Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Gpl?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #31
    Continuo sem perceber, desculpa a insistência...

    Se ligamos a gasolina, e passados uns segundos já está a GPL, como é possivel considerar 1L/100kms? Só se fizer 5 kms de cada vez, penso eu. Num uso normal, tradicional, de um carro que é preparado para fazer kms, não podemos considerar este consumo. Talvez uma pequena parte disto, digo eu.

    A mudança do filtro custou-me 50 € e diz que é para mudar a cada 15 mil Kms. O lubrificante das válvulas não faço ideia, está praticamente cheio (e como comprei o carro há 1 mês nunca o atestei). O GPL na zona está a 0.80€ e a gasolina consigo comprar a 1.50€. Quanto a consumos (para ter uma ideia das diferenças), ainda não fiz, nem o devo fazer (o carro é do meu sogro). Ainda por cima comprámos o carro já assim, pelo que nem sei o que gastava a gasolina (e agora também não vamos derreter um depósito a gasolina para fazer o teste, não é?)

    Comentário


      #32
      Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
      Continuo sem perceber, desculpa a insistência...

      Se ligamos a gasolina, e passados uns segundos já está a GPL, como é possivel considerar 1L/100kms? Só se fizer 5 kms de cada vez, penso eu. Num uso normal, tradicional, de um carro que é preparado para fazer kms, não podemos considerar este consumo. Talvez uma pequena parte disto, digo eu.

      A mudança do filtro custou-me 50 € e diz que é para mudar a cada 15 mil Kms. O lubrificante das válvulas não faço ideia, está praticamente cheio (e como comprei o carro há 1 mês nunca o atestei). O GPL na zona está a 0.80€ e a gasolina consigo comprar a 1.50€. Quanto a consumos (para ter uma ideia das diferenças), ainda não fiz, nem o devo fazer (o carro é do meu sogro). Ainda por cima comprámos o carro já assim, pelo que nem sei o que gastava a gasolina (e agora também não vamos derreter um depósito a gasolina para fazer o teste, não é?)
      Depende de quantos são esses segundos, é preciso também não esquecer que nesse período o carro está frio e a fazer consumos instantaneos muito altos. Segundo o 3pelos o carro dele gasta cerca de 1,3€ aos 100 em gasolina, mas isso varia de carro para carro e de utilização para utilização.

      Comentário


        #33
        Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
        Continuo sem perceber, desculpa a insistência...

        Se ligamos a gasolina, e passados uns segundos já está a GPL, como é possivel considerar 1L/100kms? Só se fizer 5 kms de cada vez, penso eu. Num uso normal, tradicional, de um carro que é preparado para fazer kms, não podemos considerar este consumo. Talvez uma pequena parte disto, digo eu.

        A mudança do filtro custou-me 50 € e diz que é para mudar a cada 15 mil Kms. O lubrificante das válvulas não faço ideia, está praticamente cheio (e como comprei o carro há 1 mês nunca o atestei). O GPL na zona está a 0.80€ e a gasolina consigo comprar a 1.50€. Quanto a consumos (para ter uma ideia das diferenças), ainda não fiz, nem o devo fazer (o carro é do meu sogro). Ainda por cima comprámos o carro já assim, pelo que nem sei o que gastava a gasolina (e agora também não vamos derreter um depósito a gasolina para fazer o teste, não é?)
        Não precisas de gastar um depósito. Arranja um jerrican com 2 ou 3 litros de gasolina, deixas acabar a gasolina e metes esses 2 ou 3 litros e vês para quantos kms dá até acabar novamente a gasolina

        Comentário


          #34
          Originalmente Colocado por zQuatro Ver Post
          Mt obrigado!

          Gasolina 95 1.599, GPL 0.894

          Nesse caso, ao fim de 47 mil km é que compensava certo?


          Será sempre qualquer coisa mais, pela questão de o carro continuar a consumir gasolina (ainda que "marginalmente", pela questão dos primeiros segundos/quilómetros).


          Mas sim, será sempre no mínimo (nesse exemplo), somente a contar dessa quilometragem que compensa.

          Sendo que na tabela, no último item, dá para seleccionar o período de tempo que pretendes manter a viatura.

