Do que leio, apenas nos de injeção líquida isso poderá acontecer, nos tradicionais é tudo uma questão de mapeamento da centralina.
Pois, provavelmente terá que ver com o avanço da ignição. Isto suponho eu, mas é uma forma de retirar mais "sumo" do combustivel GPL.
Refiro-me a estes simples sequenciais que vem na noticia:
Os motoreas a gasolina são os que perdem mais potencia com o passar dos kms, os motores diesel não perdem assim tanto devido a sua maior elevada resistencia, até em alguns casos comprovados por teste em que ganham mais alguns cavalos depois da rodagem feita.
Como assim maior resistencia? Os diesel aguentam mais que os a gasolina? Mas isso não depende muito de motor para motor?
Cumprimentos
... quando se liga o ar condicionado do carro, pelo menos 2 cv perdem para dar potencia no motor de refrigeração do mesmo. Por isso, uns dias ganha-se outros perde-se, mas a manutenção é sempre importante ter em dia ;)
Os carros nao perdem cavalos .......... transformam-se em poneis
Para resumir assim rapido , em certos motores em novos , como o material é novo necessita de acamar e podem ficar muito "justas" dai que possa parecer mais "lento" a subir de rotaçao .
Depois com o passar dos kms o material ajusta-se e ficam com a folga "ideal" e a rotaçao sobe mais rapidamente e como tal anda melhor e mais
E depois com mais kms o motor começa a ganhar folga a mais e como tal vai perder alguma potencia .
Claro que isto varia de motor para motor em numero de kms
A questão é pertinente e não existe resposta absoluta, mas há mais fatores na equação. Dou apenas um exemplo real:
Um intercooler muito exposto (à sujidade, poeiras, insetos...) acaba por arrefecer menos ar e assim é debitada menos potência pelo motor. Uma revista da especialidade fez 50 ou 100 mil numa Ceed e no banco de potência o gaja debitou uns cv a menos (devem ter-se tresmalhado) e chegou-se à conclusão que era o permutador de calor quase entupido de tanta porcaria.
PS - já vi alguns que de tão sujos até metem nojo, tal como alguns radiadores que nem sei como arrefecem ainda o motor!
Comentário