Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Lençol de água: Possível controlar o carro?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #61
    Originalmente Colocado por nebuchadnezzar Ver Post
    Só dois reparos.

    A área de superfície de um pneu, não depende da pressão pneumática. Depende do tamanho do pneu. A área de superfície de contacto do pneu com a estrada depende da quantidade de borracha em contacto com o solo.

    Um pneu maior, ou mais largo, terá uma superfície de contacto superior.
    Está enganado, um pneu mais largo tem a mesma área de contacto que um mais estreito, o que muda é a forma da área. No pneu estreito poderá um quadrado e se aumentar a largura passará a ser um retângulo com a largura paralela à direção do movimento.
    Podes ver aqui.
    A grande vantagem dos pneus mais largos é o não sobreaquecimento, de resto os pneus normais levam quase sempre vantagem.
    Editado pela última vez por M101; 02 April 2014, 22:27.

    Comentário


      #62
      Acho que as fotos não dão para enganar: em piso escorregadio, pneus finos (obrigado pelas fotos).

      Fica o conselho, se tiverem de atravessar uma tempestade nada como meter um pouco de pressão a mais nos pneus, pode fazer uma grande diferença.

      Comentário


        #63
        Originalmente Colocado por CHB Ver Post
        Quanto mais largo o pneu melhor, tens mais área (trilho) por onde escoar a água.
        Tal e qual o pensamento que aqueles condutores que vejo por ai empandeirados com grandes máquinas têm...

        Experimenta pegar numa prancha se skimming e afundá-la num tanque.

        Primeiro tenta na horizontal, depois na vertical, e por fim vem cá redimir-te.

        Comentário


          #64
          Originalmente Colocado por M101 Ver Post
          Está enganado, um pneu mais largo tem a mesma área de contacto que um mais estreito, o que muda é a forma da área. No pneu estreito poderá um quadrado e se aumentar a largura passará a ser um retângulo com a largura paralela à direção do movimento.
          Podes ver aqui.
          A grande vantagem dos pneus mais largos é o não sobreaquecimento, de resto os pneus normais levam quase sempre vantagem.
          Vou estudar a situação. Mas digo-te já que não vou muito convencido com essa explicação. Mas até a entender, não posso refutá-la.
          Deixa-me investigar, mas...

          Comentário


            #65
            Originalmente Colocado por M101 Ver Post
            Resposta a vermelho
            FASTEN SEAT BELTS 2 - Viajar por Typo - Do's & Don'ts - EM PORTUGAL, NÃ?O ESCREVA A VERMELHO. É INDELICADO PARA AS PESSOAS QUE O LEREM

            Comentário


              #66
              Se alguém ficou ofendido, peço desculpa, usei o vermelho porque acho que é a cor que chama mais a atenção. Nunca pensei que alguém ficasse melindrado. Vou passar a usar o azul.

              Comentário


                #67
                Originalmente Colocado por ticantonio Ver Post
                Andas com pneus da frente com o piso já fraco,podias ter montado os quatro,segundo as tuas palavras.Com a quinta velocidade engrenada,não vais a 40 km/h. (de certeza)A estrada tem boa visibilidade e a curva não é assim tão acentuada.E tu não consegues avaliar a situação?Quer dizer,vês á frente água que cobre a estrada ou parte dela e não tomaste cuidado?Andar mais devagar evita muita chatice e poupa muita vida.
                Tenho noção que o principal culpado fui eu, por má avaliação da situação..

                A minha questão veio mais no sentido de ser ou não possível corrigir uma asneira (neste caso foi entrar na curva a 100/h e em 5ª, passando por cima do lençol de água), com uma reação enérgica que salve o carro de despiste certo.

                Mas obviamente que a melhor forma de evitar acidentes é prevenção e não correcção.

                Comentário


                  #68
                  Outra solução das já apontadas para evitar ou minimizar um aquaplaning é ter um carro com sistema de tração ás 4 rodas.

