Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Percentagem das poupanças usadas para comprar o carro?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #31
    O último carro que adquiri, custou menos de um ordenado mínimo nacional, e foi do que se poupou.

    Quanto estiver mais folgado, já me prometi a mim mesmo que acima de 5.000 € não compro mais nenhum. E para chegar aos 5.000, só se me aparecer algo mesmo mesmo bom.

    Comentário


      #32
      Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
      O último carro que adquiri, custou menos de um ordenado mínimo nacional, e foi do que se poupou.

      Quanto estiver mais folgado, já me prometi a mim mesmo que acima de 5.000 € não compro mais nenhum. E para chegar aos 5.000, só se me aparecer algo mesmo mesmo bom.
      Racionalmente, é mesmo o melhor a fazer...

      Comentário


        #33
        Originalmente Colocado por Jbranco Ver Post
        Só posso dizer que não invisto mais que 3% ou 4% do meu património liquido em carros.
        Mas é um caso à parte, porque és um grande proprietário capitalista e burguês.

        Comentário


          #34
          Neste momento o carro representa 0% das poupanças, é do meu pai

          Comentário


            #35
            Originalmente Colocado por eu Ver Post
            Eu penso que a pergunta está mal colocada... não se deve comprar um carro com poupanças, mas sim com o rendimento disponível.

            Ou seja, deves fazer a seguinte conta: por mês, depois de pagares as contas essenciais (casa, alimentação, roupa, educação, saúde, etc) quanto dinheiro te resta? E desse dinheiro restante, qual o valor que pode ser usado para o automóvel?

            Pessoalmente, o meu limite está nos 350 euros por mês para os automóveis. Apesar de os comprar a pronto, faço sempre o cálculo para as despesas mensais (envolve a desvalorização, combustíveis, manutenção, impostos).

            PS: chiça, gastamos um balúrdio com os automóveis...
            Por causa disso um amigo meu que até tem algum dinheiro junto, quando compra carro é sempre o mais barato possivel.

            Comentário


              #36
              Originalmente Colocado por Kopien Ver Post
              Tens o conta só o património monetário, financeiro ou também o imobiliário?
              Tudo. Simplificando: Património Liquido = Activo - Passivo.

              Alguém que tenha um imóvel no valor de 150.000€ mas tenha dividas de igual valor (até pode ser só o empréstimo para a aquisição do referido imóvel) possui um património liquido de... 0€

              edit: Por definição está também excluído o imóvel que seja habitação própria. Enfim, é um conceito muito importante para financeiros e fiscalistas.
              Editado pela última vez por Jbranco; 30 May 2014, 17:15.

              Comentário


                #37
                Originalmente Colocado por Jbranco Ver Post
                Tudo. Simplificando: Património Liquido = Activo - Passivo.

                Alguém que tenha um imóvel no valor de 150.000€ mas tenha dividas de igual valor (até pode ser só o empréstimo para a aquisição do referido imóvel) possui um património liquido de... 0€

                edit: Por definição está também excluído o imóvel que seja habitação própria. Enfim, é um conceito muito importante para financeiros e fiscalistas.
                Nunca tinha pensado por esse prisma, mas sendo assim também não tenho passado de 4% do património liquído em carros.

                Gosto de carros, mas detesto "investimentos" que desvalorizem...

                Comentário


                  #38
                  Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
                  Gosto de carros, mas detesto "investimentos" que desvalorizem...
                  É como eu, adoro carros, mas quando é o meu dinheiro e vejo o que posso ganhar tendo o dinheiro investido e comparo com o que vou perder só em desvalorizacão fica dificil...

                  Comentário


                    #39
                    Originalmente Colocado por NMiguel Ver Post
                    Deves contar pelos dedos quem da classe dita média tem pelo menos 5000€ na poupança.

                    Aliás, dos casos que conheço não têm é quase nada e alguns andam de carros novos e segmento alto.