          No caso, seleccionei 1 ano.... mas se colocares mais anos, verás a quilometragem anual necessária a fazer, nesse período de tempo a manter, para que haja o retorno...

          Comentário


            #35
            Originalmente Colocado por nto Ver Post
            Será sempre qualquer coisa mais, pela questão de o carro continuar a consumir gasolina (ainda que "marginalmente", pela questão dos primeiros segundos/quilómetros).


            Mas sim, será sempre no mínimo (nesse exemplo), somente a contar dessa quilometragem que compensa.

            Sendo que na tabela, no último item, dá para seleccionar o período de tempo que pretendes manter a viatura.

            No caso, seleccionei 1 ano.... mas se colocares mais anos, verás a quilometragem anual necessária a fazer, nesse período de tempo a manter, para que haja o retorno...
            Amigo nto, O problema é que essa qualquer coisa representa uma parcela muito importante na poupança.
            mesmo considerando um consumo de 0.8l/100 isso dá 1.2cts/km se somar +0.3cts/km da manutenção e 0.2cts/km da lubrificação, temos 1.7cts/km de despesa adicional.
            Se ao valor indicado de poupança por km da tabela (0.315 cts/km) retirarmos 1.7cts/km ficamos só com 1.45 cts/km de diferença Gasolina-GPL.
            Sendo assim, o numero de kms necessários para amortizar o investimento é: 1.500€/.0145€/km=103.448 (mais do dobro do que está na tabela)
            Como ninguém anda a ter trabalho e a fazer alterações sem ganhar nada, se eu quiser ganhar 1.000€ com a alteração para GPL, preciso de percorrer 2.500/.0145=172.000km.
            Quem fizer 17.000km por ano, precisa de 10 anos para ganhar 1.000€. No meu caso seria muito mais porque tenho gasolina a 1.45€

            Comentário


              #36
              Originalmente Colocado por M101 Ver Post
              Amigo nto, O problema é que essa qualquer coisa representa uma parcela muito importante na poupança.
              mesmo considerando um consumo de 0.8l/100 isso dá 1.2cts/km se somar +0.3cts/km da manutenção e 0.2cts/km da lubrificação, temos 1.7cts/km de despesa adicional.
              Se ao valor indicado de poupança por km da tabela (0.315 cts/km) retirarmos 1.7cts/km ficamos só com 1.45 cts/km de diferença Gasolina-GPL.
              Sendo assim, o numero de kms necessários para amortizar o investimento é: 1.500€/.0145€/km=103.448 (mais do dobro do que está na tabela)
              Como ninguém anda a ter trabalho e a fazer alterações sem ganhar nada, se eu quiser ganhar 1.000€ com a alteração para GPL, preciso de percorrer 2.500/.0145=172.000km.
              Quem fizer 17.000km por ano, precisa de 10 anos para ganhar 1.000€. No meu caso seria muito mais porque tenho gasolina a 1.45€



              Compreendo onde queres chegar..

              Eu não tenho carro a GPL, mas tenho na família quem tenha e me indique que não chega a gastar 3 depósitos (cheio de gasolina, depósito é de 55 litros), para o ano todo.

              Mas como em tudo, caberá cada um de fazer as contas e do tempo que possa manter a viatura.


              Depois a questão da manutenção, terá sempre que existir, seja a gasolina, gás, diesel.... agora poderá é ter mais componentes a proceder a sua manutenção.

              Mas sim, em todo o caso o investimento na transformação de um carro para GPL, levará tempo e pode mesmo acontecer a nunca ter o "real" retorno (acidente... avaria... desejo por trocar de carro... etc).
              Editado pela última vez por nto; 19 March 2014, 09:26.

              Comentário


                #37
                Acho que estar aqui a discutir o custo de 0.76513l/100 é perda de tempo, porque de qualquer das formas essas contas do retorno do investimento são sempre uma indicação muito aproximada.

                Há a diferença no custo de manutenção entre diferentes veículos que queiramos comparar, há custos com avarias (muito difíceis de prever), e há uma coisa muito importante que parece passar despercebida: quando se tem um carro que gasta pouco (em dinheiro), a tendência é ser mais desleixado, andar mais de carro para todo o lado e sem grande cuidado com o pé direito.