                  Bons pneus, não travar já em cima do charco e não fazer viragens são outras recomendações.

                  Comentário


                    #69
                    Desculpem o off-topic mas a questão de ser indelicado escrever a vermelho é interessante.
                    Há alguns séculos atrás, se escrevesses a vermelho eras considerado extremamente arrogante e um traidor, um divisor da cristandade ocidental e fautor de causas de guerra...
                    Porquê? Por que não tinhas direito a escrever a vermelho. Esse era um privilégio do Santo Imperador Romano.

                    E sabem qual era o nome da tinta vermelha utilizada pelos herdeiros de César, Augusto, Trajano e Constantino nos seus documentos? Rubrica.

                    Comentário


                      #70
                      É por estas e por outras que o ESP passou a ser obrigatório nos veículos novos desde Novembro de 2011. Como já disse a reação pode ser muito diferente em cada tipo de carro e situação e o melhor é contar com esse perigo e ter pneus com rasto suficiente.

                      Comentário


                        #71
                        Originalmente Colocado por To Ver Post
                        Desculpem o off-topic mas a questão de ser indelicado escrever a vermelho é interessante.
                        Há alguns séculos atrás, se escrevesses a vermelho eras considerado extremamente arrogante e um traidor, um divisor da cristandade ocidental e fautor de causas de guerra...
                        Porquê? Por que não tinhas direito a escrever a vermelho. Esse era um privilégio do Santo Imperador Romano.

                        E sabem qual era o nome da tinta vermelha utilizada pelos herdeiros de César, Augusto, Trajano e Constantino nos seus documentos? Rubrica.

                        Ora aí está um facto histórico interessante!

                        Comentário


                          #72
                          pneumáticos em bom estado como já foi referido , claro que tracção às 4 rodas também ajuda como também foi dito. Mas a velocidade ideal encontra-se entre os 80 e os 90 km por hora dependendo do fabricante; a estas velocidades os sulcos que funcionam como bombas de de escoamento de água têm a sua eficiência máxima, a partir da qual pode ser catastrófico! Em relação à largura dos pneumáticos, quanto mais largos maior aderência em seco e melhor tracção, mas em água aumenta a área de contacto porque como foi falado deixa de ser um círculo pequeno de contacto e passa a ser uma elipse e como maior dificuldade de as bombas de escoamento expelirem a água!

                          Comentário


                            #73
                            Originalmente Colocado por TerranoII Ver Post
                            É por estas e por outras que o ESP passou a ser obrigatório nos veículos novos desde Novembro de 2011. Como já disse a reação pode ser muito diferente em cada tipo de carro e situação e o melhor é contar com esse perigo e ter pneus com rasto suficiente.
                            O ESP salvou me uma vez na saída da vasco da gama para Alcochete. Aqueles troços em curva apertada. Estupidamente meti o pé no travão quando ia a descer e a curvar e o carro deu de traseira, prontamente o ESP e estabilidade evitaram um choque com o raid e tinha pneus em perfeitas condições.

                            Comentário


                              #74
                              Originalmente Colocado por 0liveira Ver Post
                              Tenho noção que o principal culpado fui eu, por má avaliação da situação..

                              A minha questão veio mais no sentido de ser ou não possível corrigir uma asneira (neste caso foi entrar na curva a 100/h e em 5ª, passando por cima do lençol de água), com uma reação enérgica que salve o carro de despiste certo.

                              Mas obviamente que a melhor forma de evitar acidentes é prevenção e não correcção.
                              Pois nessa zona, 5ª a 100 kms/h seria quase impossível ires buscar o carro após ele ter fugido.

                              Claro que vão aparecer aqui uns 3 ou 4 "campeões do mundo" que vão dizer que se fossem eles faziam um scandinavian flick e aceleravam e depois saiam a voar nas costas de um unicornio... Mas não ligues. 99% de nos estávamos na mesma situação que tu.

                              Já agora qual e o carro? Ou se não quiseres dizer, tracção esta em que eixo?