                    Por isso, esse valor é irrealista. 10% da poupança muitos andavam a pé. que nem para os sapatos era capaz de chegar.

                    Isso depende mesmo quem ganha 900 ou 1000 euros pode poupar, se quiser abdicar de alguns "luxos" do dia -a-dia (por exemplo fazer férias mais curta e económicas em Portugal em vez de ir para estrangeiro, em vez ir ginásio topo correr num parque municipal, etc ) .
                    Nasci numa família classe média baixa com 4 filhos sempre me ensinaram a poupar mesmo ganhando pouco não consigo dormir descansado sem almofada financeira para imprevistos como uma despesas saúde.
                    Conheço gente ganha 600 euros e poupa 200 ou mais por mês e conheço outros que ganham 3000 euros e gastam tudo e ainda se endividam.
                    Depende do caso

                    Comentário


                      #40
                      Originalmente Colocado por Jbranco Ver Post
                      Tudo. Simplificando: Património Liquido = Activo - Passivo.

                      Alguém que tenha um imóvel no valor de 150.000€ mas tenha dividas de igual valor (até pode ser só o empréstimo para a aquisição do referido imóvel) possui um património liquido de... 0€

                      edit: Por definição está também excluído o imóvel que seja habitação própria. Enfim, é um conceito muito importante para financeiros e fiscalistas.
                      Perguntei, porque conheço quem tenha um património imobiliário liquido até grande, mas para aí 90% dele não está a render. E tem um carro modesto.

                      Comentário


                        #41
                        Depende das pessoas... há quem viva de ordenado a ordenado (voltando a 0's ao fim de cada mês) e quem poupe imenso e não gaste praticamente dinheiro em nada. Independentemente de ganhar 500, 1000€ ou 4000€. Ah, e outra coisa importante: Há quem não ligue nada a carros... e se é um mau investimento, mais vale comprar qualquer coisa básica mesmo que a conta bancária esteja muito saudável.
                        No meu caso, não ter algum dinheiro de parte é causa de stress e insegurança... o que diminui a qualidade de vida e não compensa o resto. Não gosto de estar dependente do futuro imediato e do próximo cheque.
                        Créditos não também, no meu caso. A não ser por urgência e liquidado facilmente em pouco tempo.

                        Mas sejamos honestos: Em Portugal quem é que consegue ter boas poupanças e bons carros, do grosso da população? Estaremos a falar em quê, 600-900€ de salário mensal? Quanto tempo não demoraria a poupar 20/30k que é o preço normal de um carro novo decente, com as restantes despesas que qualquer ser vivo tem?
                        Noutros países metade ou um salário médio nacional compra o tal carro novo decente e com uma motorização muito mais interessante.

                        Não me vejo a comprar carros novos. A não ser que o que ganho limpo mensalmente passe para valores 2/3x superiores (e mesmo assim...), vou comprar usado aproveitando a desvalorização de alguns modelos interessantes e tentar fazer a festa. Gosto muito de tudo o que é motorizado e sei que não nunca vou conseguir olhar para um carro apenas como transporte ou electrodoméstico. Mas mesmo não tendo mais nenhum interesse/hobby tão caro é muito dificil ter margem para gastar. Por isso o caminho mais equilibrado até parece ser carro racional + carro fun/lazer (ambos com peço de aquisição muito mais baixo que novo e manutenção que me apareça comportável para mim) ou carro racional + mota. E mesmo assim já irá custar, de racional tem pouco Mas senão também não vale a pena... nascemos, vivemos e morremos sem gozar nada pelo meio.

                        Comentário


                          #42
                          Isso varia muito de pessoa para pessoa, e a verdade é que cada um faz o que quiser ao seu dinheiro!

                          Eu por exemplo, não me vejo a comprar carros novos 0km, a menos que sejam da empresa ou então um Segmento A/B gasolina que desvalorizam relativamente pouco. Um Punto por exemplo, consegue-se novo por uns 12.000€ e passado 2 anos ainda vale uns 9.000€

                          Mas a "regra" para mim é não gastar mais num carro do que 5 salários líquidos, excluindo o rendimento da minha mulher.

