Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Bola reboque

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #31
    Eu há uns anos coloquei no Golf em Algés na serralharia mecânica e ficou impecável.

    Puxou muitos atrelados com motas, e nunca tive problemas. Tive com as motas caírem, etc, mas a bola, sempre lá!

    Comentário


      #32
      Originalmente Colocado por tiagomp Ver Post
      Parece-me haver ai muita confusão:
      Para conduzires um veiculo com reboque com mais de 2 eixos precisas da B+E;
      O conjunto obviamente não pode passar os 3500kg sendo um BMW X3 e não um pesado;
      Com a B+E jamais poderás conduzir um veiculo de 3500kg mais um reboque de 3500kg...
      Tanta barbaridade junta. A não ser que te estejas a referir a um pesado! Convem falar quando há certezas!

      Claro! Vamos lá às certezas?

      Lei de 2012 (Decreto-Lei 138/2012):
      http://dre.pt/pdf1s/2012/07/12900/0342603475.pdf


      Adenda e modificações de 2014 (Decreto-Lei 37/2014):
      http://dre.pt/pdf1sdip/2014/03/05200/0191701984.pdf


      O que dizem :


      Definição de categoria B: (segunda página do decreto de 2014)
      B - veiculos a motor com massa maxima autorizada não superior a 3500 kg, concebidos e construidos para transportar um numero de passageiros não superior a oito, excluindo o condutor, a que pode ser atrelado um reboque com massa máxima até 750 kg ou, sendo esta superior, desde que a massa máxima do conjunto formado não exceda 3500 kg;

      Definição de categoria B+E: (página 8 do decreto de 2012)
      BE Conjuntos de veiculos acoplados compostos por um veiculo trator da categoria B e um reboque ou semirreboque com massa máxima autorizada não superior a 3500 kg;

      Portanto com desde que se esteja dentro dos limites de peso homologados para o veículo em causa, pode-se conduzir com carta B um conjunto de até 3500 kg, ou com carta BE um veiculo de até 3500 kg com um reboque de até 3500 kg.

      Exemplo de um veículo assim: Ford Ranger 2.2 de 150 cv para cima - 3350 kg de peso máximo rebocável nas versões 4x4.

      Nas leis que conheço, não fala nada de reboques de mais do que um eixo... Qual é o decreto onde vem isso?




      Sobre o "programar" ou não o "reboque", se calhar veículos mais recentes detectam isso automaticamente...
      E, é claro os meus desejos de bons ventos!

      Comentário


        #33
        Originalmente Colocado por sker Ver Post
        Claro! Vamos lá às certezas?

        Lei de 2012 (Decreto-Lei 138/2012):
        http://dre.pt/pdf1s/2012/07/12900/0342603475.pdf


        Adenda e modificações de 2014 (Decreto-Lei 37/2014):
        http://dre.pt/pdf1sdip/2014/03/05200/0191701984.pdf


        O que dizem :


        Definição de categoria B: (segunda página do decreto de 2014)
        B - veiculos a motor com massa maxima autorizada não superior a 3500 kg, concebidos e construidos para transportar um numero de passageiros não superior a oito, excluindo o condutor, a que pode ser atrelado um reboque com massa máxima até 750 kg ou, sendo esta superior, desde que a massa máxima do conjunto formado não exceda 3500 kg;

        Definição de categoria B+E: (página 8 do decreto de 2012)
        BE Conjuntos de veiculos acoplados compostos por um veiculo trator da categoria B e um reboque ou semirreboque com massa máxima autorizada não superior a 3500 kg;

        Portanto com desde que se esteja dentro dos limites de peso homologados para o veículo em causa, pode-se conduzir com carta B um conjunto de até 3500 kg, ou com carta BE um veiculo de até 3500 kg com um reboque de até 3500 kg.

        Exemplo de um veículo assim: Ford Ranger 2.2 de 150 cv para cima - 3350 kg de peso máximo rebocável nas versões 4x4.

        Nas leis que conheço, não fala nada de reboques de mais do que um eixo... Qual é o decreto onde vem isso?




