Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Rotundas - conclusão em jeito de balanço

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #31
    Originalmente Colocado por TugaAzeiteiro Ver Post
    Porque razão? se ele é que não vai a cumprir a lei.. ou esta nova lei não se aplica às seguradoras?
    Sei que antigamente era 50/50 visto não haver legislação aplicável.. mas agora qual é a justificação da seguradora?

    Testemunhas arranja-se sempre.. tirando as fotos (e não entrando no caminho da intrujisse), há sempre alguém no carro atras de nós que não se importa de ser testemunha para a seguradora.

    Mas já agora gostava de saber opinião de alguém que trabalhe em uma seguradora, sobre como resolvem estas questões com a nova lei em vigor..
    Por isso é que a lei não serve.

    Repara, tu mudas de via, na via à tua direita está um carro, se bateres nele és culpado porque infringiste a lei da prioridade que se sobrepõe a esta. Já foi debatida esta questão e será assim que se irá proceder em caso de choque.

    Se bateres num carro que está mal estacionado, imagina, numa recta com visibildiade e o carro está estacionado numaparagem de transportes publicos, quem vai pagar és tu, não é ele e ele está infringir as regras, quanto muito é autuado, porque és tu a provocar o acidente, assim como na rotunda, serás tu a provocar o acidente porque não cedeste passagem a quem tem prioridade.

    Não se metam em trabalhos.

    Comentário


      #32
      Originalmente Colocado por aalito Ver Post
      Por isso é que a lei não serve.

      Repara, tu mudas de via, na via à tua direita está um carro, se bateres nele és culpado porque infringiste a lei da prioridade que se sobrepõe a esta. Já foi debatida esta questão e será assim que se irá proceder em caso de choque.

      Se bateres num carro que está mal estacionado, imagina, numa recta com visibildiade e o carro está estacionado numaparagem de transportes publicos, quem vai pagar és tu, não é ele e ele está infringir as regras, quanto muito é autuado, porque és tu a provocar o acidente, assim como na rotunda, serás tu a provocar o acidente porque não cedeste passagem a quem tem prioridade.

      Não se metam em trabalhos.
      até pode estar falado mas continuam sem apontar no código da estrada onde é que tiram essas conclusões... falas na regra da prioridade, mostra-me onde está escrito!

      Comentário


        #33
        Eu ainda tentei cumprir à regra o novo código nas rotundas. Como foi uma mera questão de sorte nao ter batido voltei a fazer como fazia
        Logica da meia rotunda. Na primeira metade (Em frente ou para as saidas da direita) faço por fora sinalizando após passar a ultima saida. Na segunda metade (saidas à esquerda ou para trás) Faço por dentro sinalizando na ultima saida e passando para a faixa de fora antes da saida.
        Se for de noite sem carros, faço a lógica do "É tudo meu"

        Comentário


          #34
          Originalmente Colocado por TRLOURENCO Ver Post
          não concordo e não há nada no C.E. que fundamente isso. Por exemplo, o artigo 30º, "Nos cruzamentos e entroncamentos o condutor deve ceder a passagem aos veículos que se lhe apresentem pela direita", as rotundas estão omissas por alguma razão!
          Pois, por ser omissa é que se aplica a regra da prioridade que rege todo o funcionamento do transito no caso de não existir sinalizção vertical, luminosa ou de outra especie.

          Comentário


            #35
            SUBSECÇÃO II
            Cruzamentos, entroncamentos e rotundas
            Artigo 30º
            Regra geral
            1 – Nos cruzamentos e entroncamentos o condutor deve ceder a passagem aos veículos que se lhe apresentem pela direita.
            2 – Quem infringir o disposto no número anterior é sancionado com coima de €120 a €600.
            Editado pela última vez por OFFICER; 09 July 2014, 16:52.

            Comentário


              #36
              Originalmente Colocado por OFFICER Ver Post
              SUBSECÇÃO II
              Cruzamentos, entroncamentos e rotundas
              Artigo 30º
              Regra geral
              1 – Nos cruzamentos e entroncamentos o condutor deve ceder a passagem aos veículos que se lhe apresentem pela direita.
              2 – Quem infringir o disposto no número anterior é sancionado com coima de €120 a €600.
              Coloca de onde retirate esta informação sff. para que não restem duvidas.