                Feitas as contas todas o retorno de uma conversão até pode vir só aos 200k, que após a conversão feita vai-se quase de certeza chegar aos 200k bem mais depressa do que se ele andasse a gasolina, e depois é difícil pôr um preço na satisfação de poder acelerar num carro sempre que dá vontade sem pensar logo nos euros que estão a sair pelo escape.

                Comentário


                  #38
                  Originalmente Colocado por nto Ver Post
                  Compreendo onde queres chegar..

                  Eu não tenho carro a GPL, mas tenho na família quem tenha e me indique que não chega a gastar 3 depósitos (cheio de gasolina, depósito é de 55 litros), para o ano todo.

                  Mas como em tudo, caberá cada um de fazer as contas e do tempo que possa manter a viatura.


                  Depois a questão da manutenção, terá sempre que existir, seja a gasolina, gás, diesel.... agora poderá é ter mais componentes a proceder a sua manutenção.

                  Mas sim, em todo o caso o investimento na transformação de um carro para GPL, levará tempo e pode mesmo acontecer a nunca ter o "real" retorno (acidente... avaria... desejo por trocar de carro... etc).
                  Esses 3 depósitos representa cerca 250 euros e, segundo as contas que tenho acima, deveriam durar para 21.000km. Mas é claro que isso varia muito consoante a utilização/percurso do carro.
                  Essa manutenção adicional terá um custo de cerca de 0.5cts/km. Mais uma vez, varia de caso para caso.
                  Parecem pequenas coisas, mas tudo somado tem um efeito devastador na poupança.
                  No teu caso vejo uma preocupação genuína de considerar todas as despesas e não varrer algumas para baixo do tapete, Infelizmente a maioria das pessoas, ou não sabe fazer contas ou engana-se a si própria, acabando por induzir outros em erro.

                  Comentário


                    #39
                    Originalmente Colocado por SRLA Ver Post
                    Acho que estar aqui a discutir o custo de 0.76513l/100 é perda de tempo, porque de qualquer das formas essas contas do retorno do investimento são sempre uma indicação muito aproximada.

                    Há a diferença no custo de manutenção entre diferentes veículos que queiramos comparar, há custos com avarias (muito difíceis de prever), e há uma coisa muito importante que parece passar despercebida: quando se tem um carro que gasta pouco (em dinheiro), a tendência é ser mais desleixado, andar mais de carro para todo o lado e sem grande cuidado com o pé direito. E assim, lá se vai a poupança.

                    Feitas as contas todas o retorno de uma conversão até pode vir só aos 200k, que após a conversão feita vai-se quase de certeza chegar aos 200k bem mais depressa do que se ele andasse a gasolina (esse também é um grande problema), e depois é difícil pôr um preço na satisfação de poder acelerar num carro sempre que dá vontade sem pensar logo nos euros que estão a sair pelo escape (Eles continuam a sair, só que mais devagar).
                    Na situação que referes, se houver tendência para aumentar a kilometragem e tendo em conta que os carros não gastam só combustivel, deixa de haver qualquer poupança e passa a haver aumento da despesa. Mas isso é como tudo e cada um sabe de si. O que eu acho importante é que as contas sejam feitas da forma mais rigorosa possível (haverá sempre falhas) para que cada um tome a decisão que acha correta para o seu caso sem haver números enganadores.

                    Comentário


                      #40
                      Originalmente Colocado por M101 Ver Post
                      Na situação que referes, se houver tendência para aumentar a kilometragem e tendo em conta que os carros não gastam só combustivel, deixa de haver qualquer poupança e passa a haver aumento da despesa. Mas isso é como tudo e cada um sabe de si. O que eu acho importante é que as contas sejam feitas da forma mais rigorosa possível (haverá sempre falhas) para que cada um tome a decisão que acha correta para o seu caso sem haver números enganadores.
                      Por quilómetro percorrida continua a haver muita poupança. Mesmo em absoluto, desde que não se duplique ou quase o andamento também se continua a poupar.

                      Mas a questão é que mesmo que se ande o dobro, e acabe por não haver poupança, também se está a usufruir muito mais daquele bem e a promover melhor qualidade de vida. Por exemplo, posso ter um carro a gasolina e fazer só casa-trabalho-casa, ao fim de semana fico em casa a ver as horas passar. Ou posso ter o mesmo carro a GPL, para além de o usar para isso ir passear ao domingo e ainda assim gastar o mesmo ao final do mês.