        Sobre o "programar" ou não o "reboque", se calhar veículos mais recentes detectam isso automaticamente...
        E, é claro os meus desejos de bons ventos!
        Thanks!!

        O X3 pesa 1.815kg, o barco com respectivo aparelho 685kg, o reboque duvido que passe dos 300kg, ainda fica alguma margem para os 3.500kg.

        à partida como o X3 é classe 1, continua a pagar classe 1, mesmo com atrelado certo?

        ando com vontade de voltar a um desporto antigo, mas que infelizmente não é barato, logo ando a fazer contas

        Comentário


          #34
          Originalmente Colocado por JDEM Ver Post
          Thanks!!

          O X3 pesa 1.815kg, o barco com respectivo aparelho 685kg, o reboque duvido que passe dos 300kg, ainda fica alguma margem para os 3.500kg.

          à partida como o X3 é classe 1, continua a pagar classe 1, mesmo com atrelado certo?

          ando com vontade de voltar a um desporto antigo, mas que infelizmente não é barato, logo ando a fazer contas
          Sim se o atrelado tiver apenas 1 eixo continua a pagar classe 1.

          Comentário


            #35
            Originalmente Colocado por JDEM Ver Post
            isso é para meninos!!

            algo radical:

            Bem interessante

            Só uma questão de quem não percebe nada disso, a vela e toda aquela zona é desmontável ou fica sempre tudo daquela altura?

            Comentário


              #36
              Originalmente Colocado por nmyguel Ver Post
              Bem interessante

              Só uma questão de quem não percebe nada disso, a vela e toda aquela zona é desmontável ou fica sempre tudo daquela altura?
              é tudo desmontado para transporte:

              Comentário


                #37
                Não sabia que velejavas.

                É uma actividade espetacular.

                Comentário


                  #38
                  Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                  Não sabia que velejavas.

                  É uma actividade espetacular.

                  Desde miúdo, fui atleta de alta competição. Estou parado há uns anos, mas tenciono regressar. A classe que coloquei acima SB20, na vela ligeira é um do barcos mais divertidos, e como tem uma frota interessante em portugal da para fazer regatas engraçadas. Leva 3 ou 4 pessoas desde que não exceda os 270kg ;)

                  Comentário


                    #39
                    Originalmente Colocado por JDEM Ver Post
                    é tudo desmontado para transporte:

                    A minha duvida até era mesmo a arrumação que assim só podia ser ou ao ar livre ou num armazém alto, mas sim para transporte também.

                    Comentário


                      #40
                      Originalmente Colocado por nmyguel Ver Post
                      A minha duvida até era mesmo a arrumação que assim só podia ser ou ao ar livre ou num armazém alto, mas sim para transporte também.
                      Tipicamente o barco fica com o mastro montado (sem velas) e com uma capa a cobrir o casco, e num clube de vela. Na zona de Lisboa provavelmente na Marina de Cascais que é onde são a maioria das regatas e onde está a esmagadora da frota. Para transporte baixas o mastro (obviamente ).
                      Para "brinquedo" de regatas, que é o seu (quase único) propósito ainda é caro, e uma época tem custos associados já significativos.

                      Comentário


                        #41
                        Originalmente Colocado por JDEM Ver Post
                        Tipicamente o barco fica com o mastro montado (sem velas) e com uma capa a cobrir o casco, e num clube de vela. Na zona de Lisboa provavelmente na Marina de Cascais que é onde são a maioria das regatas e onde está a esmagadora da frota. Para transporte baixas o mastro (obviamente ).
                        Para "brinquedo" de regatas, que é o seu (quase único) propósito ainda é caro, e uma época tem custos associados já significativos.
                        Por vezes vê-se muitos ali a passear no Tejo, talvez aulas ou regatas. É algo que deve ser interessante.

                        Comentário


                          #42
                          JDEM, está visto que já te puxaram para uma atividade antiga.

                          Apenas como nota, na Audi um sistema OEM montado cá custa cerca de 1500€.

