Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Audi A3 1.6i 99 - consumos elevados

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #31
    Originalmente Colocado por Miguelspc Ver Post
    E andar sempre sempre com o motor folgado !

    É muito melhor andar com ele nas 3000 rpm mais com o pedal do acelerador no minimo que andares a 2000 rpm em 5ª e carregares a fundo para ele tentar desenvolver ( a isto se chama motor em esforço )

    Utiliza bem a caixa !

    E como teve parado e a andar sempre a baixas rpm vai puxar pelo motor para limpar bem isso
    Isso não é tão generalizável assim.

    Os meus melhores depósitos com os meus motores a gasolina (e não são de 8v sequer) foram a fazer trocas entre as 2000 e 2500 rpm (com a ocasional excepção, claro, quando necessário). Num deles fiz, com 4 pessoas, Lamego-Seia-Coimbra-Lisboa-Leiria (uma ou outra volta)-Lamego e mais qualquer coisa de que não me lembro, com média total de 6.4 l/100 kms e mais de 800 kms percorridos antes de voltar a meter gasolina.

    É precisamente assim que conduzo habitualmente, obviamente sempre tendo em conta que cada subida é uma subida e que não há só uma regra para fazer bons consumos. Assim, toda a gente era campeã dos consumos. Eu vou fazendo habitualmente pouco abaixo dos 7, com um ou outro esticão e uma ou outra volta em Coimbra.

    O user diz que faz via rápida com o carro, portanto não estará assim cheio de carvão...mas não custa nada puxar um pouco por ele, claro, e ver se há diferenças.

    Comentário


      #32
      Eu estou a referir me por exemplo se apanhas uma subida , e se antes dela vais as 2000 rpm em 5ª quando apanhares a subida vais carregar a fundo para "tentar andar" ou metes uma abaixo para fazer a subida bem e com o motor folgado?

      Comentário


        #33
        Bem, vou começar por fazer o que disse o user carregalhe disse a ver como estão os consumos.
        Quando tiver resultados passo aqui para partilhar convosco, por isso peço que não se esqueçam deste trópico.
        Se confirmar-se de que algo não está bem, tudo o que vocês disseram vai para o papel para ajudar o mecânico.
        Um á parte, quando dizem puxar pelo carro é andar depressa ou por exemplo, numa quarta deixar ir as 4milrpm e meter quinta?
        Muito obrigado a todos pela ajuda e mais uma vez peço que fiquem atentos.
        Cumprimentos

        Comentário


          #34
          Esqueçam as rotaçoes, o que importa é uma boa leitura da estrada e pouco pressao no acelerador. Regra geral: quanto menos se acelerar, menos se consome.

          Tanto faço, no Xsara a gasolina, percursos que vou com o carro a roçar as 1000rpm so com o pé apoiado no acelerador, como faço subidas com ele as 4500rpm tambem com o pé apoiado no acelerador.

          Ha que jogar tambem com a faixa de binario maximo do carro, o 1.6 SR do A3 em questao tem o binario as 4000rpm, em situaçoes de esforço, convem nao ir muito abaixo desta rotaçao.

          Em termos de consumo, numa subida ou recuperaçao, geralmente, compensa mais ir a uma rotaçao mais alta com menos pressao de acelerador, que numa rotaçao mais baixa mas com o acelerador quase la no fundo.

          Comentário


            #35
            A haver fuga de gasolina suficientemente grande para os consumos serem tão elevados, tinhas obrigatoriamente que sentir o cheiro.

            De resto, se o consumo fôr real, ou o mecânico não olhou para o carro ou é da condução

            Comentário


              #36
              O ponteiro da temperatura chega e mantem-se nos 90º? Não sente mais nenhum sintoma, como falta de força?

              Tens a certeza das contas que fizes-te, não te teras enganado em algum lado?

              Gastar 9/10 litros, dependendo dos percursos pode ser normal, acima disso já tem de ser com muita pressão no pedal da direita.

              É do conhecimento geral que este motor (à semelhança de muitos mais antigos) facilmente faz consumos exagerados sem necessáriamente andar muiiito rapido. Tudo depende da condução.