                      Em absoluto não poupei na conversão, mas também estou a aproveitar muito mais a vida, que no fundo acho que é o que interessa mesmo.

                      Que não quiser passear e ficar antes com dinheiro para outras coisas, pode usar o carro rigorosamente como usava antes e de facto poupar. Mas a minha experiência diz-me que isso raramente acontece, a maioria das pessoas não anda aquilo que gostaria com o seu carro devido ao custo.
                      Editado pela última vez por SRLA; 19 March 2014, 10:19.

                      Comentário


                        #41
                        Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                        Perdoem-me a ignorância, mas um carro a GPL não gasta gasolina, apenas no arranque (digamos ao ligar e mais uns 30 segundos)? Estou a ler consumos de 1L/100 kms, algo que nunca tinha lido antes.
                        O eu 23i gasta mais ou menos 6 litros de gasolina em cada 3 depósitos de GPL, ou seja em cada 1300 km. Ou seja diria que gasta 0,5L/100km de gasolina.

                        Mas isto podia diminuir se fizesse mais autoestrada e não o ligasse e desligasse tantas vezes.

                        1L/100km de gasolina é possível para alguém que desligue e ligue muitas vezes o motor.

                        Comentário


                          #42
                          M101, tas a comparar consumos de carros a gasolina recentes com o meu que é um motor de injeção japonês dos anos 90, posso-te dizer que este 1.5 de 90cv não faz menos de 7 ;)

                          Originalmente Colocado por M101 Ver Post
                          Depende da afinação, da temperatura e do tipo de percurso. Para quem só faz viagens longas tem pouco significado, para quem só faz percurso urbano tem muito peso. Em média pode-se considerar 1 l/100, nuns casos será mais, noutros menos.
                          O problema nas contas é que há quem diga: o GPL custa metade da gasolina (falso) por isso um carro a GPL passa a gastar metade (falso) e esquecem-se de fazer umas contas rigorosas.
                          É correto, depende da afinação e percursos, eu por exemplo, ligo o carro e só passa a GPL pelos 50graus, isto por opção minha para ele andar também uns kms a gasolina, deixo a miúda no infantário, volto ao carro e ligo-o, já ta a gastar gasolina, antes de chegar ao trabalho paro pró café, gasto gasolina novamente pra o ligar, ao fim em dia volto pra casa e anda mais uns 5kms a gasolina. Se fizer percursos longos, óbvio que se gasta menos pois não há o liga carro e desliga carro, quem faz percursos curtos, vai ter maior despesa, a minha pode ser menor se passar a GPL aos 30graus, nas também não é por mais 5euros ao final em mês que fico mais pobre.
                          Em relação à última parte em teu post, é correto, a poupança nunca é metade, 40% vá... Basta ver pelas minhas contas que a gasolina gastava cerca de 160euros/mês, a GPL com gasolina fora as manutenções e lubrificante, gasto 95euros.

                          Comentário


                            #43
                            Acho que há instaladores, e até mesmo gente dentro da comunidade de GPL, que impingem os lubrificantes de válvulas mesmo quando não há necessidade. Desgaste das sedes há sempre com o passar dos anos, mesmo em motores a gasolina, é apenas uma questão se com o GPL esta se torna tão mais pronunciada que possa trazer chatices. E na maior parte dos motores isto não é problema.

                            A "manutenção" do GPL então é uma coisa para rir. Para além do filtro ser barato, conheço um carro que já leva 150k com o filtro de gás original! Aquilo não é como gasolina e gasóleo que trazem montes de impurezas, o GPL tem uma pureza altíssima e a muda do filtro é apenas uma precaução.

                            Comentário


                              #44
                              Há um outro fator que estão a ignorar.

                              Se o user quiseres trocar de carro ainda antes de "pagar" o kit (em kms percorridos, claro) pode perfeitamente aproveitar o sistema para outro carro. Por norma, essa troca anda pelos 500€. Evidentemente, convém que seja motor compatível mas não deita fora o kit e o investimento feito.

                              Como já foi referido atrás, o custo da gasolina depende das vezes que se liga e desliga o carro. Eu coloco mais ou menos 10€/mês de gasolina e faço 25mil kms/ano...