              Comentário


                #37
                Originalmente Colocado por aalito Ver Post
                Coloca de onde retirate esta informação sff. para que não restem duvidas.



                Já foi colocado num dos tópicos sobre rotundas....


                Mas basta ver o Código da Estrada...
                Editado pela última vez por nto; 09 July 2014, 17:10.

                Comentário


                  #38
                  A moda das rotundas foi o que deu, quem tiver que circular por várias à hora de ponta, nunca sabe se vai bater ou ser batido, e a única regra que devemos seguir é a do bom senso.

                  Comentário


                    #39
                    Originalmente Colocado por aalito Ver Post
                    Pois, por ser omissa é que se aplica a regra da prioridade que rege todo o funcionamento do transito no caso de não existir sinalizção vertical, luminosa ou de outra especie.
                    nem por isso, caso contrário não havia necessidade de especificar como se circula numa rotunda, logo, aplica-se o artigo 14ºa...

                    Comentário


                      #40
                      Evito sempre o acidente porque não estou para pagar metade dos danos, mas não se livram da buzinadela.

                      Comentário


                        #41
                        Originalmente Colocado por Fraga Ver Post
                        Evito sempre o acidente porque não estou para pagar metade dos danos, mas não se livram da buzinadela.
                        Precisamente. Se se dessem ao trabalho de mudar as faixas como já houve aqui tópicos com exemplos, nada disto acontecia, mas, assim, temos que ter calma e tentar ser o mais correctos possível.

                        Agora reparem, admitindo uma via de entrada e uma de saída, numa rotunda com 2 faixas e 5 saídas, se eu for sair na 2ª tenho que me meter na 2ª faixa, mas não tem muita lógica porque o tempo que vou ocupar a 2ª faixa é diminuto e obriga a 2 mudanças de faixa de rodagem, além disso permite a quem vem da 1ª saída entrar na rotunda o que, em hora de ponta, anula as minhas hipoteses de sair na 2ª saída.

                        Tenho um exemplo destes ao pé de casa e é mais seguro não usar a faixa mais á esquerda da rotunda.

                        Com um pouco de paciência, bom senso e educação tudo era muito mais simples...

                        Comentário


                          #42
                          Sou o único que acha que os condutores estão muito melhores nas rotundas depois das novas regras?

                          Comentário


                            #43
                            Originalmente Colocado por aalito Ver Post
                            Coloca de onde retirate esta informação sff. para que não restem duvidas.
                            Retirado do código da estrada actualizado.

                            Originalmente Colocado por PEDROM Ver Post
                            A moda das rotundas foi o que deu, quem tiver que circular por várias à hora de ponta, nunca sabe se vai bater ou ser batido, e a única regra que devemos seguir é a do bom senso.
                            Ora aqui está uma grande verdade! Se o bom senso fosse imperativo, não havia confusões em trânsito.

                            Originalmente Colocado por TRLOURENCO Ver Post
                            nem por isso, caso contrário não havia necessidade de especificar como se circula numa rotunda, logo, aplica-se o artigo 14ºa...
                            Neste caso tens razão no artigo 14º mas que indica que quem tem prioridade é quem está pela direita.

                            Artigo 14º
                            Pluralidade de vias de trânsito
                            1 – Sempre que, no mesmo sentido, sejam possíveis duas ou mais filas de trânsito, este deve fazer-se pela via de trânsito mais à direita, podendo, no entanto, utilizar-se outra se não houver lugar naquela e, bem assim, para ultrapassar ou mudar de direcção.
                            2 – Dentro das localidades, os condutores devem utilizar a via de trânsito mais conveniente ao seu destino, só lhes sendo permitida a mudança para outra, depois de tomadas as devidas precauções, a fim de mudar de direcção, ultrapassar, parar ou estacionar.
                            3 – Ao trânsito em rotundas, situadas dentro e fora das localidades, é também aplicável o disposto no número anterior, salvo no que se refere à paragem e estacionamento.
                            4 – Quem infringir o disposto nos números anteriores é sancionado com coima de €60 a €300.
                            Conforme verificas no artigo, indica que deve ser tomada a via mais conveniente ao seu destino e só permite mudar de via após tomar as devidas precauções. Indica ainda no ponto 3 que é aplicado o número anterior, ou seja, para mudar para a via da direita da rotunda, deve tomar as precauções necessárias.