                          Originalmente Colocado por NunoMCCII Ver Post
                          Na Norauto tb montam mas não sei se punha lá um carro meu.
                          Por acaso, e embora partilhe da tua opinião, diria que nunca estás a salvo.

                          Originalmente Colocado por NunoMCCII Ver Post
                          Eles só fazem isso, montar bolas de reboque todos os dias, é normal que percebam do assunto.
                          Um dos meus melhores amigos, em 2011, e após pedir vários orçamentos, pedir feedback variado decidiu montar uma bola de reboque na primeira casa que mencionaste na sua E91 LCI.

                          Resultado... o que é simples e fazem todos os dias, naquele caso (único que conheço de perto, portanto 100% do feedback para mim) foi muito mal feito.

                          Cablagens cortadas e remendadas à papo-seco, pelo que no momento deu erro nos sensores traseiros (mesmo antes de sair de lá). Supostamente resolveram o problema e ele veio embora. Passados 2 dias, os sensores de estacionamento deixaram de funcionar e passados alguns minutos começou a ter problemas graves de massa, desde piscas a acender com médios, até o quadrante ficar uma árvore de natal, com o pequeno detalhe de estar na IC2 em plena madrugada e a 200km de casa. Rolou o mínimo possível, e no dia seguinte acabou por resolver o assunto num eletricista "de esquina".

                          Por isso, o seguro morreu de velho.

                          Comentário


                            #43
                            Originalmente Colocado por BrunoD Ver Post
                            Um dos meus melhores amigos, em 2011, e após pedir vários orçamentos, pedir feedback variado decidiu montar uma bola de reboque na primeira casa que mencionaste na sua E91 LCI.

                            Resultado... o que é simples e fazem todos os dias, naquele caso (único que conheço de perto, portanto 100% do feedback para mim) foi muito mal feito.

                            Cablagens cortadas e remendadas à papo-seco, pelo que no momento deu erro nos sensores traseiros (mesmo antes de sair de lá). Supostamente resolveram o problema e ele veio embora. Passados 2 dias, os sensores de estacionamento deixaram de funcionar e passados alguns minutos começou a ter problemas graves de massa, desde piscas a acender com médios, até o quadrante ficar uma árvore de natal, com o pequeno detalhe de estar na IC2 em plena madrugada e a 200km de casa. Rolou o mínimo possível, e no dia seguinte acabou por resolver o assunto num eletricista "de esquina".

                            Por isso, o seguro morreu de velho.
                            É a 1ª opinião negativa que leio sobre eles e neste tópico já tiveste várias positivas, estranho esse desleixe todo mas não duvido que o teu amigo esteja a dizer a verdade.

                            O que posso dizer é o que já escrevi noutro post anterior, na engatauto eles não são apologistas da centralina extra, na serralharia de Algés na altura disseram-me que podia precisar ou não, acabou por não ser necessário e já lá vão 8 anos com muitos kms com atrelado sem qualquer problema.

                            Comentário


                              #44
                              Originalmente Colocado por NunoMCCII Ver Post
                              É a 1ª opinião negativa que leio sobre eles e neste tópico já tiveste várias positivas, estranho esse desleixe todo mas não duvido que o teu amigo esteja a dizer a verdade.

                              O que posso dizer é o que já escrevi noutro post anterior, na engatauto eles não são apologistas da centralina extra, na serralharia de Algés na altura disseram-me que podia precisar ou não, acabou por não ser necessário e já lá vão 8 anos com muitos kms com atrelado sem qualquer problema.
                              Além de confiar na palavra dele, ele mostrou-me fotos de telemóvel que não deixavam dúvidas.

                              O desleixe foi no corte e costura de cablagem. Fios unidos à mão e isolados com uma volta de fita isoladora e por aí adiante.

                              Ele desde esse problema (resolvido pelo tal eletricista) também nunca mais teve problemas elétricos, apenas físicos mas por culpa própria.