              Verfica os novamente os consumos, se a situação se mativer, passa pela audi (ou por uma oficina como deve de ser) e pede um diagnóstico completo ao carro. Assim ficas a saber se há algo de errado, ou se é só a tua condução


              Cump.

              Comentário


                #37
                Originalmente Colocado por Miguelspc Ver Post
                Eu estou a referir me por exemplo se apanhas uma subida , e se antes dela vais as 2000 rpm em 5ª quando apanhares a subida vais carregar a fundo para "tentar andar" ou metes uma abaixo para fazer a subida bem e com o motor folgado?
                Fiz esse teste no Clio 1.2. Em 5ª com o pé no fundo ia a fazer 10 l/100 kms de instantâneo, em 4ª, com menos pressão no acelerador mas mais rpm, ia a fazer 16 l/100 kms.

                De qualquer forma, quanto mais não seja pela saúde do motor, é óbvio que há subidas que não vou fazer em 5ª, mesmo que conseguisse chegar ao topo nessa mudança. Prezo ritmos de viagem o mais constantes possíveis (e é por isso que faço bastante bons consumos). Como disse o Drifter, é preciso é saber ler a estrada e o trânsito.

                Comentário


                  #38
                  Originalmente Colocado por JoaoPedro95 Ver Post
                  Como indica o titulo, tenho um Audi A3 de 1999, 1600c3 a gasolina.
                  Pelo que vejo na net, o máximo que vi foi 9L/100 e eu estou a fazer 13.5l/100.
                  Não tenho CB, mas o tanque tem 55L e com um depósito faço 418KM.
                  Fui a um mecânico de confiança, ligou o carro á máquina e disse que se não soubesse qual era o carro, dizia que tinha acabado de sair de fábrica.
                  Apenas recomendou fazer viagens longas e puxar pelo carro. Esqueci-me de referir que sou de Ponta Delgada, S.Miguel Açores.
                  O que poderá ser estes consumos elevados? A minha carteira não aguenta..
                  Obrigado
                  Espera lá estarás a fazer bem as contas? se tens 55 litros de depósito e fizeste 418 kms mesmo que tivesses gasto todos os 55 litros até ao fim, isso dava média de 13.15 litros.

                  mas diria que não gastaste depósito até última gota e se reserva do carro for 6-7 litros (vamos usar 7) e os 418 km foi até acender luz da reserva, na verdade gastaste 48 litros para fazer 418 kms o que já dá uma média de 11.5 litros/100 km.

                  se depois disseres que fazes sobretudo cidade, fui ver e consumo homologado da audi para esse carro em cidade é de 9,6 litros/100 km, o que na prática, significa, que a maioria dos condutores fará 10,2-10,5 litros/100 km reais....

                  vai daí a diferença entre o que estarás agora a fazer (se o que eu disse para as contas que fiz se aplica) é apenas uma diferença de 1 litro pro que seria esperado que fizesses em cidade com o carro. poderá na mesma merecer investigação e já alguém disse que as velas podem não ser as adequadas ao carro, apesar de as mesmas estarem em bom estado (até podem ser novas) como disse o teu mecÂnico. se não forem da qualidade/especificação para esse motor, pode apenas e só ser essa a solução para desceres os consumos.
                  Editado pela última vez por dtv; 13 March 2014, 11:54.

                  Comentário


                    #39
                    Nas tuas voltinhas quantos kms fazes de cada vez? Quanto tempo demoras nessas viagens?

