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    citação:Originalmente colocada por Eliselotus

    citação:Ou seja, por ser mais pesado não quer dizer automáticamente que aumente a distância de travagem e até há casos em que acontece o contrário. Porquê?
    a questao aqui é que quem afirmou que a distancia VARIAVA (apenas que variava, nao foi defendido que so aumentava ou so diminuia) com a massa foi massacrado até mais nao, mas qaundo passado umas paginas se confirmou que afinal varia e ja ta tudo de acordo, começam a inventar desculpas absurdas pra explicar que a teoria perfeitinha afinal nao era bem assim....
    Não se trata de inventar nada... A massa pode fazer variar ou não a distância de travagens. Há casos que varia para mais, outros que varia para menos, outros que nem sequer variam.

    citação:Originalmente colocada por Eliselotus

    P.S. - Jacaré, qual a percentagem de carros novos vendidos com ABS? qual a percentagem de carros com ABS a circular na europa actualmente?
    Apenas sei que deverá ser uma percentagem elevada e com tendência para aumentar.

    Comentário


      citação:Não se trata de inventar nada... A massa pode fazer variar ou não a distância de travagens. Há casos que varia para mais, outros que varia para menos, outros que nem sequer variam.
      que, curiosamente, contraria a vossa ideia inicial de que a massa NAO INFLUENCIA a distancia de travagem, seja em que situaaço for.....................

      Comentário


        citação:Originalmente colocada por Julius Caeser

        "valores práticos que o JD há-de aqui colocar"?[}][}][}][}][}]

        Isso é que é "Fé"! ;)

        Eh pah... são testes da L'Automobile, bolas! os homens sabem como travar os carros. Não sou eu que lhes vou ensinar nada... antes pelo contrário. Só se aprende muito com esse pessoal que faz os testes. O que depois alguns escrevem nas revistas já poderá ser mais ou menos ao gosto pessoal deles, mas números são números. Não há muita margem para duvidar.

        Comentário


          O que dizias era que a distância variava da sequinte maneira: aumentava sempre com acréscimo de massa.

          E isso é errado.

          citação:Originalmente colocada por Eliselotus


          desde o velhinho trabant vazio/cheio ao mais poderoso F1 com deposito vazio/cheio, sempre que se aumenta o peso, aumenta a distancia de travagem.
          De resto o EU, CL, e outros têm vindo a dizer é que não é bem assim:

          citação:Originalmente colocada por EU

          Desde que o sistema de travagem tenha capacidade suficiente para dissipar energia, a massa do veículo pouco influencia a distânca de travagem.
          e chegou-se à conclusão, porque aqui até é possivel aprender umas coisitas que a massa pode de facto influênciar para uma distância superior, MAS TB PODE ORIGINAR UMA DISTÂNCIA INFERIOR ou simplesmente não influênciar.

          Qdo comecei a participar neste tópico tb estava convencido que a distância nunca poderia encurtar com acréscimo de massa... Estava convencido que ou aumentava ligeiramente ou simplesmente não aumentava em nada.

          Agora, não tenhamos ilusões (e para te dar razão!)
          Estamos a falar de travagens a frio. Se colocarmos esses carros a pecorrer um percurso de 30min em cidade, no pára-arranca, os travões vão-se ressentir muito mais com a massa e aí a distância aumentará para uma diferênça maior!

          E mesmo um carro que trave à menor distância quando está mais carregado poderá vir a travar a uma distância maior se o seu sistema de travagem estiver a ser muito solicitado... e estes testes são feitos com travões a frio... penso eu de q.

          Comentário


            citação:Originalmente colocada por Jacare

            O que dizias era que a distância variava da sequinte maneira: aumentava sempre com acréscimo de massa.