                          Comentário


                            #43
                            Originalmente Colocado por b00ster Ver Post
                            Depende das pessoas... há quem viva de ordenado a ordenado (voltando a 0's ao fim de cada mês) e quem poupe imenso e não gaste praticamente dinheiro em nada. Independentemente de ganhar 500, 1000€ ou 4000€. Ah, e outra coisa importante: Há quem não ligue nada a carros... e se é um mau investimento, mais vale comprar qualquer coisa básica mesmo que a conta bancária esteja muito saudável.
                            No meu caso, não ter algum dinheiro de parte é causa de stress e insegurança... o que diminui a qualidade de vida e não compensa o resto. Não gosto de estar dependente do futuro imediato e do próximo cheque.
                            Créditos não também, no meu caso. A não ser por urgência e liquidado facilmente em pouco tempo.

                            Mas sejamos honestos: Em Portugal quem é que consegue ter boas poupanças e bons carros, do grosso da população? Estaremos a falar em quê, 600-900€ de salário mensal? Quanto tempo não demoraria a poupar 20/30k que é o preço normal de um carro novo decente, com as restantes despesas que qualquer ser vivo tem?
                            Noutros países metade ou um salário médio nacional compra o tal carro novo decente e com uma motorização muito mais interessante.

                            Não me vejo a comprar carros novos. A não ser que o que ganho limpo mensalmente passe para valores 2/3x superiores (e mesmo assim...), vou comprar usado aproveitando a desvalorização de alguns modelos interessantes e tentar fazer a festa. Gosto muito de tudo o que é motorizado e sei que não nunca vou conseguir olhar para um carro apenas como transporte ou electrodoméstico. Mas mesmo não tendo mais nenhum interesse/hobby tão caro é muito dificil ter margem para gastar. Por isso o caminho mais equilibrado até parece ser carro racional + carro fun/lazer (ambos com peço de aquisição muito mais baixo que novo e manutenção que me apareça comportável para mim) ou carro racional + mota. E mesmo assim já irá custar, de racional tem pouco Mas senão também não vale a pena... nascemos, vivemos e morremos sem gozar nada pelo meio.
                            Concordo bastante contigo.

                            Só discordo quando dizes que 20/30k é o preço normal de um carro decente.

                            Com cerca de 12k consegues comprar por exemplo um Punto, Micra, Fiesta que são carros (a meu ver) muito bons.

                            Mas lá está, varia de pessoa para pessoa

                            Comentário


                              #44
                              Falando em poupancas nao sera facil para mim quantificar mas posso dar uma ideia de quantos ordenados me custaram desde que tou na Alemanha

                              O 1o carro na Alemanha foi um twingo de 93 que me custou 0,78 ordenados, estava na altura num trabalho de 6horas por dia e o carro foi comprado caro.

                              O 2o carro foi um BMW e36 compact que me custou 0,7 ordenados

                              O meu terceiro foi um Twingo novo e custoume um pagamento mensal de 9% do meu ordenado mensal, num valor total que representa 6,3 ordenados. Sinceramente a nao repetir creditos apesar de ter sido com 0% de juros tem sempre os seguros e segurinhos que nos levam mais de 1000 euros sem darmos por ela.

                              Este mes com 4,02 ordenados comprei o meu megane, como vivo junto e nao temos segundo carro posso dizer que foram 2.4 meses do rendimento do agregado familiar.

                              Como podem ver prefiro ir jantar fora e ter carro q.b. do que um carrao e viver fechado em casa.