                              Comentário


                                #45
                                Originalmente Colocado por NunoMCCII Ver Post
                                Sim se o atrelado tiver apenas 1 eixo continua a pagar classe 1.
                                Não.

                                Um veículo que seja classe 1, continua a ser classe 1 com reboque, tenha o reboque o número de eixos que tiver.
                                Os classe 2 é que passam para classe 3 com um reboque de um eixo, ou classe 4 com um reboque de 2 eixos.

                                Tabela da Brisa:
                                Classes de Veículos*-*Brisa Website

                                Na Classe 1 está 2 ou mais eixos.

                                Tabela da Ascendi:
                                ascendi.pt - Perguntas Frequentes
                                A mesma coisa.

                                Tabela da Lusoponte:
                                https://www.lusoponte.pt/p25_tarifas.asp
                                Idem.


                                O decreto lei que define essas coisas é este (creio eu):
                                http://www.dre.pt/pdf1s/2005/02/034A00/12151218.pdf

                                E diz na definição de Classe 1:
                                "Motociclos e veículos com uma altura, medida à vertical do primeiro eixo, inferior a 1,1 m, com ou sem reboque."

                                Portanto, não diz nada sobre o número de eixos do reboque.

                                Comentário


                                  #46
                                  Tens razão mas o que eu escrevi não deixa de estar certo também.

                                  Comentário


                                    #47
                                    Tomei a liberdade de pegar aqui neste tópico para não estar a abrir um outro.

                                    Comprei recentemente um conjunto de engate de reboque da Westfalia para um mercedes w210, usado, acontece que a pessoa a quem comprei não sabe da chave que desbloqueia o cabeçote e quem lhe vendeu o engate já passou à história... qual é a possibilidade de fazer uma nova chave ou a quem me devo dirigir para conseguir um duplicado da chave uma vez que tem a chapa de homologação com o respectivo numero de serie, já fiz uma pesquisa na net e não encontrei resposta.

                                    Agradeço desde já a quem me poder ajudar.

                                    Comentário


                                      #48
                                      Originalmente Colocado por JDEM Ver Post
                                      Talvez precise de meter uma bola de reboque num bmw x3, aconselham alguma casa especializada?
                                      O reboque ainda terá algum peso e tem travões.Thanks
                                      Tenho um sistema original e já veio com o carro de fábrica, nunca foi usado e inclusive ainda tem os acessórios, bola e outros num saco da Volvo ainda selados. Mas toda a estrutura está montada no carro, mas tenho que o desmontar, é mais um peso e grande que anda no carro e não me faz falta alguma! Já falei na concessão em me o tirarem, mas parece que eles tem pouca vontade de o fazer, parece que o carro está preparado para o mesmo e depois, bla, bla, bla... e temo adiando e parece que ainda tem umas horas de MO! assim fica!

                                      Comentário


                                        #49
                                        Originalmente Colocado por sker Ver Post
                                        Atenção à má informação!

                                        Vamos por partes:

                                        Os reboques e caravanas a parir de um certo peso costumam (devem!) ter um travão de inércia. Se o reboque estiver a fazer força no gancho, os travões do reboque são accionados.

                                        A partir de um certo peso, dá jeito ter um estabilizador na lança do reboque. O estabilizador é uma espécie de "ferodo" como o dos travões que vai fazendo atrito sobre a bola de reboque, para que o reboque não oscile. Vai amortecendo as oscilações.

                                        Sobre a parte mecânica do gancho de reboque, existem três tipos, que são aparafusados (nunca soldados!) ao chassis.

                                        Ganchos fixos (mais baratos).
                                        Ganchos removíveis na horizontal (preço médio, mas necessitam normalmente de um buraco no pára choques dependendo do modelo do carro).
                                        Ganchos removíveis na vertical (mais caros, mas mais escondidos -- se não se espreitar por baixo, não se vê nada).


                                        A parte eléctrica tem duas variantes: ou uma "universal" ou uma "específica" para o modelo do carro em causa.

                                        "Universal" quer dizer que o electricista tem de "catar" as luzes do faróis e fazer derivações... É só um conjunto de fios.