                              Comentário


                                #75
                                Companheiros

                                Estando a falar de aquaplaning, acho que o ESP não aquece nem arrefece.

                                Quando o carro tem que ir, vai mesmo (com ESP + ABS + TCS + o raio que o parta).

                                Aquaplaning não é o mesmo que estrada molhada com baixa aderência.

                                Um abraço

                                ny12xx

                                Comentário


                                  #76
                                  Originalmente Colocado por ny12xx Ver Post
                                  Companheiros

                                  Estando a falar de aquaplaning, acho que o ESP não aquece nem arrefece.

                                  Quando o carro tem que ir, vai mesmo (com ESP + ABS + TCS + o raio que o parta).

                                  Aquaplaning não é o mesmo que estrada molhada com baixa aderência.

                                  Um abraço

                                  ny12xx
                                  Pode ajudar após o aquaplaning

                                  Comentário


                                    #77
                                    Originalmente Colocado por ny12xx Ver Post
                                    Companheiros

                                    Estando a falar de aquaplaning, acho que o ESP não aquece nem arrefece.

                                    Quando o carro tem que ir, vai mesmo (com ESP + ABS + TCS + o raio que o parta).

                                    Aquaplaning não é o mesmo que estrada molhada com baixa aderência.

                                    Um abraço

                                    ny12xx

                                    Comentário


                                      #78
                                      Originalmente Colocado por 0liveira Ver Post
                                      Ontem tive um acidente, mais ou menos sério.

                                      Numas das estradas nacionais do interior apanhei um lençol de água mais vasto e profundo do que esperava, que apanhou as 4 rodas do carro, que por sua vez fugiu de traseira, galgou passeio (onde apanhou relva) e levou um poste (de sinalização) à frente.

                                      Entre o momento em que senti o carro fugir no lençol de água e o momento de embate contra o poste, passaram-se alguns segundos em que fiquei com a sensação de que era possível fazer mais qualquer coisa para controlar o carro, que ia a deslizar a alta velocidade..

                                      O que acham que pode ser feito numa situação destas? Puxar o travão de mão? (pode levar a capotamento certo?) Reduzir a mudança drasticamente enquanto se acelera para tentar reaver o controlo?

                                      Enfim, não sei ao certo o quê mas fiquei com a sensação de que deveria ter feito algo mais, ainda que foi tudo tão rápido que seriam necessários reflexos exímios para tal..

                                      Comentário


                                        #79
                                        Companheiro TerranoII

                                        Independentemente da primeira "animação", caso o carro entre em aquaplaning, e, enquanto assim se mantiver, não acredito nas ajudas electrónicas (nem nas físicas).

                                        Acho que se estão a confundir situações diferentes.

                                        Baixa aderência (a molhado) não é sinónimo de aquaplaning.

                                        Mantenho a mesma opinião: se o carro tiver de ir; vai.

                                        Caso seja uma situação momentânea, em que se consiga recuperar alguma tracção, aí acho que essas siglas todas já têm obrigação de ajudar (e acredito que ajudem).

                                        Esta é apenas a minha opinião, sendo esta, baseada na minha experiência.

                                        Um abraço

                                        ny12xx

                                        Comentário


                                          #80
                                          Quando já se está em hidroplanagem resta-nos rezar aos santos todos que conhecemos enquanto vemos um flashback de toda a nossa vida nesses 2 ou 3 segundos até se bater no rail ou cair pela ribanceira, ou bater de frente no camião que vem em sentido contrário...

                                          pouco mais há a fazer porque os pneus não estão em contacto com a estrada... portanto podemos aliviar o acelerador e tentar travar devagar para que as rodas da frente adquiram algum contacto com o chão... depois depende se estamos numa curva e para que lado está virada a direcção... pode ser para o lado correcto ou para qualquer outro... e qual vai ser a reacção da traseira quando ou se se restabelecer alguma tracção na parte da frente? Se for tudo em recta pode parecer um pouco mais fácil no papel e aqui no computador... travão de mão para quê, para piorar mais a situação?