                    Comentário


                      #40
                      Originalmente Colocado por dtv Ver Post
                      Espera lá estarás a fazer bem as contas? se tens 55 litros de depósito e fizeste 418 kms mesmo que tivesses gasto todos os 55 litros até ao fim, isso dava média de 13.15 litros.

                      mas diria que não gastaste depósito até última gota e se reserva do carro for 6-7 litros (vamos usar 7) e os 418 km foi até acender luz da reserva, na verdade gastaste 48 litros para fazer 418 kms o que já dá uma média de 11.5 litros/100 km.

                      se depois disseres que fazes sobretudo cidade, fui ver e consumo homologado da audi para esse carro em cidade é de 9,6 litros/100 km, o que na prática, significa, que a maioria dos condutores fará 10,2-10,5 reais....

                      vai daí a diferença entre o que estarás agora a fazer (se o que eu disse para as contas que fiz se aplica) é apenas uma diferença de 1 litro pro que seria esperado que fizesses em cidade com o carro. poderá na mesma merecer investigação e já alguém disse que as velas podem não ser as adequadas ao carro, apesar de as mesmas estarem em bom estado (até podem ser novas) como disse o teu mecÂnico. se não forem da qualidade/especificação para esse motor, pode apenas e só ser essa a solução para desceres os consumos.
                      Exacto, ele tinha de voltar a atestar para saber quantos litros consumiu.

                      Comentário


                        #41
                        Foi o que eu já disse atrás. Inclino-me, antes de mais, para um cálculo errado do consumo.

                        Comentário


                          #42
                          Originalmente Colocado por carregalhe Ver Post
                          Foi o que eu já disse atrás. Inclino-me, antes de mais, para um cálculo errado do consumo.
                          pois faz sentido. mas de qualquer forma estarás em princípio a gastar + 1 litro do que à partida seria suposto, pelo que deves pedir ao mecânico que confirme se as velas não apenas estão em bom estado mas se são as adequadas ao motor do carro.

                          e fazes de novo a média, atestando o carro para saberes o número real de litros que gastaste num depósito.

                          Comentário


                            #43
                            Tens a certeza que o deposito tem 55L? Tenho ideia que o meu tem 40L. Quantos euros gastas a encher o deposito?

                            Comentário


                              #44
                              Originalmente Colocado por Duarteman Ver Post
                              Tens a certeza que o deposito tem 55L? Tenho ideia que o meu tem 40L. Quantos euros gastas a encher o deposito?
                              são mesmo 55 litros.

                              Comentário


                                #45
                                Põe ar nos pneus e tenta andar com as rotaçoes mais altas mas sempre sem ter que pisar muito no acelerador. Se em andamento normal ja fores a pisar mais de 25%, ja estás na mudança errada, pelo menos se queres diminuir os consumos.

                                Comentário


                                  #46
                                  Vê também a sonda da temperatura. Uma sonda avariada pode estar a indicar à centralina do carro que o motor está frio e isso faz injectar mais combustível.

                                  Comentário


                                    #47
                                    Originalmente Colocado por ice Ver Post
                                    O ponteiro da temperatura chega e mantem-se nos 90º? Não sente mais nenhum sintoma, como falta de força?

                                    Tens a certeza das contas que fizes-te, não te teras enganado em algum lado?

                                    Cump.
                                    O ponteiro da temperatura quando chega aos 90º não passa dali. Falta de força é o que ele não tem eheh
                                    Vou fazer de novos os calculos como já referi e depois venho cá postar os resultados

                                    Originalmente Colocado por FernandoAc Ver Post
                                    Nas tuas voltinhas quantos kms fazes de cada vez? Quanto tempo demoras nessas viagens?
                                    Poucos, a viagem mais longa que faço 2 vezes por mes é 35km.
                                    Num dia normal como hoje, utilizei o carro 4 vezes, para fazer mais ou menos 4-6km cada viagem.

                                    Originalmente Colocado por krendam Ver Post
                                    Põe ar nos pneus e tenta andar com as rotaçoes mais altas mas sempre sem ter que pisar muito no acelerador. Se em andamento normal ja fores a pisar mais de 25%, ja estás na mudança errada, pelo menos se queres diminuir os consumos.
                                    Pisar 25%? como assim?
                                    Tou com 2.5 nos quatro pneus, mais que o recomendável

                                    Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                                    Vê também a sonda da temperatura. Uma sonda avariada pode estar a indicar à centralina do carro que o motor está frio e isso faz injectar mais combustível.
                                    A sonda de temperatura é a que indica a temperatura que vemos no "ponteiro"?