            E isso é errado.

            citação:Originalmente colocada por Eliselotus


            desde o velhinho trabant vazio/cheio ao mais poderoso F1 com deposito vazio/cheio, sempre que se aumenta o peso, aumenta a distancia de travagem.
            De resto o EU, CL, e outros têm vindo a dizer é que não é bem assim:

            citação:Originalmente colocada por EU

            Desde que o sistema de travagem tenha capacidade suficiente para dissipar energia, a massa do veículo pouco influencia a distânca de travagem.
            e chegou-se à conclusão, porque aqui até é possivel aprender umas coisitas que a massa pode de facto influênciar para uma distância superior, MAS TB PODE ORIGINAR UMA DISTÂNCIA INFERIOR ou simplesmente não influênciar.

            Qdo comecei a participar neste tópico tb estava convencido que a distância nunca poderia encurtar com acréscimo de massa... Estava convencido que ou aumentava ligeiramente ou simplesmente não aumentava em nada.

            Agora, não tenhamos ilusões (e para te dar razão!)
            Estamos a falar de travagens a frio. Se colocarmos esses carros a pecorrer um percurso de 30min em cidade, no pára-arranca, os travões vão-se ressentir muito mais com a massa e aí a distância aumentará para uma diferênça maior!

            E mesmo um carro que trave à menor distância quando está mais carregado poderá vir a travar a uma distância maior se o seu sistema de travagem estiver a ser muito solicitado... e estes testes são feitos com travões a frio... penso eu de q.
            sim, mas isso de admitir, principalmente o "EU", só mesmo no seu ultimo post é que o admitiu. anteriormente era "ah e tal, eu sou eng.º, e vocês não percebem nada disto e a massa não influencia nunca a distancia de travagem!"
            mas pronto, está um consenso à vista, sempre serviu para alguma coisa a discussão.

            Comentário


              muito bem jacaré, nem me vou dar ao trabalho de ir la ver os posts acima....

              foi dito em bom portugues que A MASSA NAO INFLUENCIA A DISTANCIA DE TRAVAGEM.
              muito vcs escreveram (eu, cl, jacaré, jd (embora ele tenha sido o 1º a ter ressalvas em relaçao a essa teoria) perante provas do contrario, murcharam e admitiram que afinal a massa sempre influencia...

              mas n vale a pena discutir mais, esta mais que visto que influencia.

              parabens pela tentativa:D

              Comentário


                citação:Originalmente colocada por Eliselotus

                muito bem jacaré, nem me vou dar ao trabalho de ir la ver os posts acima....
                foi dito em bom portugues que A MASSA NAO INFLUENCIA A DISTANCIA DE TRAVAGEM.
                Estás a tirar isso fora do contexto: "desde que as rodas estejam bloqueadas"! Não te esqueças de referir isto. De resto continuo a dizer isso mesmo: A MASSA NAO INFLUENCIA A DISTANCIA DE TRAVAGEM. A partir do momento que as rodas bloqueiam!

                (não te esqueças de colocar esse promenor nas tuas citações em que insistes deixar de fora)

                citação:Originalmente colocada por Eliselotus

                muito vcs escreveram (eu, cl, jacaré, jd (embora ele tenha sido o 1º a ter ressalvas em relaçao a essa teoria) perante provas do contrario, murcharam e admitiram que afinal a massa sempre influencia...
                Influência o SISTEMA DE TRAVAGEM, isso sempre foi dito. A partir do momento que as rodas bloqueiam a massa deixa de influênciar na distância de travagem.

                Comentário


                  se influencia o sistema de travagem, como o sistema de travagem nao é mudado smp que mudas a massa do carro, vai alterar a performance do mesmo...alterando assim a distancia de travagem....como, alias, foi sempre dito por mim e outros.

                  como ja se tinha dito, esta tudo esclarecido, mas parabens pela tentativa.

                  Comentário


                    Não, o que dizias é que a distância de travagem era sempre alterada: ERRADO!
                    E que essa alteração de Peso acrescido tinha como consequência SEMPRE um aumento de distância: ERRADO!