                              O grande problema neste caso é que o user tem uma gasolina relativamente barata comparada com o preço do GPL mas todos sabemos como estes preços são voláteis.

                              Comentário


                                #45
                                Originalmente Colocado por M101 Ver Post
                                Não precisas de gastar um depósito. Arranja um jerrican com 2 ou 3 litros de gasolina, deixas acabar a gasolina e metes esses 2 ou 3 litros e vês para quantos kms dá até acabar novamente a gasolina
                                Isso não faço, não gosto de andar na reserva por causa das impurezas do depósito. Mas não há crise, não estou nada preocupado com o consumo

                                Comentário


                                  #46
                                  Depende dos motores, regra geral os japoneses precisam de lubrificante pois têm válvulas macias.
                                  Originalmente Colocado por SRLA Ver Post

                                  A "manutenção" do GPL então é uma coisa para rir. Para além do filtro ser barato, conheço um carro que já leva 150k com o filtro de gás original! .
                                  E se calhar nesses 150k nunca foi a uma revisão, depois queixam-se que o GPL não presta e só dá problemas

                                  Comentário


                                    #47
                                    Originalmente Colocado por 3pelos Ver Post
                                    Depende dos motores, regra geral os japoneses precisam de lubrificante pois têm válvulas macias.

                                    E se calhar nesses 150k nunca foi a uma revisão, depois queixam-se que o GPL não presta e só dá problemas
                                    O motor fez as revisões todas a horas (o resto do carro nem por isso ).

                                    O GPL continua a funcionar como sempre funcionou.

                                    Comentário


                                      #48
                                      Originalmente Colocado por WildChild Ver Post
                                      Não deve ser assim tanto tempo, uma vez fiz contas para o carro do meu pai que faz 10 mil por ano, considerando o rendimento do GPL, ao fim de 2 anos tinha pago o investimento. 6 ou 7 anos seria entre gasolina e gasóleo que tem 15 a 20 cêntimos de diferença. O GPL está a metade do preço da gasolina
                                      É pois. ele diz que actualmente sem GPL faz consumos 7/8 litros o que significa que a GPL podemos estimar pelo menos 9/10 litros.

                                      Para 10 mil kms anuais (vou usar consumo 7.5 a gasolina e 9.5 a GPL):

                                      a) gasolina - 10000 kms = 750 litros gasolina num ano = 1162.50 euros (a 1.55 euros o litro)

                                      b) GPL - 10000 kms = 950 litros GPL num ano = 807.5 euros (85 cêntimos o litro)

                                      ATENÇÃO: não tou a contar com a gasolina que é necessário ter num carro GPL apesar de ser baixa, deveria entrar pros cálculos. e os valores de gasolina e GPL ser mais 10 ou 5 cêntimos tanto faz. nas contas o que interessa é a diferença por litro entre combustíveis e normalmente anda na casa dos 70 cêntimos de diferença).

                                      poupança por ano: 1162.50-807.5= 355 euros poupados num ano..

                                      Como maioria dos sistemas GPL custa 1500 euros a instalar, precisas de mais de 4 anos para rentabilizar o investimento..
                                      Editado pela última vez por dtv; 19 March 2014, 12:42.

                                      Comentário


                                        #49
                                        Originalmente Colocado por SRLA Ver Post
                                        O motor fez as revisões todas a horas (o resto do carro nem por isso ).

                                        O GPL continua a funcionar como sempre funcionou.
                                        Não fez as revisões/manutenções todas, pelo menos do GPL, se o fizesse o instalador trocaria o filtro. E já agora, deteção de possíveis fugas também é algo nos planos de manutenção.

                                        Comentário


                                          #50
                                          Originalmente Colocado por 3pelos Ver Post
                                          Não fez as revisões/manutenções todas, pelo menos do GPL, se o fizesse o instalador trocaria o filtro. E já agora, deteção de possíveis fugas também é algo nos planos de manutenção.
                                          O motor excepto o kit de GPL. Feliz?

                                          Detecção de fugas é algo que se faz continuamente, não é propriamente uma intervenção de manutenção. E logo com GPL, que nota-se logo o cheiro. Se fores ao instalador é natural que o façam na altura da muda, como numa revisão normal se vê o estado do filtro do ar ou a limpeza do motor, por exemplo, isso é apenas boa prática.