                                        "Específica" quer dizer que o kit eléctrico traz uma "centralina" que se liga ao carro e a electrónica do carro assim fica a saber tudo sobre o reboque, se ele está ligado, se as luzes estão fundidas, e pode ajustar o ABS, o ESP, e o regime do motor para que o motor se porte bem, e o carro também.

                                        Para isto, depois de montar tudo é preciso ligar o carro "à maquineta de diagnóstico" para mudar os parâmetros de configuração, e "dizer" ao carro que ele agora tem um gancho de reboque.

                                        A parte mecânica da montagem é fácil de fazer, mas a parte eléctrica necessita de ferramenta própria.
                                        No entanto um bom electricista auto faz isso nas calmas.

                                        Exemplos do manual de montagem da parte mecânica para os dois X3 (mais recente e mais antigo):

                                        http://www.bertelshofer.com/dokument...g/abm100-1.pdf
                                        http://www.bertelshofer.com/dokument...ung/abm044.pdf

                                        Manual da parte eléctrica:
                                        http://www.bertelshofer.com/dokument...ng/13bm069.pdf



                                        Os preços do ganchos de reboque cá são escandalosos.

                                        Para ver isso basta ir ao ebay.de e procurar por "Anhängerkupplung BMW X3"

                                        Sobre a carta, se o conjunto (carro+reboque) exceder os 3500 kg é preciso a carta B+E.
                                        Nos outros países da Europa há uma carta que é a B96 (mais simples que a B+E) que cá não foi criada e que dá direito a conduzir conjuntos de até 4250 kg. Com a B+E pode-se conduzir veículos de 3500 kg mais um reboque de 3500 kg.

                                        A carta não tem nada a ver com o número de eixos do reboque. No entanto as portagens têm.

                                        O que se passa é isto:

                                        Um veículo classe 1, levando seja o que for atrelado é sempre classe 1.
                                        Um veículo classe 2, levando um atrelado de um eixo (mesmo que seja um reboque de cães) passa a classe 3.
                                        Um veículo classe 2, levando um atrelado de dois eixos passa a classe 4.
                                        Bem, desenterrando este tópico, vou voltar ao tema dos engates de reboque, pois vou montar um no meu veiculo.

                                        Tive três propostas, da Serralharia mecânica de Algés, da Engatauto, e da Tecnoeleva 4x4, e aquela que me agradou mais, tanto em termos de valores, como de aparente profissionalismo, foi a da Tecnoeleva.

                                        Trata-se de engate com a devida centralina, como manda o figurino.

                                        Uma coisa que tenho andado a pesquisar, mas da qual ainda não consegui ter certezas, é se o engate de reboque pode andar montado no veiculo, mesmo sem este estar a efetuar serviço de reboque. Alguém tem uma resposta efetiva e correta para isto? Ou estão como eu?

                                        Isto porque o engate não me incomoda, e até protege de "cheirinhos" no estacionamento (dos outros em mim, obviamente!), pelo que estava capaz de optar pela versão de parafusos.

                                        Comentário


                                          #50
                                          Originalmente Colocado por Vanquish Ver Post
                                          ... Uma coisa que tenho andado a pesquisar, mas da qual ainda não consegui ter certezas, é se o engate de reboque pode andar montado no veiculo, mesmo sem este estar a efetuar serviço de reboque. Alguém tem uma resposta efetiva e correta para isto? Ou estão como eu?

                                          Isto porque o engate não me incomoda, e até protege de "cheirinhos" no estacionamento (dos outros em mim, obviamente!), pelo que estava capaz de optar pela versão de parafusos.
                                          Levando a coisa à letra, não podes andar em o engate no sítio. Só mesmo quando estás a rebocar algo.

                                          Mas normalmente as autoridades não olham a isso, embora um amigo meu já tenha sido multado por essa razão.
                                          Eu cheguei a levar o carro e o jipe a inspecções, com o engate no sitio, e nunca me disseram nada.