                                    Comentário


                                      #48
                                      Originalmente Colocado por JoaoPedro95 Ver Post
                                      Pisar 25%? como assim?
                                      Tou com 2.5 nos quatro pneus, mais que o recomendável
                                      Vais a 90km\h:
                                      - vais em terceira com pedal a fundo, vais em quarta com o pedal a meio, vais em quinta quase sem carregar no acelerador?
                                      Faz estes jogos e ves o melhor para consumir menos.

                                      Mas se estás constantemente a acelerar e travar, esquece as melhorias

                                      Comentário


                                        #49
                                        Originalmente Colocado por ice Ver Post
                                        O ponteiro da temperatura chega e mantem-se nos 90º? Não sente mais nenhum sintoma, como falta de força?

                                        Tens a certeza das contas que fizes-te, não te teras enganado em algum lado?

                                        Gastar 9/10 litros, dependendo dos percursos pode ser normal, acima disso já tem de ser com muita pressão no pedal da direita.

                                        É do conhecimento geral que este motor (à semelhança de muitos mais antigos) facilmente faz consumos exagerados sem necessáriamente andar muiiito rapido. Tudo depende da condução.

                                        Verfica os novamente os consumos, se a situação se mativer, passa pela audi (ou por uma oficina como deve de ser) e pede um diagnóstico completo ao carro. Assim ficas a saber se há algo de errado, ou se é só a tua condução


                                        Cump.
                                        Não querendo contrair isto só porque sim, como tive um, não concordo nada com altos consumos. O máximo que fiz foi 9-9.5 em cidade (Lisboa) com trajectos em hora de ponta. Em misto fazia 7.5-8. Nas calmas menos de 7. Na AE a 140-150 fazia 8, mesmo com AC. E a 160 subia para 9. O que eu estou a tentar dizer é que não me parece exagerado para um 1.6 rotativo e só com caixa de 5.

                                        Quanto ao binário máximo, se a memória não me falha era pelas 3800 rpms.

                                        Se as contas não estão bem feitas (algo muito provável pelo relato), e com trajectos de 4-6 kms de cada vez, se calhar os 11 L de consumo começam a fazer sentido. Mas devemos começar por premissas correctas, ou seja, ver mesmo o consumo mais aproximado do real possível. Eu fazia cerca de 650 kms até acender a luz da reserva.

                                        Comentário


                                          #50
                                          Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                                          Não querendo contrair isto só porque sim, como tive um, não concordo nada com altos consumos. O máximo que fiz foi 9-9.5 em cidade (Lisboa) com trajectos em hora de ponta. Em misto fazia 7.5-8. Nas calmas menos de 7. Na AE a 140-150 fazia 8, mesmo com AC. E a 160 subia para 9. O que eu estou a tentar dizer é que não me parece exagerado para um 1.6 rotativo e só com caixa de 5.

                                          Quanto ao binário máximo, se a memória não me falha era pelas 3800 rpms.

                                          Se as contas não estão bem feitas (algo muito provável pelo relato), e com trajectos de 4-6 kms de cada vez, se calhar os 11 L de consumo começam a fazer sentido. Mas devemos começar por premissas correctas, ou seja, ver mesmo o consumo mais aproximado do real possível. Eu fazia cerca de 650 kms até acender a luz da reserva.
                                          Quando falei em consumos exagerados, referia-me aos padrões actuais e tendo em conta que também já me aconteceu fazer uma condução mais rapida, onde o tempo de viagem pouco alterou, e o consumo aumentou cerca de 2 litros. Isto para praticamente as mesmas velocidades, só que a chegar lá mais depressa.

                                          Eu, por norma, faço médias de 6/7 litros precisamente com um motor destes

                                          Quanto ao andar com mais rotação, não concordo. Nunca em nenhum carro meu notei que por andar com mais rotação gastava menos. Claro que a disponibilidade é outra, mas para efeitos de consumo, quanto menos rotação e se carregar no pedal da direita, melhor.

                                          Não falo obviamente de andar a esforçar os carros em rotações extremamente baixas, há que adequar a rotação à estrada/condições da mesma


                                          Cump.

