Acho que há pessoas que ainda não repararam que o
FIAT UNO trava de 120km/h, enquanto o FERRARI
trava de 150km/h...
E também não devem ter entendido que ambos os carros
conseguem uma força de travagem suficiente para
bloquear as rodas, pelo que a capacidade de travagem
(uma travagem "simples" por oposição a várias travagens
em circuito de competição, por exemplo) regula-se mais
pela aderência dos pneus do que pela capacidade do
sistema de travagem.
E também deve haver quem ainda não reparou que a aderência
(atrito) não depende da área da superfície de contacto (largura
de pneus) mas mais pelo composto de que são feitos e pressão
exercida. Sendo que a pressão (peso) acaba por ser irrelevante
uma vez que anula-se com a inércia (maior peso é maior
aderência mas também maior inércia).
Por tudo isto, com pneus do mesmo composto, e com amortecedores
a 100% (para garantir o contacto permanente com o asfalto), por
maiores que sejam as diferenças de competência de travagem, não
são suficientes para anular a diferença que a FÍSICA impõe a
uma travagem de 120km/h quando comparada com outra a 150km/h.
Nuno Ferreira
http://nuno.net
http://alfa.paramim.com
FIAT UNO trava de 120km/h, enquanto o FERRARI
trava de 150km/h...
E também não devem ter entendido que ambos os carros
conseguem uma força de travagem suficiente para
bloquear as rodas, pelo que a capacidade de travagem
(uma travagem "simples" por oposição a várias travagens
em circuito de competição, por exemplo) regula-se mais
pela aderência dos pneus do que pela capacidade do
sistema de travagem.
E também deve haver quem ainda não reparou que a aderência
(atrito) não depende da área da superfície de contacto (largura
de pneus) mas mais pelo composto de que são feitos e pressão
exercida. Sendo que a pressão (peso) acaba por ser irrelevante
uma vez que anula-se com a inércia (maior peso é maior
aderência mas também maior inércia).
Por tudo isto, com pneus do mesmo composto, e com amortecedores
a 100% (para garantir o contacto permanente com o asfalto), por
maiores que sejam as diferenças de competência de travagem, não
são suficientes para anular a diferença que a FÍSICA impõe a
uma travagem de 120km/h quando comparada com outra a 150km/h.
Nuno Ferreira
http://nuno.net
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