                    De qq maneira se já estás esclarecido é um feito para todos que neste tópico te conseguiram elucidar. ;)

                    Comentário


                      Bem.. eu vou-me arrepender de voltar a este tópico, mas cá vai.

                      Andei a pensar no assunto, entrando em conta com todas as forças no processo completo de travagem. O assunto é mais complicado do que parece, portanto comunico-vos apenas as conclusões.

                      Há fundamentalmente duas coisas a acontecer numa travagem: 1º as pastilhas dos travões a tentar bloquear o disco e 2º o atrito pneu-estrada a actuar.

                      O acontece é que quanto mais pesado for o veículo, mais dificuldade vai ter o atrito pastilhas-disco em bloquear as rodas. Daí a observação que 800 kg extra de carga aumenta a distância de travagem.

                      Se o atrito pastilhas-disco bloquear em fracções de segundo a rotação das rodas, então é verdade que a distância de travagem pouco depende do peso do veículo. Neste caso as contas que eu e o Luis apresentámos são válidas.

                      Se o atrito pastilhas-disco levar alguns segundos a bloquear as rodas, então a distância depende do peso, embora só até ao ponto em que as rodas bloqueam.

                      Carros mais rápidos e mais pesados têm melhores sistemas de travagem para minimizar o tempo até que as pastilhas bloqueam as rodas.

                      Pronto, acho que é isto. Parte da travagem depende do peso, a outra parte não. NA PRÁTICA, a parte independente do peso é geralmente a que mais importa, mas se o sistema de travagem for fraco (p.ex. pastilhas gastas) a distância de travagem pode aumentar bastante.

                      Comentário


                        citação:Originalmente colocada por Jacare

                        Não, o que dizias é que a distância de travagem era sempre alterada: ERRADO!
                        E que essa alteração de Peso acrescido tinha como consequência SEMPRE um aumento de distância: ERRADO!

                        De qq maneira se já estás esclarecido é um feito para todos que neste tópico te conseguiram elucidar. ;)
                        como nao jogo o mesmo tipo de jogo, retiro-me da conversa.

                        mas gostei da trocas de ideias absurdas e das invençoes.
                        parabens...

                        Comentário


                          citação:Originalmente colocada por Julius Caeser

                          citação:Originalmente colocada por CL

                          AF147, já agora poderias esclarecer qual a tua teoria para depois ser comparada com os valores práticos que o JD há-de aqui colocar?
                          "valores práticos que o JD há-de aqui colocar"?[}][}][}][}][}][}][}]

                          Isso é que é "Fé"! ;)
                          Assim é que eu gosto ! Digo que tenho aqui os testes de L'Automobile, mas os grandes especialistas não arriscam um prognóstico. Aliás como alguém dizia uma certa personagem "Prognósticos só no fim do jogo" [}]

                          Comentário


                            Mas antes de passar a responder de uma forma mais séria quero aqui denunciar algumas pesonagens históricas, que foram condideradas uns génios, mas que afinal eram uns grandes aldrabões:
                            - Começando pelo Newton, desde quando os corpos caiem à mesma velocidade. Basta pegar num esfera de esferovite e um berlinde e largá-lo de uma mesa.
                            - Einstein: E=Mc2. Basta verificar o que se passa num reactor de fissão ou fusão para ver que não é exactamente assim ;)
                            Grandes aldrabões estes dois nos sairam.
                            E à conta disto milhões foram enganados. Até o Einstein tinha de insistir no erro que a energia varia com o quadrado da velocidade. :D[}][}][}]

                            Mas o que talvez alguns saibam é que Mc2 é apenas o primeiro termo de uma expansão em série de Taylor. Existem outros termos mas com mensor peso para o resultado final ... :D

                            citação:
                            a travagem depende unicamente da velocidade!