                                          Comentário


                                            #51
                                            Originalmente Colocado por JoaoPedro95 Ver Post
                                            A sonda de temperatura é a que indica a temperatura que vemos no "ponteiro"?
                                            Há carros em que sim, outros em que não. Não conheço esse caso específico.

                                            Comentário


                                              #52
                                              Originalmente Colocado por JoaoPedro95 Ver Post
                                              Poucos, a viagem mais longa que faço 2 vezes por mes é 35km.
                                              Num dia normal como hoje, utilizei o carro 4 vezes, para fazer mais ou menos 4-6km cada viagem.
                                              Com trajectos tão curtos não há milagres, isso vai beber e beber bem.

                                              Na minha opinião, aí tens duas hipóteses: ou trocas de carro por outro mais económico.. ou metes gás no audi. Eu pessoalmente optava pela segunda.

                                              Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                                              Há carros em que sim, outros em que não. Não conheço esse caso específico


                                              O sensor de temperatura dos VAG tipicamente faz as 2 funções, manda a info da temperatura do líquido refrigerante para o quadrante e também para a centralina. E quando ele está com problemas dás logo conta, ficas com ralenti instável, começa a acelerar sozinho, ponteiro de temperatura "maluco" etc.


                                              Editado pela última vez por ravager; 14 March 2014, 10:24.

                                              Comentário


                                                #53
                                                Originalmente Colocado por ice Ver Post
                                                Quando falei em consumos exagerados, referia-me aos padrões actuais e tendo em conta que também já me aconteceu fazer uma condução mais rapida, onde o tempo de viagem pouco alterou, e o consumo aumentou cerca de 2 litros. Isto para praticamente as mesmas velocidades, só que a chegar lá mais depressa.

                                                Eu, por norma, faço médias de 6/7 litros precisamente com um motor destes

                                                Quanto ao andar com mais rotação, não concordo. Nunca em nenhum carro meu notei que por andar com mais rotação gastava menos. Claro que a disponibilidade é outra, mas para efeitos de consumo, quanto menos rotação e se carregar no pedal da direita, melhor.

                                                Não falo obviamente de andar a esforçar os carros em rotações extremamente baixas, há que adequar a rotação à estrada/condições da mesma


                                                Cump.
                                                Está explicada a tua opinião.

                                                Em relação ao que está a bold (não sei se era para mim), mas penso que a ideia é a que tens, ou seja, não esforçar. Acho que ninguém, de uma forma taxativa, acha que quanto maior as rpms, menor o consumo. Depende de muita coisa, mas grosso modo é como descreves

                                                Comentário


                                                  #54
                                                  Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                                                  Está explicada a tua opinião.

                                                  Em relação ao que está a bold (não sei se era para mim), mas penso que a ideia é a que tens, ou seja, não esforçar. Acho que ninguém, de uma forma taxativa, acha que quanto maior as rpms, menor o consumo. Depende de muita coisa, mas grosso modo é como descreves
                                                  Essa parte foi mesmo por discordar do que muitas vezes leio por aqui que se deve andar no regime de binário máximo. Isto aumenta e muito o consumo. Mas de facto tem-se sempre disponibilidade por parte do motor


                                                  Cump.

                                                  Comentário


                                                    #55
                                                    Originalmente Colocado por ice Ver Post
                                                    Essa parte foi mesmo por discordar do que muitas vezes leio por aqui que se deve andar no regime de binário máximo. Isto aumenta e muito o consumo. Mas de facto tem-se sempre disponibilidade por parte do motor


                                                    Cump.
                                                    Tenho a ideia que o binário máximo promove um menor esforço do motor e como tal menor consumo. Mas é uma opinião baseada na "minha cabeça", nunca fiz testes sobre isso...

                                                    Cumps.

                                                    Comentário


                                                      #56
                                                      Originalmente Colocado por JoaoPedro95 Ver Post
                                                      Um á parte, quando dizem puxar pelo carro é andar depressa ou por exemplo, numa quarta deixar ir as 4milrpm e meter quinta?
                                                      4 mil rpm? Ah!!!! O carro é a diesel? Tinha ideia que era um gasolinas...