                            Deixo ainda a definição de rotunda:

                            Artigo 1º
                            Definições legais
                            (...)
                            p) ”Rotunda” – praça formada por cruzamento ou entroncamento onde o trânsito se processa em sentido giratório e sinalizada como tal;
                            (...)
                            Ainda deve ser complementado pela regra de cruzamentos e entroncamentos, descritas no Artigo 30º que volto a colocar:


                            SUBSECÇÃO II

                            Cruzamentos, entroncamentos e rotundas
                            Artigo 30º
                            Regra geral
                            1 – Nos cruzamentos e entroncamentos o condutor deve ceder a passagem aos veículos que se lhe apresentem pela direita.
                            2 – Quem infringir o disposto no número anterior é sancionado com coima de €120 a €600.
                            Editado pela última vez por OFFICER; 10 July 2014, 10:02.

                            Comentário


                              #44
                              Numa rotunda de duas faixas, o gajo que vai a fazer a rotunda por fora (logo mal), não acabará por estar a ultrapassar pela direita o gajo que está por dentro e que vai sair na saída seguinte?
                              Digo isto porque já me aconteceu, e o gajo que ia por fora acabou por arrotar com tudo.
                              Neste caso a policia no local deu-me razão, e a seguradora (surpreendentemente se calhar) também.

                              Comentário


                                #45
                                Por acaso acho que as regras só vieram agravar mais a circulação nas rotundas, porquê? Porque não há fiscalização efectiva da circulação nas mesmas!

                                Muita gente não deve sequer ter ouvido falar da questão e outros tantos levam ao extremo as novas regras não se adaptando minimamente à realidade de cada rotunda!

                                Por acaso já não tinhas discussões de transito à uns tempos e a última que tive foi mesmo numa rotunda.

                                Comentário


                                  #46
                                  Originalmente Colocado por BackToBlack Ver Post
                                  Numa rotunda de duas faixas, o gajo que vai a fazer a rotunda por fora (logo mal), não acabará por estar a ultrapassar pela direita o gajo que está por dentro e que vai sair na saída seguinte?
                                  Digo isto porque já me aconteceu, e o gajo que ia por fora acabou por arrotar com tudo.
                                  Neste caso a policia no local deu-me razão, e a seguradora (surpreendentemente se calhar) também.
                                  Neste caso que mencionaste, o código é explicito no seguinte:

                                  Artigo 14º
                                  Pluralidade de vias de trânsito
                                  (...)
                                  2 – Dentro das localidades, os condutores devem utilizar a via de trânsito mais conveniente ao seu destino, só lhes sendo permitida a mudança para outra, depois de tomadas as devidas precauções, a fim de mudar de direcção, ultrapassar, parar ou estacionar.
                                  3 – Ao trânsito em rotundas, situadas dentro e fora das localidades, é também aplicável o disposto no número anterior, salvo no que se refere à paragem e estacionamento.
                                  (...)

                                  Artigo 42º
                                  Pluralidade de vias e trânsito em filas paralelas
                                  Nos casos previstos nos nos 2 e 3 do artigo 14º e no artigo 15º, o facto de os veículos de uma fila circularem mais rapidamente que os de outra não é considerado ultrapassagem para os efeitos previstos neste Código.

                                  Comentário


                                    #47
                                    Originalmente Colocado por BackToBlack Ver Post
                                    Numa rotunda de duas faixas, o gajo que vai a fazer a rotunda por fora (logo mal), não acabará por estar a ultrapassar pela direita o gajo que está por dentro e que vai sair na saída seguinte?
                                    Digo isto porque já me aconteceu, e o gajo que ia por fora acabou por arrotar com tudo.
                                    Neste caso a policia no local deu-me razão, e a seguradora (surpreendentemente se calhar) também.
                                    Para percebermos melhor, quem bateu em quem?

                                    tu ias a sair e ele vem mais rapido acabando por bater na lateral ou traseira do teu carro ou tu ias a sair e bates tu na lateral ou trasaeira do carro dele? É que faz toda a diferença.