                            factores como a qualidade dos pneus, sistema de travagem e tudo o resto nao contam para nada.
                            isto, claro, se formos do IST:D

                            Felizmente os alunos do IST sabem como funciona a travagem de um carro
                            Felizmente os alunos do IST sabem e até têm ferramentas na Internet com isso.
                            http://www.dem.ist.utl.pt/acidentes/para/ Segurança
                            e com esses e outros trabalhos até ganham concursos de segurança rodoviária.

                            E não é ncessário ser do IST, muitas pessoas neste tópico revelaram-se bom senso e interrogaram-se sobre o problema e procuram compreende-lo. Porque tal quando o Newton afirmou que os corpos caiam à mesma velocidade, ningúem acreditava, pois até o Aristóteles afirmava que um corpo com o dobro da massa caia com o dobro da velocidade. Existem coisas que saiem do senso comum, não é ?

                            Não será obvio que numa travagem a Energia cinética é dissipada na forma de atrito. Ora igulando a energia dissipada à energia cinética, a distância de travagem não depende da massa. E se´rá que não depende de forma absoluta ? Claro que não: Existem outros parâmetros que podem influenciar, mas de uma forma secundária, tais como as forças aerodinâmicas que também são responsáveis por alguma dissipação de energia, mas que têm um peso secundário. Será que toda a gente tem de ter isso em conta ? Claro que não !
                            Será que não é legítimo questionarmo-nos se a massa influencia ou não as distâncias de travagem ? Claro que sim ! Um exemplo. O Torres questionou-me sobre o assunto: Expliquei-lhe duma forma bastante simplista, e ele percebeu ! Agora o que me intriga é de facto o que se ensina nalguns cursos de Engª Automóvel nalguma universidade misteriosas algures na Europa ....

                            Será que para saber a influência da massa, preciso de algum modelo de pneu de Gim ou de Pacejka, DElft, ou de um Multidody System ... Claro que não ...

                            Comentário


                              se me provares a teoria inicial de que a massa nao altera a distancia de travagem, dou-te 100% de razao.

                              nao esquecer um facto muito engraçado! sempre defendi que a distancia de travagem varia com a massa, o que muito curiosamente se veio a confirmar....POR TODOS! :D

                              mas aprecio o esforço para denegrir os outros, mesmo sabendo que n tem ponta de razao.
                              com tanta pseudo-experiencia na area, devia saber que esses parametros secundarios nao sao DE TODO ignorados pelos construtores. claramente é so mesmo vontade de dizer mal.

                              Comentário


                                citação:Originalmente colocada por João Dias

                                Já procurei aqui no meu arquivo e tenho aqui algumas revistas frnacesas Automobile. Quase todos os meses eles publicam um Super-test em que fazem os testes de travagem só com o condutor e em carga.
                                Eexmplos
                                1) Peugeot 107 1.4 Hdi (Agosto 2005), peso do carro 910 kg. Peso da carga adicional 260 kg. Com a massa adicional as distâncias de travagem aumentaram ou diminuiram ?
                                2) Renault Modus 1.5 dci 105 (JUnho 2005). Peso 1338kg. Carga adicional 290 kg.
                                3) Citroen C4 1.6 Hdi (Janeiro de 2005). Peso 1328 kg. Peso adicional 370 kg.
                                4) Bmw 320 D (Avril 2005). Peso 1490. Peso adicional 370 kg.
                                5) VW Passat 2.0 Tdi (Maio 2005). Peso 1526. Peso adicional 370 kg.

                                As travagens são realizadas a 50, 90 e 130 km/h.

                                Estes são exemplifcativos de diferentes massas. Mas se quiserem tenho aqui outros tipo Golf ou Astra ou V50.

                                Aceitam-se apostas

                                Editado: Era 107. O 105 era inventado. Aliás eu farto-me de inventar :D
                                Ora vamos lá aos misteriosos testes de travagem da L'Automobile começando pelo mais leve e pelo mais pesado.