                                          Pneus largos ou estreitos? Qualquer um deles, com mais de 3 mm de espessura para escoar alguma água, depois há pneus e pneus, mesmo com idêntica largura teórica, o que interessa mesmo é a capacidade de escoamento para a mesma velocidade do carro e quantidade de água. Mais largos não são necessariamente mais seguros, só por esse aspecto... lembrem-se de que tipo de pneus se usam nas estradas de neve e gelo e dos pneus de inverno em geral, muito estreitos, de sulcos bem cavados e desenhados para expelir água.

                                          Uns slicks bem largos serão seguros nessas situações?


                                          Infelizmente, nem de propósito... http://forum.autohoje.com/boxes/1273...correncia.html
                                          Editado pela última vez por CL; 03 April 2014, 14:54.

                                          Comentário


                                            #81
                                            tenho que trazer aqui a cópia do livro dos técnicos do GT5 com todas as explicações cientificas
                                            pode ser que acreditem no que disse!!!!!!

                                            Comentário


                                              #82
                                              Companheiro nrv

                                              Juntar ciência com condução, não me parece o mais acertado.

                                              Se os pilotos de Rally tivessem noções mínimas de física, nunca na vida fariam as coisas que fazem.

                                              Ou estarei errado?

                                              Um abraço

                                              ny12xx

                                              Comentário


                                                #83
                                                Originalmente Colocado por ny12xx Ver Post
                                                Companheiro nrv

                                                Juntar ciência com condução, não me parece o mais acertado.

                                                Se os pilotos de Rally tivessem noções mínimas de física, nunca na vida fariam as coisas que fazem.

                                                Ou estarei errado?

                                                Um abraço

                                                ny12xx
                                                Por mais habilidoso que um piloto seja, nunca conseguirá contrariar as leis da fisica. Pode não saber explicar o que faz, Mas as leis da fisica continuam a aplicar-se, quer seja analfabeto quer seja pós graduado em fisica.

                                                Comentário


                                                  #84
                                                  Originalmente Colocado por ny12xx Ver Post
                                                  Companheiro nrv

                                                  Juntar ciência com condução, não me parece o mais acertado.

                                                  Se os pilotos de Rally tivessem noções mínimas de física, nunca na vida fariam as coisas que fazem.

                                                  Ou estarei errado?

                                                  Um abraço

                                                  ny12xx
                                                  Parece é que se não tivessem noções mínimas de física é que nunca fariam o que fazem.

                                                  Comentário


                                                    #85
                                                    Originalmente Colocado por ny12xx Ver Post
                                                    Companheiro nrv

                                                    Juntar ciência com condução, não me parece o mais acertado.

                                                    Se os pilotos de Rally tivessem noções mínimas de física, nunca na vida fariam as coisas que fazem.

                                                    Ou estarei errado?

                                                    Um abraço

                                                    ny12xx
                                                    É exactamente ao contrário!

                                                    A maneira como se atravessa um carro para que faça uma curva em slide e se faz contrabrecagem para o segurar tem tudo a ver com física! Podem é ter aprendido, primeiro, a fazê-lo de forma inconsciente e intuitiva (tal como uma criança aprende a andar de bicicleta sem saber física, embora a aplique).

                                                    Comentário


                                                      #86
                                                      Companheiros

                                                      Poderei estar errado (conforme referi), mas mesmo assim há algumas coisas que me fazem uma confusão extrema.

                                                      Ao vivo, nos troços de Mortágua e Arganil, acho que iriam pensar de uma forma semelhante.

                                                      É isso e ver as 125cc de MotoGP.

                                                      Mas como referi inicialmente; poderei estar errado.

