos.
                                                              Já que falas na Mclaren aqui ficam as medidas dos pneus do MP4-12C: Frente 235 35 R19, trás 305 30 R20. Perfis altissimos portanto. Estes gajos que fazem os desportivos andam todos errados e tu certo.

                                                              Comentário

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