                                Peugeot 107
                                Condutor/Com 260 kg adicionais
                                50 km/h 11m 11
                                100: 44 42
                                130: 75 72

                                As misteriosas formulas da conservação da energia que estão nos tópicos
                                http://forum.autohoje.com/topic.asp?TOPIC_ID=57680
                                http://forum.autohoje.com/topic.asp?TOPIC_ID=57437
                                dizem-me que pegando na travagem a 50 km/h tenho um coeficiente de atrito (niu) de 0.894718157
                                o que aplicando para uma velocidade de 100 km/h dá uma distância de 44 metros e a 130km /h 74.36m.
                                Ora além dos valores serem muito próximos do obtidos no teste, milagre as distâncias de travagem diminuem com o aumento da massa

                                Passat 2.0 Tdi:
                                Condutor/Com 370 kg adicionais
                                50 km/h 10m 11
                                100: 41 41
                                130: 67 70

                                Pegando na travagem a 50 km/h tenho um coeficiente de atrito (niu) de 0.984189972
                                o que aplicando para uma velocidade de 100 km/h dá uma distância de 40 metros e a 130km /h 67.6m.
                                Ora afinal onde é que foi parar a massa adicional ?


                                Para animar a festa e na seja isto um problema dos FWD , aqui vai um RWD

                                Bmw 320 d (Abril 2005)
                                Condutor/Com 370 kg adicionais
                                50 km/h 10m 10
                                100: 39 40
                                130: 64 64

                                Vou desaparecer para verificar onde é que enganei nas "teorias" ...[8)]

                                Comentário


                                  afinal variam com a massa nesse teste tb....o que vai contra a teoria inicial:D

                                  P.S. - incluindo TODOS os factores (ou seja, fugindo das teorias simplistas), nao é um resultado nada surpreendente e é facilmente explicado.

                                  Comentário


                                    Comentário


                                      citação:Originalmente colocada por Eliselotus

                                      afinal variam com a massa nesse teste tb....o que vai contra a teoria inicial:D

                                      P.S. - incluindo TODOS os factores (ou seja, fugindo das teorias simplistas), nao é um resultado nada surpreendente e é facilmente explicado.
                                      Elise não queres explicar os valores postados pelo João Dias ?

                                      Comentário


                                        citação:Originalmente colocada por Eliselotus

                                        afinal variam com a massa nesse teste tb....o que vai contra a teoria inicial:D

                                        P.S. - incluindo TODOS os factores (ou seja, fugindo das teorias simplistas), nao é um resultado nada surpreendente e é facilmente explicado.
                                        Então qual a simples explicação para o caso do Peugeot 107 (dado que é o que salta mais à vista por travar em menos espaço estanto carregado...)?

                                        cumps

                                        Comentário


                                          1alfista, uma boa parte da explicaçao ja foi feita pelo 3com, a mesma explicaçao que foi altamente troçada por todos.
                                          chega e sobra para se comprovar que a distancia varia com a massa.

                                          Comentário


                                            citação:Originalmente colocada por João Dias

                                            citação:Originalmente colocada por Julius Caeser

                                            citação:Originalmente colocada por CL

                                            AF147, já agora poderias esclarecer qual a tua teoria para depois ser comparada com os valores práticos que o JD há-de aqui colocar?
                                            "valores práticos que o JD há-de aqui colocar"?[}][}][}][}][}][}][}]

                                            Isso é que é "Fé"! ;)
                                            Assim é que eu gosto ! Digo que tenho aqui os testes de L'Automobile, mas os grandes especialistas não arriscam um prognóstico. Aliás como alguém dizia uma certa personagem "Prognósticos só no fim do jogo" [}]
                                            O problema é que dizes muita coisa mas não demonstras nada!