                                                      Um abraço

                                                      ny12xx

                                                      Comentário


                                                        #87
                                                        Originalmente Colocado por M101 Ver Post
                                                        Está enganado, um pneu mais largo tem a mesma área de contacto que um mais estreito, o que muda é a forma da área. No pneu estreito poderá um quadrado e se aumentar a largura passará a ser um retângulo com a largura paralela à direção do movimento.
                                                        Podes ver aqui.
                                                        A grande vantagem dos pneus mais largos é o não sobreaquecimento, de resto os pneus normais levam quase sempre vantagem.
                                                        Basicamente a força de atrito é a força normal vezes o coeficiente de atrito. A força normal é a força que o carro faz contra o chão, que obviamente não depende da largura dos pneus nem da área de contacto com o chão. Esta última apenas interfere com a pressão, mas como a pressão não é mais do que a força normal a dividir pela área, facilmente se percebe que ao multiplicar a pressão pela área, anulam-se as áreas e obtém-se sempre a mesma força normal.

                                                        A diferença está no coeficiente de atrito que varia consoante o tipo de pneu. É isso que tem de ser discutido, as áreas e pressões apenas são irrelevantes, apenas interessam no sentido em que indirectamente podem influenciar o coeficiente de atrito. Ou claro, influenciam na questão de deslocar a água de debaixo do pneu de forma a manter a o contacto da borracha com o chão.

                                                        Comentário


                                                          #88
                                                          Originalmente Colocado por rppm Ver Post
                                                          Basicamente a força de atrito é a força normal vezes o coeficiente de atrito. A força normal é a força que o carro faz contra o chão, que obviamente não depende da largura dos pneus nem da área de contacto com o chão. Esta última apenas interfere com a pressão, mas como a pressão não é mais do que a força normal a dividir pela área, facilmente se percebe que ao multiplicar a pressão pela área, anulam-se as áreas e obtém-se sempre a mesma força normal.

                                                          A diferença está no coeficiente de atrito que varia consoante o tipo de pneu.Os pneus mais largos podem usar borracha mais macia porque aquecem menos, logo têm um coeficiente de atrito mais alto. É isso que tem de ser discutido, as áreas e pressões apenas são irrelevantes, apenas interessam no sentido em que indirectamente podem influenciar o coeficiente de atrito Não estou a perceber. Ou claro, influenciam na questão de deslocar a água de debaixo do pneu de forma a manter a o contacto da borracha com o chão. Aí os pneus mais estreitos levam vantagem.
                                                          Resumindo: ao contrário do que a esmagadora maioria dos condutores pensa, pode ser vantajoso usar pneus mais estreitos, principalmente com estrada molhada. Como no piso seco as distâncias de travagem são muito mais reduzidas, fico com a impressão que numa utilização normal é preferível ter pneus mais estreitos. Claro que a redução da largura tem limites, uma vez que aumenta o comprimento da área de contacto com o solo, obrigando a uma maior deformação do pneu e consequente aquecimento.

                                                          Comentário


                                                            #89
                                                            Originalmente Colocado por SenhorVX Ver Post
                                                            Cada caso é um caso. Mas o que eu faço quando me deparo com uma situação parecida, é desacelerar devagar e segurar o voltante a direito. Não travar, não guinar, e esperar que tudo corra bem. Ate hoje correu.

                                                            O importante é estares inteiro e ninguém ter ficado mal.
                                                            Subscrevo por inteiro. Sucedeu-me com gelo. Quando senti o dançar do carro tirei os pés dos pedais e segurei no volante. Tive sorte, pois era uma estrada de montanha e a camada de gelo não era visível. Em vez de ir parar ao precipício fui, melhor, e carro foi contra a barreira. Felizmente só estragos materiais. Apanhei um valente susto. Ainda fiquei uns minutos a olhar para o precipício e a pensar do que safei.

                                                            Comentário


                                                              #90
                                                              podes ter razão se falares dos primórdios da competição, em que era empírico, hoje em dia com tudo estudado ao milésimo de segundo é tudo sobre física! tanto é assim que em aulas de condução para tirar as licenças de piloto existem aulas de condução em chuva e aulas de aderência dos pneumáticos, entre muitas outras coisas!! hehe

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X