                                    Comentário


                                      #48
                                      Originalmente Colocado por TRLOURENCO Ver Post
                                      não concordo e não há nada no C.E. que fundamente isso. Por exemplo, o artigo 30º, "Nos cruzamentos e entroncamentos o condutor deve ceder a passagem aos veículos que se lhe apresentem pela direita", as rotundas estão omissas por alguma razão!
                                      Está no artigo 31º:

                                      Artigo 31.ºCedência de passagem em certas vias ou troços
                                      1 - Deve sempre ceder a passagem o condutor:
                                      a) Que saia de um parque de estacionamento, de uma zona de abastecimento de combustível ou de qualquer prédio ou caminho particular;
                                      b) Que entre numa autoestrada ou numa via reservada a automóveis e motociclos, pelos respetivos ramais de acesso;
                                      c) Que entre numa rotunda.
                                      2 - Todo o condutor é obrigado a ceder a passagem aos veículos que saiam de uma passagem de nível.
                                      3 - Quem infringir o disposto no n.º 1 é sancionado com coima de € 120 a € 600, salvo se se tratar do disposto na alínea b), caso em que a coima é de € 250 a € 1250.
                                      4 - Quem infringir o disposto no n.º 2 é sancionado com coima de € 250 a € 1250.

                                      Comentário


                                        #49
                                        Originalmente Colocado por TugaAzeiteiro Ver Post
                                        Porque razão? se ele é que não vai a cumprir a lei.. ou esta nova lei não se aplica às seguradoras?
                                        Sei que antigamente era 50/50 visto não haver legislação aplicável.. mas agora qual é a justificação da seguradora?

                                        Testemunhas arranja-se sempre.. tirando as fotos (e não entrando no caminho da intrujisse), há sempre alguém no carro atras de nós que não se importa de ser testemunha para a seguradora.

                                        Mas já agora gostava de saber opinião de alguém que trabalhe em uma seguradora, sobre como resolvem estas questões com a nova lei em vigor..

                                        No mês passado tive um acidente precisamente nestes contornos, ia eu na faixa da direita quase a sair da rotunda e um tipo vindo da esquerda queria sair ao mesmo tempo que eu, encostamos lado a lado e culpa para o outro condutor que não tomou as devidas precauções ao mudar de faixa.

                                        Comentário


                                          #50
                                          Originalmente Colocado por aalito Ver Post
                                          As regras dão a sensação que, como é obrigatorio circular pela via de dentro da rotunda e sair apenas para a via de fora imediatamente antes da saída, quem não o faça está em incumprimento e portanto em caso de acidente quem será culpado é quem não cumpriu o a regra. ERRADO, cuidado, neste caso quem anda por fora está em incumprimento, mas em caso de acidente a regra da prioridade vale mais que esta, quem vem por fora apresenta-se pela direita e portanto caso haja acidente ele tem sempre razão, no máximo é autoado caso se prove que ele vinha por fora à mais de 1 saída.
                                          Nestes casos quem vem por dentro deve dar mais uma volta à rotunda e depois tentar sair de novo.

                                          Não caiam no erro de apertar alguém que venha por fora, pois caso haja um acidente vocês é que serão culpados.
                                          Tal e qual o que se passou comigo no mês passado, fui abalroado pelo condutor que vinha da esquerda...

                                          Comentário


                                            #51
                                            Originalmente Colocado por Fype7 Ver Post
                                            O que me faz impressão é os piscas, ou a falta deles, enato rotundas é horrível e cada um vai por onde lhe apetece

                                            Um gajo a ter de parar escusadamente, porque o senhor condutor não conhece a alavanca mágica do lado esquerdo do volante
                                            Faço sempre, porque também gosto quando quem se cruza comiga na estrada também o faça, mas creio que os piscas em rotundas não são obrigatórios.

                                            Ou, se forem, creio que são só os piscas para sair da rotunda ou mudar de via. Mas para mim, o pisca mais útil que os outros condutores podem fazer é o do lado esquerdo, dentro da rotunda, para sinalizar que vão fazer pelo menos 3/4 da rotunda, passando à minha frente e fazendo com que eu não entre.

                                            Comentário


                                              #52
                                              alguem me pode elucidar sobre a questão dos piscas para a esquerda em rotundas?

                                              eu estive a ver o codigo da estrada e não vi lá nada sobre isto...