                              ps: pela minha actual experiencia penso que aqui na Alemanha o ideal e comprar carros com 4 a 5 anos (o meu tem 5) e com uma quilometragem de 50-80.000kms (o meu tinha no dia 9 quando o levantei cerca de 70.600kms) e usar ate que seja mesmo tempo de trocar. Desvalorizam menos nesses 150-200.000kms que um novo em 50-60.000kms, tem normalmente garantia da marca e custam quase 1/3 do valor em novo.
                              Editado pela última vez por Twingo32v; 31 May 2014, 12:02.

                              Comentário


                                #45
                                Originalmente Colocado por Twingo32v Ver Post
                                Falando em poupancas nao sera facil para mim quantificar mas posso dar uma ideia de quantos ordenados me custaram desde que tou na Alemanha

                                O 1o carro na Alemanha foi um twingo de 93 que me custou 0,78 ordenados, estava na altura num trabalho de 6horas por dia e o carro foi comprado caro.

                                O 2o carro foi um BMW e36 compact que me custou 0,7 ordenados

                                O meu terceiro foi um Twingo novo e custoume um pagamento mensal de 9% do meu ordenado mensal, num valor total que representa 6,3 ordenados. Sinceramente a nao repetir creditos apesar de ter sido com 0% de juros tem sempre os seguros e segurinhos que nos levam mais de 1000 euros sem darmos por ela.

                                Este mes com 4,02 ordenados comprei o meu megane, como vivo junto e nao temos segundo carro posso dizer que foram 2.4 meses do rendimento do agregado familiar.

                                Como podem ver prefiro ir jantar fora e ter carro q.b. do que um carrao e viver fechado em casa.

                                ps: pela minha actual experiencia penso que aqui na Alemanha o ideal e comprar carros com 4 a 5 anos (o meu tem 5) e com uma quilometragem de 50-80.000kms e usar ate que seja mesmo tempo de trocar. Desvalorizam menos nesses 150-200.000kms que um novo em 50-60.000kms
                                Cá em casa passa-se algo semelhante.

                                No fundo, o carro é algo que passamos na maior parte dos casos 1 ou 2 horas por dia. Se pensarmos bem, vale a pena gastar tanto dinheiro??

                                Comentário


                                  #46
                                  Originalmente Colocado por Twingo32v Ver Post
                                  Como podem ver prefiro ir jantar fora e ter carro q.b. do que um carrao e viver fechado em casa.
                                  E também penso assim, aliás cada vez mais.

                                  O que levamos da vida são os bons momentos, as experiências, os amigos.

                                  Eu gosto de automóveis, mas com o passar do tempo sinto-me menos disponível para gastar demasiado dinheiro com eles e também não tenho paciência para os apaparicar muito.

                                  Comentário


                                    #47
                                    Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                                    E também penso assim, aliás cada vez mais.

                                    O que levamos da vida são os bons momentos, as experiências, os amigos.

                                    Eu gosto de automóveis, mas com o passar do tempo sinto-me menos disponível para gastar demasiado dinheiro com eles e também não tenho paciência para os apaparicar muito.
                                    para os apaparicar tb não tenho, nunca tive.

                                    Comentário


                                      #48
                                      Nem devia dizer isto, pois são os carros novos que me põem comida na mesa, mas está década que levo ligado aos automóveis novos fez-me olhar para eles de uma forma muito racional.

                                      Sou um gajo completamente desprendido do dinheiro, que não leva uma vida propriamente regrada, mas sou incapaz de comprar novo e/ou caro. Apesar de estar habituado a automóveis novos, dificilmente irei gastar mais de 5000 euros num automóvel. Acho que não faz sentido. São coisas descartáveis, pelo menos para mim.

                                      Comentário


                                        #49
                                        Depende de tantos factores, já gastei a 80 ou 90% como 10 ou 20%...depende!

                                        As vezes mais vale deixar a poupança quieta e comprar em leasing ou renting!

                                        Comentário

                                        AD fim dos posts Desktop

                                        Collapse

                                        Ad Fim dos Posts Mobile

                                        Collapse
                                        Working...
                                        X