                                          Segundo o código da estrada, nada pode ultrapassar as dimensões oficiais do veículo, e o engate por norma ultrapassa o limite do para-choques.

                                          Comentário


                                            #51
                                            Originalmente Colocado por MGomes Ver Post
                                            Levando a coisa à letra, não podes andar em o engate no sítio. Só mesmo quando estás a rebocar algo.

                                            Mas normalmente as autoridades não olham a isso, embora um amigo meu já tenha sido multado por essa razão.
                                            Eu cheguei a levar o carro e o jipe a inspecções, com o engate no sitio, e nunca me disseram nada.

                                            Segundo o código da estrada, nada pode ultrapassar as dimensões oficiais do veículo, e o engate por norma ultrapassa o limite do para-choques.
                                            Essa é a ideia que tenho, mas já ouvi coisas diferentes, e por isso queria perceber, preto no branco, através de Legislação, com o que posso contar.

                                            Mas, infelizmente, como é habitual na manta de retalhos que é a nossa legislação, não se encontra nada de concreto.

                                            Comentário


                                              #52
                                              Originalmente Colocado por Vanquish Ver Post
                                              Essa é a ideia que tenho, mas já ouvi coisas diferentes, e por isso queria perceber, preto no branco, através de Legislação, com o que posso contar.

                                              Mas, infelizmente, como é habitual na manta de retalhos que é a nossa legislação, não se encontra nada de concreto.
                                              Há mais de dois anos que ando com um (serve cerca de 4 vezes por ano, quando calha), já vinha no veículo quando comecei a conduzi-lo, e nunca o retirei. Já fui parado 3/4 vezes e à inspecção duas e nunca tive nem um aviso. Pode ter sido sorte, mas nunca tive nenhum problema.

                                              Comentário


                                                #53
                                                Originalmente Colocado por Vanquish Ver Post
                                                Bem, desenterrando este tópico, vou voltar ao tema dos engates de reboque, pois vou montar um no meu veiculo.

                                                Tive três propostas, da Serralharia mecânica de Algés, da Engatauto, e da Tecnoeleva 4x4, e aquela que me agradou mais, tanto em termos de valores, como de aparente profissionalismo, foi a da Tecnoeleva.

                                                Trata-se de engate com a devida centralina, como manda o figurino.

                                                Uma coisa que tenho andado a pesquisar, mas da qual ainda não consegui ter certezas, é se o engate de reboque pode andar montado no veiculo, mesmo sem este estar a efetuar serviço de reboque. Alguém tem uma resposta efetiva e correta para isto? Ou estão como eu?

                                                Isto porque o engate não me incomoda, e até protege de "cheirinhos" no estacionamento (dos outros em mim, obviamente!), pelo que estava capaz de optar pela versão de parafusos.
                                                Vanquish

                                                Sempre foste à tecnoeleva? Feedback?


                                                Obrigado

                                                Comentário


                                                  #54
                                                  Originalmente Colocado por golf6680 Ver Post
                                                  Vanquish

                                                  Sempre foste à tecnoeleva? Feedback?

                                                  Obrigado
                                                  Fui, e o feedback é positivo, correu tudo conforme esperado. O meu irmão também foi lá montar um engate num Golf Sportsvan há 3 meses e ficou satisfeito.

                                                  No meu caso há uma questão que me deixou com a pulga atrás da orelha; com a bola no lugar, os sensores traseiros não se calam....

                                                  Falei com eles e disseram que é mesmo assim, e que tem a ver com os sensores VS posição da bola.

                                                  Confesso que não fiquei muito convencido, mas não estive para perder tempo e ficou assim (quando está lá a bola desligo os sensores e fico só com a câmera).

                                                  Se for para caravana, tens protocolo com uma associação.
                                                  Editado pela última vez por Vanquish; 19 September 2022, 18:06.

                                                  Comentário

                                                  AD fim dos posts Desktop

                                                  Collapse

                                                  Ad Fim dos Posts Mobile

                                                  Collapse
                                                  Working...
                                                  X