                                                      Se isso fosse a gasolina... porquê parar às 4 mil rpm? Isso é quase velocidade de ralenti... menos que isso e o motor vai-se abaixo...

                                                      Essa coisa tá é presa demais... Emprestas-me isso por 2 semanas?


                                                      Não vais lá com esticanços em AE nem que utilizes bons aditivos de limpeza de injectores, nada justifica mais de 13 litros nesse carro com andamentos moderados. Há aí berbicacho muito grande!

                                                      Comentário


                                                        #57
                                                        Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                                                        Tenho a ideia que o binário máximo promove um menor esforço do motor e como tal menor consumo. Mas é uma opinião baseada na "minha cabeça", nunca fiz testes sobre isso...

                                                        Cumps.
                                                        Não ponho em causa que andar em regimes de binário máximo seja menos prejudicial para o motor que andar a mastigar em rotações muito baixas...

                                                        Mas acho facil perceber que em condições normais (estrada plana e velocidade constante) os motores aguentam rotações baixas sem denotar esforço. Quanto menor for a carga no acelerador, menor sera a entrada de combustível. É isto.

                                                        Claro que se for a subir ou numa situação de acelerador a fundo anda-se ali a esforçar sem necessidade. Mas ainda assim, em carros com injecção, creio que vai consumir menos do que estando numa (ou duas) mudanças abaixo, para estar no regime de binário máximo.

                                                        Esta é a minha opinião, baseada em estudos realizados a olhometro dentro do universo de carros que tive/tenho


                                                        Cump.

                                                        Comentário


                                                          #58
                                                          Originalmente Colocado por ice Ver Post
                                                          Não ponho em causa que andar em regimes de binário máximo seja menos prejudicial para o motor que andar a mastigar em rotações muito baixas...

                                                          Mas acho facil perceber que em condições normais (estrada plana e velocidade constante) os motores aguentam rotações baixas sem denotar esforço. Quanto menor for a carga no acelerador, menor sera a entrada de combustível. É isto.

                                                          Claro que se for a subir ou numa situação de acelerador a fundo anda-se ali a esforçar sem necessidade. Mas ainda assim, em carros com injecção, creio que vai consumir menos do que estando numa (ou duas) mudanças abaixo, para estar no regime de binário máximo.

                                                          Esta é a minha opinião, baseada em estudos realizados a olhometro dentro do universo de carros que tive/tenho


                                                          Cump.
                                                          É lógico que há muita mistura de conceitos. Não faz sentido andarmos com um gasosas em 3ª a 3800 rpms, quando aguenta bem a 5ª à mesma velocidade. Acho que estamos a falar da mesma coisa. Curiosamente, nos diesel as coisas são um pouco diferentes, já que o binário máximo é atingido mais cedo (tal como nos ottos actuais)

                                                          Comentário


                                                            #59
                                                            Originalmente Colocado por CL Ver Post
                                                            4 mil rpm? Ah!!!! O carro é a diesel? Tinha ideia que era um gasolinas...

                                                            Se isso fosse a gasolina... porquê parar às 4 mil rpm? Isso é quase velocidade de ralenti... menos que isso e o motor vai-se abaixo...

                                                            Essa coisa tá é presa demais... Emprestas-me isso por 2 semanas?


                                                            Não vais lá com esticanços em AE nem que utilizes bons aditivos de limpeza de injectores, nada justifica mais de 13 litros nesse carro com andamentos moderados. Há aí berbicacho muito grande!
                                                            O carro é a gasolina, em Ponta Delgada só mesmo via rápida, e para esticar bem o carro só indo a norteste, na ponta da ilha, pela scut.

                                                            Já atestei o carro, foi até não correr gasolina, mesmo cá em cima eheh
                                                            Agora vou fazer 100km e atestar de novo a ver quantos litros gastou

                                                            Comentário


                                                              #60
                                                              Depois diz-nos o valor e o tipo de condução.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X