                                          Mas isto era só para dizer que a partir do momento em que o kit está bem afinado, nem é preciso voltar a por os pés no instalador. Pode-se trocar o filtro conforme manda por precaução, mas o motor até passa bem sem isso.

                                          Comentário


                                            #51
                                            Originalmente Colocado por dtv Ver Post
                                            É pois. ele diz que actualmente sem GPL faz consumos 7/8 litros o que significa que a GPL podemos estimar pelo menos 9/10 litros.

                                            Para 10 mil kms anuais (vou usar consumo 7.5 a gasolina e 9.5 a GPL):

                                            a) gasolina - 10000 kms = 750 litros gasolina num ano = 1162.50 euros (a 1.55 euros o litro)

                                            b) GPL - 10000 kms = 950 litros GPL num ano = 807.5 euros (85 cêntimos o litro)

                                            ATENÇÃO: não tou a contar com a gasolina que é necessário ter num carro GPL apesar de ser baixa, deveria entrar pros cálculos. e os valores de gasolina e GPL ser mais 10 ou 5 cêntimos tanto faz. nas contas o que interessa é a diferença por litro entre combustíveis e normalmente anda na casa dos 70 cêntimos de diferença).

                                            poupança por ano: 1162.50-807.5= 355 euros poupados num ano..

                                            Como maioria dos sistemas GPL custa 1500 euros a instalar, precisas de mais de 4 anos para rentabilizar o investimento..
                                            Devias ter entrado com todas as despesas previsiveis. Os pormenores é que estragam os cálculos do GPL. Eu estive quase a instalar GPL, mas, quando fiz as contas entrando com todas as despesas vi que, no meu caso, nao valia a pena.
                                            Fiz esta folha de cálculo, onde simulei a minha situação.
                                            Considerei 3 cenários: verde - Muito favorável; Laranja - Favorável; Encarnado - Possível

                                            O verde considera um aumento de consumo de 20%, um consumo de gasolina de 0.3 L/100 e sem custos de lubrificação. Poupa-se 22%.
                                            O Laranja considera um aumento de consumo de 25%, um consumo de gasolina de 0.6 L/100 e sem custos de lubrificação. Poupa-se 14%.
                                            O vermelho considera um aumento de consumo de 30%, um consumo de gasolina de 1.0 L/100 e com custos de lubrificação. Poupa-se 3%.
                                            O aumento de consumo que parece ser mais realista é o de 30%, basta consultar o site cda FIAT e da DACIA e ver que em istalações de origem, eles anunciam um aumento de consumo de até 29%. Não me parece que os nossos instaladores consigam melhor.
                                            Como se pode ver, pequenas alterações nos dados de entrada, provocam variações brutais nos kms necessários para a amortização.
                                            As pessoas que conheço e que meteram GPL, Dizem-me uns que gastam metade, outros que andam o dobro com o mesmo dinheiro, porém, quando fazemos umas contas verificamo que se houver uma redução de gastos de 20% já é muito bom.
                                            Já agora, aproveito para pedir ajuda a quem por aqui tem GPL para me ajudar a melhorar estas contas, para se ajustarem melhor à realidade.
                                            Por favor, vejam o que acham que está errado para eu poder corrigir.
                                            Ficheiros anexados

                                            Comentário


                                              #52
                                              São opiniões, eu gosto de seguir os planos de manutenção, a cada 15k ta no instalador.
                                              Já agora, em relação a fugas, se houver uma micro fuga, e esse gás não entre para o habitáculo, como é detetado? Anda a cheirar o cofre do motor de x em x kms? Eu acho que muita gente facilita nestas coisas, depois quando um dia algo corre mal, é logo rios de tinta a correr a dizer mal em GPL

                                              Comentário


                                                #53
                                                eu tenho um carro a gpl de origem,faco 140 km por dia para mim compenca,o unico senao que tenho é que de 2 em 2 dias tenho que ir as bombas.

                                                Comentário

                                                AD fim dos posts Desktop

                                                Collapse

                                                Ad Fim dos Posts Mobile

                                                Collapse
                                                Working...
                                                X