                                            Ainda estou à espera do esclarecimento sobre o Corsa A! ;)

                                            Comentário


                                              citação:Originalmente colocada por João Dias

                                              citação:Originalmente colocada por João Dias

                                              Já procurei aqui no meu arquivo e tenho aqui algumas revistas frnacesas Automobile. Quase todos os meses eles publicam um Super-test em que fazem os testes de travagem só com o condutor e em carga.
                                              Eexmplos
                                              1) Peugeot 107 1.4 Hdi (Agosto 2005), peso do carro 910 kg. Peso da carga adicional 260 kg. Com a massa adicional as distâncias de travagem aumentaram ou diminuiram ?
                                              2) Renault Modus 1.5 dci 105 (JUnho 2005). Peso 1338kg. Carga adicional 290 kg.
                                              3) Citroen C4 1.6 Hdi (Janeiro de 2005). Peso 1328 kg. Peso adicional 370 kg.
                                              4) Bmw 320 D (Avril 2005). Peso 1490. Peso adicional 370 kg.
                                              5) VW Passat 2.0 Tdi (Maio 2005). Peso 1526. Peso adicional 370 kg.

                                              As travagens são realizadas a 50, 90 e 130 km/h.

                                              Estes são exemplifcativos de diferentes massas. Mas se quiserem tenho aqui outros tipo Golf ou Astra ou V50.

                                              Aceitam-se apostas

                                              Editado: Era 107. O 105 era inventado. Aliás eu farto-me de inventar :D
                                              Ora vamos lá aos misteriosos testes de travagem da L'Automobile começando pelo mais leve e pelo mais pesado.

                                              Peugeot 107
                                              Condutor/Com 260 kg adicionais
                                              50 km/h 11m 11
                                              100: 44 42
                                              130: 75 72

                                              As misteriosas formulas da conservação da energia que estão nos tópicos
                                              http://forum.autohoje.com/topic.asp?TOPIC_ID=57680
                                              http://forum.autohoje.com/topic.asp?TOPIC_ID=57437
                                              dizem-me que pegando na travagem a 50 km/h tenho um coeficiente de atrito (niu) de 0.894718157
                                              o que aplicando para uma velocidade de 100 km/h dá uma distância de 44 metros e a 130km /h 74.36m.
                                              Ora além dos valores serem muito próximos do obtidos no teste, milagre as distâncias de travagem diminuem com o aumento da massa

                                              Passat 2.0 Tdi:
                                              Condutor/Com 370 kg adicionais
                                              50 km/h 10m 11
                                              100: 41 41
                                              130: 67 70

                                              Pegando na travagem a 50 km/h tenho um coeficiente de atrito (niu) de 0.984189972
                                              o que aplicando para uma velocidade de 100 km/h dá uma distância de 40 metros e a 130km /h 67.6m.
                                              Ora afinal onde é que foi parar a massa adicional ?


                                              Para animar a festa e na seja isto um problema dos FWD , aqui vai um RWD

                                              Bmw 320 d (Abril 2005)
                                              Condutor/Com 370 kg adicionais
                                              50 km/h 10m 10
                                              100: 39 40
                                              130: 64 64

                                              Vou desaparecer para verificar onde é que enganei nas "teorias" ...[8)]
                                              mas qual é a tua divuida ainda, nem analisar os dados qu epoes sabes é?! [|)]

                                              o unico que tem menor distancia é o do 107, o que mostra que tem um sistema de travagem bem dimensinado.
                                              os outros, principalmente o Passat, regista um aumento da distancia de travagem com o aumento do peso/massa.
                                              mtas palavras e nada de novo, é chover no molhado! [8][8][8][8][8]

                                              EDIT:
                                              e reforço o que o EliseLotus disse, 1ª começaram por "a massa não influencia a distancia" depois passaram para "a distancia não aumenta pode sim é diminuir", agora poem resultados que mostram ambas as situações! :D:D:D viva a coerencia! [^][|)]

                                              Comentário


                                                citação:Originalmente colocada por colin

                                                citação:Originalmente colocada por Eliselotus

                                                afinal variam com a massa nesse teste tb....o que vai contra a teoria inicial:D

                                                P.S. - incluindo TODOS os factores (ou seja, fugindo das teorias simplistas), nao é um resultado nada surpreendente e é facilmente explicado.
                                                Então qual a simples explicação para o caso do Peugeot 107 (dado que é o que salta mais à vista por travar em menos espaço estanto carregado...)?