                                              Código da Estrada | ANSR

                                              eu faço sempre pisca para a direita quanto saio da rotunda, mesmo que quando a saida da rotunda é uma "saída em frente"

                                              mas para a esquerda, dentro da rotunda, nao faz sentido, porque eu não estou a virar para lado nenhum: estou a contornar a rotunda...e se eu não faço pisca para a direita, deve-se entender que eu vou continuar na rotunda...

                                              alguem me consegue mostrar legislação oficial sobre esta matéria?

                                              obrigado

                                              Comentário


                                                #53
                                                Originalmente Colocado por DerKaiser Ver Post
                                                alguem me pode elucidar sobre a questão dos piscas para a esquerda em rotundas?

                                                eu estive a ver o codigo da estrada e não vi lá nada sobre isto...

                                                Código da Estrada | ANSR

                                                eu faço sempre pisca para a direita quanto saio da rotunda, mesmo que quando a saida da rotunda é uma "saída em frente"

                                                mas para a esquerda, dentro da rotunda, nao faz sentido, porque eu não estou a virar para lado nenhum: estou a contornar a rotunda...e se eu não faço pisca para a direita, deve-se entender que eu vou continuar na rotunda...

                                                alguem me consegue mostrar legislação oficial sobre esta matéria?

                                                obrigado
                                                Fazes pisca para a esquerda na rotunda unicamente quando tens de mudar da faixa dentro da rotunda. Tal como em qualquer outra situação em que tenhas de mudar de faixa.

                                                Comentário


                                                  #54
                                                  Originalmente Colocado por TommyTosser Ver Post
                                                  Fazes pisca para a esquerda na rotunda unicamente quando tens de mudar da faixa dentro da rotunda. Tal como em qualquer outra situação em que tenhas de mudar de faixa.
                                                  exactamente o que eu penso.

                                                  Comentário


                                                    #55
                                                    Melhor só mesmo os artistas que fazem as rotundas todas por fora mas com o pisca para a esquerda ligado só para pensarem que vão legais.

                                                    Comentário


                                                      #56
                                                      Eu, quando faço mais de metade da rotunda, ou seja, quando vou utilizar uma das saídas que estão à minha esquerda, no momento em que chego à rotunda, ligo o pisca para a esquerda.

                                                      Também nesta situação, encontro-me, obviamente, na via da esquerda no acesso à rotunda, excetuando as situações em que essa saída à esquerda é a primeira saída da rotunda.

                                                      Quando estou a sair, ligo o pisca para a direita.

                                                      Segundo o meu instrutor (nunca li o CE para confirmar a veracidade), só este último pisca é que é obrigatório, juntamente com o pisca para mudar de via dentro da rotunda.

                                                      O pisca para a esquerda que referi no início não é obrigatório, mas é útil e recomendável.

                                                      Comentário


                                                        #57
                                                        Dá para cumprir com as novas regras. Como há quem não cumpra, há que ter em atenção os que se metem mais à direita. É a fatalidade de suportar quem não cumpre as regras e não são tão poucos assim
                                                        Contudo, a polícia devia ter em atenção estas regras, para não estar ela própria fora da lei. E de que serve a polícia fora da lei?

                                                        Comentário


                                                          #58
                                                          Sinceramente não era muito partidário desta nova legislação. Mas o que é certo é que as regras mudaram e só tive que me adaptar a elas. Tudo bem.

                                                          Agora o que é que acontece?

                                                          Eu imediatamente, e reforço o imediatamente, logo após a saída anterior aquela que eu pretendo sair, dou pisca à direita e coloco-me na via da direita da rotunda. Tudo bem.
                                                          Mas a grande maioria não pensa assim. Já me aconteceu ir lado a lado com outro condutor, e quando chega a saída, atravessam o carro à minha frente, ou ao meu lado, quase chegando à colisão.

                                                          Comentário


                                                            #59
                                                            Espero que a moda pegue por cá!

                                                            http://www.abc.es/motor/reportajes/a...1_noticia.html

                                                            Editado pela última vez por BrunoBrlto; 29 December 2017, 11:06.

                                                            Comentário


                                                              #60
                                                              Ainda assim o pessoal é capaz de galgar os separadores ...

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X