                                                cumps
                                                Uma simlpes explicação poderá ser de o carro bloquear as rodas mais cedo qdo está menos carregado, aumentando assim a distância de travagem TAL como o EU tinha afirmado.

                                                De qq maneira era interessante saber se esses carros tinham ABS.

                                                Comentário


                                                  Mas havia quem gozasse com a "teoria" de que um carro carregado pode travar na mesma distância ou até menor que o carro so com o condutor!

                                                  Afinal há uma explicação simples para isto? Então porquê tanto bota-abaixo e gozo? Venha a explicação simples deste caso.

                                                  Pelos vistos sempre é possível "por uma saca de cimento na mala", p.ex., e o carro ficar a travar melhor (em menos distância)...

                                                  cumps

                                                  Comentário


                                                    citação:Originalmente colocada por Jacare

                                                    De qq maneira era interessante saber se esses carros tinham ABS.
                                                    Podes considerar que sim, ABS e EBD (ou EBD ou o nome que cada construtor decidir dar a esse sistema electrónico de distribuição de pressão). Os testes são recentes, são também veículos standard e o ABS é obrigatório já há algum tempo.

                                                    Supostamente a adição de carga terá sido feita através dos lugares onde as pessoas se sentam (usando mesmo pessoas ou cargas com igual peso, simulando pessoas) e talvez algum peso extra no porta-bagagens (mas isso só confirmando pelo que virá (?) escrito nas revistas consideradas).

                                                    Nessa nova configuração de carga, o EBD encarrega-se de fazer aumentar a pressão no circuito hidráulico de forma a tentar maximizar a nova força admissível de travagem atrás (e também à frente porque a nova carga se distribuirá pelos 2 eixos, embora mais preponderantemente atrás), porque mais peso possibilita mais tracção (dentro dos limites de adesão - o tal círculo/elipsóide mostrado lá para trás pelo 3com).

                                                    Comentário


                                                      colin, muito gostam vcs de inverter papeis. nao entro nesse jogo estupido

                                                      Comentário


                                                        E isto ainda mexe...LOL

                                                        Comentário


                                                          citação:Originalmente colocada por »luis«

                                                          E isto ainda mexe...LOL
                                                          Está dificil de travar.:D:D:D

                                                          Alguém coloque um saco de cimento, sff![}][}][}][}][}]

                                                          Comentário


                                                            Elise, digo isto porque fiquei confuso com o que dizes. Chegaste a pedir ao user EU factos sobre a teoria dele que a massa não influia perticularmente na distância de travagem, dentro dos limites do sistema de travagem. Pediste factos (testes práticos, suponho) sobre "o mesmo veículo sem qqr alteraçao mecanica, vazio e cheio...a travar à mesma distancia".

                                                            Postaram aqui valores que mostram que tal facto é possível. E dizes agora que a explicação é simples. Isso é contraditório... Se a explicação é tão simples, porque deitaste abaixo a teoria do EU? Se é porque ele não se explicou bem, ok. Se não, parece-me uma atitude feia da tua parte, soa-me quase a boicote do tópico.

                                                            Desculpa-me se estou a ver as coisas mal.

                                                            cumps

                                                            Comentário


                                                              Eu já desisti de discutir física nos forunsAH, e acho que a maior parte das pessoas que sabem um bocadito de Física deviam nem sequer perder o seu tempo a discutir as barbaridades que áqui são escritas.

                                                              Como diz o meu avô... é como dar pérolas a porcos!! :D :D

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

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